Subscribe:

domingo, 17 de janeiro de 2021

APRENDENDOCOM GILGAL.

                                                        APRENDENDOCOM GILGAL.


INTRODUÇÃO:

Gilgal foi o ultimo lugar onde Israel esteve provisoriamente acampado. Sim! Era o ultimo ponto de partida, antes da tomada de Jericó. A cidade fortificada, provavelmente a mais poderosa nação existente nas terras Cananéias.

Jericó significa neste contexto: Obstáculo a ser removido e Gilgal, por sua vez vai representar legalmente a Igreja do Cristo.

Por que um tipo legal da Igreja?

Em Gilgal, ficaram cerca de um ano se preparando para conquistarem definitivamente as terras da promessa. Assim como Jericó precisava ser subjugada, e dominada.

Obs: Jericó representa o orgulho a soberba, a arrogância, a dureza e a zombaria, interstícios humanos.
Como Tal para conquistamos o que Deus tem para nós, é preciso subjugá-los, e domina-los! Mostrar por meio da fidelidade a Deus quem é que manda no novo território de nossas vidas!
Entenda; Assim como Jerico tinha papel importante naquelas terras, como cidade modelo, orgulho e fortaleza das terras de Canaã. Assim também como não seria fácil subjuga-la, nossos obstáculos pessoais às vezes se apresentam como Jericó era para Israel. Porém o segredo era confiar em Deus. Acatar as ordens e estratégias reveladas por Deus.

Que eram:

1- Sete Sacerdotes.
2- Sete Trombetas (chifre de carneiro).
3- Sete dias (consecutivos).
4- Sete voltas (uma para cada dia).
5- Sete voltas (consecutivas no ultimo dia).
6- O povo em marcha.
7- O Grito e o soar das trombetas.

Assim como foi lhes dito que o fizessem. Aprendemos que para subjugarmos nossos obstáculos intransponíveis, precisamos obedecer à vontade de Deus que é Soberana.

*É fato, que o povo obedeceu e Jericó foi conquistado, Porém, quero me deter em cinco fatos que levara Israel ao condicionamento para esta grande conquista.

Antes duas considerações:

1º- O Povo precisava saber que Deus era com Josué. (Js 1.5).
2º- Honrar o voto que fizeram de segui-lo e obedece - lo, como faziam na gestão de Moisés (Js 1.16-18).
*Segundo consta na história, que tiveram cerca de um ano em Gilgal, antes de partirem rumo às conquistas que viriam pela frente. Foi durante esse período que com certeza viram Deus agir sobre a vida de Josué. Isso prova que depois deste período o povo estava pronto para segui-lo em qualquer situação!

Agora como foi que viram Deus na vida deste bravo soldado?
Sim! Aqui começa o desenrolar desta mensagem:

“LIÇÕES DE GILGAL”

Note: Gilgal significa literalmente “Circulo de Pedra”.

Permitam-me uma prévia: Em Gilgal, o circulo se fecha e o cerco de Deus se prepara.

Esta mensagem poderia se chamada de as cinco lições de Gilgal! Razão esta! Por que iremos tratar aqui justamente sobre isto cinco lições, que o povo tivera que reaprender.
Imagina 40 anos caminhando pelo deserto, uma geração se foi e outra surgira nas areias causticantes do Sinai. Uma geração que não sabia o que era viver em uma terra fixa, pois eram andarilhos do deserto, nômades, aguerridos da fé e da coragem de seus lideres.

*Uma geração que não conheciam os favores da circuncisão. Viviam como povo que seguiam sem rumo, trazendo consigo a vergonha da escravidão.

*Mesmo assim como pelicanos sem águas na sequidão do deserto, cultuavam e adoravam o Deus que os livra-la dos Egípcios de forma miraculosa. Mais precisavam de uma terra.

EM GILGAL O QUE PRATICARAM DE TÃO IMPORTANTE PARA ELES E DEUS?

Note, porém que: Gilgal passou a ter novos significados para a vida deles.

1º Gilgal começou a significar: “O fim da vergonha”.

