Subscribe:

segunda-feira, 24 de abril de 2017

ESTUDO EVANGÉLICO PROFUNDO SOBRE OS ANJOS...


                       ESTUDO EVANGÉLICO PROFUNDO SOBRE OS ANJOS...
INTRODUÇÃO
A doutrina dos anjos, é fundamentalmente o estudo dos ministros da providência de Deus ( são os agentes especiais de Deus ). Como em todo estudo teológico, há uma negligência muito grande desta nas igrejas e entre os Teólogos, que chega a ser verdadeira rejeição. Considerado pelos estudiosos contemporâneos como a mais notável e difícil da matéria sendo assim as igrejas atuais evitam ensinamentos  proporcionando culto formados por heresias na glorificação a anjos, um culto consagrado a Deus (Malaquias 1: 1-14) tem seus costumes que não devem ser mudados no coração do homem, adorar a Deus é e sempre deve ser o principal objetivo nenhum milagre, profecias, visões, línguas espirituais, autoridade, “entrega de benção” podem ser atribuídas a anjos como tem acontecidos nestes últimos dias, o comodismo a falta de conhecer as escrituras são o Marco da implantação de grandes seitas e heresias, do mundo atual.(Isaías 40: 3-5, Oseias 6:3-7, 14:9, Ezequiel 13:1-11, 34:1-12, 44:23, 2 Pedro 3:5-18 Apóc. 22:18-20).
VEJAMOS TRÊS ASPECTOS DE NEGLIGÊNCIA DESTA DOUTRINA:
Primeiro. Desde a antiguidade, os gnósticos prestavam adoração aos anjos (Cl 2:18); depois então, na Idade Média, com as crenças absurdas dos rituais de bruxarias com culto aos anjos, e agora em nossos dias, os estudos cabalísticos personalizados no meio esotérico e místico, ensinam novamente o culto aos anjos, por meio de bruxos sofisticados e modernos. Sabendo que antes de tudo, a existência e ministério dos anjos são fartamente ensinados nas escrituras, por isso, não podemos negligenciar os ensinamentos sagrados.
Segundo. A evidência de possessão demoníaca e adoração a demônios de forma veemente em nossos dias. O apóstolo Paulo parece travar grande luta com a grande idolatria que considerava adoração a demônios ( I Co.10:19-21 ). Nos últimos dias, esta adoração aos demônios e a ídolos deve aumentar bastante (Apc.9:20-21 G.Trib.). A negligência deixa de existir para dar lugar à um crescente pensamento sobre o assunto, especialmente do lado do mal. Não podemos negligenciar tal doutrina.
Terceiro. A prática acentuada do espiritismo que crescerá assustadoramente nos últimos dias, conduzindo homens, mulheres e crianças a profundos caminhos de trevas e cegueira espiritual ( I Tm.4:1-2 ). E ainda a obra de satanás e dos espíritos maléficos, atrapalhando o progresso da graça em nossos próprios corações e a obra de Deus no mundo ( Ef. 6:12 ).
Deveríamos querer saber mais e mais dos ensinamentos sagrados para podermos estar firmes contra as astutas ciladas deste inimigo derrotado, Satanás, o anjo caído. ( Rm.16:20; Ap.12:7-9; 20:1-10).
Dividiremos o assunto de Angelologia em dois capítulos:
10 Capítulo
A ORIGEM, A NATUREZA DA SUA CRIAÇÃO. anjo
Os anjos não existem desde a eternidade, eles foram criados por Deus no momento de sua criação ( Ne.9:6 – Sl.148:2; Cl.1:16 ). A bíblia não indica com precisão em que parte foram criados, mas podemos entender que isso deve Ter acontecido imediatamente após Ter criado os céus e antes de Ter criado a terra, segundo podemos ver em Jó 38:4-7 – Gn.1:1; 2:1. Não podemos também definir número, mas sabemos que um “exercito” compreende grande quantidade, uma 1“legião” compreende um número grandioso ( Dn.7:10; Mt.26:53; Hb.12:22 ). Deus certamente criou todos de uma só vez, pois os anjos não tem capacidade de propagar-se como o homem ( Mt.22:30 ).
