Subscribe:

domingo, 19 de agosto de 2012

O FRACASSO DE UM PAÍ...


Tema: O FRACASSO DE UM PAÍ
Texto: II Samuel 18:33b
“Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!”
Pergunta: Por que Davi perdeu seu filho Absalão?
I. Em primeiro lugar, observe a esfera do fracasso de Davi.
1. Davi não falhou como um guerreiro – (Golias)
1 Samuel 17:32 Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu.
1 Samuel 17:45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado
2. Davi não falhou como um filho adotivo – (Saul na caverna)
1 Samuel 24:9-11 Disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Davi procura fazer-te mal?
10  Os teus próprios olhos viram, hoje, que o SENHOR te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que eu te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a mão contra o meu senhor, pois é o ungido de Deus.
11  Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão. No fato de haver eu cortado a orla do teu manto sem te matar, reconhece e vê que não há em mim nem mal nem rebeldia, e não pequei contra ti, ainda que andas à caça da minha vida para ma tirares. 
3. Davi não falhou como um rei
II Samuel 8:15 Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel; julgava e fazia justiça a todo o seu povo.
II Samuel 19,9-11 Todo o povo, em todas as tribos de Israel, andava altercando entre si, dizendo: O rei nos tirou das mãos de nossos inimigos, livrou-nos das mãos dos filisteus e, agora, fugiu da terra por causa de Absalão.
10  Absalão, a quem ungimos sobre nós, já morreu na peleja; agora, pois, por que vos calais e não fazeis voltar o rei?
11  Então, o rei Davi mandou dizer a Zadoque e a Abiatar, sacerdotes: Falai aos anciãos de Judá: Por que seríeis vós os últimos em tornar a trazer o rei para a sua casa, visto que aquilo que todo o Israel dizia já chegou ao rei, até à sua casa?
4. Davi falhou como um pai
II. Observe a razão para o fracasso de Davi.
1. Ele mudou a sua responsabilidade paterna:  
a. Ele era um rei muito ocupado para ver o problema de Amom. (O amor é soletrado: Tempo) 
II Samuel 13:1-2 Tinha Absalão, filho de Davi, uma formosa irmã, cujo nome era Tamar. Amnom, filho de Davi, se enamorou dela.
2  Angustiou-se Amnom por Tamar, sua irmã, a ponto de adoecer, pois, sendo ela virgem, parecia-lhe impossível fazer-lhe coisa alguma.
3  Tinha, porém, Amnom um amigo cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; Jonadabe era homem mui sagaz.
4  E ele lhe disse: Por que tanto emagreces de dia para dia, ó filho do rei? Não mo dirás? Então, lhe disse Amnom: Amo Tamar, irmã de Absalão, meu irmão.
5  Disse-lhe Jonadabe: Deita-te na tua cama e finge-te doente; quando teu pai vier visitar-te, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha e me dê de comer pão, pois, vendo-a eu preparar-me a comida, comerei de sua mão.
b. Ele não conseguiu punir Amnom.
II Samuel 13:21 Ouvindo o rei Davi todas estas coisas, muito se lhe acendeu a ira.
c. Ele não conseguiu ver o ódio de Absalão e fazer a paz entre seus filhos. – Mais uma vez ele estava ocupado para ir a qualquer lugar com seus filhos.
I Samuel 13:24-25 24  Foi ter Absalão com o rei e disse: Eis que teu servo faz a tosquia; peço que com o teu servo venham o rei e os seus servidores.
25  O rei, porém, disse a Absalão: Não, filho meu, não vamos todos juntos, para não te sermos pesados. Instou com ele Absalão, porém ele não quis ir; contudo, o abençoou.
d. Davi não conseguiu perdoar seu filho completamente. – Não é assim que Deus havia ensinado Davi.
II Samuel 14:24 Disse o rei: Torne para a sua casa e não veja a minha face. Tornou, pois, Absalão para sua casa e não viu a face do rei.
25  Não havia, porém, em todo o Israel homem tão celebrado por sua beleza como Absalão; da planta do pé ao alto da cabeça, não havia nele defeito algum.
