Subscribe:

quinta-feira, 26 de março de 2020

ÚLTIMOS DIAS


                                                                ÚLTIMOS DIAS
 ÚLTIMOS DIAS
Muitas pessoas ouviram falar da Grande Tribulação da Bíblia. Mas muito do que se ouve hoje em dia é desinformação e ideias erradas. É importante aprender exatamente o que a Bíblia ensina. Existem muitas profecias bíblicas sobre a Grande Tribulação do fim dos tempos, e, provavelmente, esta lição será apenas uma introdução ao assunto.
É de partir o coração quando lemos sobre esse sofrimento profetizado, mas Deus permitirá isso para o bem perene da humanidade. Deus, sendo um Pai amoroso, disciplina seus filhos desobedientes. O desejo de Deus é que toda a humanidade acabe se arrependendo e faça parte de Sua família e de Seu Reino!
Aqueles que já são filhos obedientes de Deus não precisam temer. Eles sabem que Deus pode protegê-los e que, mesmo que Ele permita que morram, eles logo ressuscitarão para estar em Seu Reino!
E isso é uma bênção, pois não somos ignorantes quanto ao futuro! Deus nos diz o que esperar e como se preparar.
Mas, o que é a Grande Tribulação? E, de acordo com as profecias, quais nações e povos vão sofrer nesse tempo? Qual é o propósito de Deus acerca disso? A seguir, veremos isso e muito mais!
Como será a Grande Tribulação?
Durante a Segunda Guerra Mundial, a taxa de mortalidade foi de 27% do efetivo e os japoneses fizeram mais de cento e trinta mil prisioneiros. Em um artigo intitulado “Indo e Voltando do Inferno”.
“Por dois anos, três meses e quinze dias eu sobrevivi como prisioneiro em três campos de concentração de japoneses espalhados pelas Filipinas — onde os torturados eram pendurados pelos braços no portão do campo ou espancados em pé na água com bastões de choque para gado…Lugares onde os prisioneiros escondiam os mortos para receberem porções extras de comida até que o cheiro fosse grande demais, nos lugares onde os corpos em decomposição flutuavam para fora de suas sepulturas durante as estações de chuva, e isso exigia que fossem re-enterrados.

“Então, no fim do verão de 1944…[ele] encontrou-se com uma corda no pescoço e também centenas de outros prisioneiros esqueléticos…[com os guardas ordenando] que marchassem descalços e em fila”. Muitos desses homens exaustos morreram ao longo do caminho.
Ao chegar ao porto de Davao, “setecentos e cinquenta prisioneiros de guerra se juntaram a outros sobreviventes e entraram numa embarcação que, mais tarde, foi chamada de chamado de ‘navio do inferno’”..
Infelizmente, o sofrimento dos prisioneiros de guerra na Segunda Guerra Mundial — a fome, as doenças, as torturas, os ferimentos e as execuções — nos dá uma ideia da espécie de infortúnio que muitos sofrerão durante o tempo que a Bíblia chama de Grande Tribulação.
Entenda que Deus pode e irá proteger o Seu povo
Antes de nos concentrarmos nos eventos assustadores do tempo do fim, precisamos saber que Deus deseja e tem poder para proteger Seus seguidores! Inúmeras vezes, Deus protegeu milagrosamente pessoas de todos os tipos de perigos.

Até mesmo quando Deus permite que Seus filhos morram, Ele os protege de outras provações, como prisão, tortura ou sofrimento prolongado.
Às vezes, a maneira de Deus proteger é avisando ao Seu povo para “fugir” do perigo iminente a um lugar onde Ele os manterá seguros (Mateus 10:23). Deus disse a Ló para sair de Sodoma antes que Ele a destruísse. Deus disse a José, marido de Maria, em um sonho, para fugir para o Egito com Maria e o menino Jesus (Mateus 2:13).
O termo Grande Tribulação é encontrado na pregação de Jesus no Monte das Oliveiras — onde Ele entregou uma profecia. Jesus disse a Seus discípulos (e também aos futuros discípulos): “Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo [será explicado numa lição futura]…Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes…porque nesse tempo haverá grande tribulação” (Mateus 24:15-16, 21, ARA, grifo nosso). O termo também é usado em Apocalipse 7:14.