A palavra original correspondente no grego é ( a g g e l o z = angelos ), é usado tanto para mensageiros humanos ( I Rs.19:2; Lc.7:24 e 9:52 ), quanto divinos.
5.1. a – EXPRESSÕES USADAS PARA SE REFERIR AOS ANJOS:
2 Filhos de Elohim {Deus}( Jó.1:6 e 2:1; Sl.29:1; 89:6).
Santos ( 89:5-7).
Vigias ( 4:13, 17, 23).
3 Espíritos ( 1:14).
Principados, poderes, tronos, dominações e autoridades ( 1:16; Rm.:38; I Co.15:24; Ef.6:12; Cl.2:15).
Arcanjos ( I Ts.4:16 e Jd.9).
5.1. b – COLETIVOS USADOS PARA OS ANJOS:
Congregação/ assembleia ( 89:6,7 )
Hostes/ Senhor das hostes ( 2:13; Ef.6:12; Hb.12:22)
5.1. c- TESTEMUNHOS À ORIGEM E EXISTENCIA DOS ANJOS:
Cristo comprovou a existência dos anjos ( 1:51).
O Apóstolo Paulo também testemunhou ( 1:8).
O próprio Satanás falou dos anjos ( 4:6 ).
O Apóstolo João falou mais de 60 vezes no livro de Apc. ( 1:1 ).
Anjos, então, foram comprovados pelos escritores da Bíblia e pelo próprio Jesus Cristo, como sendo reais. Apesar de toda confusão de todos os tempos, não podemos negligenciar esta grande doutrina – Angelologia.
1 “LEGIÃO OU TROPA” – ENTRE OS ROMANOS CONSTAVA APROXIMADAMENTE 6000 HOMENS.
2 “FILHOS DE DEUS” -ENFATIZA SUA CRIAÇÃO POR DEUS ( CL.1:16 ).
3 “ESPÍRITOS” – ENFATIZA SUA NATUREZA INCORPÓREA.
5.1.1.- O PROPÓSITO DE SUA ORIGEM:
Os anjos foram criados para darem glória, honra e ações de graça a Deus.
Os anjos foram criados para adorarem a Cristo ( 1:6)
Foram criados para cumprirem os propósitos de Deus:
O ARCANJO: – Proteção de Israel ( 12:1).
-Luta contra Satanás ( Judas 9; Apc.12:7).
-Anuncia a Vinda de Cristo ( I Tess.4:16).
OS QUERUBINS guardam o trono de Deus ( 10:1-4)4.
OS SERAFINS se preocupam com a adoração a Deus perante o Seu Santo Trono ( 6:2-7)
AS DIFERENTES ORDENS de anjos, assistem a Deus em sua obra Soberana ( 1:16 e 2:10; Ef.1:21 e 3:10)5.
5.2. – A ORIGEM DOS ANJOS.
5.2.a.- NÃO SÃO SERES HUMANOS GLORIFICADOS E OBJETO DE ADORAÇÃO.  (Hb.12:22,23):
– SERES ESPIRITUAIS POR DEUS CRIADOS  – Incorpóreos ( 1:14 ). Não tem corpo físico, não sofrem as leis físicas do homem (sexo, envelhecimento, morte, doenças etc.),  mas podem assumir forma corpórea e em qualquer gênero  ( Gn.18:19 ). (Sl.104:4; Hb 1:7; Mt.8:16; 12:45; Lc.7:21; Apc.16:14 ).
– SÃO IMORTAIS – Os anjos não estão sujeitos à dissolução terreno (nascer crescer procriar e morrer ao fim) jamais morrem e no ultimo dia haverá a cada um a sua recompensa. A ser eterno faz parte, pois se deriva de Deus e está sujeitos Sua vontade. Os anjos são isentos da morte, porque assim Deus os fez. ( 20:35,36 ).
