Subscribe:

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

PROFETA ELISEU E SUNAMITA, A CAMA A MESA A CADEIRA E O CANDEEIRO DO QUARTO DE ELISEU

 


PROFETA ELISEU E SUNAMITA, A CAMA A MESA A CADEIRA E O CANDEEIRO DO QUARTO DE ELISEU

Texto II Rs. 4.10

Deus já havia preparado Eliseu antes de levar Elias num redemoinho. Deus ordenou Elias para que ungisse Eliseu como profeta, e seu sucessor. No seu caminho, quando ia do Sinai a Damasco, ele encontrou Eliseu na sua terra natal, realizando os trabalhos do campo, lavrando a terra com sua doze juntas de bois. Elias passou por ele e colocou nos seus ombros o seu manto. Naquele momento, Eliseu aceitou o chamado profético que estava sendo lhe dado. Isso aconteceu cerca de quatro anos antes da morte do rei Acabe, e por quase oito anos, Eliseu foi acompanhante íntimo de Elias, até ele ser transladado da terra.

Eliseu aceitou o chamado para o serviço e não lançou um olhar sequer para trás, aos prazeres e confortos que estava deixando. O chamado para depor tudo no altar do serviço vem do coração de cada um. Não nos é pedido que sirvamos como Eliseu serviu, nem que vendamos tudo que possuímos; mas Deus nos pede que entreguemos à sua obra o primeiro lugar em nossa vida, e não permitamos que se passe um só dia sem que façamos alguma coisa para o Reino de Deus avançar na terra. Um pode ser chamado para servir em terras estrangeiras; outros podem ser chamados para ajudar financeiramente na obra missionária. Deus aceita a oferta de cada um.

Interessante que Elias encontrou o profeta escolhido por Deus no árduo trabalho de arar a terra. Igualmente, o nosso ministério também exige de nós um trabalho espinhoso e muito difícil. Jesus mesmo usou metáforas de trabalhos árduos, se referindo ao ministério de apascentar ovelhas, de lançar mão do arado, e de pescar, Em II Rs. 3.11 – mesmo depois da partida de Elias, Eliseu continuava a ser lembrado como aquele que deitava água nas mãos de Elias. Podemos nos lembra de Jesus, que nos deixou o belo exemplo de lavar os pés dos apóstolos. Portanto, o ministério pastoral exige de nós humildade para servir.

Eliseu recebeu o manto de Elias conforme tinha desejado. Junto ao manto, a porção dobrada do espírito de Elias. Era um sinal profético, confirmando ser Eliseu, herdeiro e sucessor de Elias. Eliseu foi favorecido com os dons do profeta. O primeiro milagre foi separar as águas do rio Jordão através do manto de seu mestre (II Rs.2.14). O segundo foi a purificação das águas de Jericó. O terceiro foi a punição dos jovens quando apareceu duas ursas que despedaçaram quarenta e dois rapazes. Esse terceiro milagre de Eliseu significa que os profetas eram instrumentos de Deus tanto da graça como da ira de Deus. Este único exemplo de terrível severidade de Eliseu, foi suficiente para exigir respeito pelo resto de sua vida.

Durante cinquenta anos ele entrou e saiu pelas portas de Betel, andou de um lado para o outro lado em sua terra, de cidade em cidade, passando pelo meio de multidões insensíveis, rudes e devassas; ninguém mais o injuriava ou duvidava do seu ministério profético.

Em suas jornadas de um lado para o outro lado através do reino, “sucedeu também que indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher rica, a qual o reteve a comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava ali, se dirigia a comer pão”. A senhora da casa percebeu que Eliseu era “um santo homem de Deus”, e disse ao seu marido: Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro e ali lhe ponhamos uma cama, e uma mesa, e uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, ali se retirará”.

