Subscribe:

sexta-feira, 6 de março de 2020

GUERREIROS DE ÚLTIMA HORA




                                                    GUERREIRO DA ÚLTIMA HORA.
1João 2.18

Neste texto João descreve os momentos em que escreveu como sendo “a ultima hora”, que estamos vivendo neste mundo. Mundo hostil, cheio de desgraça, a onde o cristão vive nele sem ser dele. Apenas somos forasteiros a nossa pátria é a nova Jerusalém. E para vencer as ciladas do Diabo é necessário dizer que Deus está contando com guerreiros para essa ultima hora. Que se desprenda das coisas daqui e se apegue as coisas do nosso General que é Cristo. Vejamos como vencer nessa ultima hora!
1.A ÚLTIMA HORA;
“Peso de Dumá. Gritam-me de Seir: Guarda, que ouve de noite? Guarda, que ouve de noite?”.
Edom havia sido um constante inimigo do povo de Deus. Seus habitantes regozijaram-se quando a nação de Israel foi derrotada pelos assírios, e isso lhes selou o destino. Seir era outro nome de Edom, porque a montanha de Seir havia sido dada a Esaú e a seus descendentes. O Profeta Obadias em seu livro conta com muito detalhes, a destruição de Edom.
E este verso é traduzido também, “a ultima hora”, por se tratar de um acontecimento que houve de espanto em altas horas da noite. Uma profecia que se cumpria contra Edom. Desespero para Edom e alegria para a nação inimiga Judá.
Edom se achava a cidade mais segura. Por causa de a sua soberba ter subido até ao coração, foi destruída.
a) Mateus 24.12 “E, por se multiplicar a iniquidade (pecado), o amor de muitos se esfriará”.

São momentos decisivos, que precisamos tomar nesta ultima hora que antecede a vinda de Jesus Cristo. Não nos cabe nós cristãos ficar com os falsos ensinamentos e a lassidão moral, vem uma doença particularmente destruidora: que se chama a perda do verdadeiro amor a Deus e aos nossos semelhantes, o pecado esfria nosso amor a Deus e aos que estão ao nosso redor, faz com que nos preocupemos apenas com os nossos interesses. Não é possível amar verdadeiramente se pensarmos apenas em nós mesmos.
b) Salmos 18.34 “Adestra as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre”.
São os últimos combate – Batalha e Peleja, o Senhor adestra, nos ensina e encoraja para a batalha como fez com o Salmista. Deus nos promete dar forças para enfrentarmos os desafios, mas não para eliminá-los. Se Ele não nos desse uma estrada árdua para caminhar, uma montanha para subir e uma batalha para lutar, não cresceríamos. Porém, Ele não nos deixa sozinhos com os nossos desafios. Antes, fica ao nosso lado, ensina e fortalece-nos para que os enfrentemos.

c) Mateus 24.4 “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane”.
Não se pode vacilar, a primeira resposta de Jesus aos discípulos foi: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane”. Fique atento ao que sucederá no futuro. O fato é que quando buscamos sinais, tornamo-nos facilmente vulnerável-fracos e indefesos, a esses sinais. Existem muitos falsos profetas por ai, eles afirmam receber mensagem de Deus, porém pregam bem-estar e riqueza. Falam apenas o que as pessoas querem ouvir, mesmo quando a pessoa não está obedecendo a Deus como deveria. Temos que ser cuidadoso no que ouvimos das pessoas, foi o que Jesus falou nos versos 11,24.

2.OS GUERREIROS E A GUERRA;
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.
Havia um objetivo para Paulo que consumia todas as suas energias. Era o de conhecer a Cristo, ser semelhante a Ele e ser tudo aquilo que Cristo pretendia que ele fosse. Mas tinha uma coisa pela qual hoje muito estão fracassando. É o de combater o bom combate, acabar a carreira e no final guardar a fé. Mas muitos terminam sem fé.
a) 2Timoteo 4.7 “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.
O Combate é bom. Paulo combateu o que é bom e sempre nos mostra animo para vencer este combate, só encontramos ao lado do nosso Mestre maior que é Jesus Cristo. Ao termino da sua tarefa aqui na terra diante das lutas e dificuldades temos de guardar a fé em Cristo Jesus. Torna-se bom se assim nós fizermos. Paulo disse estas palavras para encorajar a Timóteo e a nós, de forma que, não importando quão difícil o combate possa parecer, possamos continuar lutando. Quando estivermos com Jesus Cristo, descobriremos que valeu a pena.
b)Neemias 4.20,21 “No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; ‘o nosso Deus pelejará por nós’. 21Assim trabalhávamos na obra; e metade deles tinha as lanças desde a subida da alva até ao sair das estrelas”.

