Subscribe:

domingo, 2 de dezembro de 2012

PASSE O JORDÃO POIS DO OUTRO LADO É SÓ VITÓRIAS...

 


                           PASSE O JORDÃO POIS DO OUTRO LADO É SÓ VITÓRIAS...

“Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.” (Josué 1.2)
Josué foi um valente que encarou situações dificílimas. Sua vida era uma batalha após a outra, mas ele nunca desistiu. Ele sempre observou em Moises atitudes de um homem vencedor e procurou seguir os mesmos passos.
No cap. 1 de Josué. Deus anima-o por 4 vezes dizendo “Seja forte e corajoso” (6,7,9,18)
Embora Josué nunca desistisse de uma batalha, naquele momento ele deveria estar com certo receio, falta de coragem, pois Deus lhe tinha dado uma ordem que aparentemente era impossível cumpri-la – atravessar o rio jordão com todo o povo, mas havia uma promessa de conquistar a terra prometida do outro lado. O que fazer? Parar e desistir, ou, atravessar o Jordão e tomar posse da terra?
Deus dá a Josué 4 coisas para desenvolver a sua coragem: O que você faz quando sabe o que Deus quer para sua vida, mas não tem coragem para tomar a decisão?
I. ELIMINANDO TODA DÚVIDA
A dúvida é um grande inimigo da coragem. Quem duvida pode perder o melhor de Deus para sua vida. Tiago 1.6 “… pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.” Duas coisas que roubam a nossa confiança:
1. Comparação: Comparar a mim mesmo com os outros, sempre me leva a duvidar. (II Coríntios 10.12) diz que as pessoas que se comparam umas com as outras são tolas. Você nunca deveria comparar a si mesmo com os outros porque Deus fez você para ser você. Há duas razões para não nos compararmos:
1.1 – Você sempre vai encontrar alguém que está fazendo melhor do que você e aí você vai ficar desencorajado.
1.2 – você sempre encontrará alguém que não está fazendo as coisas tão bem quanto você e você acabará ficando arrogante.
2. Falhas passadas: Por causa de nossos fracassos passados concluímos que Deus não irá nos usar. Lembre-se que os líderes espirituais da Bíblia não tiveram um passado maravilhoso. Moisés era um assassino. Davi não era apenas um adúltero, mas era além de adúltero, também assassino. Abraão entregou sua própria esposa a outros homens. E duas vezes! Jacó roubou a herança familiar de seu irmão. Paulo era um terrorista religioso. Pedro era ruim de relacionamentos, um pescador cabeça dura, com um temperamento muito difícil. Deus usa homens com passados imperfeitos. Se Deus usasse apenas pessoas perfeitas, o que é que seria feito neste mundo? Não importa onde você tem estado. O que importa é a direção em que seu pé está indo neste momento.
II. LEMBRE-SE DE UMA PROMESSA DE DEUS
As promessas de Deus reanimaram Josué e lhe deu forças para avançar.
1. Força (v. 5). Deus diz: “Ninguém poderá resistir a você.” O que quer que Deus te chame para fazer, ele dará a você o poder para realizar. Onde Deus guia, Ele provê.
2. Sucesso (v. 7). Deus deseja que você seja bem sucedido na vida. Duas vezes neste capítulo diz: “Eu prometo que você será bem sucedido” (v. 7-8). “Você será bem sucedido se fizer o que eu desejo que você faça”. Deus nunca patrocina um fracasso.
3. Apoio (v. 9) “Eu estarei com você onde quer que você vá”. Deus irá apoiar você no que você fizer. (Josué 1.8). “Não deixe de falar as palavras deste livro da lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido”. Esta é a promessa de Deus para o sucesso.
III. DEPENDA DO SENHOR
A terceira coisa que Deus disse a Josué – (Josué 1.5) “Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei”. Josué dependia do Senhor, por isso era vitorioso. Você perde o seu medo quando Jesus está por perto. De quem você está dependendo?
IV. TOME UMA DECISÃO PELA FÉ
Josué teve que tomar uma decisão: Para tomar posse da terra era necessário tomar a decisão, e ele o fez naquele momento baseado na sua fé em Deus. Mas dessa vez o Senhor fez diferente de quando o povo atravessou o mar vermelho, primeiro eles teriam que entrar no rio primeiro para depois as águas se abrirem.
Os líderes foram na frente. Eles andaram com as águas nos calcanhares e nada aconteceu. Então eles pararam no rio com as águas nos tornozelos e nada aconteceu. Eles entraram um pouco mais com as águas nos joelhos… Depois com as águas nas costelas… Deram mais uma caminhada e a água estava no meio do peito… Mas o tempo de Deus é perfeito. As águas começaram a baixar e eles puderam atravessar o rio e entrar na terra prometida.
Você quer vencer? Então comece a caminhar pela fé “Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá” (Ec 11.4)
Você está duvidando que Deus possa usar você? Está errado, a dúvida irá impedir que você receba o melhor de Deus em sua vida.
Que tal parar de orar e começar a agir?
O primeiro passo é sempre o mais difícil. Não perca mais tempo. Comece a caminhar pela fé a partir de agora e o Jordão irá se abrir diante de você...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.