Obs: Os anjos sendo seres celestiais conhecem de forma direta a graça de Deus e o horam dia pós dias na sua gloria e reconhecem sua majestade, por isso anjos caídos selaram o seu fim sem perdão eterno, ao se levantarem contra ao senhor dos exércitos colocaram em si a prepotência mesmo tento intimidade, status, honra, dignidade, dado pelo próprio Senhor sendo assim o homem que conhece a Deus e blasfema contra o Espirito Santo (essência de sentimento emocional de Deus) não terá perdão sela-se o fim como a dos anjos caídos (legiões demoníacas), pois rejeitaram a essência do Rei dos Reis. 
– NÃO SE REPRODUZEM CONFORME SUA ESPÉCIE – Não há nas escrituras em textos e ou algum fato que incita ou ensina que os anjos são seres assexuados. Inferências encontraram referindo-se aos anjos, com o uso de pronomes do gênero masculino ( 8:16,17; Lc.1:12,29,30; Apc.12:7; 20:1; 22:8,9). Mas, não obstante, o casamento, a reprodução, não é da ordem ou do plano de Deus, nomes atribuídos no gênero feminino em algumas religiões é instituição de satanás para formar seu exercito segundo a cultura e costumes de uma nação (ver demologia)
SÃO PODEROSOS – Dotados de poder sobre-humano por ter sido criado diante da graça de Deus e sua majestade   batalha_dos_anjos  não cria em seu ser vontade de ser adorado e ou mudar o projeto de salvação para a humanidade e nem aceitam   orações e glorificações para apresentar a Jesus e a Deus, pois foi nos dado esse acesso direto quando o véu se rasgou no templo no dia da crucificação  ( 103:19 – 21; II Pd.2:11 ). São seres criados superiores aos homens ( Sl.8:5; Hb.2:10 ). Contudo, esse poder tem seus limites estabelecidos, não são Onipotentes, não tem autoridade para doutrinar, e trazer revelações atribuição de sua presença, não é mediador entre o homem e Espirito Santo, Jesus, e Deus (JD 9, II Ts.1:7; II Sm.24:16,17 ). Seus poderes celestiais estão a disposição de serviço ao Senhor nosso Deus e para glorificação de seu trono, poder dos anjos estão mediante as realizações da vontade de Jesus segundo observância do Espirito Santo em nossas vidas – ( At.5:19; 12:7,23; Mt.28:2, Isaías 6:1 -7 ).
Obs.: São capacitados, portanto capaz de cooperar, são os anjos bons para socorrer lutar a favor ao homem; a luta espiritual entre anjos que querem nos oprimir confundir sendo oposição dos principados, os dominadores controladores deste mundo que caminha a passos largos! Só estamos a salvos para realizar a vontade de Deus por causa de suas existências criada a servir ao eterno Deus, portanto, na força do poder do Senhor e de seus ministros, vem nossa vitória força e refugio Amém!
SÃO SERES VELOZES – ( 26:53) Segundo os registros na palavra Bíblia aprovação de resposta é imediata para cumprir os propósitos de Deus, Davi sita que a os anjos do Senhor acampa ao redor e nos livra dando a intender que estão constantemente na terra aguardo a aprovação do Espirito Santo  segundo nossa permanência no centro da vontade de Deus diante de um clamor sincero, supostamente era nos céus a sua residência, podiam instantaneamente aparecer em defesa de seu Senhor e hoje estão a servir aos adoradores que reconhecem a Jesus como filho de Deus. Como essas legiões de anjos poderiam passar, com tal rapidez, ultrapassa nosso entendimento. Sabemos apenas que a possibilidade do fenômeno indica uma atividade e rapidez verdadeiramente maravilhosa da provisão de Deus.
images (6)  SÃO SERES PESSOAIS.
Inteligência – 10:14
Emoções – Jó 38:7
Vontade – 14:13,14
Não são Oniscientes – 24:36
Não são Onipresentes – 9:21-23
Não são Onipotentes – 10:13
SÃO PERFEITOS E SEM FALHA – ( 1:31)
Parte dos anjos tornou-se rebeldes e caídos (demologia)– ( 6; II Pd.2:4 )
O restante permaneceu obediente– ( 25:31; Sl.99:7 )
SÃO SERES GLORIOSOS – ( 9:26 )
Os anjos são dotados de dignidade e glória sobre-humanos.
