Subscribe:

sábado, 15 de junho de 2019

DOENÇAS ESPIRITUAIS


                                                         DOENÇAS ESPIRITUAIS
O que são enfermidades espirituais? São a doença da alma. Nem sempre é o corpo que adoece, muitas vezes o mal é invisível e se aloja na alma do homem e os médicos não podem curar. Uma enfermidade física é de fácil diagnóstico, ainda que não seja tão fácil a cura, mas quando se trata da enfermidade espiritual os médicos ficam “boiando”, tateando no escuro, porque nenhuma faculdade de medicina ensina seus alunos a diagnosticar e tratar o mal da alma.

Hoje em dia tudo o que os médicos não conseguem diagnosticar se chama “virose”. O tratamento? Repouso, muito líquido e tempo. Quando não é virose é estresse, depressão, ou pura e simplesmente doidice, mas será tão simples assim? Não existe outro diagnóstico, ou explicação? O grande foco da ciência universal é prolongar a vida do homem, ainda que seja uma sobrevida, sem qualidade alguma. A ideia é não deixar o paciente morrer, numa espécie de “queda de braço” com o Criador.

A maioria dos médicos, ainda que não sejam religiosos, sabem que existe “algo” por trás de curas miraculosas, por trás de morte cerebral devidamente constatada e que não obstante, o paciente retoma a vida como se nada tivesse acontecido, mas o que é esta “força invisível”? Alguns cientistas apostam na vontade de viver do paciente, ou nos apelos de sua família, mas alguns já admitem que a oração da fé é que traz da morte um paciente sem esperanças clínicas de sobreviver.

Alguns “versículos” não estão na Bíblia, embora possam ser repetidos como se lá estivessem. As pessoas em geral costumam ligar o “modo papagaio” e saem repetindo o que ouviram por aí. Exemplo clássico: Jesus é o Médico dos Médicos. É a mais sublime verdade, no entanto, não está escrito na Bíblia. Esta frase é uma espécie de resumo óbvio dos milagres de Jesus, que curou tanta gente que João escreveu ao final de sua narrativa:Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.” (João 21:25).

Jesus circulou de “A” a “Z” nas especialidades médicas e todas estão devidamente registradas na Bíblia. E quando o mal é espiritual? Jesus também tratou disso? Foi o que Ele mais fez. Na verdade a cura do corpo era apenas uma Obra de Misericórdia do Filho de Deus, Sua especialidade é justamente a cura da alma. Quando o homem vive sem Jesus, ele está gravemente enfermo da alma e aí só uma transfusão do sangue de Jesus poderá livrá-lo do inferno.

O maior responsável pelas enfermidades da alma é o pecado e toda cura divina começa de dentro pra fora, porque não adianta nadinha curar o corpo sem afastar a causa, a origem espiritual do problema e neste ponto somente Jesus pode agir.

Um dia Jesus estava numa casa em Cafarnaum e uma multidão se aglomerou para vê-lo. Na impossibilidade de se aproximarem de Jesus, quatro homens subiram no telhado da casa e desceram numa espécie de maca, seu amigo que estava paralítico. Quando Jesus viu aquela cena promovida mais pela fé dos amigos do que pelo paralítico, Ele foi ao ponto e disse: Filho, perdoados estão os teus pecados. (Marcos 2:5b).

Jesus fez o diagnóstico na hora e viu que a doença era espiritual e, portanto, primeiro tratou de cortar o mal pela raiz e perdoou seus pecados para somente depois determinar:A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.” (Marcos 2:11). Pronto! O antes paralítico saiu andando “serelepe”.


O mal da alma, que tem sido chamado pela medicina de depressão, e elevado à categoria de “mal do século”, só pode ser tratado por quem pagou o preço pelos pecados do homem e que é o único capaz de promover a cura da alma e do corpo. Agora, é aquilo que sabemos: Jesus é muito educado e só entra com providencias na vida de quem permite Seu agir.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.