Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos. Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó, contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova." (Jó 14:7-9)
ESPERANÇA - ATO DE ESPERAR O QUE SE DESEJA - EXPECTATIVA E ESPERA
ESPERANÇA?
“Onde está então minha esperança? Quem poderá ver alguma esperança para mim?” (Jó 17:15)
Jó estava perdendo a esperança de qualquer restauração da sua saúde ou da família, e envolveu-se em pensamentos de morte; pôs-se a pensar no descanso que a morte traria à sua mágoa e dor. As recompensas descritas pelos amigos de Jó estavam todas relacionadas a esta vida. Eles silenciaram sobre a possibilidade da vida após a morte.
NÃO PODEMOS AVALIAR A VIDA APENAS EM TERMOS DESTE MUNDO PRESENTE
Deus promete um futuro interminável e maravilhoso aos que lhe são fiéis.
HÁ ESPERANÇA, NÃO FOMOS ESQUECIDOS
“Pois o necessitado não será esquecido para sempre, nem a esperança dos pobres será frustrada perpetuamente.” (Salmos 9:18)
Os necessitados e aflitos do povo de Deus são objetos do seu cuidado especial:
"O Senhor é também um alto refúgio para o oprimido, um alto refúgio em tempos de angústia. Em ti confiam os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam. Cantai louvores ao Senhor, que habita em Sião; anunciai entre os povos os seus feitos. Pois ele, o vingador do sangue, se lembra deles; não se esquece do clamor dos aflitos." (Salmos 9:9-12)
Eles têm de Deus a promessa de que não serão abandonados: "... Porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam ..." (verso 10), que Ele se lembrará das suas orações:"... Porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam ..." (verso 12).
CREIAMOS, AINDA HÁ ESPERANÇA
“Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo.” (Jó 11:18)
Jó, renovaria a sua esperança. Ele olharia em redor e não veria perigo. Seria capaz de descansar à noite em paz, em contraste com suas voltas na cama, em suas dores:
"Havendo-me deitado, digo: Quando me levantarei? Mas comprida é a noite, e farto-me de me revolver na cama até a alva." (Jó 7: 4)
Jó dissera que estava “sem esperança”: "Os meus dias são mais velozes do que a lançadeira do tecelão, e chegam ao fim sem esperança." (Jó 7:6)
Mas Deus traria esperança a uma situação destituída de esperança.
DESCANSEMOS EM DEUS, DELE VEM A NOSSA ESPERANÇA
“Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.” (Salmos 62:5)
O salmo 62 expõe um princípio que todo crente deve adotar. Em tempos difíceis, de aflição, ou oposição da parte dos inimigos, devemos voltar-nos para Deus como nosso verdadeiro refúgio e libertador.
TODO AQUELE QUE CONFIA EM DEUS DEVERÁ DIZER:
Não permitirei que nenhuma aflição, crise, ou sofrimento abale a minha confiança em Deus - "Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é ele a minha fortaleza; não serei grandemente abalado." (Salmos 62:2). Somente dEle vem o meu livramento, mas Ele mesmo é a minha salvação e a minha fortaleza - "Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha fortaleza; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; Deus é o meu forte rochedo e o meu refúgio." (Salmos 62:6-7) Nos tempos de preocupação ou ameaças, eu lhe entregarei os meus cuidados e, em fervente oração, lhe falarei tudo o que há no meu coração - "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças." (Filipenses 4:6) Esperarei no Senhor para que Ele aja em meu favor, seguro de que Ele responderá com misericórdia e compaixão, tendo em vista os meus apertos - "Uma vez falou Deus, duas vezes tenho ouvido isto: que o poder pertence a Deus. A ti também, Senhor, pertence a benignidade; pois retribuis a cada um segundo a sua obra." (Salmos 62:11-12)
SOMOS BEM-AVENTURADOS, NOSSA ESPERANÇA ESTÁ EM DEUS
“Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no SENHOR, seu Deus.” (Salmos 146:5)
"Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há auxílio. Sai-lhe o espírito, e ele volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos. Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está no Senhor seu Deus que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto neles há, e que guarda a verdade para sempre; que faz justiça aos oprimidos, que dá pão aos famintos. O Senhor solta os encarcerados; o Senhor abre os olhos aos cegos; o Senhor levanta os abatidos; o Senhor ama os justos." (Salmos 146:3-8)
O salmista afirma que os poderosos deste mundo são salvadores inadequados, pois fazem falsas promessas que não podem cumprir: " Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há auxílio. Sai-lhe o espírito, e ele volta para a terra" (verso 3). Deus é a esperança e ajuda dos necessitados.
Jesus afirmou a sua preocupação com os pobres e os aflitos:
"O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor. E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele ..." (Lucas 4:18-21)
"Naquela mesma hora, curou a muitos de doenças, de moléstias e de espíritos malignos; e deu vista a muitos cegos. Então lhes respondeu: Ide, e contai a João o que tens visto e ouvido: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho ..." (Lucas 7:21-23)
ELE NÃO SEPAROU AS NECESSIDADES FÍSICAS DAS ESPIRITUAIS, POIS ATENDE A AMBAS
Enquanto Deus, não o governo, é a esperança dos necessitados, nós somos seus instrumentos para ajudá-los aqui na terra.
FOMOS REGENERADOS PARA UMA ESPERANÇA VIVA
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, Ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.” (1 Pedro 1: 3)
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo; na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações." (1 Pedro 1:3-6)
VOCÊ PRECISA DE ENCORAJAMENTO?
As palavras de Pedro oferecem alegria e esperança nos tempos difíceis; o apóstolo baseia sua confiança no que Deus fez por nós em Jesus Cristo. Vivemos com a maravilhosa expectativa da vida eterna.
Nossa esperança não é somente para o futuro; a vida eterna começa quando confiamos em Cristo e nos unimos à família de Deus. Não importa o tipo de dor ou provação que venhamos a enfrentar nesta vida, sabemos que estas não serão nossa experiência final.
Um dia, viveremos com Cristo - sempre.
AGUARDEMOS A BEM-AVENTURADA ESPERANÇA
“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.” (Tito 2:13)
A “bem-aventurada esperança” pela qual todo cristão deve ansiar é o “Aparecimento da Glória do Grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” e a nossa união com Ele por toda a eternidade.
"E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (João 14:3)
Essa esperança pode ser concretizada a qualquer momento:
"Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor." (Mateus 24:42);
"E sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, aos quais o senhor, quando vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará reclinar-se à mesa e, chegando-se, os servirá. Quer venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar. Sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Estai vós também apercebidos; porque, numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem." (Lucas 12:36-40);
"Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Não vos queixeis, irmãos, uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta." (Tiago 5:7-9)
Assim sendo, os cristãos nunca devem abrir mão da sua expectativa mantida em oração de que talvez ainda hoje a trombeta soará e o Senhor voltará.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.