ANJO
DO SENHOR...
ANJO DO SENHOR – [Do hb. malak Yavé] Segundo alguns teólogos, o
anjo do Senhor era uma auto manifestação do Senhor Jesus. Para fortalecer este
ponto de vista, alegam que, diferentemente de todos os outros seres angelicais,
o anjo do Senhor aceitava adoração e falava em nome do mesmo Deus. Em virtude
destes fatos, alinham os seguintes argumentos:
1) Somente um membro da Santíssima Trindade poderia aceitar
adoração; e
2) Apenas o Filho, ou o Espírito Santo, poderia falar em nome do
Pai com tanta autoridade e com tamanha identificação.
Entretanto, devemos levar em consideração que, antes de sua
encarnação, o Senhor Jesus estava no seio do Pai (Jo 1.18). Ou seja, permaneceu
escondido em Deus até o momento de sua miraculosa manifestação no ventre de
Maria. Sendo assim, todas as manifestações pré-encarnacionistas do Verbo Divino
não passam de desnecessárias e perigosas especulações.
Levemos em consideração ainda que, entre a personalidade do anjo
do Senhor e a de Cristo, há flagrantes contrastes.
Então, quem é realmente o anjo do Senhor?
“É um anjo especialmente designado para representar o Senhor
Deus em missões especiais. Em sua função de embaixador, possui algumas
prerrogativas exclusivas. No que tange à adoração, observemos o seguinte:
quando alguém, no Antigo Testamento, reverenciava-o, na verdade estava
reverenciando a Jeová, pois ele (o anjo) era o portador por excelência do nome
divino” (Dicionário Teológico, Claudionor Corrêa de Andrade).
É mister fazer menção especial ao “Anjo do SENHOR (às vezes, “o
Anjo de Deus”, um anjo incomparável que aparece no AT e no NT.
(1) Seu primeiro aparecimento foi a Agar, no deserto (Gn 16.7);
outros aparecimentos incluíram pessoas como Abraão (Gn 22.11,15), Jacó (Gn
31.11-13), Moisés (Êx 3.2), todos os israelitas durante o êxodo (Êx 14.19) e
mais tarde em Boquim (Jz 2.1,4), Balaão (Nm 22.22-36), Josué (Js 5.13-15, onde
o príncipe do exército do SENHOR é mais provavelmente o Anjo do SENHOR), Gideão
(Jz 6.11), Davi (1 Cr 21.16), Elias (2 s 1.3-4), Daniel (Dn 6.22) e José (Mt
1.20; 2.13).
(2) O Anjo do SENHOR realizou várias tarefas semelhantes às dos
anjos em geral. Às vezes, simplesmente trazia mensagens do Senhor ao seu povo
(Gn 22.15-18; 31.11-13; Mt 1.20). Noutras ocasiões, Deus enviava o seu anjo
para suprir as necessidades dos seus (1 Rs 19.5-7), para protege-los do perigo
(Êx 14.19; 23.20; Dn 6.22) e, ocasionalmente, destruir os seus inimigos (Êx
23.23; 2 Rs 19.34, 35; Is 63.9). Quando o próprio povo de Deus rebelava-se e
pecava grandemente, este anjo podia ser usado para destruí-lo (2 Sm 24.16,17).
(3) A identidade do anjo do Senhor tem sido debatida,
especialmente pelo modo como ele frequentemente se dirige às pessoas.
Note os seguintes fatos;
(a) Em Jz 2.1, o anjo do Senhor diz: Do Egito Eu vos fiz subir,
e Eu vos trouxe à terra que a vossos pais Eu tinha jurado, e Eu junca invalidei
o meu concerto convosco (o grifo dos pronomes foi acrescentado). Comparada esta
passagem com outras que descrevem o mesmo evento, verifica-se que eram atos do
Senhor, o Deus do concerto dos israelitas. Foi Ele quem jurou a Abraão, a
Isaque e a Jacó que daria aos seus descendentes a terra de Canaã (Gn 13.14-17;
17.8; 26.2-4; 28.13); Ele jurou que esse concerto seria eterno (Gn 17.7), Ele
tirou os israelitas do Egito (Êx 20.1,2) e ele os levou à terra prometida (Is
1.1,2).
(b) Quando o anjo do Senhor apareceu a Josué, este prostrou-se e
o adorou (Js 5.14). Essa atitude tem levado muitos a crer que esse anjo era uma
manifestação do próprio Senhor Deus; do contrário, o anjo teria proibido Josué
de adorá-lo (Ap 19.10; 22.8,9),
(c) Ainda mais explicitamente o anjo do Senhor que apareceu a
Moisés na sarça ardente disse, em linguagem bem clara: “Eu sou o Deus de teu
pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó” (Êx 3.6).
(“4) Porque o anjo do Senhor está tão estreitamente identificado
com o próprio Senhor, e porque ele apareceu em forma humana, alguns consideram
que ele era uma aparição do Cristo eterno, a segunda pessoa da Trindade, antes
de nascer da virgem Maria”.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião
DR. Edson Cavalcante
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