Subscribe:

domingo, 12 de maio de 2019

AMOR DE MÃE


                                                                 AMOR DE MÃE
Paz de Cristo a todas as pessoas aqui presentes, dia 12 de maio de 2019 é um dia especial, diferente dos demais, um dia que separamos para trazermos a lembrança o fato que nós somos filhos de uma pessoa muito especial, de uma mulher que ao gerar filhos e dar a luz pode obter o titulo de “Mãe”. E para compreendermos melhor esse titulo convido você ler o texto de Gênesis 3:20 E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos. (ARA)
Este texto bíblico nos mostra a origem da palavra “Mãe”, em um contexto de queda e desgraça humana acontece à nomenclatura da primeira mulher da história da humanidade, Adão e não Deus dá o nome à mulher, este por sua vez a chama de Eva, ou Chavvah – significa “vida”, “vivendo” isto é “mãe de todos os viventes”. Este nome não foi dado ao acaso, mas foi uma demonstração de fé e esperança com base no texto bíblico de Gn 3.15 onde reconhecemos o proto-evangelho do Cristo que haveria de vir, neste texto de gn 3.15 vemos a primeira promessa de um redentor, Adão creu na promessa e nomeou sua mulher de Eva por considerar que através de sua capacidade e benção de Deus em gerar filhos seria a progenitora do Redentor e assim foi.
A ideia da pessoa chamada Mãe nasceu no coração de Deus, a qual passou a existir a partir da criação da mulher ainda no jardim do éden, Deus ao criar a mulher colocou nela algo que o homem nunca será capais de fazer-Gerar filhos, É isso mesmo não há e espero que nunca chegue a existir uma forma em que a ciência consiga alterar a origem do ser, ao ponto de capacitar um homem a gerar em seu interior uma criança, esta dádiva foi dada por Deus ás mulheres, por mais que elas queiram nunca, jamais serão iguais aos homens, justamente por este motivo singular elas possuem o dom de gerar filhos, esta é uma característica do plano de Deus Gn1.28, Gerar um filho é gerar de alguma forma a VIDA, Deus deposita na mulher uma fagulha do poder criador. A mulher da qual nos referimos é a Mãe de todos os seres viventes do mundo, seja qual for seu aspecto físico, cor dos olhos, da pele, formato do rosto, cor e tipo de cabelos, em Eva não se tem várias nações se tem na verdade uma única família, você e eu somos descendentes de Eva. Com esta mulher algo diferente acontece, nós hoje chamamos de Mãe aquela que gerou e deu a luz á filhos, mas Eva antes de ser efetivamente uma Mãe ela foi chamada de Mãe, ela foi a primeira a sofrer as dores de parto, foi a primeira a ter o privilégio de gerar filhos.
A falta deste privilégio no Oriente antigo podia se tornar em maldição e desgraça, porque a falta de filhos sempre foi vista como calamidade lembre-nos de algumas Mães para melhor entendermos este titulo (MÂE):
Sara esposa de Abraão e Mãe de Isaque, Esta mulher teve um Marido muito abençoado o qual compreendeu a importância de um filho, em Gn 12.1-3 temos a narração da tão conhecida promessa de Deus, promessa que envolvia prosperidade e reconhecimento, mas o que mais atraiu a atenção deste homem foi o que era mais importante para Sara sua esposa, a promessa de um filho gerado por Ela, perceba que quando Deus chama Abrão, Ele afirma: V2 = “de ti farei uma grande nação”, para que essa promessa pudesse se cumprir era preciso ter filhos. Como ser uma grande nação sem um filho sequer? Esse é o principal motivo pelo qual Abrão se dispõe a sair de suas próprias terras que lhe eram de direito, saiu de sua casa e do meio de seus irmãos, parentes e amigos deixando uma verdadeira riqueza para traz, mas ele ainda era muito rico (Gn 12. 5b) tudo que se podia carregar juntamente com seus empregados (escravos) ele levou consigo, apesar de sua riqueza Abrão e Sara não possuíam nem um herdeiro e isso lhes era muito penoso, motivo de vergonha e humilhação em meio aquela sociedade, é neste ambiente que se encontrava a promessa de Deus, é a este Casal constrangido e envergonhado por não ter nem um filho que Deus faz a promessa de uma grande nação. Apesar de sua avançada idade Sara foi capaz com a benção de Deus de gerar o tão famoso filho da Promessa, Isaque, esta façanha ganha destaque no capitulo da fé em hebreus 11.
Aplicação: Que os maridos de Hoje possam compreender e contribuir para que suas esposas sejam abençoadas com a dádiva de gerar filhos. Existe muitas maneiras para tal, lembro-me de uma ocasião onde um casal com dificuldades de geral filhos estavam diante nós ali Deus falou-lhes de maneira simples, mas eficientemente, o recado de Deus para eles foi o seguinte, o Homem deveria sempre em suas orações antes de dormir colocar a mão sobre a barriga da esposa e orar por ela pedindo a benção de um filho, hoje esta mulher esta grávida de exatos 7 meses, com apenas dois meses de oração o tão sonhado filho foi fecundado sem qualquer ajuda médica, os maridos podem e devem abençoar sua esposas em o nome de Jesus para que sejam Mães felizes e prosperas.
Em Exodo 2.2-3 encontramos outra Mãe que merece destaque é Joquebede = yawked= seu nome significa “Javé é a Glória”, esta foi a Mãe do grande libertador do povo hebreu da escravidão do Egito, esta foi à mãe de Moisés. No vs 3 essa mãe com o intento de preservar o filho o colocou em um cesto e o deixou nas águas do rio Nilo, opa! espere um pouco, como preservar a vida de uma criança abandonando-o em um rio? O que parece um ato displicente, ilógico e segundo as leis do Brasil- tentativa de assassinato, essa mulher na verdade teve um ato de fé grandioso, Joquebede depositou aos cuidados de Deus a vida, a integridade, o futuro de seu amado filho quando o deixou nas águas do rio Nilo, o resultado não poderia ser diferente, Deus honrou sua fé fazendo com que Ela mesma agora com a proteção e provisão da filha de faraó criar seu filho, os que antes tinham a intenção de mata-lo agora aos cuidados de Deus ele recebe a proteção do rei do Egito e o Amor de uma mãe possuidora de uma grandiosa fé.
Aplicação: Todas as mães Cristãs de nossos dias imitam o exemplo de joquebede em confiar a proteção de seus filhos a Deus, as que não são cristãs devem confiar seus filhos aos cuidados de Deus. E com certeza muitas mães fizeram como tal, esconderam seus filhos do mal e depositaram-nos aos cuidados e proteção do Senhor em oração. Hoje neste dia podemos inverter um pouco as coisas e os filhos vão poder orar e colocar suas Mães sobre os cuidados e proteção do Senhor. Façamos isso com fé.
I Samuel 1.10-18 encontramos Ana a mãe de Samuel, seu nome significa: channah – Graça, esta era estéril, mas ao clamar a Deus por essa causa derramou-se por completo aos pés de Deus, o Senhor a ouviu e concedeu o filho que ela tanto clamava, mas veja o detalhe no VS 18 no final a bíblia diz que Ana já não estava com a feição triste, ela creu na providência do Senhor mesmo antes de ver a concretização de sua petição ela fez um voto (VS 11) o qual seu filho seria do senhor, ela afirma “ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida”, veja que interessante, como ela poderia decidir sobre a vida e a escolha de seu filho, ou melhor de seu futuro filho, todas as mães desejam e trabalham incessantemente para que seu filho (a) se torne um bom cidadão para a sociedade e quando se fala de uma mãe religiosa e de fé esta não mede esforços para que seu filho (a) seja em primeiro lugar um cidadão dos céus. Com a benção de Deus Ana veio a ser Mãe e o seu opróbrio e vergonha foram para sempre retirados, mas não foi só isso, seu filho Samuel veio a se tornar um dos profetas mais notórios da bíblia e o mais importante de sua época como cidadão de Israel e dos céus.
Aplicação: As mães Cristãs em geral dedicam seus filhos ao Senhor, e ao fazerem isso estão trazendo para seus filhos o que há de melhor da parte de Deus para eles, as que não são cristãs podem e devem fazer o mesmo, esta é a melhor maneira de programar um futuro regado por Deus na vida de seu filho. Mas o que os filhos podem fazer a esse respeito, ora podemos como filhos fazer para nossas mães o que elas sempre procuram fazer por nós, simplesmente o melhor possível, hora qual mãe aqui presente não se desdobrou para ver seus filhos bem e serem reconhecidos pelas pessoas como bons filhos, assim façamos o melhor para com nossas mães e nos esforcemos para a todo custo demonstrar para a sociedade que esta, ou seja, a minha Mãe é a melhor de todas é literalmente o meu presente de Deus. Façamos tal coisa com extrema dedicação e amor genuíno.
Já que estamos falando de fazer o melhor para nossas Mães precisamos de um exemplo bíblico competente nesta área, e não poderíamos deixar o maior exemplo fora desta reflexão de homenagem as Mães afinal JESUS é exemplo em tudo, veremos duas ocasiões onde vemos o carinho e preocupação de Jesus com as mães:
Vamos ler o texto de Lucas 7.11-15 onde diz:
Luc 7:11 Em dia subseqüente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão.
Luc 7:12 Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela.
Luc 7:13 Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores!
Luc 7:14 Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te!
Luc 7:15 Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe.