26  Quando cortava o cabelo (e isto se fazia no fim de cada ano, porquanto muito lhe pesava), seu peso era de duzentos siclos, segundo o peso real.
27  Também nasceram a Absalão três filhos e uma filha, cujo nome era Tamar; esta era mulher formosa à vista.
28 Tendo ficado Absalão dois anos em Jerusalém e sem ver a face do rei,
2. Ele não conseguiu passar sua própria fé para seu filho:
a. Este é o mais triste de todos! Não é assim Davi tinha aprendido com seu pai Jessé.
3. Ele enganou seu filho por suas ações:
a. Absalão tinha cerca de 16 anos, quando Davi teve o seu caso com Bate-Seba!
b. Na verdade Absalão realizou o julgamento de Deus 47 anos mais tarde. (Absalão 63 – Davi 83)
II Samuel 12:11 Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol.
II Samuel 16:22 Armaram, pois, para Absalão uma tenda no eirado, e ali, à vista de todo o Israel, ele coabitou com as concubinas de seu pai.
III. Observe o resultado do fracasso de Davi.
1. Ele teve de deixar o seu trono para poupar a cidade.
II Samuel 15:6 Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo e, assim, ele furtava o coração dos homens de Israel.
II Samuel 15:14 Disse, pois, Davi a todos os seus homens que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos, e fujamos, porque não poderemos salvar-nos de Absalão. Dai-vos pressa a sair, para que não nos alcance de súbito, lance sobre nós algum mal e fira a cidade a fio de espada.
a. Quantos servos de Deus foram deixados de lado por causa do pecado sexual? 
2. Ele suportou vergonha e repreensão de seus inimigos.
II Samuel 16:5 Tendo chegado o rei Davi a Baurim, eis que dali saiu um homem da família da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera; saiu e ia amaldiçoando.
6  Atirava pedras contra Davi e contra todos os seus servos, ainda que todo o povo e todos os valentes estavam à direita e à esquerda do rei.
7  Amaldiçoando-o, dizia Simei: Fora daqui, fora, homem de sangue, homem de Belial;
8  o SENHOR te deu, agora, a paga de todo o sangue da casa de Saul, cujo reino usurpaste; o SENHOR já o entregou nas mãos de teu filho Absalão; eis-te, agora, na tua desgraça, porque és homem de sangue.
9  Então, Abisai, filho de Zeruia, disse ao rei: Por que amaldiçoaria este cão morto ao rei, meu senhor? Deixa-me passar e lhe tirarei a cabeça.
10  Respondeu o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Ora, deixai-o amaldiçoar; pois, se o SENHOR lhe disse: Amaldiçoa a Davi, quem diria: Por que assim fizeste?
11  Disse mais Davi a Abisai e a todos os seus servos: Eis que meu próprio filho procura tirar-me a vida, quanto mais ainda este benjamita? Deixai-o; que amaldiçoe, pois o SENHOR lhe ordenou.
3. Acima de tudo Davi perdeu seu filho.
a. As falhas dos nossos filhos são nossos fracassos. Os sucessos dos nossos filhos são nossos sucessos. 
4. A desesperança do eco do choro de Davi é o fato de que não haveria segunda chance.
a. Conselheiros dizem que alguns pais também perderam suas filhas por estarem ausente. As filhas, então:
i. Tem uma necessidade de afeto
ii. Elas se sentem rejeitadas – também se interessaram por homens mais velhos
iii. Elas têm um problema com a aparência
iv. Elas têm dificuldade de se relacionar com Deus, o Pai.
b. Observe que Deus não:
i. Retira o seu amor
ii. Nunca disciplinas com ira
I Coríntios 13:5 Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.
iii. Nunca força a nossa vontade 
c. Observe o que Deus faz: 
i. Estabelece limites 
ii. Adverte-nos
Gálatas 6:7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.
iii. Procura-nos para o nosso benefício 
iv. Está disposto a nos perdoar quando voltamos
Conclusão: Há algo na vida que vale a pena perder os seus filhos de Jesus e Sua obra? Davi perdeu Absalão entre a idade de 16 e 23 anos. Você vai prometer a Deus hoje cuidar dos seus filhos, não importa o quê aconteça? Você primeiro deve se entregar ao Senhor Jesus Cristo...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.