Subscribe:

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O QUE FAZER QUANDO SOMOS AFRONTADOS PELOS NOSSOS INIMIGOS...


       O QUE FAZER QUANDO SOMOS AFRONTADOS PELOS NOSSOS INIMIGOS...
1 E ACONTECEU no ano décimo quarto do rei Ezequias, que Senaqueribe, rei da Assíria, subiu contra todas as cidades fortificadas de Judá, e as tomou.
2 Então o rei da Assíria enviou a Rabsaqué, de Laquis a Jerusalém, ao rei Ezequias com um grande exército, e ele parou junto ao aqueduto do açude superior, junto ao caminho do campo do lavandeiro.
3 Então saíram a ter com ele Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista.
4 E Rabsaqué lhes disse: Ora dizei a Ezequias: Assim diz o grande rei, o rei da Assíria: Que confiança é esta, em que esperas?
5 Bem posso eu dizer: Teu conselho e poder para a guerra são apenas vãs palavras; em quem, pois, agora confias, que contra mim te rebelas?
6 Eis que confias no Egito, aquele bordão de cana quebrada, o qual, se alguém se apoiar nele lhe entrará pela mão, e a furará; assim é Faraó, rei do Egito, para com todos os que nele confiam.
7 Porém se me disseres: No SENHOR, nosso Deus, confiamos; porventura não é este aquele cujos altos e altares Ezequias tirou, e disse a Judá e a Jerusalém: Perante este altar adorareis?
8 Ora, pois, empenha-te com meu senhor, o rei da Assíria, e dar-te-ei dois mil cavalos, se tu puderes dar cavaleiros para eles.
9 Como, pois, poderás repelir a um só capitão dos menores servos do meu senhor, quando confias no Egito, por causa dos carros e cavaleiros?
Esta passagem nos ensina sobre uma afronta do rei da Assíria contra o rei Ezequias de Jerusalém. Antes de atacar, ele profere ofensas e quer que Ezequias faça como seu pai Acaz fez, mas ele mudou tudo, foi fiel e Deus o ajudou.
· No texto a seguir constatamos como Acaz, ainda jovem, não foi fiel a Deus. Fez coisas abomináveis até com seu filho, fez o que não era reto segundo os caminhos do Senhor.
II REIS 16
1 No ano dezessete de Peca, filho de Remalias, começou a reinar Acaz, filho de Jotão, rei de Judá.
2 Tinha Acaz vinte anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém, e não fez o que era reto aos olhos do SENHOR seu Deus, como Davi, seu pai.
3 Porque andou no caminho dos reis de Israel, e até a seu filho fez passar pelo fogo, segundo as abominações dos gentios que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel.
4 Também sacrificou, e queimou incenso nos altos e nos outeiros, como também debaixo de todo o arvoredo.
· No texto a seguir constatamos como Ezequias filho de Acaz, ainda jovem, foi fiel a Deus. Fez tudo que era reto se não se desviou dos caminhos do Senhor.
· Jovem você pode fazer a escolha certa e ver sua vida impactada.
II CRÔNICAS 29
1 Tinha Ezequias vinte e cinco anos de idade, quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abia, filha de Zacarias.
2 E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme a tudo quanto fizera Davi, seu pai.
· Ezequias guardou os mesmos princípios de Davi, andou reto segundo caminhos do Senhor e inclusiveconsiderou Davi como seu pai.
· Nós também temos que ter um pai espiritual neste mundo, para nos aproximarmos e mantermos nos caminhos de Deus.
· O rei da Assíria Senaqueribe afronta Ezequias e manda um recado muito impetuoso.
· Nós também precisamos resistir a todos os tipos de afrontas que surgem em nossa vida, pois elas são para nos enfraquecer.
· Ezequias pediu ao povo para ser forte e corajoso e não se desfalecer. Ele cobrou animo do povo, pois a Assíria era muito poderosa naquele tempo.
· Ezequias teve um pai natural idolatra, mas ele escolheu outro caminho, os caminhos de seu pai espiritual Davi.
· Podem surgir muitas afrontas neste mundo querendo derrubar você, mas maior, é O que está conosco, porque Ele é o nosso Deus como foi o Deus de Davi e Ezequias.
· Quando nos posicionamos em fé, o diabo quer se levantar para nos remover desta posição diante Deus.
· Quando decidimos abandonar as coisas deste mundo e nos purificar, satanás vai colocar pessoas do seu lado, para tentar de desviar. Aparecerá um chato para te fazer perder a paciência e com isto fazer você perder a sua benção. Satanás quer causar desequilíbrios na nossa emoção.
· Aquele ataque contra Ezequias parecia um ataque de guerra como outro qualquer, mas não era apenas algo físico e sim uma afronta emocional.
· A palavra do rei da Assíria foi uma tentativa de imitação da palavra de poder de Deus. As palavras dele “Assim diz o rei da Assíria” nos lembram claramente “Assim diz Senhor seu Deus”. O inimigo tenta usar a palavra para nos confundir e desanimar. Lúcifer também tentou sentar no trono de Deus e queria ser como Ele, porém ele e um terço dos anjos do céu caíram.
· O ria da Assíria tentou mostrar um poder que não tinha.
· Nós também somos afrontados neste mundo com palavras como: Sua empresa não tem mais jeito; seu filho não tem conserto; seu casamento já acabou; seu filho não vai nascer; você não vai resistir. Mas lembre-se que tudo podemos naquele que nos fortalece. Nunca podemos nos posicionar como perdedores.
· Não tem coisa tão grande que venha sobre você que o teu Deus não pode te livrar
II TESSALONICENSES 2
1 ORA, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,
2 Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.
3 Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
4 O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
· O rei da Assíria queria abalar emocionalmente apenas com palavras.
