Subscribe:

terça-feira, 28 de julho de 2020

DEUS ENDURECE O CORAÇÃO DE FARAÓ


                                            DEUS ENDURECE O CORAÇÃO DE FARAÓ
Êxodo 1–18 é uma parte super intensa da história bíblica, que levanta algumas questões teológicas pesadas. O confronto épico entre Deus e o Faraó sobre o destino dos israelitas escravizados é um virar de páginas. O faraó é um homem realmente mau — na verdade, a pior pessoa que conhecemos na Bíblia até agora. Ao ler essas histórias, você pode ficar tentado a perguntar: quem está realmente dando as ordens aqui? É Deus? Em caso afirmativo, por que ele permitiria isso? E, por que esse confronto se torna tão violento e intenso? (…)
Faraó com uma “F” maiúsculo
O faraó não é um único rei no Êxodo. Se você prestar atenção, verá que esse título real se refere a uma sequência de reis egípcios ao longo de muitas gerações. Isso levanta a questão interessante de por que o autor realmente não nomeia o faraó que se opôs a Moisés (ele era Thutmose II ou III, ou Ramsés I ou II?). É quase certo que isso foi de propósito. O autor não quer que nos concentremos em um único rei. Em vez disso, ele quer que vejamos o Faraó como um arquétipo do padrão de rebelião humana que começou no jardim e que culminou na Babilônia (Gênesis 3–11). Este rei, ou sequência de reis, é o epítome do mal humano. Ele encarna a trilha estranha e trágica que o coração humano pode tomar quando uma pessoa ou sociedade coloca seus próprios valores e bem-estar acima de outra pessoa ou sociedade. Faraó é o que acontece quando uma nação inteira redefine o bem e o mal, para além da sabedoria de Deus. Você tem um Egito edificando sua riqueza e segurança nas costas de um Israel maltratado, oprimido e escravizado. À medida que a história se desenvolve, o Faraó coloca sua própria reputação e orgulho acima do bem-estar de seu próprio povo. Esta é uma situação horrível, e é o diagnóstico da Bíblia sobre a condição humana em termos corporativos. O império egípcio e seu faraó são a Babilônia de Gênesis 11 em esteroides. Deus precisa responder.
O mal de cabeça para baixo

