Subscribe:

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ESTUDO SOBRE O LIVRO CÂNTICO DOS CÂNTICOS


ESTUDO SOBRE O LIVRO CÂNTICO DOS CÂNTICOS

Este livro tem sido severamente criticado por causa da sua linguagem sensual. Seu direito a um lugar na Bíblia tem sido defendido por muita gente religiosa de todas as épocas. Muitos o têm considerado como uma alegoria espiritual do afeto que existe entre Deus e seu povo escolhido, ou entre Cristo e sua Igreja.
Este é um poema oriental. As expressões ardentes só podem ser devidamente interpretadas por uma mente Espiritual Madura.
 O Noivo representa a Cristo, a noiva a Igreja.
A comunhão espiritual entre a noiva e o noivo celestial: Capitulo 2:7 - Conjuro-vos ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e corças do campo,que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que ele o queira.
A Noiva perde seu companheiro e o busca. Capitulo 2:8 - Ouço a voz do meu amado; ei-lo que vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.
Os discursos ardentes do noivo e da noiva acerca de seu amor mútuo e os elogios de um para com o outro. Capitulo 3:6 - Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça, perfumada de mirra, de incenso, e de toda a sorte de pós aromáticos do mercador. Capitulo 8:14 - Vem depressa, amado meu, e faze-te semelhante ao gamo ou ao filho das gazelas sobre os montes dos aromas.
PENSAMENTO CHAVE: MEU AMADO - Titulo que os crentes dão a Cristo.  Capitulo 2:16 - O meu amado é meu, e eu sou dele. Ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.

Complemento

I - O Noivo Celestial

Seu amor cobre todo os defeitos da noiva. Capitulo 4:7 - Tu és toda formosa, amada minha; em ti não há defeito.
Seu regozijo por ela. Isaías 62:5 - Como o jovem se casa com a donzela, assim os teus filhos se casarão contigo e, como noivo se alegra com a noiva, assim se alegrará contigo o teu Deus.
Deu sua vida por ela. Efésios 5:25 - - Vos, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela.
Virá reclamá-la como sua. Mateus 25:6 - Mas, a meia noite ouviu-se um grito: Aí vem o Noivo, saí ao seu encontro.
II - A Noiva 
Ama ao noivo. Cântico dos Cânticos 2:16 - O meu amado é meu, e eu sou dele. Ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.
Sente sua indignidade. Cântico dos Cânticos 1:5 - Eu sou morena, mas agradável, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Qedar, como as cortinas de Salomão. 
Tem sido purificada e vestida com vestes imaculadas. Apocalipse 19:8 - Foi lhe dado que se vestisse de linho fino, resplandecente e puro. O linho fino são os atos de justiça dos santos. 
Adornada com as jóias da graça divina. Isaías 61:10 - Eu me regozijo muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus. Pois ele me cobriu com vestes de salvação, e me envolveu com o manto de retidão, como o noivo que se adorna com um turbante e como a noiva que se enfeita com as suas jóias. 
Oferece os convites para as bodas. Apocalipse 22:17 - O Espírito e a noiva dizem: Vem. Quem ouve, diga: Vem. Quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. 
A FESTA DAS BODAS 
Preparada pelo Pai para o Filho. Mateus 22:2 - O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho. 
Preparações custosas. Mateus 22:4 - Depois enviou outros servos, recomendando: Dizei aos convidados que já preparei o meu jantar: Meus bois e cevados já foram mortos, e tudo está pronto. Vinde ás bodas. 
O convite é uma grande honra. Apocalipse 19:9 - E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me ainda: estas são as verdadeiras palavras de Deus. 
Os convites, desprezados por muitos. Mateus 22:5 - Porém eles, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio. 
Os convites incluem todas as classes. Mateus 22:10 - E, saindo os servos pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons, e a sala do banquete se encheu de convidados. 
O fato de não usar roupas de bodas por descuido leva a sua exclusão. Mateus 22:11 ao 13 -  Mas quando o rei entrou para ver os convidados, notou ali um homem que não estava trajado com vestes de núpcias. Perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem veste nupcial? Ele, porém, ficou calado. Disse então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o para fora, nas trevas, onde haverá pranto e ranger de dentes. 
Para que você possa ter uma reflexão leia o Livro de Salmos 45...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.