Subscribe:

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

CONQUISTANDO A AUTOESTIMA


                                               CONQUISTANDO A AUTOESTIMA
Mateus 19:19 “honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Oremos ao Pai:
“Senhor Jesus, este momento é o mais importante e especial da nossa vida; é a hora em que o ser humano, o homem, o eleito, o escolhido, a santa de Deus, prostra-se diante do Pai com ouvidos de ovelha, para, atentamente, receber os ensinamentos dos céus, mas, também, para alimentar o seu espírito pelo estudo da Palavra. Senhor, que privilégio que Tu me dás, há quase trinta anos, dia após dia, milhares e milhares de horas de oração, milhares e milhares de horas de púlpito, milhares e milhares de reuniões, celebrações. Oh! Deus, a honra, o louvor e a Glória Te pertencem. E assim, usa-me, Deus, como Profeta nesta hora, para guiar a Tua Igreja. Usa-me como Pastor para apascentar as ovelhas, usa-me como mestre para ensinar a Tua Igreja, e como Evangelista para jogar fogo no coração das pessoas, e como Apóstolo, Senhor, para que eu possa governar com a Tua sabedoria a vida da Igreja e do Teu rebanho, em nome de Jesus. Que todo povo de Deus diga: Amém! Graças a Deus”.
Começamos aprendendo o significado da palavra sucesso, quando eu disse que sucesso não era ter o corpo do Arnold Schwarzenegger, a alma da Madre Tereza e a beleza de Gisele Bündchen ou o dinheiro de Bill Gates. Mostrei que sucesso é uma jornada de vida, e vimos que o sucesso depende exatamente daquilo que está no nosso coração, daquilo que desejamos fazer, daquilo que é a nossa atitude de vida.
Falei que a atitude é a maior decisão, é quando tu te recusas a parar, é quando não aceitas estar estagnado, é quando sabes que a tua atitude nesta jornada de vida determina como vais chegar.
O segundo segredo é a persistência. É aquela atitude de vida que, mesmo quando tudo parece insolúvel, mesmo quando parece que a derrota é inevitável, ainda continuamos lutando. Persistência é quando tu nunca retrocedes perante as adversidades, é saber que entre a promessa e a provisão de Deus há um caminho e nesse caminho não pode haver desistências.
Jesus ensinou a regra áurea da questão da persistência quando disse: “Quem colocar a mão no arado e olhar para trás não é apto para o reino”.
Mostrei aquele célebre discurso do primeiro-ministro da Inglaterra Winston Churchill, quando na segunda guerra mundial ele foi convidado para ser o orador de uma grande platéia, e todos esperavam um discurso de três, quatro horas, ele se levantou e disse: “Não desistas”! Três minutos depois ele disse: “Não desistas”! E mais três minutos depois ele disse: “Nunca desistas”! Essas três palavras mudaram o estado de espírito da Inglaterra e do mundo no caos da guerra.
Vimos que a persistência produz o sucesso, e disse, também, que a persistência, quando não existe, os sonhos se tornam apenas ilusões.
Hoje, eu preciso te falar da auto-estima, o terceiro segredo.
O que significa auto-estima?
Existem muitos livros que falam sobre como mudar a sua auto-estima, mas para conheceres um fato, precisas conhecer a respeito desse fato dentro daquilo que a Bíblia ensina. Então, auto-estima é aquilo que tu pensas e sentes a teu respeito. Agora, eu pergunto a ti: tu gostas de ti? Quem és tu? Tu gostas do teu corpo? Tu gostas do teu marido? Da tua mulher? Dos teus filhos? Se, por alguma circunstância mística, sobrenatural, tu pudesses voltar a ser uma pessoa solteira, tu casarias com a mesma pessoa? São perguntas que eu preciso te fazer porque vamos fazer a abordagem sobre isso. Tu amas a Deus? Tu amas alguém nesta Terra? Tu gostas do teu trabalho? Tu gostas de pensar no teu futuro? Será que tu gostarias de ser outra pessoa e não esta que tu és? Bons estudos e estatísticas dizem que setenta por cento das pessoas gostariam de ser outra pessoa que elas imaginam.
Então, o que tu sentes e vais sentir a partir de hoje a teu respeito, vai determinar a resposta que tu darás a essas questões que eu vou apresentando durante a mensagem. Aquilo que tu sentes a teu respeito quanto à questão espiritual, emocional e financeira, vai determinar o futuro que tu terás.