Uma questão comum que os leitores têm sobre essa história diz respeito ao tema repetido do “coração duro” do Faraó. Às vezes, nos dizem que Faraó endurece seu coração contra Deus, mas outras vezes lemos que Deus endurece seu coração. Quem está realmente por trás de todo esse mal? E o que essa história nos conta sobre o relacionamento de Deus com o mal em outros momentos da história ou em nossas próprias vidas?
Para responder a esta pergunta você precisa ser paciente e ler a história lentamente e em sequência. Caso contrário, você abortará a experiência pela qual o autor deseja que você passe. No envio de Moisés (Êxodo 3–6), Deus primeiro diz que “sabe” que o Faraó resistirá à exigência de deixar os israelitas ir (3: 19–20), e assim Deus diz que ele endurecerá o coração do Faraó (4:21) e 7: 3). Então, Deus conhece os corações dos homens e pode antecipar suas respostas, um pensamento sóbrio ecoado em toda a Bíblia (veja Jeremias 17:10). Deus transformará o mal do Faraó completamente, mas isso significa que Deus é responsável pela rebelião do faraó do começo ao fim? Você tem que continuar lendo e ficar alerta.
Endurecimento de corações
No primeiro encontro de Moisés e Faraó (Êxodo 7: 13–14), o coração do Faraó “se endureceu”. Agora, há um problema de tradução aqui que, infelizmente, complica as coisas, então pegue seu chapéu de nerd da Bíblia! O verbo hebraico para “tornou-se difícil” (pronunciado, khazaq) não é passivo, nem indica quem está iniciando a ação (é chamado de verbo “estativo”, o que significa que não diz se é Faraó ou Deus). Se você está lendo na NVI, está ambíguo, o que parece ser o ponto. No entanto, algumas outras traduções modernas, infelizmente, inseriram sua interpretação no texto e traduziram este verbo como “foi endurecido”. Em outras palavras, eles o transformam em um verbo passivo, para que você se afaste do capítulo 7 pensando que Deus estava endurecendo o coração do faraó desde o princípio, o que não é o que o texto diz. Enquanto você lê, você notará que um padrão fascinante surgiu. Nas cinco primeiras pragas que Deus envia ao Egito, o endurecimento do coração do Faraó acontece por sua própria vontade, ou é novamente ambíguo, assim como vimos na cena de abertura. Nas últimas cinco pragas, o padrão muda.
As Dez Pragas e o Coração d Faraó
Sangue: o coração do Faraó “se endureceu” (7:22).
Rãs: O Faraó “endureceu seu próprio coração” (8:15).
Piolhos: o coração do Faraó “se endureceu” (8:19).
Moscas: “Faraó endureceu seu próprio coração” (8:32).
O Gado morre: o coração do Faraó “se endureceu” (9: 7)
Feridas Infeccionadas: “O Senhor endureceu o coração do Faraó” (9:12)
Saraiva: O Faraó “endureceu seu próprio coração” (9:34)
Gafanhotos: Deus anuncia que “endureceu o coração do Faraó” (10: 1,10: 20)
Escuridão: Deus “endureceu o coração do Faraó” (10:27)
Morte dos primogênitos: Deus “endureceu o coração do Faraó” (11:10)
Aqui podemos tirar várias conclusões. Antes de tudo, nas pragas 6–10, ouvimos quatro vezes que Deus endureceu o coração do Faraó. Você pode ver como isso é diferente das pragas 1–5? Nessas histórias, Faraó endureceu explicitamente seu próprio coração (pragas 2 e 4), ou a fonte do endurecimento era ambígua (pragas 1, 3 e 5). Curiosamente, na 7ª praga da saraiva, primeiro vemos o faraó endurecer seu próprio coração (9:34), mas depois o narrador usa o verbo ambíguo “endureceu” para descrevê-lo. Isso significa que todos os outros usos do verbo ambíguo (pragas 1, 3 e 5) não implicam que Deus endureceu o coração do Faraó, mas o contrário!
Deus chamou Faraó para se humilhar e reconhecer que Deus é sua autoridade e que não pode redefinir o bem e o mal em termos egípcios.
O Ponto
Por que o autor usa essa técnica de ida e volta para descrever o coração do Faraó? Tudo faz parte do brilhante diagnóstico da condição humana nesta história, que trata da natureza misteriosa do mal humano. Deus chamou Faraó para se humilhar e reconhecer que Deus é sua autoridade e que não pode redefinir o bem e o mal em termos egípcios. A resposta do faraó (ver 5: 1–2) é confrontar o Deus de Israel. Depois disso, Deus oferece a Faraó cinco oportunidades para se arrepender e se humilhar, e cinco vezes ele endurece seu coração. O autor quer que vejamos que mesmo as formas mais hediondas e absurdas do mal humano não são uma verdadeira ameaça para os propósitos de Deus. Ele pode dirigir até esse tipo de maldade em direção a seu plano para abençoar a humanidade através da família de Abraão.
O Clímax
Em última análise, se foi Deus ou o Faraó, no final de dez pragas, Faraó quer que os israelitas desapareçam. Depois de perder seu próprio filho, o Faraó libera os israelitas. Não surpreendentemente, porém, o faraó tem outra mudança de coração, e retrata sua decisão de deixar os israelitas irem (14: 5). O faraó reúne seu exército, e nos é dito que Deus “endurece seu coração” (14: 8). Sabemos como esta história acaba. A mudança do coração do Faraó se volta contra si mesmo, resultando em uma catástrofe em todo o império.
A Resposta de Romanos 9
Romanos 9 é a referência mais longa que Paulo faz ao Êxodo no Novo Testamento. Muitos apontam para este capítulo para dizer que Deus estava por trás do mal do faraó desde o início. Romanos 9:18 diz: “Portanto, ele tem misericórdia de quem quer e endurece a quem quer.” Paulo vê no coração duro do Faraó um padrão que estava novamente em operação em seu próprio tempo, ou seja, a rejeição de Jesus, o Messias por muitos do seu próprio povo judeu. Nesta passagem, Paulo não está oferecendo um comentário sobre o complicado tema do coração duro do Faraó, nem diz que só Deus foi o responsável. Ele está resumindo o ponto principal do diagnóstico da história do Êxodo acerca do mal do Faraó (o propósito de Deus de abençoar não pode ser frustrado pelo mal humano) e aplicá-lo a uma tragédia aparente em seu próprio tempo. A execução de Jesus era realmente parte do plano de Deus para trazer bênção a todas as nações. É a exploração de Paulo da justiça e da misericórdia de Deus. O fato de que Deus pode dirigir o mal para seus propósitos não significa que ele o tenha projetado. O faraó é responsável por seu próprio mal, assim como os irmãos de José. No entanto, não há força no mal humano que possa resistir ao propósito de Deus de trazer salvação e bênção a todas as nações.
O que isso significou para o Faraó, e o que isso significa para mim?
Quando o mal humano não é controlado, coisas ruins acontecem e as pessoas más podem às vezes se transformar em monstros. O autor de Êxodo está nos mostrando que o Faraó era responsável pelo mal em seu coração, e em um ponto claro da história (após a 5ª praga), ele se aproximou do ponto de não retorno. Neste ponto, Deus re-propõe este “vaso” (como Paulo coloca em Romanos 9) para seus próprios propósitos. O ponto da história não é dizer-nos que Deus engendra o mal, antes, é um aviso cauteloso para você, o leitor, dizendo: “Não seja como Faraó!” Coisas estranhas acontecem no coração e na mente humana quando deixamos que os impulsos do mal da nossa natureza quebrada não sejam controlados. Deus sempre nos oferece graciosamente oportunidades de voltar (você teria dado a Faraó tantas chances ?!), mas às vezes uma pessoa pode se consolidar em um caminho destrutivo e alcançar um ponto de não retorno. Deus pode, às vezes, permitir que nosso mal nos destrua. MAS, a boa notícia é que, se essa última te assusta, você não é Faraó! O fato de você estar se preocupando com a questão significa que seu coração é mole e quer fazer o que é certo. À medida que progredimos através do restante da narrativa bíblica, você verá que este tema do coração duro versus mole se desenvolve mais. Por enquanto, consideremos a misteriosa justiça e a misericórdia de Deus, a qual deseja nos salvar de nós mesmos
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.