O que nos alistou, pelejará por nós. O crente corajoso como o nosso irmão Neemias, não subestima aos empecilhos do caminho, o Senhor olha e diz: esse homem, essa mulher é corajosa e Eu vou lutar por ele nessa peleja. Eu vou dar forças e ele vai passar os temperes dessa vida de lutas e perseguições. Deus pelejava por Neemias na construção dos muros de Jerusalém.
Deus quer fazer assim conosco em nossa jornada aqui na terra, a vencer até ao fim, mais tem que ser fiel até ao fim da sua jornada para obter a vitória. Deus não desistirá de você, mesmo que você desista, Ele é fiel e permanecerá fiel.
c)2Timóteo 2.4 “Ninguém que milita se embaraça com negócio desata vida, afim de agradar àquele que o alistou para a guerra”.
Precisamos agradar aquele que nos alistou para este combate. Como bons soldados têm que abrir mãos da segurança mundana e seguir uma disciplina rigorosa. É necessário ser fiel aquele que nos confiou a entrar nesta guerra, sem se embaraçar com as coisas que estão ao nosso redor, que podem nos tirar do alvo que é os céus. Pois estamos como soldados neste mundo guerreando contra as astucias ciladas do diabo. Defendendo as causas nobres do nosso Deus, que é o Evangelho de Jesus Cristo. Agradar é a forma de obedecer ao nosso Mestre maior e ser fiel até a morte.

3.CONHECENDO OS INIMIGOS;
a) 1Pedro 5.8 “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”.
“Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios”.

O diabo, temos que vigiar, ficar em alerta porque ele o diabo é como um leão que ataca os animais doentes, jovens ou dispersos; escolhem vitimas que estão sozinhas ou distraídas. Pedro aqui nos adverte a tomarmos cuidado com Satanás quando estivermos sofrendo ou sendo perseguidos. Ficamos especialmente vulneráveis aos ataques de Satanás quando nos sentimos sós, fracos e impotentes, quando estamos afastados dos demais crentes e tão envolvidos em nossas dificuldades que nos esquecemos de estar alertas quanto ao perigo. Durante os tempos de sofrimento, procure o apoio de outros cristãos. Mantenha seus olhos em Cristo, e resista ao Diabo. Então diz Tiago: “Ele fugirá de vós”.
b)João 16.33 “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.
“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

O Mundo, é mal não podemos esperar nada de bom dele. Jesus resumiu tudo o que lhes havia dito naquela, reafirmou as recomendações e promessas. Ele disse aos seus discípulos para terem coragem. Apesar dos conflitos inevitáveis que enfrentamos, não estamos sozinhos. Jesus também não nos abandonará em nossos conflitos. Se nos lembrarmos de que a vitoria final já foi ganha, poderemos declarar a paz de Cristo nos tempos mais desagradáveis!
c)Romanos 8.7 “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser”.
Galatas 5.17 “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis”.
A Carne, quando se inclina para o pecado ela se torna inimiga de Deus. Paulo escreve as duas forças antagônicas (opostos e contrários), que estão lutando dentro de nós – o Espírito Santo e a nossa natureza pecaminosa (os iníquos desejos ou inclinações gerados pelo nosso corpo. Paulo não está dizendo que essas forças são iguais, pois o Espírito Santo é infinitamente mais poderoso. Porém, contando com nossa própria sabedoria, faremos escolhas erradas. Se tentarmos seguir o Espírito Santo apenas com nossos esforços humanos, fracassaremos. O único caminho para nos libertarmos de nossos desejos pecaminosos é por intermédio do poder recebido do Espírito Santo. Devemos nos considerar mortos e indiferentes à essa carne que só se inclina ao pecado.

