O PREÇO DE UMA ALIANÇA QUEBRADA
Toda aliança, pacto, acordo quebrado gera conseqüência e normalmente não são boas. É assim no casamento, em uma parceria empresarial, no contrato de aluguel, arrendamento, empréstimo, compra, venda etc.
|
Ficamos um quanto preocupados quando acontece uma quebra do tipo acima citado seja de nossa parte ou da outra. Tente imaginar quando a tal é quebrada com DEUS já pensou sobre isso? Não! Pois deveria.
O grande problema dos cristãos modernos e dos ímpios também é por ser Deus que esta do outro lado da aliança não se deve temer afinal de contas Deus é amor, perdão, misericórdia, restituição, em fim Deus é gente boa.
E é mesmo e por ser bom Ele é justo e faz justiça e é rigoroso em sua aliança. Da mesma forma que temos o bônus de sua parte quando Fidelizamos a aliança com Ele, temos de sua parte o ônus quando a quebramos assim esta escrito, não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gl 6: 7).
Na bíblia existem tantos exemplos pra que levemos a sério a aliança de Deus pra conosco, exemplos de homens que não levaram a sério, e o preço que foi pago por isso foi muito caro trazendo conseqüências até os tempos atuais.
Homens como Adão por não exercer o sacerdócio (Gn 3: 6,7), o pecado entrou no mundo, Abraão por adianta uma promessa de Deus ao seu modo deu o surgimento a uma guerra entre a geração de Ismael e Isaque (Ismael filho de sua precipitação, Isaque filho da promessa Gn 12: 1-21: 8). Temos Saul, Sansão, Davi e tantos outros que já deu pra perceber que Deus não brinca de fazer alianças.
Vamos observar o que diz Jeremias 11, A PALAVRA que veio a Jeremias, da parte do SENHOR, dizendo:
2 Ouvi as palavras desta aliança, e falai aos homens de Judá, e aos habitantes de Jerusalém.
3 Dize-lhes, pois: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Maldito o homem que não escutar as palavras desta aliança,
4 Que ordenei a vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, da fornalha de ferro, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e fazei conforme a tudo quanto vos mando; e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
5 Para que confirme o juramento que fiz a vossos pais de dar-lhes uma terra que manasse leite e mel, como se vê neste dia. Então eu respondi, e disse: Amém, ó SENHOR.
6 E disse-me o SENHOR: Apregoa todas estas palavras nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, dizendo: Ouvi as palavras desta aliança, e cumpri-as.
7 Porque deveras adverti a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, até ao dia de hoje, madrugando, e protestando, e dizendo: Dai ouvidos à minha voz.
8 Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, antes andaram cada um conforme o propósito do seu coração malvado; por isso trouxe sobre eles todas as palavras desta aliança que lhes mandei que cumprissem, porém não cumpriram. Em outras palavras todo mundo quer bênçãos, mas ninguém quer fazer o que lhe cabe, todo mundo quer viver a sua maneira, mas a maneira de Deus não.
Assim nos tornamos malditos quando não damos ouvidos a voz de Deus e preferimos andar segundo o nosso coração e dessa maneira certamente quebramos a aliança com Ele. Seguindo o que esta escrito em Jeremias, 10 Tornaram às maldades de seus primeiros pais, que não quiseram ouvir as minhas palavras; e eles andaram após outros deuses para os servir; a casa de Israel e a casa de Judá quebraram a minha aliança, que tinha feito com seus pais.
11 Portanto assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre eles, de que não poderão escapar; e clamarão a mim, mas eu não os ouvirei.
12 Então irão as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém e clamarão aos deuses a quem eles queimaram incenso; estes, porém, de nenhum modo os livrarão no tempo do seu mal.
Aliança com Deus é coisa séria e por falar nisso como anda a sua? Se você a quebrou trate de se arrepender e corra em busca de renova sua aliança com Ele, pois sua palavra nos alerta em Hb 12: 25-29 que diz Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus; A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu. E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam. Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; Porque o nosso Deus é um fogo consumidor...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.