Subscribe:

segunda-feira, 16 de março de 2020

BATALHAS ESPIRITUAL


                                                                 BATALHAS ESPIRITUAL
“Quem jamais milita à sua própria custa?” (I Cor 9.7).

Esta afirmação ocorre no meio de uma dissertação. O apóstolo estava provando que o ministro que dá todo o seu tempo à pregação da Palavra tem direito a uma manutenção dessas pessoas entre as quais ele trabalha. Ele dá diversas ilustrações, e entre elas, esta, que não se espera que o soldado que se dedica ao serviço do seu país pague o seu próprio equipamento e as suas próprias rações, porque isto é um encargo do seu país. E assim deve ser, ele nos ensina, na Igreja de Deus. O ministro separado para o trabalho integral nas coisas espirituais deve ser provido das coisas temporais.
Há uma guerra em que todos nós estamos envolvidos. O que é a vida, senão uma grande batalha, com duração desde os nossos primeiros dias, até o embainhar a espada na morte? Esperamos ganhar esta batalha, e se formos bem sucedidos, isto será uma resposta distinta e definitiva para o desafio diante de nós, “Quem jamais milita à sua própria custa?” Podemos ter a certeza de que, se alguma vez tentamos batalhar a guerra da vida às nossas próprias custas veremos em breve que seremos encontrados falhando, e o término será um terrível derrota.
I. Uma Metáfora Inspirada
Quando a vida é representada como uma guerra, algumas mentes pacíficas podem se sentir um pouco assustadas com este quadro, ainda há outras mentes com bastante bravura em suas constituições que sentem o sangue pulsando mais forte com o pensamento de que a vida é para ser um constante conflito.

De que maneira devemos contemplar as dificuldades, senão como problemas a serem resolvidos?

Impossibilidades! são para serem observadas como um pesadelo, um sonho delirante. O cristão acorda e encontra impossibilidades. Com uma história por trás dele e um destino adiante, ele pode dizer: “O Senhor Deus Todo-Poderoso reina.”. As coisas que são impossíveis ao homem são possíveis para Deus. Eu gosto do meu texto acima de tudo, porque implica um engajamento, e fala de guerra. Para mim, o campo de batalha não tem encanto. Com exércitos enfrentando exércitos, e a carnificina deixada para trás, eu não tenho nenhuma simpatia, mas espiritualmente minha alma parece encantada com a idéia; eu visto minha armadura só de pensar que a vida é para ser um conflito e uma luta, que me conduz ao desenvolvimento de minhas habilidades espirituais até à maestria.
Eu não estou me dirigindo a muitos jovens que estão apenas começando a vida? Se você tem pensado na vida como um todo, eu espero que você tenha pensado que é sábio começar a batalhar logo do início da vida. Todos nós temos tão pouco tempo para viver, e os primeiros anos de vida são evidentemente os melhores anos que jamais tivemos, e é uma pena desperdiçá-los. Oh! quanto mais alguns de nós poderia ter feito se tivéssemos começado cedo!
Esteja certo, então, meu amigo, que se você e eu devemos ser vencedores até o fim, teremos que lutar com aquela trindade inimiga: o mundo, a carne e o diabo. Há o mundo. Você resolve fazer o bem e amar a verdade, e para isto não terá qualquer ajuda deste mundo. De suas máximas, nove em cada dez são falsas, e a que sobra é egoísta, e até mesmo o que é egoísta tem uma mentira na sua base. Se você se alistar para Cristo, então saiba que você passará a ser um desconhecido para os filhos de sua mãe, e um estranho para sua própria casa, a menos que, felizmente sua casa tenha se convertido também.

Soldado de Cristo, você tem que lutar consigo mesmo.

Minha própria experiência é uma luta diária comigo mesmo. Eu gostaria de poder encontrar em mim algo amigável para a graça, mas até então eu tenho procurado através de minha natureza, e tenho encontrado tudo em rebelião contra Deus. Ao mesmo tempo, vem o torpor de preguiça, quando se deve ser ativo a cada momento, com tanta coisa para fazer para Deus e para as almas dos homens. Em outro momento, vem a rapidez da paixão. Há o orgulho que é o arqui-inimigo de nossas almas. Em seguida, vem a incredulidade e a infidelidade, sugerindo que Deus não considera os assuntos dos homens, e não intervém em nosso favor.
PROPAGANDA

E depois outro inimigo aparece, embora não seja o mais próximo, é o mais forte dos três, o diabo! Ele sabe como nos atacar em nossos pontos sensíveis. Ele conhece as nossas fraquezas. Ele sabe como nos lisonjear para nos elevar e logo depois como lançar seus dardos inflamados nos dizendo que estamos derrotados, e que nunca veremos a face de Deus com aceitação. Ele pode citar as Escrituras para o seu propósito. Acredite em mim, não é pouca coisa ter tido que lutar com Apollyon, o príncipe do inferno. Vês então, jovem soldado, o que está diante de ti? Há uma série tripla de inimigos, e tu tens que vencer todos eles, ou então nunca serão dadas a ti a pedra branca, e a coroa da vida eterna.