Agora, tu aprendeste algo novo: a auto-estima é aquilo que pensas e aquilo que crês e que sentes a teu respeito.
Começa aqui o entendimento bíblico do que é auto-estima, porque tu deves sentir amor por ti, tu precisas gostar de ti. Para poderes amar outras pessoas é necessário que te ames primeiro.
Na questão do sucesso, tudo passa pela forma como te vês, pela forma como te sentes a teu respeito e pela forma como te amas ou não te amas.
A pergunta volta: Quem és tu? Quando tu te olhas no espelho, o que vês? Tu vês beleza ou miséria? Tu vês esperança ou derrota? Tu vês alegria ou tristeza? O que vês? Como tu te vês? No livro de Números, quando Deus pede a Moisés que mande doze espias à Terra Prometida, para a espiarem e confirmarem tudo aquilo que Deus havia prometido, dez voltaram com uma auto-estima abalada, zero. Eles disseram em Números 13:33: “vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos”.
Deus escolheu, através de Moisés, os príncipes, os mais poderosos daquele grupo de três milhões de pessoas para irem checar a terra que Deus disse: “É vossa! de qualquer forma será sempre vossa”! Dois deles, Josué e Calebe disseram: “Nós vamos ganhar, vamos entrar”, porque eles tinham uma boa auto-estima, uma auto-estima positiva, mas dez deles disseram: “Olha, somos literalmente gafanhotos”…
Vivemos em uma sociedade de competição, vivemos numa sociedade de dificuldades, vivemos numa sociedade de choque, vivemos numa sociedade de tantos perfis que, se tu não começares a te olhar conforme o que eu te ensino e a te veres e a sentires como Deus diz que és, tu, possivelmente, vais te sentir um gafanhoto. Sabes por quê? Porque é assim que a igreja tradicional legalista joga sobre os ombros das pessoas. Todo mundo que tu vês nas televisões, ouves nas rádios, expressam uma falsa humildade, dizendo: “Eu sou o pó desta terra, eu não valho nada, eu sou um miserável, eu sou um cabeça-dura, eu sou um vaso quebrado”. Deus, Tu Te agradas disso? E Deus disse: “Não! Eu não fiz filhos para a derrota, Eu não criei pessoas a minha imagem e semelhança para, agora, se acharem como gafanhotos”.
Então, como te vês?
A única coisa que tu podes mudar neste mundo és tu mesmo. Há pessoas que mudaram o mundo, embora não fossem capazes de mudar a si mesmas. Falei aqui na primeira reunião desses segredos. Alexandre, O Grande, o grande conquistador romano, foi capaz de mudar o mundo. Aos trinta e três anos de idade contraiu sífilis e morreu na flor da sua juventude. Ele mudou o mundo, mas não se mudou a si mesmo.
Amado(a), não te vejas pequeno! Não te vejas fraco! Não te vejas incapaz! Tu não podes mudar o governo, tu não podes mudar o sistema, mas tu podes mudar a ti mesmo. Começa a te ver, hoje, como um vencedor. Tu és filho do Deus Todo-Poderoso! Diz: “Eu creio nessa Palavra!”
Então, quem és tu?
Amado(a), não é o que tu fazes. Não estou perguntando se tu és professor, se és engenheiro, se és médico, se és comerciante. Estou perguntando quem és tu? Por que eu preciso ir fundo nesse assunto? Porque há muitas pessoas que perdem o contato consigo mesmas. Há muitas pessoas que perdem o contato com o seu marido, com a sua esposa, com os seus filhos. As estatísticas dizem que os pais, normalmente, dedicam cerca de cinco minutos por dia aos seus filhos. Nos Estados Unidos, a média é de quarenta e dois segundos por dia, e as estações de televisão, com as suas novelas, conseguem prender os filhos cinco, seis horas por dia, enquanto os pais dedicam apenas cinco minutos por dia, e em outras sociedades, muito menos.
Não ignores esse assunto que o Espírito está trazendo. Tu és a pessoa mais importante da vida. Não percas o controle sobre a tua vida, não percas o contato contigo mesmo.
Tu sabes que há pessoas que perdem o controle do seu peso? Há pessoas que dizem: “Esta semana eu vou começar um regime, vou perder vinte, dez, cinco quilos”, e perdem o contato consigo mesmas, não conseguem controlar o seu peso. Isso é falta de auto-estima. Há muito boas pessoas que perdem tempo e não se qualificam para o trabalho. Falta-lhes auto-estima. Há pessoas que não crescem como pessoas, não crescem como profissionais e vivem acovardadas. Não tenhas medo da vida nem de ninguém! Não te acomodes! Deus tem um destino grande e poderoso para cada um de nós!