O Senhor Jesus ao ver o sofrimento daquela mulher sentiu-se condoído, Jesus sendo Deus e sabedor de que aquela mulher ao oitavo dia como de costume entre os Judeus havia dedicado aquela criança ao Senhor, sentiu na pele o sofrimento daquela Mãe, posso dizer lhes que sua oniciência o fez visualizar o sofrimento de sua Mãe quando ele fosse morto naquela Cruz, Jesus sabia também que no momento não havia mais ninguém que pudesse ajudar aquela mulher, ela não tinha marido e o único que podia ajuda-la a ter uma vida mais digna estava naquele caixão sendo levado para a sepultura, Jesus vê o coração daquela mulher e contempla o grande amor por seu filho que agora se tornara motivo de seu sofrimento, Jesus então diz: Não chores ! mas sem êxito resolve parar o cortejo fúnebre, coisa que ninguém ousaria fazer, se aproxima toca no esquife e da uma ordem: Jovem, eu te mando: levanta-te! Após a ressurreição do Jovem Jesus o entrega para sua Mãe, fazendo com que a tristeza se transforme em alegria, a esperança que havia morrido agora vive, Perceba irmão que Jesus não estava nesta ocasião preocupado com o morto, mas sim com a Mãe daquele Jovem, o que moveu o coração do mestre naquele momento foi o amor daquela Mãe por seu filho, Jesus sabe reconhecer o amor verdadeiro de uma Mãe fazendo com que as orações mais poderosas sejam de um coração que deseja sempre o melhor para com os seus esse coração só podia ser um coração de Mãe.
Outra ocasião importante para nós esta noite esta narrada no texto de João 19.25- 30 (26-27) onde diz:
E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.
Joã 19:28 Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!
Joã 19:29 Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca.
Joã 19:30 Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

