Subscribe:

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

ESCRAVO DO PECADO


                                                        ESCRAVO DO PECADO

Jesus respondeu: Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.” (João 8:34)

O pecado causa a separação de Deus, pois é a transgressão de suas leis. (Ver: 1 Jo 3:4) Uma característica muito marcante do pecado é o prazer momentâneo que ele causa nos seus praticantes. Por isso o ato de pecar é sempre tão fácil de ser praticado, traz sentimentos de falsa alegria e satisfação. Porém, as consequências são sempre ruins e inevitáveis. Por mais que as pessoas tenham consciência de estarem pecando e de que isso lhes trará males, elas não conseguem se libertar de algumas práticas com facilidade.

BATALHA ESPIRITUAL CONTRA O PECADO 

“Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” (Romanos 6:16)

O pecado causa um jugo, uma ESCRAVIDÃO ESPIRITUAL, ou seja, nos tornamos servos das práticas pecaminosas. As maiores consequências são sentidas na alma, tais como: depressões, problemas psicológicos, desânimo, apatia, problemas em várias áreas da vida (Ver At 8:23). Esses sintomas também acabam por atingir o corpo físico, podendo gerar doenças. Muitas pessoas se quer imaginam que a causa desses problemas sejam o pecado. São muitas as consequências de pecar, pois tudo aquilo que plantamos, certamente haveremos de colher. (Gl 6:7)

Para nos libertarmos desse jugo de escravidão, travamos uma batalha ferrenha, que acontece no campo espiritual, onde mente e coração são bombardeados com pensamentos, desejos carnais, memórias e várias setas inflamadas lançadas por Satanás. Nosso campo de batalha não é físico, por mais que a maioria dos pecados sejam cometidos fisicamente e não na mente, é nela que o pecado nasce, daí a dificuldade em lutarmos. Satanás tenta a todo custo fazer com que o crente desista da fé, fique fraco e continue a dar lugar à carne e praticar o mal para si e para os outros.

LIBERTAÇÃO ESPIRITUAL

Apesar de sermos tentados todos os dias, temos em Cristo a garantia da liberdade desse jugo de escravidão. 
“Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios. Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.” (Is 42:6,7)

A libertação é:

• Proclamada por Cristo: "O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;" (Is 61:1)

• Instrumentalizada pela verdade: “Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (Jo 8:32

• Outorgada pela nova lei do Espírito: “Porque a lei do espírito de vida, em Cristo Jesus, livrou-me da lei do pecado e da morte.” (Rm 8:2)

 Incluirá a criação: “Na esperança de que também a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glórias dos filhos de Deus.” (Rm 8:21

• Garantida pela presença do Espírito: “Ora, o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade” (2 Co 3:17)

• Prometida aos crentes“Não veio sobre vós tentação, senão humana. E fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o escape, para que possais suportar” (1 Cor 10:13

Precisamos ter em mente que mesmo estando sob a graça, sempre estaremos sendo tentados, nossa luta é diária, por isso não podemos vacilar um minuto, devemos estar sempre em vigilância. (Ver Mt 26:411 Ts 5:17)

DEVEMOS NOS REVESTIR DA ARMADURA DE DEUS (Efésios 6:13)

A armadura se resume em SANTIDADE: OBEDIÊNCIA, ORAÇÃO, LEITURA E MEDITAÇÃO DA PALAVRA, FÉ e CONSTANTE COMUNHÃO COM DEUS E O ESPÍRITO SANTO. 

"Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação. Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." (Rm 6:17-23)

Busque se libertar das práticas pecaminosas e que desagradam ao Senhor, busquem ser santos como o Senhor é! Não seja escravo da sua carne, do pecado e dos males gerados por ele. Creia sempre em Jesus e no seu poder libertador! 

“Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” (Gálatas 5:1)

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.