Subscribe:

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

NOSSOS CORPOS SÃO TEMPLO DE DEUS...


                                         NOSSOS CORPOS SÃO TEMPLOS DE DEUS...
1 Coríntios 6:19 e 20 “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”
NÃO PODEREMOS ADORAR A DEUS, SE O TEMPLO, O NOSSO CORPO, ESTIVER DOENTE.
 Eu queria começar esta série de sermões fazendo uma pergunta a ti: Como tu vês o teu corpo? E a minha segunda pergunta é: Tu sabes como Deus vê o teu corpo? Então, em cima dessas duas questões, eu queria já começar te afirmando que é vontade de Deus, explícita, em todos os livros da Bíblia, que tu vivas uma vida saudável. É vontade de Deus que todos nós vivamos livres de doenças e de enfermidades.
Paulo diz no livro de Hebreus 13:8: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.”
 É vontade de Deus que tu vivas uma saúde divina. Portanto, é preciso que tu compreendas o que o Espírito vai dizer à Igreja a respeito de: “Como tu vês o teu corpo?”
Há pessoas lendo este Recado que necessitam de um milagre para sobreviver.
O cristão precisa aprender a viver de forma divina, para que a saúde divina esteja no seu corpo. Esta é a vontade de Deus. Por isso, Oséias 4:6: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”
O que é ter saúde divina? O que é receber cura divina? Nós, da Graça de Deus, entendemos que a cura é um ato de Deus, pela fé, em Nome de Jesus Cristo, pelo poder do Espírito Santo. Então, saúde divina começa como? Começa absorvendo a Palavra de Deus, pelo entendimento do que Jesus fez na cruz do Calvário, quando derramou o Seu Sangue precioso. Então, no momento em que entendemos que esse é um ato de Deus, que é uma atitude de fé da nossa parte e é a manifestação do poder do Espírito Santo, compreendemos que, por isso, o nosso corpo pode ser curado, pode ser reparado, pode ser restaurado, pode ser libertado de toda doença, de toda enfermidade, tornando-se um corpo perfeitamente saudável.
 Deus não quer habitar em um corpo doente. O corpo doente não vive. O corpo doente não produz. O corpo doente não trabalha. O corpo doente não ama. O corpo doente não é de Deus. Não é da vontade de Deus.
Lembramos, então, a origem da palavra cura. No hebraico: “RAPHA”. Tu te lembras? “JEOVAH RAPHA”. “RAPHA”, no hebraico, quer dizer: “curar, sarar”. No grego: “THERAPIOL”, quer dizer: “cura”. A Palavra de Deus cura, é terapêutica.
Onde encontramos, realmente, o exemplo da cura? Em Jesus Cristo. Vamos pensar juntos: Se Ele fez no passado, Ele pode fazer hoje. Ele é o mesmo.
Diz no livro de Mateus 8:1-3: “Ora, descendo ele do monte, grandes multidões o seguiram. E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra.”
Naquele tempo, a cura de uma pessoa portadora de lepra era absolutamente impossível. O assunto era tão forte que os leprosos, no passado, eram isolados, eram chamados de imundos, por causa das suas infecções, das suas perdas, das suas mutilações. Deus pode curar lepra. A Bíblia diz: “Curou. Ficou limpo, imediatamente.”
 O que quero mostrar? Que Deus pode curar qualquer caso impossível: AIDS, SIFLIS… Deus pode curar! É considerado incurável? É! Mas, Jesus pode curar totalmente pelo poder das Suas Chagas.
  Vamos ver outro caso. É importante o que vou te mostrar para que tu vás absorvendo o poder de Deus. Lê Mateus 8:5-8.
Amado, não há limites nem distâncias para o poder da oração de cura divina. Não há!
 Jesus curou pessoas cegas, pessoas surdas, mudas, paralíticas, coxos, pessoas com distúrbios psicossomáticos, com distúrbios nervosos, com psicoses. Ele curou um a um. Ele curou em massa. Não há limites para Deus!
Qual é a consciência que a nossa igreja está tendo a respeito desse assunto? No livro de Marcos 16:17 diz: “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;”.
A cura divina é um sinal de Deus. Deus existe? Sim! A Palavra é verdadeira? Sim! Então, Ela se mostra real.
Esses sinais hão de acompanhar aqueles que creem. Não vai acompanhar aquela pessoa que vive superficialmente, que, às vezes, crê e, às vezes, não crê. Não! É para aquela pessoa que crê e que espera da Palavra o melhor!
Tudo começa com o quê? Com o Nome de Jesus. O Nome que está sobre todo nome. O Nome que é maravilhoso, que é conselheiro, que é Deus forte, que é Pai da eternidade, Príncipe da paz, Emanuel, o Deus forte e Soberano, o Deus dos impossíveis, o Deus diante do qual todo joelho se dobra, toda língua confessa: “Jesus é o Senhor.” Lê Marcos 16:18.
Creio que, quando começarmos a repreender o câncer, o tumor, quando começarmos a repreender o problema de coração, quando começarmos a repreender o problema hormonal haverá cura total.
Vamos usar o poder que nos foi dado. Os sinais hão de acompanhar aqueles que crerem. Eles não acompanham os que duvidam. Os sinais acompanham os que crêem.
No Antigo Testamento, quando Deus se manifestou pelo “JEOVAH RAPHA”, a Bíblia diz que Ele curava todas as enfermidades. Vê Êxodo 15:26: “e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara.”
Quando a Bíblia diz “nenhuma”, é nenhuma! Não há esse negócio de que o crente vive com dor de coluna, com problema aqui, ali, acolá, dependente de remédio, de farmácia, de medicamento. Nenhuma doença, nenhuma enfermidade virá sobre nós, das que Ele enviou ao Egito. O Egito é símbolo de Mundo! No Mundo é que há doença. No Mundo é que há pecado. No Mundo é que há desvios de conduta.