A situação da Mãe de Jesus era semelhante ao da viúva da cidade de Naim, não temos uma informação clara mas tudo indica que José nessa época já era falecido, Maria então era viúva, e como de costume o filho primogênito herdava a responsabilidade de cuidar da mãe e dos irmão menores, o caso de Maria não era muito diferente, ela tinha outros filhos mas nem um deles até aquele momento haviam crido na messianidade de Jesus, na verdade seus irmãos o tinham como lunático, mas Maria sempre soube do haveria de passar, já na ocasião de apresentação de Jesus no templo Simeão diz em Lucas 2.34-35, “34 Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição 35 (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações”
Ela sabia que haveria de sofrer muito pela perca de seu filho, sabia que seu filho deveria morrer, ( isto me lembra uma matéria publicada no Portal IAP, onde trata do anencéfalo, no artigo se faz menção do ultimo dia 12 de abril quando o Supremo Tribunal Federal aprovou a lei onde permite retirar o feto antes do tempo matando o feto que segundo a ciência terá poucas horas de vida e certamente morrerá, vemos que Maria se torna um exemplo de amor incondicional porque ela semelhantemente com essas mães de bebês anencéfalos sabem que seu filho vai morrer, mas elas não recusaram ser mãe, assim como esta no artigo,quero descrever aqui hoje um testemunho de uma mulher que afirma: “Ele nasceu às 13:15h do dia 09.07.2002, foi registrado como um cidadão brasileiro e faleceu às 11:25h do dia 10.07.2002. Tive a oportunidade de segurá-lo no colo e me despedir dele. Hoje trago uma linda e real lembrança de uma gravidez que teve algumas dificuldades intrínsecas à situação, mas que me trouxe muitos benefícios enquanto pessoa humana e meu deu uma grande alegria: a de ser mãe. Sou mãe do Thalles, vivo ou morto, bonito ou feio, presente ou ausente.” Janaína da Silva Serra.
Essa mulher assim como Maria nunca desistiu de amar seu filho, ser mãe e ser a pessoa a qual detém o maior e mais perfeito amor que se pode contemplar na terra entre as pessoas, pois vemos que até mesmo no momento da crucificação ali estava a Mãe de Jesus ao lado de seu filho.

E é neste momento que vemos de maneira extremamente clara a preocupação de Jesus para com sua mãe, nosso mestre não partiu deste mundo antes de providenciar o cuidado necessário para que sua mãe não fosse desprezada pela sociedade machista daquela época, Jesus determina de maneira impar ao seu mais amado discípulo que o mesmo cuidasse de sua Mãe, este é um cuidado exemplar, os filhos nos dias de hoje por muitas vezes desprezam e despejam suas mães em algum asilo, temos na realidade de hoje mães das mais variadas idades todas elas merecem e são dignas de homenagem, nossas mães mais idosas não querem só cadeira de balanço, elas querem e tem o direito e porque não dizer a necessidade de carinho e cuidado.
Conclusão:
Acabamos de ver o cuidado de Jesus para com sua Mãe, vamos procurar imita-lo também neste sentido cuidemos, amemos, respeitemos, e dediquemos a elas o nosso melhor, oremos a Deus por elas, e uma coisa que pouco é dito nos dias das mães é o fato de que as mães precisam também do carinho, amor reconhecimento e oração do esposo.

APELO:
1. Valorize sua mãe, pois foi uma invenção de Deus.
2. Respeite sua mãe, pois ela é um presente e fruto da misericórdia de Deus, em sua vida.
3. Ame sua mãe, pois ela deu à luz, gerou vida e você é prova disso.
4. Cuide de sua Mãe, pois é o que Cristo faria.
Mães quero que saibam de uma coisa JESUS é o único que sabe valoriza-las como vocês realmente merecem, os filhos podem ama-las com todas as forças mas esse amor nunca alcançará o amor de Deus por você.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.