Trechos Principais para considerar: Gn.6:1-4; I Pd.3:18-20; II Pd.2:4 e Judas 6.
Os anjos também são chamados “Filhos de Deus”  e criaturas formada de sua essência, no Velho Testamento nas referências de Jó 1:6; 2:1; 38:7 e também juntamente em Gn.6:2,4. Deve ser observado, porém, mesmo estando em seus corpos celestes e diante de Deus seus méritos se igualam ao do homem quando este procura realizar seus propósitos sem envaidecer-se, os homens também o foram chamados de filhos e herdeiros da presença do altíssimo por toda eternidade ( Jo.1:12-13; I Jo.5:1-6 ). A palavra em seu original é “Benai-Elohim”= Filhos de Deus. Por causa do texto de Gn.6:2,4, há polêmica sobre quem foram “OS FILHOS DE DEUS”? que tomaram mulheres para sí, mas claramente analisando texto e contra texto percebemos que deus se refere ao homem e não aos anjos.
Que os filhos de Deus se refere aos anjos, neste texto de Gn.6, é a posição tomada por Josefo, Filo Judeus e os autores do Livro de Enoque e do Testamento dos Doze Patriarcas; era a posição geralmente aceita pelos judeus eruditos dos primeiros séculos da era cristã. A impressão que gerou “gigantes” foi da Septuaginta (LXX), que também traduziu todos os manuscritos da época, substituindo “Filhos de Deus” por “anjos de Deus” em Gn.6; Jó 1:6 e 2:1, e por “meus anjos” em Jó 38:7.
OBS: sempre será de extrema importância analisarmos texto e contra texto pois quando analisamos o Gn 6:1-7 vemos Deus caminhando e analisando as atitudes do homem e sendo assim não são anjos e sim o homem (filhos de Deus), se pego textos isolados da a aparecer que Deus se refere a anjos mas o capitulo inteiro não lhe da nem uma referencia a anjos e sim o homem forma suposições confundindo uma teoria logica.
(10)  Gn.6:4- “…Estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama”. Filhos do relacionamento entre “os filhos de Deus” com as “filhas dos homens”. Esta é a definição original dos textos da palavra de Deus e não “NEFILINS”, que encontramos em alguns textos traduzidos e não confiáveis. Este homem dessedente eram perversos, maliciosos e dominaram toda a terra, essa é a razão pela qual, Deus ficou indignando com suas perversidades viu que havia entre aquela comunidade grande maldade e irreverência a seus propósitos sobre a terra vs Gn 6:5 e 6.
Argumentos e teorias
A Teoria que os “filhos de Deus” eram anjos: cada texto deve-se ser analisado seu contra texto para que você possa tirar suas próprias conclusões diante de Deus, por isso a consagração o jejum deve ser inevitável, os estudos a seguir lembre-se que 2 Pedro 3:14-18.
As referências de Jó 1:6; 2:1; 38:7.
A relação entre seres celestiais e mulheres humanas produziu gigantes impiedosos. 
Sendo que anjos podem manifestar-se em seres com vida Gn.19:1,5; ou em homens, Mc.1:23-26/ Mc.5:13 ( O Dr. Henry Morris diz: Os filhos de Deus e as filhas dos homens são homens e mulheres, mas foram possessos por demônios originando cada vez mais a maldade, sexo promiscuo, assassinatos e a falta de compreensão entre eles .
Em Mt.22:30, o Senhor JESUS estava apenas explicando que os anjos não sentem a mesmas emoções como os humanos. Não há prova que os anjos sentem necessidade de companhia de uma mulher já que o proposito de sua criação se difere no principio da criação Nos originais, a palavra anjos, sempre é no gênero masculino. Alguém explica que os anjos não se reproduzem porque não existem “anjas” e tudo isso não passa de suposições.
