Subscribe:

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

MULHER QUE DEUS USA...


                                                   MULHER QUE DEUS USA...
Mulher Pode ser Pastora Sim !
Mulher pode Pregar e ser Pastora Sim !
“E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade” Lucas 2:36
Efésios 4:11 - E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres.
Há quatro passagens que recomendam que a esposa se sujeita ao próprio marido (Efé. 5:21-33, 6:5-9; Col. 3:18, 22-25; 1 Ped. 2:18-25--3:1-7, Tito 2:2-5, 9-10). Nossa interpretação destas passagens é que a parte sobre os escravos era para as circunstâncias da época mas de maneira alguma justifica a escravidão. Mas a parte sobre as esposas não era para as circunstâncias da época e justifica a sujeição das esposas enquanto o mundo perdurar. A esposa seja sim sujeita a seu marido, mais nada a impede de ser líder na igreja.
É fato que o Apóstolo Paulo em sua epístola, faz algumas restrições às manifestações das mulheres na igreja, mas, antes de generalizarmos estas recomendações Paulina é preciso que façamos uma analise da situação feminina diante da cultura oriental, ainda hoje, as mulheres são vista como um ser inferior sem voz ativa, eram comercializadas, proibidas de estudarem, saírem às ruas ou mesmo se mostrarem. Esta visão cultural justifica por completo a ação do Apostolo, a igreja carecia de credibilidade diante da sociedade constituída por gentios, a instituição de mulheres como líderes não seria uma atitude sábia à obra missionária.
O Fato é que não há base Bíblica para se negar a ordenação de mulheres ao Pastorado.
Mulher pode ser pastora sim, vejamos esta passagem hermeneuticamente:
A questão do Timóteo "não permito que mulher ensine" deve ser observado nos escritos de Paulo, que as vezes ele diz: digo não eu mais o senhor, outra hora, ele diz: digo eu não o Senhor. (I Timóteo 2:11 a 15)
1 Co 7: 10 a.
" Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor..."
1 Co 7:12 a
"Mas aos outros digo eu, não o Senhor..."
Então há que se notar que quando Paulo está ministrando alguma interpretação pessoal ele dizia "EU", quando era algo que se não havia de se discutir, ele diz que era Deus que mandava.
Como o caso da mulher ensinar neste contexto, era de opinião dele, não mandamento do Senhor.
Na Bíblia encontramos as mulheres exercendo uma série de atividades eclesiais, por exemplo: Servindo na igreja (diaconisas), evangelistas, profetisas, pregadoras, obreiras, etc. Diante de tantos exemplos, é impossível negarmos o chamado e a unção de mulheres ao pastorado. Inclusive, o mover do Senhor é uma realidade em nossos dias, mesmo que não houvesse nenhuma citação na Bíblia endossando o chamado feminino, ainda assim seria aceitável, desde que revelado pelo Espírito Santo de Deus, o verdadeiro edificador da igreja.(Rm 16.1-6,Fp 4.3,2Rs 4.9,10 ,Mt 26.12,13 ,
Profetizas:
Miriã: Ex 15.20 “A profetisa Míriam, que era irmã de Arão...”
Débora: Jz 4.4 “Débora, mulher de Lapidote, era profetisa...”
Hulda: 2Rs 22.14 “Então, os sacerdotes... foram ter com a profetisa Hulda.”
Noadia: Ne 6.14 “... profetisa Noadia e dos mais profetas ...”
Ana: Lc 2.36 “Havia uma profetisa, chamada Ana...”
Filhas de Felipe: At 21.9 “Ele tinha quatro filhas solteiras que profetizavam.”
Juíza Instituída por Deus em Israel:
Débora: Jz 4.4 “...Era também juíza dos israelitas naquele tempo.”
Obreiras: Priscila: At 18.26,
Diaconisa: Febe: Rm 16.1,2
Pregando aos judeus no templo: Ana: Lc 2.37,38,
1 Corítios 11:5: "Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça porque é a mesma coisa como se estivesse rapada".
