Subscribe:

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

O VÉU SE RASGOU


                                                          O VÉU SE RASGOU
Você já parou pra pensar no quão profundo é a passagem que se encontra em Marcos 15:38 diz: “E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo”?. Esse versículo fala sobre o momento que Jesus morre na cruz, e o véu do santuário se rasga. Neste mesmo momento, vários outros fenômenos acontecem, que deixam muitos céticos sobre a santidade de Jesus sem argumentos para negar o fato de que ele verdadeiramente é o Cristo.
Em Mateus 27:51-52, encontramos esses acontecimentos descritos, onde diz: “E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados.”
O véu que se rasga não é apenas o tecido que separa o santuário do tabernáculo do Santo dos santos. Esse véu é aquele que separava a humanidade de Deus, aquele que impedia que tivéssemos acesso direto ao Pai. Jesus, através de sua morte nos dá esse livre acesso.
O Santo do santos era o local onde apenas o sumo sacerdote tinha acesso; local onde fazia os sacrifícios para obter perdão pelos seus próprios pecados e dos demais. Ele era o único que podia fazê-lo. Qualquer outra pessoa que entrasse naquele local morreria. A morte de Jesus nos permitiu entrar no Santo dos santos, ter livre acesso ao Pai, falar com Ele diretamente e ouvir dEle próprio as respostas para nossos questionamentos.
A passagem de Mateus 27-51-52, fala de mortos ressuscitando e saindo de seus sepulcros. Muitas vezes lemos esse texto e nos prendemos apenas ao milagre realizado no instante da morte de Jesus. Mas hoje, te digo que precisamos ir mais a fundo nessa passagem, e entender o real significado de todas essas coisas. A morte de Jesus nos trouxe vida, e vida eterna. Quando lemos que “abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados”, podemos ver que nós mesmo saímos do sepulcro em que estávamos antes de conhecer Jesus e ressuscitamos para a vida plena e abundante que Ele quer nos dar – não apenas aqui na terra, como a mais maravilhosa vida que podemos ter, que é a vida eterna junto com Ele e com o Pai.
O amor de Deus para conosco é algo tão maravilho e inexplicável, que Ele entregou Seu próprio filho, para que nós, pecadores por conta da natureza humana que habita em nós, pudéssemos ter a vida eterna, e recebermos a graça e perdão, nos tornando assim seres cheios do Espírito Santo, não merecedores, mas aptos a estar com Ele por toda a eternidade. A graça de Deus, através da morte de Jesus, foi derramada, e por ela podemos alcançar a vida eterna (Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8).
No momento em que Jesus morre, mais um acontecimento nos chama atenção: a terra estremece. Não podemos ver isso como apenas um terremoto. Precisamos entender, que assim como a terra tremeu, nossos corações devem estremecer de dor e ao mesmo tempo de alegria. Isso é sinal de que sentimos verdadeiramente que Jesus deu Sua vida por nós. Alegria? Como assim? Simples: Jesus está vivo! Ele ressuscitou! Ele nos tirou das trevas em que nos encontrávamos, e nos leva direto para a Sua luz. Basta querermos estar com Ele, fazermos o que Ele nos manda.
Hebreu 9, em todo o seu texto, nos fala sobre a mudança que ocorre a partir da morte de Jesus. Cita os costumes e tradições seguidos por Moisés e nos diz:

“E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?” Hebreus 9:15-17.
Jesus veio para fazer a mediação entre nós e o Pai, e veio para tirar para sempre a separação entre Deus e a humanidade. Ele cumpriu aquilo que Deus prometeu que nos faria, trazer um Salvador e nos tirar do pecado. Sua morte se fez necessária para que a palavra de Deus se cumprisse e tivéssemos livre acesso ao Pai.
Hoje somos livres! Livres para falar com Deus, para levar a Ele nossos questionamentos, dúvidas, tristezas; para entregar a Ele nossa adoração; livres para ter uma nova vida, e sermos guardados e guiados por Seu Espírito Santo. Mas também somos livres para escolher não andar com Ele, por isso, pense bem em suas escolhas; reflita sempre antes de cada decisão, para que seus atos não venham a desagradar ao Pai. Lembre-se: o sacrifício de Jesus por nós na cruz é algo único e incomparável. Nada nem ninguém no mundo jamais fará por você o que Cristo fez naquela cruz, portanto, Ele merece sempre o nosso melhor. Nossas melhores escolhas, nossas melhores atitudes, nosso melhor sorriso, nossa melhor roupa e sim, o mais importante: nossa melhor e mais sincera adoração.
Sinta hoje seu coração estremecer ao pensar e imaginar Jesus naquela cruz; veja as trevas que tomam conta de sua vida se escolher caminhar sem Ele; mas pense também na vida que passará a ter se com Ele escolher andar. Reflita, pense, respire fundo e escolha. Ninguém disse que seria fácil e simples caminhar com Deus, afinal, você acha que foi fácil pra Jesus, deixar toda sua glória e majestade, pra vir aqui e morrer na cruz por toda a humanidade? Jesus não morreu apenas pelos que criam nEle.
Ele morreu por TODA A HUMANIDADE. Em Marcos 2:16,17 Ele nos diz: “E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores? E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento”.
A caminhada vai ser longa, cheia de espinhos, pedras, abismos, portas estreitas… Eu sei, parece assustador, não é? Mas no fim do caminho, estaremos frente a frente com o Pai, passando a eternidade ao Seu lado. Por isso vale a pena escolher a estrada que parece mais difícil e mais longa. João 16:33b diz: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Se Ele venceu, com Ele também poderemos vencer. Deixe o véu que te separa de Jesus ser rasgado, e conheça a maravilhosa vida que pode ter ao lado dEle. A Sua graça nos basta. Só precisamos dela pra seguir em frente e viver as promessas de Deus pra nós. Deixe a graça de Deus inundar seu coração e que a paz de
Cristo esteja presente em cada momento de sua vida. Deus te abençoe.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.