Não pense que isso é um compromisso a ser rapidamente encerrado. Ao contrário é uma luta contínua. Na verdade, cada homem e cada mulher que se alistou para Cristo terá que lutar até que seus ossos durmam no túmulo. Não haverá pausa ou interrupção para ti a partir deste dia até que a coroa de louros da vitória seja colocada sobre a tua cabeça. Se tu és derrotado num dia, tu deves vencer no próximo. Como os antigos cavaleiros que, dormiam em suas armaduras, você deve estar preparado para represálias, sempre vigilante, sempre esperando a tentação, e pronto para resistir a ela, nunca dizendo:
“É o bastante”, pois quem diz: “está terminado” antes que dê o último suspiro, ainda não tinha realmente começado. Às vezes eu pensava que poderíamos entrar no céu por um rápido e terrível encontro, como o que os mártires enfrentaram na batalha que tiveram que suportar heroicamente, mas o dia após dia do martírio prolongado, e o ano após ano do desgaste da peregrinação do soldado na vida é a prova mais amarga de paciência.
Eu posso lhe dizer que você pode estar convencido de que não está em nosso poder lutar esta guerra à nossa própria custa, com nossa própria força e com os nossos próprios recursos, porque é bem certo que o desastre vai nos acontecer, e a derrota irá nos humilhar. Lutar, e lutar, é a nossa vocação. Mas, assim como você luta, você pode esperar vencer, porque outros o fizeram antes de você. Veja aqueles que estão vestidos de branco no alto do palácio celestial e que andam na luz, com os rostos brilhantes e exultando de alegria. Você não pode ouvir a sua música? Eles venceram, e lhe dizem:
“Ao que vencer

A coroa da vida há de ser;
Ele com seu Senhor e Mestre
Reinará eternamente. ”

Eles venceram, então por que não você? Jesus Cristo, que é osso dos nossos ossos e carne da nossa carne, passou pela parte mais severa da batalha, e ele tudo venceu e tipifica e representa todos aqueles que carregam a cruz, e que devem vencer, assim como Ele.
Devemos tomar cuidado com a forma como vivemos, porque este é o único tempo de vida que teremos para definir a aquisição da vida que dura para sempre. Você pode falir em seu negócio secular, porque, você pode começar de novo, mas uma vez ocorrida a bancarrota em assuntos da alma, não há uma segunda vida para iniciar a sua carreira de novo. Foi um soldado derrotado da vida? Ah! então, você nunca pode começar de novo, ou transformar a derrota em vitória. Se você descer para o seu túmulo como um escravo do pecado, as cadeias de ferro estarão sobre você para sempre. Não há como recuperar a sua posição. O benefício inestimável da liberdade está além do seu alcance. Você pode lamentar, mas não pode mais alcançá-lo. Veja, então, a nossa vida é uma batalha, é preciso lutar constantemente.
II. Uma Sugestão Gentil
Como um sopro fresco em nossas faces esta afirmação nos saúda: “Quem jamais vai à guerra a qualquer momento, à sua própria custa?” Assim, então, haverá encargos nesta batalha da vida. Ela não é para ser ganha sem dor e custo. Vamos apenas olhar para alguns desses encargos. Em breve, você vai ver como eles se acumulam. Se algum homem deseja ir para o céu que demanda por coragem, ele terá que cumprir! Quantos inimigos ele deve enfrentar! Quanta ridicularização ele deve suportar! Com que frequência ele será injuriado e difamado! Quantas vezes ele deve ser discreto o suficiente para ficar em silêncio, e logo, ousado o bastante para falar e confessar suas convicções e seu propósito!

Se um homem deseja chegar ao céu, que grande demanda de paciência ele terá que atender! Como ele deve suportar e tolerar!