Sim! Em Gilgal a 1ª Coisa que Deus faz é “Remover a vergonha da vida deles” (Js 5.9). Que tipo de vergonha era essa? Vergonha de cerca de 430 anos de escravidão. Ainda a vergonha do pecado e a vergonha da desobediência.

Obs: Que durante a caminhada pelo deserto o povo deixou claro que por varias vezes estava acostumados à vida pecaminosa e desobedientes dos Egípcios.

2º Gilgal Veio a significar: “O Renovo Espiritual”.

A Espiritualidade estava debilitada pela longa jornada de 40 anos. Em Gilgal tinham a oportunidade de reaverem seus votos e renova-los diante de Deus. (Cap.2).
Note: O Pacto Abraâmico da Circuncisão, fora esquecido por eles desde quando saíram do Egito , isto por cerca de 40 anos.

Veja a decisão parte de Josué. Era a forma de purificar o povo e conservar a aliança com Jeová.

Agora o que era a circuncisão?

A Circuncisão tinha propósitos higiênicos que significavam a purificação. Tal ato era realizado na genitália Masculina, região prepulsal do pênis.

Como faziam isto?

Uma pequena cisão (cirúrgica) era feita, no local cortando a carne do prepúcio, isto se resultava em eliminar o mau cheiro, e acumulo de sujeira, uma vez que banho era escasso na região do deserto. Este ato simbolizava a “purificação”.

O que a circuncisão tem haver conosco hoje?

Veja bem! Hoje essa circuncisão é praticada em um ato simbólico, direto no coração, (a fonte das emoções e dos desejos).
*Assim como Josué propôs a circuncisão ao povo como forma de purificação e renovação da aliança. Jesus faz o mesmo com o seu povo.

3º Gilgal também veio significa: “Lugar de Adoração”.

Note: (Cap. 5.10-12). Em Gilgal a adoração ganha um novo sentido, o povo estava parado, e não mais perambulando pelo deserto por conta da rebeldia de seus corações.
Veja por quê? Em Gilgal celebraram, a Páscoa antes de irem à conquista.

Páscoa era símbolo da saída do Egito, aqui em Gilgal ela ganha um novo sentido conservar o pacto.
Isto era feito de três formas:
1 – Celebrando com Festas.
2 – Júbilos expressões de vozes “cânticos”.
3 – Com Muita “Adoração”, Eis a razão por que Gilgal passou a significar “Lugar de Adoração”.

4º Gilgal veio a significar: “Lugar de Provisão”.

Obs: Durante 40 anos o povo foi provido do Maná (Ex 16.8-16).Quando se localizaram na terra, comeram do fruto dela, então o Maná parou de cair.
Por esta razão Gilgal simboliza lugar de provisão.

Entenda: O Maná era uma concessão, o fruto era obrigação.

*Logo vale dizer que Jesus é uma concessão a quem o aceita-lo. Ele meso disse: Pelo pão havereis de trabalhar (isto é provisão). A Igreja oferece ao crente a disponibilidade de viver Honestamente, de seus próprios proventos!

5º Gilgal significa: “Lugar de encontro com Deus”.

Este ato trata-se do ultimo provento de Deus, antes de partirem para conquista d Jericó.

Obs: Estamos nos momentos da estadia do povo em Gilgal. Neste momento Josué é agraciado com a presença do anjo do senhor. Uma representação teofânica de Deus. (cf Cap 5.14,15).


Note: que todas essas coisas aconteceram enquanto o povo residia em Gilgal aguardando a ordem de Deus, para saírem a conquistar as possessões que lhes dera Deus.

Conclusão: A Gilgal de época marcou Israel, A Gilgal de hoje cujo pareamento a coloca em posição de Igreja, nos leva as mesmas. Condições de Fim da vergonha do pecado. Significa “O Perdão” alcançado!
A renovação do entendimento mediante a graça. (1ª Co 5.17). O foco da exclusividade na adoração. ( Jo 4.24,25). Por ter sido criada por Deus, e fundado pelo Cristo, a Igreja é hoje a porta aberta onde o homem realmente pode encontrar Deus. Amém!
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.