Subscribe:

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

A VOZ DE DEUS

 


A VOZ DE DEUS

“Eu vi a glória do Deus de Israel que vinha do oriente. A sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória”.
Ezequiel 43:2

O profeta Ezequiel ouviu a voz do Senhor e foi este o testemunho acerca dela: era como a voz de muitas águas! Contudo, esta não foi a única ocasião em que ele a descreveu desta maneira. Logo no início de seu livro, encontramos um outro relato a respeito de uma visão que fora dada pelo Senhor, no qual Ezequiel, tece comentários sobre a voz do Senhor:
“ Andando eles ouvi ruídos das suas asas, como ruído de muitas águas, como a voz do Onipotente, a voz de um estrondo, como estrépito de um exército; parando eles, abaixavam suas asas”. Ezequiel 1:24

É importante ressaltar as expressões “ruído” e “estrondo” ao se falar da voz do Senhor, como sendo uma voz de muitas águas, pois neste paralelo, a verdade que se quer transmitir não está necessariamente ligada à água, mas sim ao BARULHO que ela faz. Além do profeta Ezequiel também encontramos outro profeta (Jeremias), dando testemunho disto:
“Fazendo Ele [Deus] ouvir a sua voz, grande estrondo de águas há nos céus, e sobem os vapores desde os confins da terra. Envia os relâmpagos com a chuva, e tira o vento dos seus tesouros”.Jeremias 51:16

Tal qual os dois profetas Ezequiel e Jeremias, o apóstolo João em seu exílio na Ilha de Patmos, também teve uma profunda experiência com Deus, na qual viu o Senhor ressuscitado e ouviu a Sua voz, e exatamente como os dois profetas mencionados, seu relato enfatiza ser esta uma característica pertencente à voz de Deus:
“Os Seus pés eram semelhantes a latão reluzente, como que refinado numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas”. Apocalipse 1:15

Temos, portanto, três testemunhos importantíssimos: o de Ezequiel, o de Jeremias e também o de João; todos ressaltando que a voz do Senhor era como a voz de muitas águas, e ainda mais importante, de acordo com a Bíblia, aquilo que se diz pela boca de duas ou três testemunhas estabelece toda a questão (2 Coríntios 13:1), isto posto, esta descrição a respeito da voz do Senhor, não é apenas um exemplo, uma alegoria, ou ainda uma figura de linguagem, é uma doutrina. Não se trata de um detalhe em meio a uma descrição, mas sim de uma ênfase das Escrituras. A VOZ DO SENHOR É COMO A VOZ DE MUITAS ÁGUAS!!! E Deus quer que entendamos e vivamos esta verdade!!! Sua Voz em nossas vidas deve ser como a voz de muitas águas!!!