Se alguém quiser ir para o céu, de quanta perseverança ele vai precisar para ficar firme e não cair! Quantas horas de oração, quantas lutas com Deus por uma bênção, quantas lutas consigo mesmo para vencer tendências pecaminosas! Oh! Em que carga de vigilância ele estará! Como deverá guardar os seus caminhos! Como deverá manter seus pensamentos puros de dolo! Haverá poucas facilidades e não muito sono para alguém que irá receber a coroa eterna. Quão novos suprimentos de zelo ele vai precisar, pois não deve ir para o céu sem um conflito ou um cuidado. O Salvador diz: “O reino dos céus sofre violência e os violentos o tomam de assalto.” Que força ele necessitará, pois ele tem que lidar com inimigos poderosos! E oh! que carga de sabedoria deve ser custeada, porque terá que se levantar contra a astúcia de criaturas do mal, e vencer aquele que é mais sábio do que os antigos, o próprio Satanás, o arqui-tentador.
III. A Lembrança Graciosa
Você vê que não pode ir para esta guerra na sua própria força. Não está claro para você? Então, lhe peço que, não tente fazer isso. Nem por um momento pense nisto. Se fizer isso, você vai se arrepender. Sua queda será sua primeira advertência, na segunda vez ele irá avisá-lo mais amargamente, se você continuar na sua própria força, você, talvez, terá um aviso tarde demais. Mas você pode confiar em Deus para ajudá-lo. O texto sugere isso. Se, pela fé, você se rende a Cristo, quem quer que você seja, com um desejo e intenção de viver a partir de agora como um seguidor de Jesus, Deus vai ajudá-lo.
Embora a guerra esteja diante de você, você não tem que ir às suas próprias expensas. Devo dizer-lhe como Deus vai ajudá-lo? Certamente você pode contar com sua Providência vigilante. Você pouco sabe como é fácil para o Todo-Poderoso fazer um caminho que de outra forma seria um refúgio difícil e perigoso. Siga a liderança de Deus, e nunca sentirá a falta do seu conforto. Eu vivi o suficiente para ver muitas pessoas ansiosas e se ferindo a si mesmas severamente. Já vi outros que ainda que tivessem sido grandes derrotados por um determinado tempo, e que agindo certo, tiveram que bendizer a Deus, ano após ano pela recompensa abundante que receberam depois.
Nenhum homem será um derrotado a longo prazo, se amar e servir a Deus. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Agora eu não estou fingindo que a piedade vai adquirir riquezas, ou que se você abraçar a causa de Cristo ficará rico. Você não estará mais propenso a prosperar nos negócios por ser um cristão. Eu não vou, prever que estará sem doença, muito menos, sem tentação, pois “o Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo filho a quem recebe”, mas tenho certeza disso, que, caso coloque a sua confiança em Deus e fizer o que é certo, não haverá circunstâncias temporais acontecendo com você que não sejam para o seu bem eterno.
Isto é muito mais do que prevenir qualquer benefício transitório. No curto espaço de tempo que você tem para viver aqui, pode contar com as rodas gigantes da Providência, como seus ajudantes. Os anjos ou Deus devem ser rápidos para defendê-lo. Seus olhos não o verão, mas o seu coração estará confiante. Você perceberá que por alguma maneira tem sido resgatado de um lugar de seca e levado para uma terra fértil.
Mais do que isso, como você vai a esta guerra, olhando para Deus para se encarregar das suas despesas, você terá o Senhor Jesus Cristo para ajudá-lo. Não prometa a si mesmo que será capaz de manter, doravante, uma vida perfeita. O pecado irá atormentá-lo. Corrupções antigas, mesmo quando elas são expulsas do trono (porque o pecado não reinará sobre você), ainda irão lutar contra a graça. Mas Jesus Cristo será seu ajudador. Ele estará sempre presente para reavivá-lo com seu precioso sangue, para limpar os corações da má consciência, para lavar seus corpos com água pura.
Você nunca admirou essa imagem de Cristo, com a bacia e a toalha para lavar os pés dos discípulos? Isto é o que ele vai fazer por você a cada entardecer quando se contaminar por falta de vigilância. Olhe para o rosto do Crucificado. Talvez você tenha, por vezes, desejado que ele fosse agora visível, e estivesse acessível no corpo para você. Ele está vivo. Ele está aqui. Ele não está longe de cada um que o busca. Todo aquele que confia, certamente encontrará a Cristo para ser o seu socorro bem presente na hora da angústia. Creia nisso, e provará que isso é verdade.
O soldado da cruz terá o poder divino do bendito Espírito Santo de Deus para ajudá-lo. Algumas vezes eu pensei, quando alguma forte paixão se travava dentro da minha alma – como posso vencê-la para sempre? A vontade era boa, mas a carne é fraca. Mas assim que o Espírito de Deus se move sobre mim, a carne tem sido vencida. O Espírito Santo pode dar ao homem que está propenso à ociosidade uma apreensão mais intensa do valor do tempo em que ele deve ser mais diligente do que o homem naturalmente ativo.