Encontramos uma profecia sobre Deus protegendo grande parte de Sua Igreja durante a Grande Tribulação em Apocalipse 12:14: “E foram dadas à mulher [aqui simbolizando a Igreja de Deus] duas asas de grande águia [ajuda divina — Êxodo 19:4], para que voasse [fugir] para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo [três anos e meio], fora da vista da serpente [Satanás — Apocalipse 12:9]”. Contudo, Deus permitirá que alguns membros de Sua Igreja sejam perseguidos e até mesmo martirizados (versículo 17).
Evidentemente, Cristo estava referindo-se ao tempo da Grande Tribulação, mas Ele prometeu o seguinte a certos membros de Sua Igreja: “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra” (Apocalipse 3:10, ARA).
Definitivamente há um lado positivo em todas essas calamidades do tempo do fim que assolarão a Terra. Muitas pessoas vão se arrepender e verão Cristo retornando e ressuscitando os santos, Seus fiéis seguidores desta época, para estabelecer o Reino de Deus na Terra!
► O que é a Grande Tribulação?
“Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do Meu nome …
“Porque então haverá grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá …
“Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados” (Mateus 24:9, 21, 29, ARA).
Muitas pessoas vão passar por essa “tribulação”, que significa grande aflição, provação ou angústia. Mas ao falar do tempo do fim, Jesus disse que “haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais” (Mateus 24:21, ARA; ver relato paralelo em Marcos 13:19).
Portanto, como descreveu Jesus, a Grande Tribulação será a pior época da história de toda a humanidade. Outras profecias que se referem a esse tempo de sofrimento sem precedentes se encontram em Jeremias 30:7, Ezequiel 5:9 e Daniel 12:1.
Jesus também disse que essa época será o fim de tudo “se aqueles dias não fossem abreviados [pela intervenção de Deus], ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados” (Mateus 24:22, NVI). Isto não mostra apenas que a Grande Tribulação será terrível, mas também aponta que esse tempo do fim é o que estamos vivendo agora. Desde a invenção das armas nucleares, químicas e biológicas tornou-se possível a completa destruição da humanidade.
A Grande Tribulação também é descrita em muitas outras profecias do Antigo e do Novo Testamento.
► Será que a Grande Tribulação tem como alvo a Israel (este nome, como vimos na lição anterior, muitas vezes se refere às profecias sobre os atuais povos norte-americanos e descendentes de britânicos) e também a Judá (o povo judeu, particularmente a moderna nação judaica chamada Israel)?
“Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela” (Jeremias 30:7).
A resposta é sim. Vemos aqui que é o “tempo da angústia para Jacó [Israel]”. Entretanto, essas pessoas serão salvas dela — mas somente depois de passarem por isso.
Na lição anterior, aprendemos que os descendentes proféticos de Jacó, cujo nome foi mudado para Israel, são os povos que se estabeleceram mais notoriamente na Grã-Bretanha e depois nos Estados Unidos da América e outras nações de ascendência britânica — Canadá, Austrália, Nova Zelândia e partes de outros países, como a África do Sul.
No relato de Lucas da profecia do Monte das Oliveiras, Jesus disse: “Pois esses são os dias da vingança, em cumprimento de tudo o que foi escrito [pelos profetas]” (Lucas 21:22, NVI). Quem é “este povo” a que se refere o versículo 23? Provavelmente, Jesus queria dizer que eram os descendentes de Israel e de Judá.
Ele prosseguiu, dizendo: “Cairão pela espada e serão levados como prisioneiros para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos gentios [não israelitas], até que os tempos deles se cumpram” (versículo 24, NVI). A referência a Jerusalém mostra que essa punição incluirá a terra de Judá, o moderno Estado judeu de Israel.
► Por que Deus castigará o povo israelita?
“Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o SENHOR, meu Deus, para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar.
“Guardai-os, pois, e fazei-os, porque esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Só este grande povo é gente sábia e inteligente.
“Porque, que gente há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR, nosso Deus, todas as vezes que o chamamos? E que gente há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje dou perante vós? …
“Guardai-vos de que vos esqueçais do concerto do SENHOR, vosso Deus, que tem feito convosco, e vos façais alguma escultura, imagem de alguma coisa que o SENHOR, vosso Deus, vos proibiu. Porque o SENHOR, teu Deus, é um fogo que consome, um Deus zeloso.
“Quando, pois, gerardes filhos e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma escultura, semelhança de alguma coisa, e fizerdes mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira, hoje, tomo por testemunhas contra vós o céu e a terra, que certamente perecereis depressa da terra, a qual, passado o Jordão, ides possuir; não prolongareis os vossos dias nela; antes, sereis de todo destruídos.