Muitas pessoas, ao perderem o contato consigo mesmas, estão se traindo, estão se enganando. Às vezes, encorajo as pessoas na Igreja e digo: tu precisas voltar a estudar! E as pessoas se traem. A primeira coisa que dizem é: “mas eu já sou velho.” Amado(a), nunca é tarde para sermos o que desejamos ser. Nunca é tarde para sermos aquilo que desejamos ser. “Ah! Mas eu já tenho sessenta anos. O senhor acha que eu vou voltar a estudar?” Acho! Se tu tiveres auto-estima, se amares a ti mesmo, vais recomeçar a tua vida a qualquer momento. Outras pessoas vivem numa avalanche de atividades e se esquecem de si mesmas. Sou PhD neste assunto. Durante muitos anos da minha vida, mais de quatorze ou quinze anos da minha vida não vi os meus filhos crescerem porque estava numa avalanche de atividades. Graças a Deus, estava ocupado com a coisa certa. Tenho milhares de horas de mensagens, milhares de horas de oração, milhares de horas de reuniões, milhares de centenas e centenas de horas de avião, de um lado para o outro do mundo, para cá, para lá, fazendo a obra do Senhor, mas, muitas vezes, esqueci de mim. E, quando a pessoa se esquece de si, as emoções ficam feridas, levanta-se um espírito de crítica, de apatia, de falta, de esperança e desaparece o otimismo; a pessoa se sente frustrada. Sabes por quê? Porque ela se esqueceu de si mesma.
Então, Jesus vem e põe os pontos nos “is” e os traços nos “tes”. Ele diz: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Amado(a), temos que, primeiro, sentir amor por nós, porque, se eu me olhar no espelho e me vir como gafanhoto, miserável e quiser ter o corpo do Arnold Schwarzenegger, estou dizendo: Miguel, eu não te amo! Esquece! Tu não podes dar amor, se não tens amor por ti mesmo. Quantas vezes um filho mendiga um beijo de um pai, de uma mãe, que não têm capacidade de dar porque não receberam o amor lá atrás.
Nós estamos aqui para ver mudanças. E, se a Igreja não proporciona esse tipo de encorajamento, os consultórios dos analistas, dos psicanalistas, dos psiquiatras ficarão cheios de pessoas com problemas emocionais, e muitos até em busca de uma ajuda para impedir um ato de suicídio.
Deus nos deu um destino divino nesta Terra. Deus desenhou na Bíblia Sagrada algo que Ele quer que nós sejamos, que façamos e que tenhamos. Tudo começa com o que? Com a auto-estima: aquilo que eu penso a meu respeito.
Quem és tu, quando te olhas no espelho?
A falta de auto-estima obriga as pessoas a usarem uma máscara para mostrarem aquilo que não são. Quantas mulheres vivem agredidas dentro de casa, esbofeteadas, e usam uma máscara, uma persona, que, quando estão em público, fingem que tudo está bem. Quando chegam a casa, tiram a máscara e é choro por todo o lado. Quantos filhos foram abusados sexualmente por pais, por tios, e são obrigados a usar uma máscara e saem para a escola sorrindo e, quando chegam a casa, estão dentro do inferno. Quantas palavras agressivas com filhos. Os nossos filhos são a nossa herança, precisamos ter cuidado com aquilo que se diz, com aquilo que se gera no coração de um filho, enquanto criança, porque, às vezes, há pais que não sabem controlar a sua língua com seus filhos. Eu me recordo de uma ilustração de um pai que ficou aguardando a sua filha na porta de casa. A filha havia ido a uma festa e chegou quatro horas da manhã, e o pai a recebe e diz: “Isso são horas? Bom dia filha do diabo”! A menina abaixou a cabeça e disse: “Bom dia, papai”! Compreendeste? “Bom dia filha do diabo!” “Bom dia, papai!”
A auto-estima é quando tu te amas a ti mesmo, é quando tu amas a vida, é quando tu te sentes em paz com Deus, é quando tu conheces o teu destino divino nesta Terra, é quando tu acreditas que és o que a Bíblia diz de ti.