O Significado
Se a expressão voz como de muitas águas, não é apenas uma menção ou detalhe, mas sim uma ênfase e doutrina escriturística, então é de suma importância que compreendamos o significado da terminologia bíblica. O que é ter voz como de muitas águas? Não é a quantidade de água em si que oferece o exemplo utilizado nas Escrituras, mas como vimos anteriormente, a expressão parece estar ligada a outros termos como “ruído” e “estrondo”, daí podemos concluir que, o exemplo na verdade, está ligado ao BARULHO das águas. Alguém pode estar no meio do oceano, olhar à sua volta e ver muitas águas, mas ainda sim estar tudo em silêncio; não é a quantidade água em si, que a Bíblia fala, mas sim de seu ruído.
Eu creio que o paralelo que Deus oferece, agregado a intensidade da voz divina, é: as quedas d’águas, as cachoeiras, as cataratas, ou ainda qualquer outro nome que aponte para o ruído de águas, como as ondas no mar, as tempestades (chuvas), onde a quantidade, ou melhor, onde quanto maior for o volume de água, maior será o seu ruído...
Quando nos aproximamos de grandes quedas d’águas, como por exemplo, as Cataratas do Iguaçu, é possível observarmos que quanto maior o volume de água, maior será o ruído que ouviremos. Já tive oportunidade, há alguns anos atrás, de visitar essa beleza natural, e mesmo ouvindo ao fundo o ruído das águas, o barulho não era suficiente para impedir que conversássemos com alguém, era possível ouvirmos uns aos outros, visto que nós os visitantes ficávamos a uma certa distância das quedas, não tínhamos como nos aproximarmos mais. Em alguns momentos podíamos até mesmo molhar as nossas roupas, haja vista o nível de umidade do ar nas plataformas de observação, contudo, nem mesmo nos pontos mais próximos das quedas, nem assim o som das quedas prevalecia, ao som das nossas vozes. Todavia, se formos a uma cachoeira de menor volume d’água e também de menor queda, e nos posicionarmos bem debaixo dela, ou ainda, bem próximo às pedras onde ocorre a queda, poderemos experimentar o barulho prevalecendo ao som de nossas vozes, nos impedindo até mesmo de conversarmos.
O ruído de muitas águas é, em outras palavras, um ruído que encobre os outros ruídos. Assim também é a voz do Senhor: UMA VOZ QUE ENCOBRE AS OUTRAS VOZES!!! Eis aqui, um princípio poderosíssimo: DEUS QUER QUE SUA VOZ CHEGUE COM TAMANHA INTENSIDADE EM NOSSAS VIDAS, AO PONTO DE NÃO OUVIRMOS MAIS NENHUMA OUTRA VOZ!!! Ele quer que a sua Palavra PREVALEÇA sobre toda e qualquer voz deste mundo, a ponto de podermos afirmamos como em Éfeso: “Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente, e prevalecia” (Atos 19:20).
O que aconteceu naquela cidade da Ásia, pode e deve acontecer conosco!!! Afinal não foi na cidade em si que a Palavra cresceu, foi na vida dos habitantes dela, e se aconteceu lá, pode também acontecer conosco!!! A medida que damos espaço à Palavra do Senhor, inclinando nosso coração à ela, experimentamos uma INTENSIDADE MAIOR de Sua operação em nossas vidas. Mas note que a Palavra não apenas crescia, mas PREVALECIA. E prevalecia sobre o quê? Sobre outras vozes e ruídos. Isto que é experimentarmos a voz do Senhor como voz de muitas águas, é ouvi-la tão intensamente que não ouvimos mais nenhuma outra voz!!! Infelizmente há pessoas que experimentam justamente o contrário: as outras vozes é que vivem encobrindo a voz do Senhor em suas vidas.
Mas há um fator determinante que diferencia um grupo do outro. Não poderia a Palavra de Deus, sem um motivo razoável, prevalecer na vida de um e não na do outro. O que determina essa diferença?

A Distância
Como o exemplo citado acima, a distância que permanecemos da água, influencia e muito, se o barulho da queda d’água, prevalecerá ou não, sobre todos os outros sons. Assim também se dá com a voz de Deus, se nos aproximarmos de sua Palavra, ela encobrirá todas as outras vozes, todavia, se nos distanciarmos, podemos chegar a um ponto, onde os outros ruídos acabem sendo mais altos do que a Palavra de Deus em nossas vidas. O propósito divino é que estejamos tão próximos da Palavra, que Ela prevaleça sobre toda e qualquer voz, abafando-a por completo.
Aqui não estou me referindo à quantidade de conhecimento que temos da Bíblia, ou a quantidade de leitura que fazemos dela, mas sim da proximidade que temos da Palavra!!! A quantidade de água não afeta tanto, quanto a PROXIMIDADE dela... O que faz a diferença não é o tanto de água que cai, mas se estamos ou não próximo a ela!!! Semelhantemente, há crentes que conhecem a Bíblia há muitos anos, e se considerarmos o tanto que leram e estudaram a Bíblia, poderemos compará-los ao volume das águas de Foz do Iguaçu, e olha que é muita coisa!!! Mas se não viverem próximos da Palavra, todo esse volume de águas não será o suficiente para abafar as outras vozes existentes em suas vidas!!!
Por outro lado, existem irmãos que pelo tempo que servem ao Senhor, suas águas (conhecimento da Palavra) são de um volume tão menor que as de Foz de Iguaçu, que só podem ser comparadas a uma pequena queda d’água, contudo estes que vivem tão próximos da Luz, que possuem da Palavra, têm o suficiente para PREVALECER em suas vidas e abafar as outras vozes. Por tanto não é estar em Foz de Iguaçu ou uma pequena cachoeira, que determina a diferença, mas sim a que distância cada um se encontra de suas águas!!! Se o mais novo na fé e de menor conhecimento entrar debaixo de sua cachoeira, e o mais velho na fé e de maior conhecimento, permanecer longe de sua catarata, em quem a Voz de Deus está chegando mais alto? É óbvio que é naquele que se aproxima mais, e não do que conhece mais!!! A voz do Senhor será como de muitas águas, encobrindo as outras vozes e ruídos, somente quando nos colocamos mais próximos a ela!!!