“E o SENHOR vos espalhará entre os povos, e ficareis poucos em número entre as gentes às quais o SENHOR vos conduzirá … Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então, no fim de dias, te virarás para o SENHOR, teu Deus, e ouvirás a sua voz. Porquanto o SENHOR, teu Deus, é Deus misericordioso; e não te desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá do concerto que jurou a teus pais” (Deuteronômio 4:5-8, 23-27, 30-31).
Deus escolheu Israel para ser Sua nação modelo com o intuito de demonstrar ao resto do mundo a benignidade e a sabedoria de Suas leis. Porém, esse entendimento e outras bênçãos trazem uma imensa responsabilidade. O povo britânico e norte-americano tem fracassado terrivelmente nessa missão divina, à medida que ignoram cada vez mais a Bíblia e rejeitam as leis e os padrões morais de Deus. Portanto, como havia prometido, Deus vai puni-los. E essa punição será a Grande Tribulação.
A profecia indica que a Tribulação vai incentivar muitas pessoas a se arrependerem de seus pecados e se voltarem para Deus. Se você acabar em cativeiro “no fim de dias”, você pode voltar-se para Deus e para Sua misericórdia. “Então, dali, buscarás ao SENHOR, Teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma” (Deuteronômio 4:29).
Deus começará a punir o resto do mundo um ano antes do retorno de Cristo. Esse período será a primeira parte do “dia do Senhor” (Atos 2:20), que será explicado numa lição futura.
► A Grande Tribulação também será uma época de perseguição aos verdadeiros cristãos?
“Mas, antes de todas essas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por amor do Meu nome” (Lucas 21:12).
“Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do Meu nome” (Mateus 24:9).
“E sereis aborrecidos por todos por amor do Meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo” (Marcos 13:13).
Na profecia do Monte das Oliveiras (registrada nestes três capítulos, Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21), Jesus estava falando a Seus discípulos (e futuros discípulos) sobre a perseguição que iria acontecer.
Será uma época em que um poder religioso mundial tentará destruir “os santos do Altíssimo” (Daniel 7:25). Haverá uma aliança entre um líder religioso com a “besta” de Apocalipse 13:7 que vai “fazer guerra aos santos e [vai] vencê-los” (ver também Apocalipse 17:6). Esse líder religioso e “a besta” serão explicados em uma futura lição.
Como explicado acima, Deus protegerá milagrosamente grande parte de Seu povo — especialmente aqueles que estarão espiritualmente próximos de Deus. Lembre-se de que nunca é tarde demais para se arrepender e entregar sua vida a Deus. Não importa em que tipo de sofrimento você possa se encontrar, Deus diz: “Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29:12-13).
► Será que Deus usa as nações inimigas como instrumentos de julgamento?
“Ai da Assíria, a vara da minha ira! Porque a Minha indignação é como bordão em suas mãos” (Isaías 10:5).
Deus usou a Assíria como “a vara de Sua ira” para conquistar e deportar a rebelde casa de Israel. Mais tarde, Deus usou a Babilônia como Seu agente para conquistar o povo, cada vez mais pecador, de Judá e levá-lo ao cativeiro (Jeremias 20:4). Essas punições servem como exemplos ou modelos das punições do fim dos tempos.
A Grã-Bretanha, os Estados Unidos e seus aliados sofreram muito nas duas guerras mundiais contra a Alemanha e forças aliadas. Parece que Deus estava dando à Grã-Bretanha e aos Estados Unidos uma forte advertência sobre seus pecados, enquanto, ao mesmo tempo, de forma misericordiosa e milagrosa, intervinha para lhes dar a vitória. Segundo a profecia bíblica, está chegando um tempo em que os povos norte-americanos e britânicos serão derrotados na guerra, e os sobreviventes irão para o cativeiro.
As consequências da contínua desobediência a Deus serão severas. “O SENHOR te fará cair diante dos teus inimigos… Filhos e filhas gerarás; porém não serão para ti, porque irão em cativeiro… O SENHOR levantará contra ti uma nação de longe, da extremidade da terra, que voa como a águia, nação cuja língua não entenderás; nação feroz de rosto, que não atentará para o rosto do velho, nem se apiedará do moço” (Deuteronômio 28:25, 41, 49-50).