4.NOSSAS ARMAS;
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas”.

Assim como Paulo, somos apenas frágeis seres humanos, mas não precisamos usar planos e métodos humanos para ganhar nossas batalhas. As poderosas armas de Deus estão disponíveis a nós quando lutamos contra as fortalezas do Diabo. O cristão deve escolher qual método usar – o de Deus ou o do mundo. Paulo nos assegura que as armas de Deus – a oração, a fé, a esperança, o amor, a Palavra de Deus e o Espírito Santo – são poderosas e efetivas (Ef 6.13-18). Essas armas podem vencer os argumentos humanos orgulhosos contra Deus e as paredes que Satanás constrói para impedir que as pessoas se encontrem com o Senhor. Quando lidamos com os argumentos orgulhosos que afastam as pessoas de um relacionamento com Cristo, podemos nos sentir tentados a usar nossos próprios métodos. Mas nada é capaz de vencer essas barreiras como as armas de Deus.
a)Apocalipse 12.11 “E eles o venceram pelo ‘sangue do Cordeiro’ e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte”.
O Sangue de Jesus, o derradeiro golpe atingiu Satanás quando o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, derramou o seu sangue pelos nossos pecados. A vitória foi conquistada através de sacrifícios – a morte de Cristo em nosso lugar, para pagar o preço de nossos pecados, e os sacrifícios que fazemos por causa de nossa fé nEle. Ao enfrentar a batalha contra Satanás não devemos temê-la ou tentá-la fugir dela, mas servir lealmente a Cristo que é o único que poderá nos trazer a vitoria (Rm 8.34-39).

b)Marcos 16.17,18 “E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome (Jesus), expulsarão demônios; falarão novas línguas; 17pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão”.
O nome de Jesus, todo o poder estar sobre o nome de Jesus. Não há e nunca haverá outro nome poderoso que através dele se faça sinais e prodígios – o nome de Jesus. O nome de Jesus nos fortalece como arma poderosa para enfrentar as lutas do dia em nossa jornada diária. Esse nome dar vigor ao cansando e abatido. Pois Ele levou sobre si todas as nossas enfermidades na cruz do calvário. É por isso que há poder em seu nome.
c)Efesios 6.17 “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito Santo, que é a Palavra de Deus”.
Hebreus 4.12 “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

A Palavra de Deus, não somente uma coleção de palavras que foram pronunciadas por Deus, é um veiculo para comunicar idéias; ela é viva, transforma vidas, e é dinâmica a medida que opera em nós. Comparada a precisão de corte do bisturi de um cirurgião, a Palavra de Deus revela quem somos e o que não somos. Ela penetra o centro de nossa vida moral e espiritual. Discerne o que está dentro de nós, tanto o bem como o mal. As exigências da Palavra de Deus requerem decisões. Não devemos apenas ouvir a Palavra; devemos permitir que ela molde a nossa vida.
d)Efesios 6.18 “Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos”.

Romanos 12.12 “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”.
Colossenses 4.2 “Perseverai em oração, velando nela com ação de graças”.

A Oração, é a chave de nossa vitória. Venceremos as lutas através da oração. Ela é o estopim – a munição de vencer a luta e obter a nossa vitória, a oração se torna reserva em nossa vida.
Você já se cansou de orar por algo ou alguém? Paulo diz que devemos “perseverar” na oração e “vigiar”. A nossa persistência é uma expressão da fé que temos de que Deus responde as nossas orações. A fé não deve morrer, mesmo que as respostas venham lentamente, porque a demora pode ser o modo de Deus realizar a sua vontade em nossa vida. Quando você se sentir cansado de orar, saiba que Deus está presente, sempre ouvindo, sempre respondendo – talvez não do modo que esperamos, mas do modo que Ele julga para cada um de nós. Deus atende ao crente que ora com confiança.
Seremos mais que vencedor diante de todas as lutas que passamos nessa vida. O Senhor luta por você , e depois você ainda recebe todas as glorias da vitória. Que privilegio para nós! Você entra na guerra, Deus luta por você e quem ganha à fama é você. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou (Rm 8.37). Amém.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.