“Apóstolo, eu vivi anos com uma auto-estima negativa, zerada. Quem provoca em mim, quem gera em mim uma boa auto-estima”? Jesus! Ele é o único que cura o coração quebrado, que transforma lágrimas em triunfo, que transforma o caos em beleza, o pecador num santo, que faz a pessoa vermelha como o escarlate tornar-se alva como a neve.
Vejamos o que diz Isaías 1:18: “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã”.
Jesus é o que restaura o casamento arruinado, é o que restaura os negócios falidos, é o que transforma o impossível de uma crise numa vida cheia de glória, é o único que liberta das drogas, da bebida, do fumo, da dependência química, é o único que liberta o homem da dependência de distorções sexuais, é o único que pode dar vida em abundância, é o único que é Senhor. Isso é uma verdade na Igreja, porque muitas pessoas chegaram aqui quebradas, arruinadas, em pavor, se escondendo atrás de máscaras, mas, porque se sentiram amadas como eram, receberam a Graça maravilhosa do altar, são pessoas novas, curadas, são novas em Cristo Jesus! Eu sou um deles.
Então, quem não tem auto-estima boa, elevada, para cima, gerada por Jesus, normalmente sente três medos na vida. O primeiro medo é da rejeição. Muitas pessoas sentem medo de serem rejeitadas pelo marido, pela esposa, pela comunidade, porque, na realidade, são pessoas que foram rejeitadas no ventre de suas mães. Quando aquela mãe engravidou e disse: “Eu não quero ter essa criança”! O filho, o feto, recebeu a vibração negativa que a mãe não queria que ele nascesse.“Quem sabe ainda vou abortar essa criança”. O feto sentiu isso tudo. E essa criança, quando nasce, se torna uma pessoa rejeitada. Ela se auto-rejeita, porque a sua auto-estima é baixa.
Eu volto a dizer: ama teus filhos, cria-os com carinho, abraça-os com força, ama o teu cônjuge, a tua mulher, o teu marido, para que saibas que és amado, para que os teus filhos possam ver o amor entre o pai e a mãe e, depois, quando eles casarem, vão poder ser isso que eles estão vendo em ti. Filhos só dão o que recebem dos pais. Se tu dás amor, se abençoas, se proteges, eles voltarão para dar isso quando constituírem sua família.
O segundo medo é o de ser trocado, ser mudado.
Quem não tem uma boa auto-estima vive aterrorizado com medo de ser trocado. Há esposas e há maridos que vivem o dia inteiro dizendo: “Tu vais me deixar algum dia? Vais me deixar um dia, vais? Cuidado! será que algum dia tu me deixarás? Será que um dia tu me abandonarás”?
Muitas pessoas foram destroçadas porque foram trocadas, não se amaram e, agora, não são capazes de amar e vivem na base do medo de serem trocadas. Esse medo de ser trocado, de ser mudado, é o medo de quem tem uma auto-estima baixa. Mas quero dizer que Deus é o Deus de novos começos. Estamos aqui para gerar algo novo na tua vida! A cada vinte e quatro horas, surge um novo dia. A cada trinta dias, um novo mês. A cada trezentos e sessenta e cinco dias, um novo ano. Jesus disse: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros”. Ele disse: “Quem está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas passaram”. Quando nós morrermos, iremos para a Nova Jerusalém, com um novo corpo, com um novo nome, com um novo futuro. Deus está começando algo novo na vida de todos nós e nos milhares que nos assistem pela Internet e pelos canais de televisão. Vê isso em Isaías 43:19: “Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo”.
Tu és filho de Deus, o teu Pai espiritual, Aquele que te gestou, que tem o teu DNA, chama-se Jesus, e Ele disse: “Tudo é novo na tua vida”. Sê feliz, desfruta da vida, não destruas a tua vida, tem uma atitude boa para com a vida, sê persistente com a tua vida. Hoje é um dia de novos começos, “Eis que faço coisas novas!”
O terceiro medo em função da baixa auto-estima, ou da não existência de auto-estima, é o medo do sucesso. O medo de tentar novamente é assustador para muita gente. Eu me recordo de uma senhora veio aqui à frente e disse: “Ai, peça orações, porque o meu marido me abandonou, descobri que ele estava com outra, foi um caos, me tirou o carro, me tirou isso, me tirou aquilo.” Eu disse-lhe: “Vamos orar, vamos pensar, a senhora tem oportunidade, tem o apoio bíblico, daqui a pouco essa dor passa, Deus vai lhe dar um varão na nossa Igreja, a senhora vai se casar, vai restaurar a sua vida.” Ela olhou para mim e disse: “O que? Eu? Nunca! Jamais! Homens não valem nada!” Ela estava com medo de tentar novamente. E as pessoas que sentem medo do sucesso, procrastinam muito as decisões da sua vida, porque nunca se imaginam pessoas bem-sucedidas. Quando tu dizes à grande parte das pessoas evangélicas: “Tu és uma pessoa abençoada”. “Eu”? “Tu és por cabeça”! “Eu? Mas logo eu”?
