APRENDENDO EM MEIO AS TEMPESTADES
Texto: Mateus 14:22-33
Quebra-gelo: Em sua opinião, como superar uma tempestade (luta, adversidade)?
Introdução: Superar é transpor, ser superior. Na tipologia bíblica, “tempestade” representa luta, adversidade, tribulação. Aprendemos no culto de domingo, que sempre teremos que superar adversidades em nossas vidas. A cada tempestade é um novo desafio que enfrentamos. Geralmente a tempestade vem quando menos esperamos. De repente uma má noticia; uma enfermidade; uma perda; uma crise na família; uma crise financeira. Não devemos viver esperando tempestades em nossas vidas, mas precisamos aprender como lidar quando elas chegam. Nesta noite vamos aprender juntos:
COMO SUPERAR AS TEMPESTADES?
1) CONTINUE CONFIANDO EM DEUS – Mateus 14:22
Os discípulos estavam atravessando o mar em obediência à Palavra de Cristo, mas mesmo assim tiveram que enfrentar uma tempestade. Precisamos entender que as tempestades fazem parte da vida, elas são necessárias para o nosso crescimento espiritual. Através delas aprendemos a confiar mais em Deus. PERGUNTA: Em sua opinião, o que fazer para aprofundar nossa confiança em Deus?
2º) NÃO PODEMOS NOS DESESPERAR – Mateus 14:24-26
Os discípulos ficaram tão desesperados com a tempestade, ao ponto de achar que Jesus era um fantasma. Quando enfrentamos uma adversidade temos que manter a calma. O desespero, a angustia, rouba a nossa confiança em Deus, e nos leva a tomar decisões precipitadas e erradas. PERGUNTA: Como manter a calma quando chega a tempestade?
3º) ENTREGUE O CONTROLE DA SITUAÇÃO A DEUS, NÃO OLHE AS CIRCUNSTÂNCIAS– Mateus 14:27-30
O texto diz que Pedro sentindo o vento forte, teve medo e começou a afundar. Nunca podemos deixar que as circunstâncias nos façam tirar os olhos de Jesus. Se estamos caminhando alinhados com a Palavra de Deus, não precisamos temer, Deus está no controle. Nunca fique observando o que o diabo quer fazer, observe o que Deus já fez e está fazendo. PERGUNTA: Com suas palavras, fale sobre um benefício que recebemos quando realmente entregamos nossas adversidades a Deus?
4º) APRENDA A DEPENDER DE DEUS – Mateus 14:31-32 – Isaías 43:2 – Salmos 116:8
O v.31 diz que quando Pedro estava afundando, imediatamente Jesus estendeu a mão e segurou-o. Enquanto confiarmos e dependermos de Jesus, Ele nunca nos deixará afundar. Tudo que precisamos é aprender a depender somente Dele e não confiar na força dos nossos braços. PERGUNTA: Em sua opinião, o que é realmente depender de Deus?
Conclusão: Se nesta noite você chegou aqui enfrentando tempestades em sua vida, Jesus quer estender Suas mãos para você. Confia Nele, não se desespere, entregue o controle a Ele, ouça o que Ele diz e obedeça. Ponha em prática o que você aprendeu nesta noite e com certeza Jesus vai acalmar a tempestade de sua vida!
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.