Subscribe:

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

VENCENDO OS MAUS PENSAMENTOS.

VENCENDO OS MAUS PENSAMENTOS.

Vamos aprender o que a Palavra de Deus nos instrui sobre os pensamentos:

1- O que não fazer?
Eclesiastes 10.20 “Nem no teu pensamento amaldiçoes o rei, nem tampouco no mais interior do teu quarto, o rico; porque as aves dos céus poderiam levar a tua voz, e o que tem asas daria notícia das tuas palavras”.

A primeira coisa que devemos nos preocupar é o que não convém fazer para que os maus pensamentos não permaneçam em nossas mentes.
Alguns conselhos:

a) Não alimentar os maus pensamentos
Jesus disse que os nossos olhos são a lâmpada do corpo (Mateus 6.22), servindo como ‘dispositivos de entrada’ para nossa memória. Por isso, o inimigo investe tanto na imagem, desde o Éden, quando a fruta era “agradável aos olhos” (Gênesis 3.6). Evite assistir ou ver coisas que não são boas para você.

b) Evitar companhias que não edificam
O cristão não deve se assentar na “roda de escarnecedores” (Salmos 1.1), pois surgem muitos conselhos que não agradam a Deus (I Coríntios 15.33). Procure pessoas que possam abençoar sua vida.

c) Não ficar ocioso
O tempo é precioso e precisa ser bem aproveitado (Efésios 5.16). Como diz o ditado popular: ‘cabeça vazia é oficina do diabo’. Preencha sua mente e seu tempo e sua mente com coisas que sejam úteis para sua vida.

Procure se policiar para não deixar que maus pensamentos sejam alimentados, não participar de conversas desnecessárias, nem ficar à toa.
Não descuide de sua mente!

2- O que fazer?
Romanos 12.1,2 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Uma atitude indispensável é assumir o controle da sua própria mente não a deixando vagar desordenadamente.
Isso é possível se você:

a) Preencher sua mente
Podemos dizer que nossa mente é como um grande depósito que pode guardar tanto coisas boas como ruins. Cabe a nós escolher o que será armazenado (Mateus 13.44). Duas ferramentas poderosas para preencher a mente são o estudo da Palavra, que gera fé (Romanos 10.17) e o louvor a Deus (Filipenses 4.8). Procure estudar a Bíblia e também louvar a Deus, ouvindo louvores e mensagens bíblicas.

b) Entregar-se à obediência de Cristo
Peça a Deus que encha sua mente com Sua presença e entregue toda sua mente a Deus "levando cativo todo o pensamento à obediência de Cristo" (II Coríntios 10.5). Para isso é preciso “resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7), pois existem pensamentos que são de origem maligna e devem ser combatidos espiritualmente (Efésios 6.12).

c) Buscar a Mente de Cristo
Busque a "mente de Cristo" (I Coríntios 2.16). Quando nos entregamos a Cristo, devemos deixar que seja Senhor de tudo em nossas vidas. Precisamos aprender a amar a Deus “de todo o teu entendimento” (Marcos 12.30). Também é importante buscar o fruto do Espírito do “domínio próprio” (Gálatas 5.23) e tomar o “capacete da salvação” (Efésios) para proteger nossas cabeças.

Um cristão não pode pensar como o mundo pensa (Isaías 8.12), então precisa preencher sua mente com coisas que vêm de Deus, entregando seus pensamentos ao senhorio de Cristo e buscando ter a mente de Cristo.
Cuide bem de sua mente!

Você pode vencer os maus pensamentos!
CONCLUSÃO
Salmos 139.23 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos”.

Um exemplo bíblico de pessoa que venceu os maus pensamentos, foi José, pai adotivo de Jesus, quando soube que Maria, sua noiva estava grávida e pensou em deixa-la secretamente, mas um anjo de Deus lhe apareceu em sonho para o instruir (Mateus 1.18-20). Como José, devemos buscar intimidade com Deus de forma que o Senhor nos mostr
e seus pensamentos que são “mais altos” (Isaías 55.9) e nos impeça de fazer coisas erradas.
Nossa mente não tem a tecla ‘delete’ ou a função ‘ctrl Z’ para apagar ou desfazer coisas erradas que pensamos, mas temos à nossa disposição o sangue de Jesus que apaga todo pecado (I João 1.7-9). Por isso é importante confessar a Deus os pecados em pensamento (Salmos 19.12).
Deus perdoa seus maus pensamentos!
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.