Subscribe:

sábado, 9 de setembro de 2017

AMOR E GRAÇA...


                                                   AMOR E GRAÇA...
A graça de Deus é o fator imprescindível da salvação. Não há nada que possamos ser ou fazer que de alguma maneira, possa substituí-la. A graça de Deus é infalível e cheia de amor.
A graça de Deus é mais que suficiente para salvar e restaurar o pecador das garras do pecado. Sendo assim, neste estudo bíblico sobre a graça de Deus veremos:
Graça Favor Imerecido
Pela Graça de Deus
Amor e Graça
Graça Favor Imerecido
Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça. (Gálatas 5:4)
A palavra graça, vem do latim gratia que significa: favor, mercê, estima, benevolência. Sendo assim, graça é a misericórdia de Deus não apenas revelada, mas dada ao ser humano.
O apóstolo Paulo diz: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. (Efésios 2:8,9)
Não há nada, definitivamente que eu e você possamos fazer para merecer a graça de Deus. Ela nos é dada mediante o arrependimento sincero, o reconhecimento da morte de Jesus na Cruz e sua ressurreição ao terceiro dia como propiciação para os nossos pecados.
Desde a antiguidade é mais comum o ser humano achar que pode, de alguma forma, merecer a graça de Deus. Penitências. Sacrifícios. Promessas. Há muitos elementos que são utilizados para tal.
No entanto, eles não são necessários. Como disse Paulo: “Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça”. (Gálatas 5:4)
A graça de Deus não pode ser conquistada por mérito. Mas está à disposição como favor. Benevolência.
Pela Graça de Deus
E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça. (Romanos 11:6)
Há uma frase de C.S Lewis sobre a graça de Deus que é fantástica: “Um homem com as mãos cheias de pacotes não pode receber um presente”. Assim é!
Embora o ensino de Jesus Cristo revele a graça de Deus, muitos elementos legalistas foram introduzidos no nosso meio.
O apóstolo Paulo resume:
Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo. (Colossenses 2:16,17)
Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras: “Não manuseie! ” “Não prove! ” “Não toque! “?
Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos.
Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne. (Colossenses 2:20-23)
O ensino bíblico não endossa o legalismo. Coisas como: “A mulher só pode vestir isso, aquilo não”, “esse é o dia de servir a Deus, o outro não serve”, “o homem tem que fazer isso, aquilo não”, coisas do tipo “pode não pode”. São doutrinas anti-bíblicas.
O apóstolo Paulo diz: “ninguém os impeça”, “ninguém os domine” e “não permitam!”. Somos livres em Jesus Cristo, não mais escravos da lei.
É obvio que não podemos utilizar a nossa liberdade para dar ocasião a carne. Transformando a graça de Deus em libertinagem. No entanto, não podemos permitir que transformassem a graça de Deus em rudimentos da lei.
Amor e Graça
Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça. (João 1:16)
O apóstolo João resume a vida ao lado de Jesus Cristo em uma frase. A impressão mais marcante dessa convivência é “todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça”.
A convivência com Jesus revela amor e graça. Ele é o agente da graça de Deus. Perto dele não sentimos a necessidade de “ser” ou “provar” nada. A presença de Jesus Cristo inspira segurança. Suficiência.
Ele não está preocupado se somos sábios ou ignorantes. Ricos ou pobres. Não há nada nesta Terra que o impressione, a não ser “espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito”. (Salmos 51:17)
O Senhor Jesus Cristo não possui necessidade, tudo é dele. Portanto, ao aproximar-se dele faça como o apóstolo João. Receba!
João diz que todos receberam! Da sua plenitude e da sua graça. Jesus é fantástico. Ele é com certeza a pessoa mais impressionante que pisou esta Terra.
Quando Nicodemos vai ao encontro de Jesus em busca de respostas (João 3) é isso que ele vê. O amor e a graça se encontram Jesus Cristo de forma mais graciosa que o rio encontra o mar.
Conviva com Jesus. Porque todos os que o fizeram receberam da sua plenitude, como em uma inundação: “graça sobre graça”. Ela é a manifestação do amor de Deus.
Conclusão
Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. (Tito 2:11)
A graça de Deus não se manifestou de forma exclusiva. Para um grupo. Mas a toda a humanidade. Está ao alcance de todo aquele que crê. É por meio dela que podemos ter a comunhão restaurada com Deus e conhecemos o amor.
Não há absolutamente nada que possamos fazer para ser remidos, a não ser pedir perdão a Deus confessando Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas.
A graça de Deus é o maior presente que poderíamos receber. Definitivamente, nada se compara a ela.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.