Queridos, muitas vezes as riquezas fazem que seu possuidor seja egoísta e acaba se esquecendo das necessidades e dos desejos dos outros. Mas não foi assim com a mulher de Suném. Ela era uma pessoa importante, rica, mas não perdeu a bondade humana. Não vivia só para si, mas se esforçava por fazer felizes os outros. Tinha muitos bens e sabia compartilhar com seus próximos. Não permitia que suas tarefas e responsabilidades domésticas lhe fizessem esquecer as necessidades e os desejos de Eliseu, como também de outras pessoas. Foi então que, aquela mulher construiu um pequeno quarto “junto ao muro” para o profeta.

Esse tipo de quarto era geralmente no telhado e podia ser acessado pelo lado de fora da casa. Era um quarto de boa comodidade, além de fornecer total privacidade. Quando Eliseu retornava de suas viagens para Suném, podia desfrutar de horas agradáveis de descanso, de poder dormir tranquilamente, de ter quietude e paz, e de poder relaxar do cansaço de suas viagens.

Quando lemos esse texto sobre o quarto de Eliseu, podemos perceber que no verso há menção de três móveis e um candeeiro. Como Deus é muito detalhista, Ele nos revela em uma linguagem simbólica quatro verdades espirituais. O curioso é que cada objeto relacionado no seu quarto, fez parte da mensagem que Eliseu pregava. E hoje quero compartilhar essa mensagem para que todos nós possamos conhecer alguns mistérios que a bíblia contém e quer nos revelar.

O PRIMEIRO MÓVEL – A CAMA
A bíblia diz que naquele quarto havia uma cama para o profeta. Por certo, a mulher deve ter colocado uma boa cama naquele quarto. A cama ou leito biblicamente falando nos lembra de DESCANSO. É uma mobília importante dentro de um quarto. E quando falamos em descanso, precisamos aprender que o melhor descanso é a paz de espírito que o Senhor nos dá. Fique tranquilo, Ele sabe cuidar de nós, portanto não fique preocupado pensando como vai ser o dia de amanhã.

Em Is.28.20 – A bíblia diz assim: “Porque a CAMA será tão curta, que ninguém se poderá estender nela; e o cobertor, tão estreito, que ninguém se poderá cobrir com ele” . A cama curta e o cobertor estreito representam a falsa promessa de segurança e conforto. Uma imagem fiel do juízo de Deus para o seu povo, que teimava em fazer aliança com o Egito. O profeta Eliseu levou essa mensagem para o povo, para que eles soubessem que sem a presença de Deus, a vida deles, não teria o consolo, a ajuda, o amparo, o agasalho (cobertor) e o DESCANSO de Deus.

Eliseu, tomado de compaixão desejava sarar Israel de seus males espirituais. O profeta tanto declarava como ensinava os propósitos de Deus. O povo precisava abandonar o pecado que estava operando no coração daquela nação. Cidades e vilas estavam mergulhadas em pecado e na corrupção moral. Suas almas estavam amarguradas, carregadas de sofrimentos, iniquidades, precisando de uma forte voz que os influenciassem a salvarem suas vidas.

Eliseu ministrava para o povo conscientizando-os que longe de Deus, não teriam DESCANSO, repouso, paz, alegria, benção, vitória, e sossego no coração. O povo estava cada vez mais distante de Deus. Parece que não se lembravam mais que três anos e meio atrás, a falta de orvalho e da chuva, tinha deixado aquele povo em sequidão e fome.

Na cama de Eliseu possivelmente havia um cobertor, onde o profeta se aconchegava com ele para dormir. Quem tem o cobertor de Deus é protegido, amparado, acolhido. Quem tem o cobertor de Deus, descansa, tem resposta de oração, recebe auxílio do Senhor, tem repouso, e é consolado. Quem tem o cobertor de Deus é paciente, sabe enfrentar as tribulações, as aflições, não sente remorso, tem a direção de Deus, e é misericordioso. Quem tem o cobertor de Deus tem o Seu refrigério, tem a Sua segurança, o Seu amparo e é Amado do Senhor!. Pode sonhar com os anjos de Deus subindo e descendo, anunciando e trazendo bênçãos sem medidas para a sua vida (Gn.28.12-13).