O que é estar mais Próximo?
É não apenas ler e conhecer as Escrituras, mas permitir que o Espírito Santo trabalhe em nós com a Palavra de Deus. Por exemplo: eu posso ser uma profunda conhecedora (e até mestre) da fé bíblica, dizer às pessoas que as Escrituras dizem isso ou aquilo, mas na minha vida cristã, na hora em que eu precisar exercitar a minha própria fé, acabar sendo vencida pela voz da dúvida; já um cristão, novo convertido, que não tenha nenhuma bagagem bíblica profunda, e nem saiba explicar a fé, pode ler uma porção da Palavra, uma promessa quem sabe, e permitir que o Espírito Santo trabalhe em seu íntimo revelando Sua Mensagem, o que fará com que Ela se torne voz como de muitas águas em sua vida, terá então provado o poder da Palavra do Senhor, abafando a voz da incredulidade, e vencendo no combate da fé.
Não estou aqui dizendo que não há valor em estudar e conhecer as Escrituras, muito pelo contrário, devemos nos dedicar a isto o máximo que pudermos a fim de nos atentarmos ao que Palavra diz em Oséias 4:6ª e 2 Timóteo 2:5. Quem dera que cada crente lutasse contra a ignorância, em busca de mais e mais conhecimento da Palavra de Deus, seria uma verdadeira revolução!!! Contudo, o que quero dizer na verdade, é que apenas esse conhecimento não basta, e nem tampouco determina o sucesso de nossa vida cristã. Precisamos conhecer e NOS MANTER PRÓXIMOS da Palavra da Verdade, não nos distanciando dela por nada!!!
Distanciar-se não é deixar de saber, mas sim deixarmos de ser sensíveis, de viver e experimentarmos aquilo que conhecemos através do nosso conhecimento. Distanciar-se é na verdade perder a consciência espiritual daquela verdade e, conseqüentemente, impedir que o Espírito Santo prossiga trabalhando naquela determinada área de nossas vidas.
No dia que se chama hoje, o nosso Pai Celeste nos convoca, para que nos aproximemos novamente das águas e permitamos que elas abafem as outras vozes e ruídos em nossas vidas.

Diferentes tipos de Vozes
Ao escrever aos coríntios, Paulo mostrou nos capítulos 12 e 14 de sua primeira epístola, que Deus é um Deus que fala. Diz Paulo que já não servimos aos ídolos do mundo (1 Co 12:2), mas sim ao Deus vivo que fala com cada um de nós, e em seguida menciona os dons do Espírito, sendo eles diferentes meios pelo qual o Senhor fala; todavia, também deixou claro que existem outros tipos de vozes a que estamos suscetíveis:
“Há, por exemplo, muitas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significado”. 1 Coríntios 14:10

Lemos, portanto, que não somente há línguas diferentes, como também VOZES diferentes. Ouvimos muitas espécies de vozes em nossa vida espiritual: o diabo, o mundo e a carne. Todos esses cruéis inimigos tentarão de todas as formas abafar a voz de Deus em nossas vidas. Entretanto, se permitimos que a Palavra de Deus se manifeste como voz de muitas águas, então serão as demais vozes que serão encobertas e a Palavra do Senhor PREVALECERÁ.
Há muitos tipos de vozes no mundo. Às vezes sentimo-nos pressionados a dar ouvidos a uma voz que não se harmoniza com a de Deus, até reconhecemos que a voz do Espírito Santo diz o oposto, passamos a ter consciência de que estamos errados, mas ainda assim, ficamos de tal maneira presos e embaraçados, que acabamos por seguir na direção errada. Quando isso acontece, nos frustramos, nos condenamos, nos lamentamos e nos questionamos: por que não ouvimos a Palavra de Deus??? Como é possível saber o que o Senhor diz, e ainda assim fazermos o contrário??? E a resposta é só uma: estamos distantes de Deus naquela área.
Se nos aproximarmos do que Deus diz, recebendo a vida e a revelação do Espírito Santo naquela área, então as outras vozes serão encobertas; entretanto, se nos afastarmos da Palavra VIVA, então as demais vozes é que se sobressairão. Que voz tem prevalecido em sua vida???
Que possamos refletir sobre essa verdade, que possamos lutar contra as vozes: da tentação, da maioria, da dúvida, da ganância, dos mexericos, do desânimo, do preconceito, do medo, do comodismo e tantas outras; sempre lembrando que o princípio da vitória é VOLTAR A PALAVRA DO SENHOR!!! Devemos não apenas ler, mas também meditarmos na Palavra, e deixar com que o Espírito da Verdade, opere em nosso íntimo, avivando nossa consciência espiritual...
Que Deus nos abençoe, e que Sua Voz fale mais alto em nossas vidas!
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr.. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.