As referências associadas entre os estudiosos se referem a fatos isolados que mais confundem que esclareça, assim a teoria de anjos fazendo sexo com mulheres saem de pauta dando lugar a uma possível possessão demoníaca entre povos assim Judas 6; I Pd.3:18-20; II Pd.2:4-6.
Esta teoria foi assegurada por historiadores como Josefo e Plínio estudiosos e homens como qualquer um com livre pensamento diante um fator matemático.
Os livros apócrifos ( 3 deles ), assegura esta posição mesmo que em suposições em textos isolados e sem sequencias literárias.
Tais teorias deu a origem considerada que houve duas quedas dos anjos, uma quando Satanás liderou a rebelião, antes da queda do homem e outra em Gn.6.(Teor. Como se Deus tivesse esquecido ou não tivesse conhecimento dos sentimentos de seus súditos celestiais, tais teorias coloca em duvida o Deus que conhece no pensamentos e os desejos de nossos corações, serem eternos adoradores sempre foi e será o desejo de cada anjo desde a queda de satanás e cada anjo que foi persuado reconhece no homem a imagem e semelhança de Deus e fará o possível para transgredir este ser que ocupa hoje o lugar de merecedor da presença do senhor Jeová
Teoria de que os “filhos de Deus” não eram os anjos, mas os netos de Adão filhos de Sete.
Sendo os anjos criados por Deus para um proposito diferenciado eles tinham conhecimento do que havia acontecido com satanás e seus anjos após desobedecer, a tentativa frustrada que selou seu fim na eternidade e a perda do lugar de honra entre tantos, e na essência de anjos, divinos, não saberiam o significado do sexo (prazer sexual) para deseja-lo tal sentimento foi criando junto do homem para procriar, anjos foram criados com o poder da palavra como os céus, terra, mar, luminares etc.
Em Gn.6, lemos em seu contexto a sequência do termo “homem”, vs 1,2,3 e observamos a indignação de Deus diante das ações humanas e não angelicais.
A distinção “entre os filhos de Deus” e “veio também Satanás” nos textos de Jó 1:6; 2:1 de modo que, claramente entendemos que o título “filhos de Deus” não se refere aos anjos caídos e a qualquer um que deixe de fazer a vontade de Deus, Deus é nosso pai se reconhecermos que ele o é, sendo assim o desejarmos tê-lo por presença continua não por apenas ele ser Deus criador.
Se o convívio entre anjos e mulheres gerou os “Nefilins-gigantes”, como se explica a presença destes, durante o acontecimento do diluvio como resultado deste ato, e depois do dilúvio em Nm.13:33.
O texto de Gn.6:2 é normal para expressar relação entre humanos que só pensam em procriar, produzir seus alimento e formar família para manter-se na sociedade defender-se dos demais etc.
Os textos relacionados do novo testamento não provam e ou induzem que são anjos:
I Pd.3:18-20- não diz nada sobre estes “espíritos em prisão”, sendo anjos. Pelo contrário, o contexto indica homens, cap.4:5-6.
Quando analisamos demais textos percebemos uma citação direta a anjos não deixando duvidas da intenção da palavra ensinando comportamento nas igrejas II Pd.2:4 e Judas 6,7- são referências de anjos, mas não demostram serem uma sequência que eram envolvidos em Gn.6.
anjo5Os livros apócrifos, provavelmente foram produzidos pelos essênios, os quais adotaram a interpretação angélica. Josefo trabalhou com este grupo décadas baseada em suposições de textos isolados não admitindo a sequência histórica escrita (texto e contra texto) antes e pós-texto.
A linguagem de Gn.6:2 é normal para expressar relação entre humanos que não se preocupa com o futuro e suas obras viviam somente o dia a dia segundo suas interpretações de vida suas necessidade e costumes formando cultura, leis diversas abetos pecaminosos e Deus chamou de corrupção e maldade.
Independente de quem quer que tenha escrito uma teoria, teoria sempre vai ser uma suposição por isso devemos estar em jejum e oração para não implantarmos heresias e levarmos a perdição milhares em que buscam conhecimento para entender o projeto de salvação, pois a letra mata e só o Espirito Santo vivifica. Amém.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.