O SEGUNDO MÓVEL – A MESA

A mesa nos fala de comunhão, de alimentar-se com nossos irmãos e com Cristo. Jesus, sempre que ia à casa de alguém, sentava-se a mesa com eles. Era um ato de intimidade. No tempo de Eliseu, o povo de Israel não tinha mais comunhão com Deus. E você, como está a sua vida?. Jesus ainda pode sentar na sua mesa?. Queridos, tem um grupo que procura sentar-se na mesa, não com intuito de fazer suas refeições, mas com a intenção de procurar os melhores lugares, para serem vistos, aplaudidos e admirados!.

É na mesa que nós encontramos os principais alimentos para vivermos fortalecidos no Senhor. Temos o pão, que significa a Palavra de Deus, e o vinho que simboliza o sangue de Cristo, a nossa redenção. Mesa fala de alimentar-se, de comportamento, e de atitude. Eliseu queria mostrar para aquela nação que a conduta, do povo estava fora dos padrões de Deus. O Senhor estava dizendo que o povo precisava mudar, se alimentar da Palavra de Deus. A principal posição que eles já não sabiam fazer era dobrar os joelhos, pedir perdão dos seus atos, de se consagrarem, de voltarem a adorar e buscar a face de Deus.

Eliseu lutava para tirar Israel da sua zona de conforto. O povo estava estagnado, debilitado, imobilizado, conformado em viver longe de Deus!. Os longos anos de apostasia da parte dos governantes e do povo, acabou produzindo maus resultados. A negra sombra da apostasia era ainda visível em toda parte, embora houvesse aqui e ali, os que ainda firmemente adoravam Deus.

Eliseu estava querendo dizer para o povo de Israel que retornasse para os caminhos do Senhor, pois assim o esquecido voltaria a ser lembrado, o que era pequeno se tornaria grande, o humilhado seria coroado, o fiel seria honrado, e o que era desconhecido na terra seria lembrado no céu.

O TERCEIRO MÓVEL – A CADEIRA

Eliseu costumava sentar naquela cadeira para conversar com seu servo Geazi. Isso significa que a cadeira que Deus nos dá é lugar de posição, de honra, de destaque, de poder e autoridade. Davi sentou-se no trono ocupando o lugar de Saul, Ester sentou na cadeira de Vasti, José sentou-se numa cadeira como governador. Cadeira representa nossa eleição (Ef.1.4).

Significa que Deus foi quem escolheu um povo para Si próprio, para que fosse santo, e inculpável diante D’Ele. É uma forma de expressão do amor de Deus para que o seu povo ficasse unido a Ele. O Salmo 113.8 diz que o Senhor nos faz se “assentar com os príncipes do seu povo”, essa posição é só o Senhor que pode nos dar. Jamais podemos perder a nossa posição espiritual com Deus. Posição de liderança, graça, unção e ministério. Quem perde padece, sofre. Mesa sem cadeira mostra que o conjunto está incompleto. Isso significa que a benção não está completa.

Cadeira também nos lembra de posição delegada. Pode ser um representante, uma autoridade ou um enviado (Lc.1.52). Ninguém é eleito sem estar unido a Deus. Cadeira fala de postura, de posição, de agir e de pensar. Quando cansamos a primeira coisa que fazemos é nos sentar a fim de recuperar o fôlego, e em seguida prosseguir. O povo de Israel permanecia parado, não se dedicava mais a Deus, estava cansado, não exaltava mais o nome do Senhor. Mesmo assim, o profeta Eliseu continuava trabalhando, ano após ano, pregando para o povo e sendo fiel ao seu ministério. Nos tempos de crises, era o sábio conselheiro do rei.

Essa lição é para todos os que ocupam posição dentro da igreja. Quando Deus abre o caminho para realizar a sua obra, é porque nos dá garantia de sucesso, e o instrumento escolhido deve fazer tudo que estiver ao seu alcance para atingir os resultados prometidos.

