Subscribe:

sábado, 28 de dezembro de 2013

VAI CAIR FOGO DO CÉU PARA TE ABENÇOAR...


                                        VAI CAIR FOGO DO CÉU PARA TE ABENÇOAR...
Reis 18.18-40
 INTRODUÇÃO
Estou trazendo para esta noite uma mensagem bem pentecostal. O tema é: “Vai Chover Fogo do Céu!”
Blaise Pascal, um filósofo francês, disse a partir da declaração de outros teólogos: “Há um vazio com a forma de Deus no coração de cada homem, que só Deus pode preencher, através do Seu Filho Jesus Cristo.”
 Isso é uma verdade absoluta. O ser humano vive em busca do preenchimento desse vazio.
 E procura encher esse vazio inventando modas, fazendo viagens, praticando esportes, adquirindo vícios, experimentando religiões, ou fazendo qualquer coisa que possa preencher este espaço...
 Mas tudo em vão... ninguém consegue ficar satisfeito com coisa alguma, porque o vazio é da forma de Deus e só pode ser preenchido por Deus mesmo.
 É que fomos criados por Deus... o sublime propósito da nossa existência é adorar a Deus.
Sabe, nós somos como altares de adoração... fomos criados para oferecer a Deus uma oferta agradável, um culto racional.
 Somos como o altar que Elias levantou... sobre a nossa vida deve chover fogo do céu, fogo de Deus, como sinal de aprovação.
 Porém, existem algumas atitudes que são necessárias para que o fogo de Deus chova sobre o altar.
Nesse livro dos Reis de Israel, temos então, a história de um profeta de Deus que travou uma grande luta com 450 profetas de Baal.

Dessa história, nós podemos aprender algumas atitudes importantes que precisamos ter a fim de vermos cair fogo do céu.
 ...a primeira atitude, amados, é esta:
É Necessário Você Definir Qual é o Senhor da Sua Vida
Lemos no v.21: “Elias chegou perto do povo e disse: – Até quando vocês vão ficar em dúvida sobre o que vão fazer? Se o Senhor é Deus, adorem o Senhor; mas, se Baal é Deus, adorem Baal! Porém o povo não respondeu nada”.
Essa é a primeira grande atitude que precisa tomar: o homem tem que definir qual é o Senhor da sua vida.
 Não poderá adorar a ídolos, porque Deus não divide a Sua glória.
 Mas, muitos querem “viver” com Deus, sem renunciar aos outros deuses da sua vida. Não pode.
Em Mateus 16.24, Jesus falou para renunciarmos até a nós mesmos  se queremos seguí-Lo.
 Deus não reconhece nenhum Senhor acima dEle, porque simplesmente não existe. Deus é Deus e não há nenhum outro.
Por isso que temos de renunciar nossas riquezas, e entregá-las nas mãos de Deus.
Devemos renunciar nossos desejos carnais.
Devemos renunciar o pecado.
 Somente Deus deve ser admitido como Senhor da nossa vida.
 Foi isso que o profeta Elias propôs ao povo, v.21: escolher entre Deus e Baal.
Ter muitos senhores da nossa vida não é da vontade de Deus... Elias até falou do povo ficar coxeando entre dois pensamentos...
 E, Jesus declarou que não é permitido servir à dois senhores.
 Irmão, você quer mesmo ver o fogo do céu cair sobre a sua vida, aquecendo a sua alma, aprovando seu sacrifício? ...defina quem é o Senhor da sua vida.
 ...segunda atitude para ver chover fogo do céu, é a seguinte:
Você deve Escolher o Cordeiro Certo
Está no v.23, onde lemos isto: "Agora tragam dois touros [bezerros ainda]. Que os profetas de Baal matem um deles, cortem em pedaços e ponham em cima da lenha, mas não ponham fogo! Eu farei a mesma coisa com o outro touro".
Eram dois os bezerros...
 Os olhos humanos, por si, só não tem a capacidade de reconhecer o bezerro do agrado de Deus.
 Sem a orientação do Espírito Santo, andamos desorientados, e facilmente somos levados pelos ventos do engano...
 Mas, João Batista apontou para Jesus Cristo como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).
Nós devemos olhar para Cristo... Ele é o Cordeiro de Deus que foi despedaçado por nossas transgressões, e levantado na cruz por nossas culpas.
 Jesus é o Cordeiro, nós somos o altar... altar não funciona sem cordeiro e é sobre este altar que tem Cristo, que o fogo do céu desce.
 Muitas vezes temos tanto e não temos nada... é somente graças ao Cordeiro que há fogo de Deus no altar!
 ...terceira atitude a ser aprendida:
Você deve Desejar o Fogo de Deus
Está escrito no v.23: "Agora tragam dois touros. Que os profetas de Baal matem um deles, cortem em pedaços e ponham em cima da lenha, mas não ponham fogo! Eu farei a mesma coisa com o outro touro".
Muitos tem se enganado, buscando fogo estranho e rejeitando o fogo de Deus... alguns vão além, e fazem seu próprio fogo.
 Observe como Elias orientou no v.23: Não coloquem fogo... mais adiante ele disse: o Deus verdadeiro irá responder com fogo do céu.
É preciso esperar em Deus, é preciso depender de Deus... Outro dia na televisão, um padre ensinava a expulsar demônios. De acordo com o ensinamento dele, bastava colocar um galho de arruda atrás da porta, junto com sal grosso, e o diabo não se apresentaria naquela casa. Salada de arruda não expulsa demônios... isso é fogo estranho, mas muitos acreditam nesse fogo.
Em outros lugares, se faz oração pelo copo d’agua, botão de rosa, lenço ungido, sessão de descarrego para ser liberto...
 Temos visto muitas aberrações religiosas por aí.
Mas, somente a misericórdia de Jesus pode salvar de tantos enganos.
 Você pode colocar lenha, pode tirar até pedra do túmulo, mas quem coloca o fogo é Deus.
 Se deseja o legítimo fogo do céu, dependa de Deus!
 ...outra atitude:
Você deve Invocar o Nome do Senhor
No v.24, lemos: "E aí os profetas de Baal vão orar ao seu deus, e eu orarei ao Senhor. O deus que responder mandando fogo, este é que é Deus.
E todo o povo respondeu: Está bem assim!".
Se você já definiu qual é seu Senhor, invoque seu nome. Isaías falou assim: “Buscai ao senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”

