Subscribe:

terça-feira, 19 de novembro de 2019

MAS GRATO A TI MEU SENHOR


MAIS GRATO A TI MEU SENHOR


Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.” (Sl  103.2).
Qual o significado da gratidão no contexto cristão?
A gratidão no contexto da Palavra de Deus consiste no reconhecimento de dádivas recebidas (Sl 103.1-12) que foram ofertadas por graça (Tg 1.17), tanto da parte de Deus como da parte dos homens (Cl 3.15).
Quando exercemos o ato de “dar”, nos tornamos semelhantes a Deus (Jo 3.16, 1Jo 3.16), pois Ele é “amor” (1Jo 4.8) e uma das linguagens do amor é “dar” (Rm 5.8), isto é, “oferecer algo que o outro precisa e que possuímos” (Mt 5.42).
A gratidão está do lado de quem recebe a dádiva (Lc 17.17). Ela deve ser espontânea e um fruto imediato de um coração rendido a Deus (1Ts 5.18). A Bíblia nos ensina tanto a dar como a agradecer por tudo o que recebemos.
Há exemplos bíblicos de gratidão, dos homens entre si, que podemos citar?
Sim, temos belíssimos exemplos de gratidão na Bíblia, que nos inspiram. Vejamos alguns:

1. Rute (Rt 2.10): Ela agradeceu o favor de Boaz em permitir-lhe que colhesse em seus campos. Pela Lei, os pobres e estrangeiros teriam o direito de colher as espigas das colheitas nos campos do povo de Deus, mas nem todos cumpriam a Lei. Rute foi grata pelo favor de Boaz, e isto revelou a ele a beleza do seu coração convertido, apesar de ser mulher moabita. Você tem um coração grato, mesmo pelo que você recebe de obrigação da Lei? (Pela sua aposentadoria, pelos serviços da igreja, do governo etc, que são legais?)
2. Gratidão do povo pela coragem de Jônatas (1Sm 14.45): Jônatas arriscou a sua vida, indo à guarnição dos filisteus e trouxe vitória para Israel. Entretanto, Saul havia feito um juramento de morte para qualquer soldado que comesse algo naquele dia, até que se findasse a batalha. Jônatas havia provado um pouco de mel e morreria pela palavra de Saul. O povo livrou-o da morte por gratidão pelo seu feito heróico. Você tem reconhecido pessoas que bravamente arriscam suas vidas, indo ao campo de batalha para resgatar vidas para o reino de Deus? Tem orado por eles? Tem separado uma oferta de amor para os missionários?
3. Davi (2Sm 9.1): Davi e Jônatas tinham uma aliança e haviam jurado fidelidade por meio de suas gerações. Mesmo Jônatas sabendo que para Davi reinar ele teria de morrer, demonstrou-lhe amor e fidelidade enquanto viveu (1Sm 18.3-4). Com a morte de Jônatas, Davi procurou os seus descendentes para retribuir com honra pela amizade de Jônatas. Ele tratou a seu filho Mefibosete, que era aleijado dos pés, e o colocou em sua mesa real (2Sm 9.1-11). Você tem considerado a amizade de irmãos e de outras pessoas com gratidão?
4. Eliseu e a Sunamita (2Rs 4.13): Reconhecimento pelo carinho com o profeta de Deus, dando lhe hospedagem em sua casa (2Rs 4.8-11). Você tem sido hospitaleiro e reconhece com gratidão a quem o acolhe?
Por que Deus requer a gratidão dos nossos corações?
A gratidão abre o nosso entendimento para o fato de que temos recebido muito mais bênçãos do que possam ser os nossos problemas ou dificuldades. A gratidão é uma arma de vitória que apaga insinuações malignas de rejeição, baixa da auto-estima e rebeldia. A gratidão anula os pensamentos de depressão. Ela é um exercício de libertação e nos leva a “voar nas asas do Espírito”, concedendo-nos um coração adorador.

1. O Senhor nos convoca a agradecer a Deus por todos os benefícios que Ele nos tem feito, e, quando fazemos isto, percebemos que estes são incontáveis e essenciais. Comece a contar as bênçãos em sua vida e você verá que é impossível enumerá-las todas, enquanto os nossos problemas são apenas alguns (e podem ser contados em nossos dedos).
2. A gratidão nos leva a estar acima das tempestades e das dificuldades da vida. Veja os Salmos de Davi (34 e 18) que foram escritos e entoados em momentos dificílimos de sua carreira (Sl 34, quando teve de fingir-se de louco diante do rei filisteu (1Sm 21.10-15) e o Sl 18, quando esteve diante da fúria de Saul e sem saída diante dos exércitos de Israel, mas Deus o livrou (1Sm 23.25-28). Você tem agradecido ao Senhor pelas respostas de oração? Pelos livramentos nos momentos difíceis?

3. A ingratidão fere o coração de Deus: Jesus sentiu a falta dos nove leprosos que foram curados, sendo que somente o samaritano retornara para agradecer pela cura (Lc 17.17-18). Leia: DT 32.6, Ne 9.26, Ez 16.17-18, Rm 1.21).

4. A gratidão é mandamento para o nosso próprio bem. O cumprimento da vontade de Deus, em suas leis e ordenanças, nos traz vida e paz, e gera o perfeito louvor: Hb 13.15, Sl 103.1-6, Is 12.1, Sl 100.4, Cl 1.12, Cl 3.15, 1Ts 5.18.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.