► Será que é Satanás quem vai incitar o começo da Grande Tribulação?
“Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o varão” (Apocalipse 12:12-13).
Satanás não apenas detesta os seguidores de Cristo, mas também tem um ódio especial pelos descendentes de Israel desde que Deus os escolheu para ser Seu “povo santo” e para “guardar todos os Seus mandamentos” como exemplo para todas as outras nações. A “mulher” que Satanás persegue pode simbolizar tanto a Igreja de Deus quanto a Israel física.
► Quanto tempo antes do retorno de Cristo é que começa a Grande Tribulação?
“E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente” (Apocalipse 12:14).
Claro, já vimos este versículo antes. A frase profética “um tempo [um ano] e tempos [dois anos] e metade de um tempo [meio ano]” refere-se a três anos e meio. Em Daniel 7:25 e 12:7 somos informados que os “santos” (“o povo santo”) serão perseguidos por três anos e meio. Uma grande parte da Igreja (“a mulher”) será protegida e “sustentada” por Deus durante esse tempo.
Aparentemente, isso ocorrerá ao mesmo tempo em que os gentios, liderados pela “besta”, “pisarão a Cidade Santa [Jerusalém] por quarenta e dois meses” (Apocalipse 11:2; 13:4-5). E também, nesse mesmo período, as “duas testemunhas”… profetizarão por mil duzentos e sessenta dias” (Apocalipse 11:3).
Todas estas frases significam o mesmo período de tempo de três anos e meio.
► A Bíblia profetiza um “segundo êxodo” para os sobreviventes do cativeiro?
“Porque há de acontecer, naquele dia, que o Senhor tornará a estender a mão para adquirir outra vez os resíduos do seu povo que restarem da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elão, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar.
“E levantará um pendão entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra. E desterrar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim.
“Antes, voarão sobre os ombros dos filisteus ao Ocidente; juntos, despojarão os filhos do Oriente; em Edom e Moabe lançarão as mãos, e os filhos de Amom lhes obedecerão.
“E o SENHOR destruirá totalmente o braço de mar do Egito, e moverá a sua mão contra o rio com a força do seu vento, e, ferindo-o, dividi-lo-á em sete correntes, que qualquer atravessará com calçados. E haverá caminho plano para os resíduos do seu povo que restarem da Assíria, como sucedeu a Israel no dia em que subiu da terra do Egito” (Isaías 11:11-16).
Nem todos que serão levados ao cativeiro vão morrer. Evidentemente, milhões de pessoas que se voltarem para Deus e sobreviverem serão convidados por Jesus Cristo, pouco depois de Seu retorno, à Sua cidade santa de Jerusalém (ver também Isaías 27:12-13 e 51:10-11). Estas Escrituras retratam a realocação maciça de sobreviventes. Esse “segundo êxodo” será muitíssimo maior que o famoso êxodo do Egito (Jeremias 16:14-15; 23:7-8). E a Bíblia tem muitas outras Escrituras sobre esse futuro feliz da saída do cativeiro para a Terra Prometida!
Pratique agora
Jesus advertiu: “Vigiai! Que a minha vinda repentina não apanhe vocês desprevenidos. E Eu não encontre vocês vivendo à toa, em festas e bebedeiras, ou ocupados com os problemas desta vida, como os outros do mundo” (Lucas 21:34, Bíblia Viva).

Deus pode facilmente ser excluído de nossas vidas, não apenas por causa de nossos pecados, mas também por muitas outras coisas — até mesmo coisas boas — que ocupam nosso tempo. Na parábola do semeador, Jesus advertiu sobre os “cuidados deste mundo” e “as ambições de outras coisas” e os “deleites da vida” (Mateus 13:22, Marcos 4:19, Lucas 8:14). Enfim, quando alguém tem a cabeça cheia de coisas, está na hora de simplificar!
E quanto a você? Este é um bom momento para reexaminar suas prioridades enquanto isso está em sua mente. Faça de Mateus 6:33 (“buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça”) o principal objetivo de sua vida e, então, procure conciliar todos os seus outros objetivos com isso.
Para reorganizar sua vida, você precisa começar agora mesmo, anotando as mudanças que deseja fazer em suas prioridades e atividades. Revise seu planejamento pelo menos uma vez ao dia durante a próxima semana. Você se sentirá motivado quando perceber as evidências do verdadeiro crescimento espiritual!.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.