Isto mostra que a mulher casada orava e pregava no tempo do Novo Testamento.
- Profetas e Profetisas do Antigo Testamento: Miriã (Ex. 15:20-21 e Núm. 12:1-2)
Segundo vamos olhar as passagens do Novo Testamento sobre as mulheres que acompanhavam Jesus para verificar que as mulheres eram mandadas por anjos e por Jesus a falar livremente entre os discípulos e os apóstolos. Estas mulheres nada sabiam de manter silêncio e quietude.
Marcos 15:40 e 41,Marcos 16:1 a 8,Mateus 27:55 e 56, Mateus 28:1 a 10,  Lucas 23:49, Lucas 24:1 a 8.O que as mulheres se lembraram pode ser traçado para as seguintes passagens. Se não fosse a pergunta do anjo, nós não iriamos saber que as mulheres estavam presentes nestas ocasiões.
Marcos 9:30 a 32,  Lucas 24:9 a 11, João 20:1 11, 14, 16 a 18.  Estas passagens nos deixam ver que as mulheres solteiras e casadas eram consideradas verdadeiras colegas no meio dos discípulos e apóstolos de Jesus. Anjos e Jesus as encarregaram com a mensagem mais importante no mundo, e esta mensagem tornou-se parte das suas experiências próprias sobre as quais elas eram mandadas pregar e testemunhar
Cinco homens poderosos do reino foram mandados pelo Rei Josias a profetisa Hulda. Ela respondeu com a frase profética comum: "Assim diz o Senhor".(2 Reis 22:13 a 20)
Jesus se tornou visível em primeiro lugar às mulheres que acompanhavam Jesus e seus discípulos. As filhas de Filipe são entre aqueles chamados de grandes luzes e autoridades sobre o dia genuíno da Páscoa. Podemos crer que as quatro filhas de Filipe e Ámias de Filadelfia que eram virgens e profetizas, tidas em tão alta estima, também exortaram os irmãos com muitas palavras e os fortaleceram.
É perfeitamente razoavel pensar que a Senhora Eleita teve uma igreja na sua casa.(2 João 1-13)
Veja Cinco livros do Novo Testamento testemunham de mulheres com igrejas nas suas casas.
1. Maria em Jerusalém, mãe de João Marcos, Acts 12:12
2. Lídia em Filipos, vendedora de púrpura, Atos 16:14-15, 40
3. Prisca e Áquila em Éfeso, Romanos 16:3-5
4. Cloé em Corinto, I Cor. 1:11
5. Áquila e Prisca em Roma, I Cor. 16:19
6. Ninfa em Colossos, Colossenses 4:15
7. Áfia e Arquepo, Filemom vs. 1-2
8. A Senhora Eleita e a sua irmã eleita na Ásia Menor, 2 João vs. 1 e 10
1. As quatro filhas de Filipe em Hierápolis, Atos 21:8-9.
2. Áfiaem Colossae , Filemon vs. 2.
3. Ninfas em Laodicéia, Colossenses 4:15.
4. Jezabel em Tiatira, Apocalipse 2:20-25.
5. Febe em Cencreia, Romanos 16:1-2.
6. As dez mulheres mencionadas em Romanos 16.
(Atos 5:1 a 14) Quando Safira concordou com o seu marido, Ananias, a mentir para o Espírito Santo, ela sofreu a mesma morte instantânea que ele sofreu. A lição para as esposas cristãs é que elas não podem concordar com seus maridos contra os ensinamentos de Deus. E outra vez precisamos lembrar: "Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem." (I Tim. 2:5).
Aprendi que Deus não fez a Mulher da cabeça do Homem, para não estar acima dele, também não fez dos pés para não ser pisada por ele, mas a fez da costela, para que esteja ao seu lado, igual, portanto, e assim perto do coração para que seja amada por ele, e de debaixo do braço, para ser protegido por ele. Sendo a cabeça sim, por ter sido feito primeiro e por representarem assim Cristo e a Igreja.
“Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.” Efésios 5:23
Gálatas 3:28 - Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Informamos que a figura de profetiza não existe no mundo atual, as profetizas da época faziam o que hoje faz as pastoras.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante



0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.