Jeremias 33:3 diz:“Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes”.
Tu não sabes o que Deus tem para ti, não sabes a dimensão do que Deus tem para ti. Por isso, não bloqueies isso, porque gera auto-estima baixa. Não faças isso. Deus tem coisas grandes.
Filipenses 4:13 diz, “tudo posso naquele que me fortalece”.
Diz 1ª João 4:4: “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo”.
Revela Romanos 8:31: “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós”?
Começa a te ver dessa forma. Olha o que diz Deuteronômio 6:10-11 “Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste; e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste; e, quando comeres e te fartares”. Diz: “Eu recebo isso para minha vida!”
Vê Deuteronômio 8:18: “Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas”. Ele diz em Sua Palavra. Eu creio e eu recebo.
Diz Deuteronômio 28:12-13: “O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir”.
Só por cima, não por baixo, ter para emprestar, não tomar emprestado, tesouros dos céus; isso é para ti, é para mim. Diz: “Eu recebo para a minha vida força para adquirir riquezas, recebo uma casa cheia de tudo o que é bom, sou cabeça, não sou cauda”! Glória a Deus!
Josué 1:8, diz a Palavra do Senhor: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então,farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”. Diz: “Eu serei sempre bem-sucedido, com êxito na vida”!
Tu podes ter sucesso, podes ter êxito na vida, porque essa é a vontade de Deus. Tu vais vencer todos os complexos que estão abatendo a tua auto-estima. Começa a ver como Deus te vê. Deus te transformou como transformou aquele homem idólatra chamado Abrão. Deus o transformou em Abraão, o pai de todas as nações, o patriarca da nossa fé. Deus mudou o trapaceiro Jacó num homem chamado Israel, príncipe com Deus.
Agora, a minha pergunta é: quem és tu? Tu és a imagem do Senhor. Tu és um espírito com Ele. Teu futuro, nosso futuro é ilimitado. Diz: “O meu futuro é ilimitado”! Diz: “Eu sou a Luz do mundo”! “Eu sou o sal da Terra”! “Eu me vejo como Deus me vê”! “Eu me amo”!
Se tu começares a entronizar esses pensamentos, o que tu pensas que és impossível para a tua vida, Deus vai tornar possível, vai remover o que tiver que remover, vai transformar o que tiver que transformar, mesmo se tu pensares que não podes ser perdoado. Ele já te perdoou! Tu és nova criatura, foste redimido pelo Sangue de Cristo, foste selado para o dia da redenção. Tu és o que Deus pode fazer de ti, não o que pensas. Porque, às vezes, a pessoa diz: “Mas eu não tenho habilitações, não venho de uma família com “pedigree”, não venho com o coeficiente de inteligência alto.” Amado(a), quem era Pedro? Pedro era um homem iletrado, um pescador, não freqüentou nenhuma escola teológica, não fez mestrado nem doutorado como o teu Apóstolo, mas no primeiro discurso que ele fez, no primeiro sermão que ele fez, três mil pessoas se converteram. Portanto, tu vais te tornar o que Deus planejou para a tua vida.
Vejamos o que disse Jeremias 29:11: Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”.
Não há limites para o que Deus pode transformar, aqui e agora; não há limites. “E por que o Apóstolo diz isso”? Porque sei o que é auto-estima como parte de uma vida bem-sucedida. Cheguei à obra de Deus na cadeira de rodas, incapaz, supersticioso, cheio de complexos de inferioridade, de medos, de inseguranças, de rejeição, de abandono, de troca, de medo do futuro, sem controle de mim, exatamente como o diabo gosta. Muita gente sente medo do diabo, quando o diabo é que devia sentir medo dele. Como a pessoa se vê pequenina, um gafanhoto, o diabo cresce, e o diabo tem o tamanho que tu lhe deres.
