Subscribe:

quinta-feira, 9 de julho de 2020

HONRA PARA QUEM HONRA




                                                          HONRA PARA QUEM HONRA
Estarei escrevendo sobre honra em alguns textos. Trazendo mais esclarecimento sobre o tema.
“Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra”. (Romanos 13:7)
Honra, uma palavra pequena, mas carregada de um grande poder extraordinário e disponível para aqueles que caminham nela.
Quero me deter neste artigo sobre quatro aspectos da honra e da importância de cada uma delas na vida do cristão que entende e pratica honra. Sei que pode haver outros aspectos, mas, em meu coração vieram estes:

1 – Honrar a Deus.
2 – Honrar a família.
3 – Honrar os irmãos
4 – Honrar as lideranças e Autoridades.

A honra é uma chave divina, disponível aos humildes de coração, para o acesso sobrenatural a uma vida de milagres em todas as áreas.
1 – Honrar a Deus
Em primeiro lugar, acima de tudo, devemos honrar a Deus em todas as coisas, através da nossa vida, família, ministério e finanças, etc.
A palavra Honra no grego é “timao”, que significa: estimar, fixar o valor, honrar, reverenciar. Essa palavra vem da raiz grega “timios” que significa: De grande valor, precioso, mantido em honra, especialmente querido.

Quando falamos sobre HONRA em relação a Deus, estamos falando sobre honrá-lo acima de tudo e de todos e em todas as áreas de nossas vidas, a Ele TODA A HONRA!
Honrar a Deus, também é honrar a sua palavra. Se não estamos honrando a palavra de Deus, não estamos honrando a Deus, porque os dois são um.
Muitas pessoas reverenciam a pessoa de Deus em grande estima, em grande valor. Mas, não o fazem com a mesma reverência em relação a palavra de Deus.

Quando honramos a Deus somos honrados por Deus.
“… porque aos que me honram, HONRAREI, porém os que me desprezam serão desmerecidos”. I Samuel 2:30 b
“dêem honra ao SENHOR e anunciem a sua glória nas terras do mar”. (Isaías 42.12)
“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”. (Provérbios 3.9,10)
2 – Honrar a família
O Segundo aspecto da honra é, HONRAR a família. Quando há Honra há reconhecimento, há gratidão. Quando há reconhecimento e gratidão há qualidade e valor real nos relacionamentos.
Nos dias hoje, muitas famílias estão se dissolvendo por falta de honra. O marido não honra a esposa, a esposa não honra o marido, os pais não honram os filhos nem os filhos honram os pais. Qual o resultado disso? Pecado! Pois a ausência de honra leva o homem ao amor próprio, aos seus próprios interesses, e o amor não busca os seus próprios interesses.
Quem não anda praticando honra acha que o mundo inteiro sempre deve fazer algo de bom pra ela. A consciência desse tipo de cristão é de amor próprio, honrar a si e nunca honrar os outros. A honra é doadora, é reconhecedora, é grata, sempre procurando fazer o bem aos outros.
A esposa honra o marido
Cada vez mais, o sistema do mundo, está inculcando nas cabeças das mulheres, através da mídia, que elas devem ser iguais aos homens. E por isso, por considerar esse pensamento mundano, muitas esposas estão perdendo o respeito, a honra, em relação ao seu marido, se colocando também como cabeça. Isso é extremamente perigoso, pois, a esposa que não está honrando o marido, não está honra a palavra de Deus, nem honrando a Deus.
As mulheres sejam submissas (Honrar) ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Efésios 5:22
Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa RESPEITE (Honre) ao marido. Efésios 5:33
Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido,
6 como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando- lhe senhor (Honra), da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma. I Pedro 3:5,6
O marido honra a esposa
Por outro lado, o marido não é o dono da sua esposa. Ele não comprou um objeto de prazer no cartório e agora chama isso de casamento. Não! O marido deve honrar a sua esposa, ter consideração. Muitos maridos acham que honrar a esposa é estar em dia na área sexual (alguns casais nem nisto estão). Outros pensam que é colocar comida dentro de casa e pagar as contas. Uns até dão um fogão para sua esposa no aniversário de casamento, e estão achando que estão honrando.
A esposa se sente honrada pelo marido quando é considerada, amada. Ter tempo de qualidade com a esposa e honrá-la. Dar atenção, conversar, passear é sinônimo de honra para a esposa (Sei que para alguns homens isso não tem tanto valor, mas é bíblico).
Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, Efésios 5:25
Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração (HONRA) para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai- a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. 1 Pedro 3:7
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr.Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.