Interessante é que, vemos nesse v.24, todo o povo se agradou da palavra de Elias... se agradou, mas não se tomou uma decisão.
 Hoje acontece a mesma coisa: Quando falamos de Jesus, muitas pessoas se agradam, porém não tomam nenhuma decisão de permanecer nEle.
 Invocar à Deus precisa ser algo feito de coração, do contrário não haverá resultado.
Os profetas de Baal, dançavam, pulavam, gritavam e até profetizavam, mas não houve nenhum do céu.
Imagino as coreografias feitas pelos profetas de Baal... Muitos até poderiam dizer: “como eles dançam bonito! Certamente seu deus está muito satisfeito.” Mas de nada valeu.
 É comum ouvirmos pessoas incrédulas, dizer diante de tragédias: “Ai meu Deus! Jesus!” ...mas, elas nem sabem o que estão falando.
 Invocar à Deus é algo a ser feito de coração, aliás, de todo o coração.
A Bíblia diz: "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento." (MC 12:30)
 ...outra atitude a ser aprendida, está no v.30:
Você deve Restaurar o Altar Quebrado
Está escrito: "Então Elias disse ao povo: - Cheguem para mais perto de mim. Todos chegaram mais perto de Elias, e ele começou a consertar o altar do Senhor Deus, que estava derrubado."
O pecado derruba, destrói o altar da nossa adoração a Deus... e a tendência humana é remendar.
 Porém, Deus não quer remendos... o que está caído, Ele quer levantar, construir de novo.
 Sabe irmão, talvez exista na sua vida algo de Deus que está derrubado, que está caído, por causa do pecado na sua vida e você ainda não viu... Não se deu conta.
 Peça ao Espírito Santo que te revele onde está o defeito no altar do seu coração.
 Altar defeituoso não pode abrigar o cordeiro de Deus e consequentemente, não receberá o fogo do céu.
 Você deve trabalhar pela restauração do altar quebrado.
 ...outra atitude:
Você deve Cercar o Altar Com Água
Sim, com água! Lemos no v.33-34: "Em seguida colocou lenha no altar, cortou o touro em pedaços e os pôs em cima da lenha. 34Então disse: – Encham quatro jarras com água e derramem sobre o animal sacrificado e sobre a lenha. Eles fizeram o que Elias estava mandando, e ele disse: – Façam de novo. E eles fizeram. – Façam pela terceira vez! – disse Elias. E eles fizeram. 35A água correu em volta do altar e encheu a valeta".
Jesus disse: "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." (JO 4:14)
 A água é a Palavra de Deus... Você precisa se encharcar da Palavra, se fortalecer e se edificar nela.
 Observe que Elias colocou água três vezes consecutiva... a terra absorvia a água e ele logo voltava com mais água.
 Nós precisamos beber sem parar da Água da Vida... Beba bastante!
 ...e, finalmente:
Seja Você Um Servo de Deus
V.36-37: "Quando chegou a hora do sacrifício da tarde, o profeta Elias chegou perto do altar e orou assim: – Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó! Prova agora que és o Deus de Israel, e que eu sou teu servo, e que fiz tudo isto de acordo com a tua ordem. Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, o Senhor, és Deus e estás trazendo este povo de volta para ti!”
 Elias levou o povo ao reconhecimento que Deus é o mesmo ontem hoje e sempre – e dEle, Elias era apenas um servo... não era o operador de milagres, só servo.
 Ele declarou: sou teu servo... fiz tudo de acordo com a tua ordem.
 Seja essa a sua atitude!
 CONCLUSÃO
Por estas atitudes, então resultou que, "caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego." V.38.
"O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!" v.39
 Deu certo trabalho? Sim.
 Exigiu renúncias? Também.
 Mas o resultado foi satisfatório... Choveu fogo do céu sobre o altar...

BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.