A minha experiência nesse detalhe é tão forte que me recordo de que tinha vergonha de ir à praia, porque as minhas pernas foram tão dilaceradas com tantas cicatrizes, cirurgias, enxertos, transplantes, que eu ia de calça comprida à praia, de calça “jeans”, e todo mundo achava um “barato”, achava que eu estava “curtindo”! Mas eu vivia um complexo tremendo de inferioridade e incapacidade. Mas o sol da justiça brilhou, o sol da justiça brilhou e Deus me transformou num homem que era irremediavelmente, condenado pela medicina, num homem normal, vivendo uma vida sem limitações, sem máscara e colocou em mim o poder do Espírito Santo para cumprir o plano divino nesta Terra, com sucesso, com auto-estima positiva e o resto da minha vida eu serei o que Deus me criou para ser, ou como Deus me criou para ser. Eu serei aquilo que a Bíblia diz que sou e serei. Eu não aceito de outra forma. Estou absolutamente certo, disse Paulo aos Filipenses que “aquele que começou a boa obra em mim há de terminá-la até o dia final.” (Filipenses 1:6).
Filipenses 2:13 “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”.
Quando me olho no espelho, não vejo um gafanhoto, vejo a imagem e a semelhança de Deus, vejo um filho, vejo-me por cabeça, vejo os tesouros abertos, vejo chuvas, vejo poder emprestar e não tomar emprestado, vejo a Glória de Deus na minha vida; isso se chama auto-estima.
Portanto, tudo começa por uma atitude. Senhor, não importa a cor, não importa a idade. “Ah! mas eu já tive um casamento destruído”. Deus não despreza os novos começos. Tu vais ser feliz. “Pastor, mas eu já quebrei numa empresa.” Não importa. Moisés também matou um egípcio. Deus permitiu que ele andasse quarenta anos no deserto. Ele disse: “Volta onde fraquejaste”. Ele voltou lá, e Deus disse: “Tu foste escolhido para levar três milhões de pessoas para fora do Egito, tu vais falar com o Faraó.” Ele disse: “Eu não! Eu tenho língua pesada.” Deus disse: “Não importa. Vou botar Aarão do teu lado, mas tu vais”! Persistência. E quando Neemias disse: “Senhor, dá-me o favor do rei Artaxerches para que eu vá a Jerusalém reconstruir os muros que foram quebrados e as portas que foram queimadas”. Quando ele chegou com seu grupo de trabalho, Tobias e Sambalá disseram: “Quem és tu para reconstruíres este muro? Não daremos permissão, tu não serás capaz, vamos acabar contigo.” E Neemias disse: “Todo mundo com espada numa das mãos e com a outra vamos trabalhar, só se passar em cima do meu cadáver é que eu vou parar”. Os muros foram reconstruídos e as portas colocadas no lugar. Persistência! Atitude!
Diz 2 Coríntios 11:24-27: “Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez”.
Depois de tudo o que ele passou, ele disse: “Isso tudo aqui não se compara ao peso de Glória de Deus na minha vida!” Isso é uma auto-estima boa.
Só Jesus gera esta auto-estima, só Jesus. A sociedade contribui contra esse fato. Tu terminas um curso superior, muitas vezes, não há uma porta de emprego. Queres te mirar em alguma situação e tu te encolhes porque não há bons exemplos. Mas Jesus, o Senhor dos senhores, o Rei de reis, o nosso advogado, o juiz das nossas causas, a brilhante estrela da manhã, a Rosa de Saron, a nossa fortaleza, a nossa rocha, a água da vida, a luz do mundo, o desejado das nações, o Emanuel Deus conosco, o conselheiro, o Deus forte, o Pai da eternidade, o Príncipe da paz, quando Ele está lá dentro, não importa se és gordo, magro, alto, baixo, branco ou negro, és um Espírito com Ele. Há um chamado para venceres, e vencerá. Há um chamado para conquistares e conquistará, és persistente, não voltas atrás, és determinado, não recuas, avança, porque não somos dos que retrocedem, somos dos que avançam para a conservação da alma.
Eu termino esta exposição, este sermão, esta homilia, este recado, esta mensagem te dizendo: “Começa a praticar tudo o que foi falado aqui, porque a Bíblia diz: “aquele que ouve e pratica a Palavra será comparado ao homem que construiu a sua casa sobre a rocha. Vem a chuva, vem o vento, transbordam os rios e a casa fica de pé, porque foi construída sobre a rocha”. A Rocha é Jesus! E os que têm auto-estima para lutar pela vida.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.