A DOR DA TRAIÇÃO MINISTERIAL
Entretanto quando alguém que amamos, e confiamos.
O escândalo e a revelação de Deus
A traição por parte dos homens deve ser esperada, principalmente no tempo em que vivemos, mas como diz a Palavra, ai de quem trouxer o escândalo. (Mt 18. 7). Os escândalos tem que vir, principalmente quando vamos caminhando a passos largos para os tempos escatológicos.
E entenda que nós vivemos na Era da Graça. A Era da Graça é também a Era da Apostasia. Precisa cumprir essa outra Palavra em Romanos 5 .20: “Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.”
Jesus era um homem de muita oração. Quem ora tem revelações de Deus. Lemos sobre a traição de Judas muito antes que ela acontecesse, pois o Espírito Santo já havia lhe dito que isso aconteceria. A surpresa de Jesus – é os homens conseguem surpreender até a Jesus – é que Judas escolheu trair Jesus com um beijo.
Lemos que Jesus ficou perturbado quando o Espírito Santo lhe disse que Judas o trairia, mas no momento da traição em si ele estava mais calmo, já havia aceitado que isso aconteceria, para cumprir a Palavra sobre o Cordeiro, que era ele. Jo 13. 18-21
Como lidar com a traição ministerial
Jesus lidou com calma, com a traição quando ela ocorreu. É impressionante o domínio que Jesus tinha das situações. Ele não se deixava abalar nem pela morte iminente. Cumpra-se, Senhor, a sua vontade, era a oração de Jesus. Lidou com calma, com relação à traição ministerial.
Eu aprendi há muito tempo que se alguém não agir como crente, aja você. Se o outro não está sendo cristão, seja você o exemplo. Sempre perdoe. As traições são geradas no inferno, pelos demônios.
Por isso o traidor precisa de perdão e libertação. Se der para você perdoar, então perdoe. Se houver um sentimento de perdão, então perdoe. Saiba, porém que o perdão não é nosso, mas característica de Deus.
Se não der pra você perdoar o traidor ou a traidora com a sua medida de perdão que você tiver, peça emprestado o perdão de Deus, para superar em Deus o problema. Perdoe sempre. Se há traição, se há pecado de qualquer tipo, então há demônios também e o traidor, ou o pecador precisa de libertação.
Homens praticam a traição e julgam
Líder, obreiro, pastor, seja você quem for, entenda que o ser-humano é pecador, por natureza. Não deveria ser surpresa nenhuma qualquer tipo de pecado. Não me surpreende se qualquer pessoa – e digo qualquer mesmo – aparecer com um pecado. Existem palavras que acredito que a igreja não está apta a entender, ainda.
Existem cristãos no mundo em que Deus permite que suas trevas se manifestem a todos. Algumas pessoas de coração extremamente duro, Deus permite que o que tem dentro dele, o pecado entranhado, se manifeste claramente, para que ele reconheça que precisa de Deus. Só quando ele, ou ela reconhecer que precisa mesmo, que o seu pecado é sujo, feio, imundo, uma rebeldia contra Deus, é que ele será convertido.
Existem pessoas que não acreditam porque necessitam tanto de Deus. Para essas pessoas, Deus age, mais ou menos, como agiu com Jó: Deus permite o camarada ser tocado pelo Diabo, sabendo que ele voltará para Deus.
Pregação que tem medo do que tem dentro dele e ora para que não se manifeste. Temos o inferno dentro de nós, a herança do pecado. Podemos nos transformar em demônios, agir como demônios.
A Parábola do Filho Pródigo é que quem é filho, sempre volta. Pode ir pra onde for, o filho volta. Pode desgarrar, perder a fortuna, o nome, mas quem é filho, volta. Sempre haverá esperança, para o filho verdadeiro. Eu vou para a casa do meu pai – diz o filho.
Paulo fala sobre a traição ministerial
“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons.
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”. 2 Tm 3. 1-5
Leu a lista toda? Nos últimos tempos, quer dizer: hoje. Temos nas nossas fileiras da igreja gente assim, não se engane. Paulo dá a Receita: desses, afasta-te. O que Paulo diz sobre o pecado da traição é muito simples: Afaste-se do traidor.
Jesus nos diz com a sua atitude a respeito da traição ministerial que ela existe, que o Espírito nos revela antes, e que quando acontecer, tenha calma, sabendo que existe perdão para o pior dos homens, se ele se arrepender. Enquanto estava sendo traído Jesus liberou uma palavra: Amigo a que vieste? Amigo!
Imagine como isso doeu em Judas? Jesus estava mesmo disposto a libertar Judas. Pense como Deus, em relação às pessoas que pecam contra nós, ou como Deus vê o nosso pecado e agiremos com mais sanidade.
O recado de Paulo a respeito da traição é curto e grosso: Desses afasta-te, sai de perto, deixe prá-la. Entenda porém que perdoar é uma coisa. Podemos perdoar realmente qualquer pessoa, mas talvez não possamos mais conviver com ela, o que é outra coisa.
A traição é o pior pecado do mundo
Para finalizar, qual é o pior pecado do mundo? Pensa ai. O pior pecado do mundo, reconhecido mundialmente em todos os tempos, no qual ao se referir ao fato, ou as pessoas envolvidas, todo mundo sabe, é a traição de Judas. Judas não traiu uma pessoa qualquer , mas o Filho de Deus.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.