Quando tu tens Jesus no coração, és livre do Egito, porque a Bíblia diz: “Eu sou o Senhor que te tomo a doença.” Deus não diz: “Dou-te um câncer, para que tu, depois, peças a cura, para Eu começar a Me alegrar com a tua cura.” Portanto, a primeira coisa que Deus oferece àquele que crê e que recebe Jesus como Senhor se chama: Cura divina. Lê Marcos 9:23.
Revela Mateus 17:20: “E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.”
Nada é impossível, tudo é possível. Nada é impossível, tudo é possível. Tudo é possível. Nada é impossível. Eu creio nisso. Quem é a única pessoa que pode te limitar a receber um milagre? Tu mesmo! Se tu suspeitares ou duvidares, por mínimo que seja da Palavra, nada acontecerá na tua vida. É por fé. Sim, a fé cria as condições para um milagre acontecer, aliás, para tudo acontecer. Se tu estás vivendo a Palavra, se tu estás crendo na Palavra, o milagre vai acontecer na tua vida. Se a tua vida espiritual é saudável, a tua saúde física também é saudável. Lê Gênesis 2:7.
Tu foste feito por Deus. Deus conhece toda a tua vida por dentro e por fora. Ele é o Criador. Ele não te criou para viveres doente, mas para seres saudável. Eu creio nisso.
Diz o Salmo 139:13: “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe.”
Quem faz, na realidade, acontecer a vida é Deus! A verdadeira concepção é o Senhor. Lê o Salmo 139:14-17.
Então, eu queria te mostrar um pouco como Deus te vê, para que tu te vejas como uma pessoa importante. O teu corpo, o teu ser, foi feito por Deus. Ele é quem fez os teus ossos, os teus nervos, fez os teus vasos, as tuas células. Isso é obra de Deus. Então, amado, como tu vês esse corpo? Sabes o que eu descobri? Muitas pessoas tratam o carro melhor do que o corpo. Há pessoas que pegam o seu carro, limpam por baixo, limpam por cima, levam na estação de serviços. Depois, chega a casa, pega cachaça e bebe. Depois, pega um pedaço de toucinho frito, torresmo torrado e come. O carro? Só bebe aditivada! É limpo todo dia. É cuidado. Limpa pneu, a bateria, etc. Mas, no corpo, não cuida nada. Eu quero te dizer que tens que te habituar a respeitar o teu corpo.
  Devemos nos habituar a pensar que o nosso corpo não é um esqueleto com carne em cima. Isso é muito mais importante. Nossa vida, neste corpo, tem um propósito. Não podemos abusar do nosso corpo. Amado, o nosso corpo é o Templo do Espírito Santo.
Vamos voltar a 1 Coríntios 6:19: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” Por isso, João disse: 1 João 4:4: “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.”
 Não somos um corpo de carne, apenas; somos santuário. Tu és santuário. O Espírito de Deus está em ti. Não somos donos do nosso corpo. Não somos donos de nós. Por isso Paulo diz em 1 Coríntios 6:20: “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”
O nosso corpo é para ser glória para Deus. Podemos ser Glória para Deus se dissermos: O meu rim está mal, o meu estômago está mal, o meu intestino dói, a minha cabeça, o meu olho, a minha testa? Se é para a Glória de Deus, se precisamos glorificar a Deus com o nosso corpo, o nosso corpo deve ser saudável.
Se a pessoa bebe, fuma, droga-se, não dorme, se ingere medicamentos um atrás do outro de tarja preta, tarja vermelha, isso tudo está indo contra um princípio: o corpo não nos pertence. Quando cuidamos do nosso corpo, quando tomamos banho, quando cuidamos das unhas e temos uma higiene cuidadosa, na realidade, não estamos cuidando do nosso corpo apenas para nós, ou para a nossa esposa, estamos cuidando do que não é nosso, e devemos cuidar com zelo.
Se tu não glorificas a Deus no teu corpo, como tu esperas ser curado? Vê Romanos 8:11: “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.”
Somos o corpo onde Deus habita. Diz que Ele vivifica, que dá vida.
Diz João 7:38: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.”
Aqui não diz: Câncer, tumores, problemas prostáticos, sarna para te coçares, problemas de bico de papagaio, dor de cotovelo, olho grande, pereba, micoses. Quem deve fluir de nós? O Espírito Santo. Devemos cuidar do nosso corpo. Lê Efésios 4:22-24.
Diz a Palavra em 1 Pedro 2:24: “carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.”
Já morremos para o Mundo, para a abertura do pecado. Por Suas Chagas fomos sarados. Onde fomos sarados? Na cruz do Calvário. Glória a Deus! Eu creio nessa verdade. As nossas enfermidades, as dores, o castigo lá estão, na maldição da cruz do Calvário, para que vivamos para a justiça.
 Agora, vamos à segunda parte do Recado. É da vontade de Deus que sejamos sarados? Claro! O corpo não é nosso? Não! É do Espírito? Sim. Devemos glorificar a Deus com o nosso corpo? Então, devemos cuidar do nosso corpo.
Como podemos tomar posse da cura para o nosso corpo? Paulo diz assim em Romanos 12:1: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”
A primeira coisa que devemos aprender é que a nossa vida, de domingo a domingo, deve estar no altar de Deus. A nossa vida precisa ser separada do Mundo, consagrada, livre dos maus hábitos, dos vícios. O nosso corpo é propriedade de Deus, não é nossa propriedade. O dono da casa, o Locador, emprestou-nos este corpo para vivermos. Somos os locatários. Então, se começarmos a destruir a nossa casa, o Locador vai dizer: “Opa! Essa casa é minha!”
Diz o Salmo 107:17: “Os estultos, por causa do seu caminho de transgressão e por causa das suas iniqüidades, serão afligidos.”
Quer dizer que quem erra na conduta do seu corpo, nos cuidados do seu corpo, será afligido. Eu não posso fumar, porque o cigarro destrói o corpo, mata, causa câncer. Bebida alcóolica excessiva dá problema de fígado, dá cirrose.

