Subscribe:

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

A SEGUNDA MORTE.

 

A SEGUNDA MORTE.

“E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte”

(Apocalipse 20.14)

Neste estudo analisaremos a luz do Bíblia a segunda morte, começaremos procurando entender o que a morte, a segunda morte e lago de fogo; descrito no versículo base do nosso estudo.

A MORTE

Pela primeira vez encontramos em Gênesis 2.17, a origem de uma palavra que vai percorrer toda humanidade até o Juízo Final: A MORTE. Na Bíblia morte significa separação.

TIPOS DE MORTE

1. A Morte Física. Morte, no sentido amplo, ou melhor, no mais universal possível, significa: “cessação do processo vital em um organismo vivo”.

2. A Morte Espiritual. Ora, este estado de morte apesar de ser detestável, não é, todavia, “um estado de morte definitivo”.

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados” (Ef 2.1);

“Estando nós ainda mortos em nossas ofensas” (Ef 2.5a);

“Passou da morte para a vida” (Jo 5.24b).

3. A Morte Eterna. Este gênero de morte é teologicamente conhecido como “a segunda morte” (Ap 2.11; 20.6). Esta morte é aquela que primariamente costumamos dizer: “é uma eterna separação de Deus”. Isto sucederá, porque, todo e qualquer esforço por parte de Deus, foi feito em favor do homem.

A SEGUNDA MORTE

Como observamos, na Bíblia morte significa separação, a segunda morte é a separação final de Deus e de tudo o que ele tem preparado para os que o amam e o servem.

A Bíblia é muito cuidadosa em informar-nos que o destino final dos perdidos é horrível; vai além da imaginação. Envolverá:

a) Choro e ranger de dentes. “Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes” (Mt 22.13).

b) Tribulações e sofrimentos. “Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego” (Romanos 2.9).

c) É uma fornalha. “E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes” (Mt 13.42).

d) Prejuízo e destruição eterna. “Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder” (2 Ts 1.9).

e) Não terão descanso. “E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome” (Ap 14.11)

É neste sentido que a Bíblia diz: “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10.11).

O LAGO DE FOGO

“E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte” (Ap 20.15)

O lago de fogo é a segunda morte, pois, é a separação final entre a alma e Deus. Isso implica dizer que os que não foram encontrados os nomes no Livro da Vida, perderão as glórias dos novos céus e da nova terra.

Observe que a morte e o inferno também serão lançados no lago de fogo. Noutras palavras: não terão eles parte na nova criação: serão mergulhados na segunda morte, nas trevas exteriores. Dessa maneira, o “ultimo inimigo”, a morte será para sempre destruído “Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte” (1 Co 15.26).

Baseado em Apocalipse 20.15 e 1 Coríntios 15.26; podemos afirmar que lago de fogo é um local eterno aonde estarão todos aqueles que não foram encontrados os nomes no Livro da Vida; e também estará ali a morte, que segundo 1 Co 15.26 será vencida, ou seja não terá mais o poder de tirar vidas. E o inferno? O inferno aqui é o hades, o local aonde se encontrava as pessoas que morreram sem Cristo e ficaram ali aguardando a condenação eterna “E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio” (Lucas 16.23).

Observe Mateus 3.12 “Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará”. A Bíblia descreve as chamas do julgamento eterno de maneira que não deixa qualquer dúvida. Por sua própria natureza, o fogo da segunda morte é inextinguível. É interminável; não tem fim.

Todavia, há os que buscam dar outra interpretação à palavra “eterno”, dizendo que ela significa “duradoura como a nossa era”. Mas um pouco de conhecimento do grego resolve a questão. O vocábulo grego aionios, traduzido por “eterno” ou “sempiterno”, é usado nas expressões “vida eterna”, “morte eterna” e “Deus eterno”. Estaríamos todos em dificuldades, pois, se Deus durasse apenas por uma era.

Podemos afirmar que a segunda morte não é a destruição eterna do espírito humano daqueles que herdarão o lago de fogo como conseqüência dos seus pecados; o lago de fogo que é a segunda morte, é o local destinado aos que não aceitaram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador pessoal. Implica dizer que eles estão separados eternamente de Deus e ficaram ali no lago de fogo por toda eternidade.

Portanto, a segunda morte, como penalidade, não significa logicamente a mera perda da existência. É a punição eterna e a separação perene de Deus. Não haverá mais ocasião à fé, à esperança e ao amor. Este há de permanecer ininterruptamente com os que não receberam a Cristo (1 Co 13.13).

Não é da vontade de Deus que alguém pereça. Ele quer que todos cheguemos ao arrependimento “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pedro 3.9).

E todos obtenham a salvação em Cristo “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador. Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2.3,4).

Visando a salvação da humanidade, Deus providenciou-lhe salvação segura e certa em Cristo Jesus. Mas cabe a cada um fazer a sua escolha.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.