Eu acredito que se qualquer um de vocês que estão sujeitos a um temperamento ruim lançarem este pecado que tão de perto lhes assedia diante de Deus em oração, e pedirem a ajuda do Espírito Santo, vocês não serão apenas capazes de controlá-lo, mas irão adquirir um espírito mais doce e suave do que alguns daqueles cujo temperamento é naturalmente não propenso à mudança irregular ou súbita tempestade, ainda que isso leve algum tempo para acontecer. Qualquer que seja a sua tentação, você não precisa achar que seja um obstáculo eficaz para que se torne um cristão. Por pensar que esteja além do seu próprio poder lidar com isso!
Quando o braço Eterno vem para o resgate, quando a mão direita do Senhor atua, quando o Espírito Santo opera com o seu poder irresistível, ele pode ferir os lombos dos nossos principais pecados, e cortar em pedaços os dragões das nossas iniquidades. Descanse no poder de Jeová, o Deus de Israel. Aquele que quebrou o Egito em pedaços com suas pragas pode vencer nossos pecados com os seus juízos ou com a sua graça, e ele pode nos trazer a nova natureza, como trouxe os filhos de Israel, da escravidão para a alegre liberdade. Vá para o sangue de Jesus e você vencerá o pecado. Vá ao Espírito Eterno, e as tuas piores corrupções serão vencidas. “Quem jamais milita à sua própria custa?”.
IV. Cuidado e Conselhos
Aquele que ganhará a batalha da vida sabe como começar no terreno baixo e lutar em cima pela força divina. Aprenda a sabedoria, não da auto-suficiência, mas da auto-desconfiança, pois aquele que confia no seu próprio coração é insensato.
Esteja completamente despertado para a importância da oração. Se todos os nossos encargos na guerra da vida devem ser supridos pelo tesoureiro, vamos então ao Tesouro. Entre os mais estranhos pecados humanos encontra-se o desgosto para a oração. Abro os olhos com espanto sempre que me encontro negligente para orar! Porque, se os seus filhos querem algo de vocês, eles não são tardios para falar. Eles não precisam ser exortados para pedir isto ou aquilo; e falam todos ao mesmo tempo. E aqui está o exercício da alma pelo enriquecimento da oração. Não é estranho que você e eu estivéssemos de folga nele. Se quisermos vencer esta batalha da nossa vida, só o conseguiremos, fazendo conhecidas as nossas necessidades ao grande Tesoureiro, e Lhe pedindo para nos custear nesta guerra.
Considere-se, também, a necessidade de santidade. Se, na guerra da minha vida, sou totalmente dependente de Deus, não devo ofendê-lo. Devo procurar andar com ele para que eu possa esperar tê-lo comigo. Oh! Nossa consagração deve ser sem reservas e completa.
E em tudo isso devemos provar o poder da fé. Se nunca temos começado a confiar em Jesus, vamos começar agora. Oh! que o Espírito Eterno sopre fé em nossas almas. O início da verdadeira vida espiritual está aqui, confiar no que Cristo tem feito por nós, confiando em seus sofrimentos em nosso nome. A continuação da vida espiritual está aqui, confiando ainda no que Cristo fez e que ainda está fazendo. A consumação da vida espiritual na Terra ainda é a mesma, confiar ainda, confiar sempre, sempre indo a Cristo para o provimento de todas as nossas necessidades, indo a ele com nossas manchas para removê-las, com as nossas falhas para tê-las perdoadas, com nossos desejos e necessidades para serem providos, com as nossas boas obras e nossas orações para tê-los aceitáveis, e conosco mesmo para que possamos ser ainda preservados por ele.
Afiem suas espadas, soldados da cruz, e estejam prontos para a luta, mas que marchem para a batalha com as cabeças inclinadas em adoração diante dele, o único que pode cobrir as suas cabeças no dia da batalha, e quando as levantarem diante do inimigo, que seja esta a sua canção, “O Senhor Jeová é a minha força e o meu cântico, o Senhor tornou-se a minha salvação!” E quando o fragor da batalha esquentar, e se você se cansar, pense “naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo”, e ainda lute até ganhar o dia, e, então, quando a luta chegar ao fim, e o seu sol estiver se pondo, e quando você contar suas cicatrizes, estando pronto para entrar em seu descanso, seja esta sua oração “eu andava desgarrados como ovelha perdida, mas buscaste o teu servo, pois não me esqueço dos teus mandamentos.”
E seja esta a tua última palavra sobre a terra, “Nas tuas mãos entrego o meu espírito, porque me redimiste, ó Senhor, Deus da minha salvação”, e assim será esta a sua canção eterna no céu, “Àquele que nos amou, e nos lavou de nossos pecados no seu sangue, a ele seja a glória para todo o sempre. Amém “.

Apóstolo.Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.