Subscribe:

quarta-feira, 10 de julho de 2019

DEUS DE PROVIDÊNCIA


                                                         DEUS DE PROVIDÊNCIA
II Samuel 16:12
Este talvez seja um momento especialmente difícil para muitos em nosso derredor, um momento onde a crise tem sido citada em muitas conversas – crise financeira, social, nos relacionamentos, na saúde física e emocional. Toda pessoa, em sua caminhada por esta terra, uma hora se depara com algum tipo de dificuldade.
A Palavra de Deus mostra que no lugar onde estamos inseridos, independente das circunstâncias, o Senhor pode fazer com que a vontade dele se estabeleça em nossas vidas. O livro de Rute conta uma história com começo triste, mas um final feliz. Essa é uma história que mostra a providência divina em meio às adversidades e tristezas.
1. Ele tem consolo – Rt.1:17.
Embora este versículo tenha sido usado muitas vezes em casamento, ele apresenta a fala de uma nora para sua sogra, Rute declarando a sua aliança para com Noemi. Depois das perdas familiares, Deus usou de benevolência com a viúva Noemi e lhe consolou por meio do zelo e amor de Rute.
A benevolência é uma combinação de amor e lealdade, que une ação e sentimento. Rute jurou acompanhar Noemi, renunciando sua própria família e religião. Essa atitude mostrou à Noemi que Deus é bom e misericordioso e estava com ela (Sl.118:7).
2. Ele tem sustento – Rt.1:6
Rute e Noemi estavam vivendo a experiência recorrente da dificuldade para se alimentar e se manter. Mas Deus providenciou o sustento na terra de Noemi e ela decidiu voltar para casa. Neste cenário Deus permite que Rute conheça Boaz, um homem rico, influente e honrado, além de ser um benfeitor generoso. Esse encontro não foi obra do acaso, a escolha do campo para rebuscar espigas não foi planejada e nem previsto por ela (Rt.2:7-8).
A provisão que Deus tem para a nossa vida é multiplicada. Ele é quem abre portas a fim de suprir a nossa necessidade. Precisamos nos manter firmes, independente das circunstâncias, o nosso coração deve confiar que aquele que tem a promessa é fiel e justo para cumprir (Rt.2:15-19).
3. Ele substitui a tristeza por alegria – Rt.2:20
Boaz era o parente mais próximo de Noemi, portanto, cabia a ele defender os interesses e propriedade de Noemi em tempos de crise. Por ser parente de Elimeleque, Boaz poderia servir de remidor, tendo o direito e a responsabilidade de resgatar a herança perdida, e isso incluía o cuidado com a viúva. Boaz tinha todos os requisitos para isso: era parente de sangue, tinha condições de pagar o preço e estava disposto a resgatar Noemi e Rute.
Noemi e Rute tinham passado por várias perdas, e é natural nestes casos que se sentissem tristes e desamparadas. Mas Deus trouxe em Boaz a condição da restauração em todas as áreas. Boaz se propõe a cuidar delas, casando com Rute (Rt.4:9-10).
Desse casamento aconteceu algo maior ainda, Noemi pode então receber um neto – seus filhos tinham morrido sem deixar descendentes. Toda amargura e tristeza foram arrancados de seu coração com a chegada daquela criança (Rt.4:15-16).
Deus usou a aflição de Noemi e Rute para lhes dar uma grande honra. Uma mulher já de idade avançada, viúva e sem filhos experimenta por meio da fidelidade de sua nora e também de seu parente chegado a alegria de ter um neto em seus braços, como um rebento de oliveira que havia brotado.
Por outro lado, uma mulher moabita, descendente de um povo que não agradava o coração de Deus, também viúva e em terra estranha à sua, recebe como um prêmio de sua fidelidade a oportunidade de ter sua sorte mudada e ainda, de fazer parte da linhagem daquele que viria a ser o nosso Salvador – Jesus Cristo.
Mt.1:5-6; 15-16 – Este texto mostra a genealogia de Jesus Cristo, por intermédio de Noemi, Rute e Boaz – são valores que fazem toda a diferença. Pessoas que se posicionaram segundo os preceitos de Deus e por isso se mantiveram na rota que o Senhor tinha estabelecido para eles. Você pode também se posicionar no dia de hoje e decidir fazer parte da família de Jesus Cristo, lhe aceitando como o Senhor e Salvador. Ele é o remidor por excelência que pode mudar a sua história.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.