· Satanás também quer que não creiamos na autoridade e poder da Palavra de Deus.
II REIS 18
31 Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Contratai comigo por presentes, e saí a mim, e coma cada um da sua vide e da sua figueira, e beba cada um a água da sua cisterna;
32 Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa, terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras, de azeite e de mel; e assim vivereis, e não morrereis; e não deis ouvidos a Ezequias; porque vos incita, dizendo: O SENHOR nos livrará.
33 Porventura os deuses das nações puderam livrar, cada um a sua terra, das mãos do rei da Assíria?
34 Que é feito dos deuses de Hamate e de Arpade? Que é feito dos deuses de Sefarvaim, Hena e Iva? Porventura livraram a Samaria da minha mão?
35 Quais são eles, dentre todos os deuses das terras, que livraram a sua terra da minha mão, para que o SENHOR livrasse a Jerusalém da minha mão?
36 Porém calou-se o povo, e não lhe respondeu uma só palavra; porque mandado do rei havia, dizendo: Não lhe respondereis.
· Acaz o pai de Ezequias serviu ao rei da Assíria, e este rei queria que seu filho Ezequias também fizesse o mesmo.
· O rei da Assíria faz um convite para irem a ele, como satanás nos faz todos os dias.
· Ninguém pode ficar te oferecendo o que já é seu, como fez este rei. Para ir ao rei da Assíria seria necessário sair dos caminhos do Senhor.
· Não podemos querer resultados rápidos no nosso tempo, pois tudo é no tempo de Deus.
· O rei da Assíria queria que o povo voltasse às praticas antigas e fizesse o que tinha feito Acaz no passado.
· Não se tem liberdade fora da presença de Deus.
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32)
· As pessoas podem fazer tudo por nós, mas elas não são Deus.
· Nenhum lugar é bom se não for com Deus, nenhuma terra é boa se não for à terra de Deus.
· Não viva, nem vá para uma terra que não é a sua. Há pessoas que possuem posições sociais, riquezas e até poder aparente, mas sem Deus tudo tem limite. Deus não vem para os ricos, mas os que cumprirem a sua Palavra.
· Devemos morar na terra que Deus nos prometeu.
· Satanás estará todo o tempo tentando imitar a palavra de Deus, para fazer-nos desistir dos caminhos coretos.
· Ezequias foi um homem que rompeu com a tradição maligna de sua família. Você também deve fazer o mesmo e profetizar um novo recomeço para a sua casa. Nada pode resistir à presença de Deus.
"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4 : 7)
· Estar com Deus não é sinal que não teremos problemas, mas a certeza que temos um Ajudador poderoso e fiel.
"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16 : 33)
· Não temas porque Deus sempre estará contigo e não te abandonará.
· Ezequias não ficou indefeso diante das afrontas do rei da Assíria. Ele tomou uma posição e manda procurar Isaias, um profeta de Deus.
· Ele ora e profere palavras de quebrantamento e de poder.
II REIS 19
1 E ACONTECEU que, tendo Ezequias ouvido isto, rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco, e entrou na casa do SENHOR.
2 Então enviou a Eliaquim, o mordomo, e a Sebna, o escrivão, e os anciãos dos sacerdotes, cobertos de sacos, ao profeta Isaías, filho de Amós.
3 E disseram-lhe: Assim diz Ezequias: Este dia é dia de angústia, de vituperação e de blasfêmia; porque os filhos chegaram ao parto, e não há força para dá-los à luz.
4 Bem pode ser que o SENHOR teu Deus ouça todas as palavras de Rabsaqué, a quem enviou o seu SENHOR, o rei da Assíria, para afrontar o Deus vivo, e para vituperá-lo com as palavras que o SENHOR teu Deus tem ouvido; faze, pois, oração pelo restante que subsiste.
5 E os servos do rei Ezequias foram a Isaías.
6 E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o SENHOR: Não temas as palavras que ouviste,com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram.
7 Eis que porei nele um espírito, e ele ouvirá um rumor, e voltará para a sua terra; à espada o farei cair na sua terra.
14 Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros e lendo-as, subiu à casa do SENHOR; e Ezequias as estendeu perante o SENHOR.
15 E orou Ezequias perante o SENHOR e disse: Ó SENHOR Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
16 Inclina, SENHOR, o teu ouvido, e ouve; abre, SENHOR, os teus olhos, e olha; e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo.
17 Verdade é, ó SENHOR, que os reis da Assíria assolaram as nações e as suas terras.
18 E lançaram os seus deuses no fogo; porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.
19 Agora, pois, ó SENHOR nosso Deus, te suplico, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra que só tu és o SENHOR Deus.
32 Portanto, assim diz o SENHOR acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, nem levantará contra ela trincheira alguma.
33 Pelo caminho por onde vier, por ele voltará; porém nesta cidade não entrará, diz o SENHOR.
34 Porque eu ampararei a esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.
· Diante de um ataque do maligno, não fique parado, você precisa fazer o que é preciso ser feito.
· Muitas vezes precisamos nos afastar de pessoas e situações que nos desviam dos caminhos de Deus.
· Quando buscamos verdadeiramente a Deus, nós vemos a resposta chegar.
· Deus pode não nos falar audivelmente, mas fala através da sua Palavra. Com ela, podemos saber claramente o que Ele deseja para as nossas vidas.
· Diante de alguma afronta busque ao Senhor Deus que ele te responderá.
· Deus pode te pedir para você aguardar ou ir em frente, mas de qualquer forma ele estará contigo.
· Naquela noite um anjo de Senhor deu a vitória ferindo a 185.000 da Assíria.
· Ezequias teve uma doença mortal, mas ele novamente se quebrantou e pediu misericórdia a Deus, que o concedeu mais 15 anos de vida...
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.