Subscribe:

sábado, 30 de janeiro de 2021

APRENDENDO COM JAEL.

APRENDENDO COM JAEL.

Juizes 4:17
“Bendita seja entre as mulheres, Jael, mulher de Héber, o queneu; bendita seja entre as mulheres nas tendas.” (Juízes 5:24)
Ela não era judia e, juntamente, com seu marido Héber, fazia parte de uma tribo nômade. Ela e seu esposo eram queneus. No versículo 11, vemos Héber, esposo de Jael, armar as suas tendas perto de onde se desenrolava as batalhas. A Bíblia nos diz que “… Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, que está junto a Quedes.”
Nesta decisão de Héber e Jael, vemos a mão de Deus agindo para, lá na frente, dar vitória aos filhos de Israel que haviam tornado “a fazer o que era mau aos olhos do Senhor.”
ÉPOCA
Quando os israelitas ficavam em apuros, clamavam a Jeová. Ele lhes respondia por dar-lhes líderes valentes, para ajudá-los. A Bíblia os chama de juízes. Josué foi o primeiro juiz, e outros, depois dele, chamavam-se Otniel, Eúde e Sangar. Mas duas pessoas que ajudaram Israel eram mulheres, chamadas Débora e Jael.
Toda vez que o povo clamava por socorro, Deus levantada pessoas para que Ele pudesse agir.
Débora era profetisa. Jeová dava-lhe informações sobre o futuro, e ela as transmitia ao povo. Débora era também juíza. Sentava-se debaixo de certa palmeira, nos morros, e o povo vinha a ela para obter ajuda com os seus problemas.
Naquele tempo, Jabim era rei de Canaã. Ele tinha 900 carros de guerra. Seu exército era tão forte que muitos israelitas foram obrigados a se tornar servos de Jabim. O chefe do exército do Rei Jabim era Sísera.
SITUAÇÃO
Sísera chegou à tenda de Jael. Ela o convidou a entrar e deu-lhe leite, quando Sísera pediu água e Jael lhe deu leite, ela estava oferecendo o que havia de melhor em casa. “O povo daquela região apreciava esta bebida, feita com leite de cabra colocado num odre velho que, depois, era chacoalhado. O leite, então, azedava ou fermentava, quando misturado com as bactérias que permaneciam no odre já usado anteriormente.” Este o fez dormir. Então Jael tomou uma estaca de tenda e martelou-a na cabeça do homem mau. Depois, chegando Baraque, ela lhe mostrou o morto Sísera! Assim, a palavra de Débora se cumpriu.
O inimigo é derrotado com uma atitude ousada.
Jael foi sábia e paciente: esperou a hora certa de agir.
Jael não aceitou acordos. Não se pode servir a dois senhores (Mt 6:24), nem tampouco ser morno (Ap 3:16) Jael não cometeu o pecado da omissão (Tg 4:17) Jael valeu-se das armas que Deus lhe deu: estaca e martelo.

O Senhor espera de nós atitudes ousadas. Que venhamos romper com valores como Jael...
SOFRIMENTO
tudo o que estava acontecendo Jael estava no meio disso, ouvindo e vendo os acontecimentos, a qualquer momento os homens perversos poderiam entra e em sua tenda,viver com medo e insegurança é terrível.
Por mais escravizado que uma pessoa se sinta, nada lhe dá o direito de tirar a vida de uma pessoa, mas naquele tempo a guerra era a solução, essa atitude era louvável pela coragem. Imagine como Jael levou tempo para esquecer o que fez, matar alguém deve ser terrível mesmo que seja para salvar a própria vida.


ALEGRIA
Débora usada por Deus, profetiza quem iria matar o maior inimigo de Israel: uma mulher “Ela respondeu: Certamente, irei contigo, porém não será tua a honra da investida que empreendes; pois às mãos de uma mulher o SENHOR entregará a Sísera. E saiu Débora e se foi com Baraque para Quedes.” Juízes 4: 9
Débora e Baraque honraram a Jael em seu cântico de vitória, a Bíblia não fala mais de Jael, esta mulher corajosa ficou na história do povo de Israel e nos deixa uma lição, muitas vezes os inimigos de nossa família estão dentro de nossa casa, sabemos que precisamos lutar contra o mal mas ficamos paradas, devemos tomar a decisão como Jael acabar com o mal, livrar nossos filhos e lares do pecado.
A nossa luta hoje não é contra pessoas, mas contra todas as forças malignas que se levantam diariamente para destruir o povo de Deus. Portanto devemos ser corajosas para revestir-nos de toda armadura de Deus e combatermos o bom combate. (Ef 6:12-18)
Além de corajosa, Jael foi sábia, pois esperou o momento certo para atacar o inimigo. Por ser um homem de guerra, provavelmente ela não ganharia na luta com espada ou corporal, mas esperou ele chegar na sua fraqueza, para atacá-lo e resolver um problema. Devemos buscar diariamente a sabedoria do Senhor antes de tomarmos qualquer decisão. (Pv 1:7)
LIÇÃO
mulher decidida e corajosa Que nos momentos das batalhas, estejamos sempre juntas dAquele que vai sempre nos orientar, dirigir e nos dar a vitória.
Jael significa literalmente, cabra selvagem. Seu nome denota a atitude de seu caráter e comportamento em enfrentar os desafios da vida.
Uma mulher corajosa e valente que foi muito importante na sua geração, derrotando o maior inimigo do povo de Israel: Sísera.
Jael, com sua atitude, mudou o curso de sua geração e um futuro contínuo de aprisionamento, de opressões, de angústias, pode transformar-se em tempo de paz e prosperidade, livre do perverso e maligno.
essas duas mulheres Débora e jael se levantaram, nós também devemos nos levantar diante de certas situações em nossas vidas, ou em prol de outra pessoa.
Jael não era combatente de uma causa perdida, nem infectada pelo espírito da inércia, descaso e da insensibilidade pelos conflitos sociais, políticos e religiosos de sua época.
Jael era uma militante ativa, pronta para ser usada por Deus, para o bom propósito que Ele tinha para ela. Deus a escolheu para vencer e destruir todos os gigantes que atormentavam seu povo.
Deus tem nos escolhido para vencer, e fazer a diferença em nossa geração!!!
Armar e desarmar tendas eram serviço de mulher; por isso, Jael tinha sempre à mão suas ferramentas de trabalho, e sabia como usá-las. A importância de saber como , quando e como usar as armas para uma batalha.
VAMOS ORAR
"Senhor, obrigada por seres um Pai sempre presente, me dê coragem, sabedoria e discernimento para entendermos quais são os Seus planos para a nossa vida.
Obrigada por me dar força, sabedoria e coragem naqueles momentos em que penso que tudo está perdido.
Que eu tenha sempre o coração aberto ao Teu chamado. Que Tu possas me usar nos teus planos perfeitos e que eu sinta que estás sempre comigo. Me ensine a usar as armas que me deste, e coragem para agir quando o momento aparecer. Que saiba usar a autoridade como diz em Lucas 10:19”Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.”

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.