O CANDEEIRO

O candeeiro ou lâmpada fala de LUZ, de AQUECIMENTO, de TESTEMUNHO e de PRUDÊNCIA. A Palavra de Deus sempre será LUZ para nossos caminhos (Sl.119.105). É na Palavra que encontramos os princípios do Senhor que nos ajudarão a evitar a tristeza, as ciladas e as tragédias causadas por nossas decisões e escolhas erradas. Deus trata cada pessoa segundo as atitudes dela. Deus é contra o arrogante, o orgulhoso, o que se acha digno. Mas salva, resgata e liberta o aflito quando se volta humildemente para Ele buscando forças. Essa era a mensagem de Eliseu para o povo de Deus que se recusava a ser fiel e vigilante na sua santidade.

Em Nm. 9.16 - A presença do fogo à noite representava um notável símbolo de Deus junto ao seu povo para dar conforto na escuridão. O povo via a manifestação e a glória de Deus, e se aquecia nas noites frias do deserto. Deus queria que o povo percebesse que a LUZ do fogo era um sinal da provisão e proteção de Deus. No tempo de Eliseu não havia a nuvem para orientar o povo, mas tinha algo melhor: a voz de Deus orientando o povo através do Seu profeta!.

Em II Rs.8.19 o texto diz: “Porém o Senhor não quis destruir a Judá por amor de Davi, seu servo, como lhe tinha dito que lhe daria para sempre uma LÂMPADA a seus filhos”. A lâmpada era o símbolo da esperança no cumprimento da promessa de Deus a Davi, mesmo no tempo das mais terríveis trevas. Isso quer dizer que mesmo o povo sendo infiel, Deus jamais havia se esquecido da Sua aliança com seu povo, assim como não esqueceu a aliança que tem com você!.

Amados, é bom também nos lembrar-nos das dez virgens. Em Mt. 25.1-13 encontramos cinco virgens que reservaram azeite nas suas lâmpadas, e as outras cinco não. Essa parábola nos fala de PRUDENCIA. A pessoa prudente é precavida, ponderada e cautelosa. As cinco prudentes foram recompensadas, as outras ficaram confundidas. O fato é que todo crente deve ser diferente e examinar constantemente sua vida espiritual, para que possa dar bom TESTEMUNHO dela.

Isaías 50.10 – está escrito assim: “Quem há entre vós que teme a Deus e ouça a voz do seu servo?. Quando andar em trevas, e não tiver LUZ nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus”. Esse texto quer dizer que na nossa vida haverá tempos de escuridão, indecisão, dúvidas e incertezas. Mesmo para aqueles que estão dispostos a seguir ao Senhor, existirão sentimentos que irão querer nos oprimir e nos desanimar. Todavia, Deus no Seu devido tempo, dará entendimento, sabedoria (luz) para os que O procuram.

Eliseu inspirado por Deus, e com grande anseio, convocava o povo para confiar e permanecer fiel com o Senhor. O profeta diante de certas dificuldades se sentia animado em levar a mensagem de Deus, pois sabia que a graça divina iria alcançar os que andavam nas trevas da apostasia da nação. E todos aqueles que seguiam suas próprias ideias e caminhos, e não pela submissão e revelação de Deus, acabariam sofrendo com a justiça divina.
Deus ainda se preocupa com o povo que lhe é fiel. Hoje estamos vivendo um tempo de oportunidades de Deus. Embora a igreja esteja vivendo momentos de ataques, de insegurança e escândalos, o Senhor ainda levanta verdadeiros profetas para falar de salvação. Infelizmente, a insensatez de muitos líderes é de não pensarem que o fim está cada vez mais próximo!. Por isso, os verdadeiros profetas dos últimos dias não falam de juntar tesouros, de abrir empresa, de sucesso financeiro, de carros, de mansões, de posição social, de luxo, de vaidades, mas de ETERNIDADE!.

São os falsos caminhos, as falsas ilusões que estão levando muitos cristãos a se manterem ocupados com as coisas desse mundo, para que ele não pense, e nem tenha interesse de ouvir os profetas de Deus anunciando a volta de Jesus. Esse assunto não pode ser tratado com descaso. Uma decisão tão importante como esta, não pode ser deixada para amanhã. Tomara que AQUELES que estão longe do Senhor, encontre um Eliseu no seu caminho, antes que seja tarde demais!!.

Que a graça do Senhor permaneça sempre na nossa vida!.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.