A Palavra diz em Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
Quer dizer que, se colocamos a Palavra dentro de nós, Ela vai nos ajudar a selecionar: Isso pode. Isso não pode. Devo fazer isso. Não posso fazer isso. Vou me expor. Não vou me expor. Tu aprendes a viver. Lê Provérbios 4:20.
A Palavra de Deus é penetrante. Vê Provérbios 4:22 “Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.”
Quando tu estás ouvindo a Palavra, a Palavra é vida, é saúde. Se tu estás recebendo, se tu apresentas o teu corpo como sacrifício vivo, tu vais viver com saúde divina.
Diz 1 Tessalonicenses 4:3: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;”.
Então, qual é o grande segredo de viver saudável? Uma vida santificada. Diz 1 Tessalonicenses 4:4-7: “que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.”
O que dizer sobre impurezas? São os chamados “pecados sexuais.” Tu sabes que os “pecados sexuais” levam à morte. Deus fez sexo seguro, como? No casamento entre um homem e uma mulher, no Senhor. Sexo é para o casamento. Sexo fora do casamento se chama fornicação. Então, é na fornicação que vem a AIDS, as doenças venéreas, as doenças contagiosas.
Mostra 1 Coríntios 9:24: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.” Todo atleta em tudo se domina. Todo cristão deve se dominar.
  Diz 1 Coríntios 9:25-27: “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.”
A Palavra diz que o cristão em tudo se domina. Não permitas exagero na comida ou na gordura. Não faças ingestão de álcool. Não deixes rancores, iras, raivas, ódios, dentro do teu coração. Não peques contra o teu corpo. Vive em santidade. Tem domínio próprio. Vive uma vida regrada. Porque tu podes ser o teu grande inimigo.
 Tu és Templo do Espírito Santo. A salvação é individual. Controla-te. Tu és o Templo do Espírito Santo. O teu homem espiritual domina o teu homem carnal.
  Apresenta o teu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável. Não tenhas abusos contra a saúde. Para seguir a Cristo, precisamos desistir das coisas deste século. Tu és uma pessoa espiritual. A tua saúde é prioridade. Cuida do teu corpo. Tem controle. Não abuses do teu corpo. Tu és Templo do Espírito Santo. A Saúde divina é vontade de Deus para os que vivem em santificação.
   Então, agora, a Palavra, que é saúde e vida, está semeada no teu coração.
Tua saúde é prioridade. Cuida do teu corpo. Ama o teu corpo. O teu corpo não é teu, na realidade, é de Deus...
BISPO/JUIZ.MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE





0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.