Subscribe:

segunda-feira, 30 de março de 2015

SIGA O HOMEM COM O CÂNTARO...


                                          SIGA O HOMEM COM O CÂNTARO...
Marcos 14:12 – 26
Era tempo de Páscoa e, diferente da tradição que cultivamos hoje no ocidente, era para os judeus um tempo de memórias sobre a grande libertação de Deus de uma amarga e longa escravidão. Tempo de relembrar que os seus primogênitos haviam sido poupados da ira de Yaweh, por causa do sangue do cordeiro nos umbrais de suas portas. Era tempo de ofertas de sacrifícios e de reflexão interior para os mais religiosos. Naquele dia, Jesus enviou dois de seus discípulos mais fiéis, a saber, Pedro e João, a fim de preparar um lugar especial onde realizaria algo tão cheio de significado que marcaria profundamente a alma de toda a cristandade em todas as gerações ate os dias de hoje. O mestre queria um lugar onde pudesse ter um momento de intimidade com seus amigos e para isso, mandou que os mesmos seguissem alguém.
Vejam só:  Jesus mandou que seus discípulos seguissem a outra pessoa! Um homem com um cântaro d´água não era alguém comum de se ver, pois tirar água do poço era uma prática das mulheres naquela cultura. Veremos que pessoas como ele, existem ainda nos dias de hoje, sendo instrumentos nas mãos de Jesus para nos conduzir à Sua intimidade. Aquela Páscoa marcaria um novo momento na história espiritual do universo, trazendo uma nova visão ao mundo acerca do sacrifício em amor para a salvação dos filhos de Deus, através de um ritual renovado, preparado por Jesus para o estabelecimento de uma Nova Aliança com a humanidade: a Santa Ceia do Senhor!
1) O que significa a Santa Ceia?
Apesar de reconhecer a imensidão desse assunto, gostaria de apontar de forma bem objetiva, a fim de dar apenas uma breve explanação sobre o que mais me toca com relação a esta ordenança de Jesus. Nos dois elementos simbólicos que Jesus compartilha com os discípulos, está representada sua vida terrena e espiritual. Ao entregar seu corpo e seu sangue, para que os mesmos fossem ingeridos pelos discípulos, Jesus está convidando uma classe seleta de pessoas a se achegar a Sua intimidade mais profunda. Ingerir a carne e o sangue significa que aqueles elementos estariam fazendo parte da vida desses homens. Um pacto de corpo e de sangue é o que foi feito ali!
Uma aliança que consistia da entrega de Sua própria vida terrena, na rendição de seu corpo para ser humilhado e punido injustamente, para que a punição dos discípulos (no espírito) fosse revogada; na entrega de seu sangue, que é o símbolo de sua essência celestial, a vida divina que estava nEle e estava sendo compartilhada com aqueles amados seguidores. Isso vale até hoje!!
2) O que é intimidade com Jesus?
A intimidade aqui representada,  aponta no sentido de um compartilhamento de proporções profundas e quase sempre muito dolorosas. Ao contrário do que se prega nos Empórios Evangélicos espalhados pelas esquinas das cidades, estar em Cristo é algo que custa muito caro. Ser seu amigo e discípulo, beber seu sangue e comer seu corpo, significa ser alguém disposto a ir até as últimas consequências por amor a Ele. Intimidade é comer no mesmo prato, beber no mesmo copo, sofrer as mesmas dores, chorar as mesmas lágrimas e também sorrir com as mesmas conquistas, enfim, compartilhar a vida em comunhão profunda.
3) O que há na intimidade?
Cada um desses versículos cita situações que ocorrem quando entramos na intimidade com Jesus. Vejamos:
(vers.18) Demonstra que ali na intimidade, existe confronto, transparência, sinceridade. Se vivermos numa realidade de igreja-mercado, podemos passar despercebidos, colocando máscaras que ocultarão nossas intimidades. Contudo, numa relação pessoal com Jesus, isso é impraticável. Judas foi desmascarado diante da Revelação de Cristo!!!
(vers.22) Há compartilhamento de elementos essenciais à vida humana, que é representado pelo Pão. O pão é símbolo de alimento físico e espiritual e na intimidade com Cristo todas as nossas necessidades são supridas.
(vers.23, 24) No sangue está a marca da aliança e da vida divina de Jesus. Ao compartilhar isso conosco, Ele nos dá acesso ao Espírito Santo com todas as suas virtudes.
(vers.25) Ali está o vínculo de amizade e compromisso.
(vers.26) Há adoração e oração no sobrenatural. Quando nos reunimos, Ele está entre nós e isso lega um poder espiritual capaz de gerar curas, milagres, mudança de situações irreversíveis. Sem isso, nossa reunião não passa de mero clube recreativo. Aliás, o que tem sido nossas igrejas, nossos cultos e louvores nesses últimos dias?? Pura recreação!!
4) Como chegar à intimidade? (O homem com o Cântaro d´água)
Jesus deu a direção a Pedro e a João. Ele disse: sigam o homem com o cântaro de água e onde ele entrar vocês também devem entrar!
Afinal, quem é este homem? Um homem com o cântaro de água é alguém que recebeu uma porção de revelação diferenciada da parte de Deus com a finalidade de conduzir as pessoas até o lugar da intimidade com Cristo. Ele possui um dom, um talento que atrai as pessoas até Jesus. Pode ser um evangelista com dons de curas ou milagres, um profeta com capacidade de receber de Deus direções sobrenaturais apontando os erros de uma pessoa ou igreja e gerando o arrependimento ou ainda um mestre, com profunda revelação acerca das Escrituras, que ensinará aos discípulos a andarem em conformidade com a genuína Palavra. Essa pessoa é um ministro destacado entre o povo para ensinar e preparar a Igreja a andar em dia na intimidade com Jesus. Em todas as gerações da Igreja na terra, o Senhor envia pessoas com qualidades extraordinárias que têm a missão de nos conduzir até o cenáculo. Todavia, ocorre entre nós um fenômeno comum, que é o de muitas pessoas ficarem paralisadas em sua caminhada espiritual quando passam a seguir somente o homem, nunca chegando à intimidade com Jesus, o que não raro, se transforma em idolatria.
O homem com o cântaro de água não é o fim, ele é o meio, o condutor. Ele é tão humano quanto cada um de nós e, ainda assim, nos chocamos quando vemos alguns desses homens deixar cair o seu cântaro, envolvido num pecado ou escândalo.
Mas o que é mais importante nisso tudo, é o fato de que devemos cada um de nós buscar o seu lugar na intimidade com Jesus. Ele disse que estava preparando muitas moradas para nós, há espaço para todos os que o desejarem sinceramente.
Não se conforme em apreciar a experiência espiritual de algum grande líder, pois ele é somente alguém que o Senhor enviou para servi-lo e leva-lo até bem perto da fonte de todo o poder a capacidade espiritual.
Entre você também na intimidade com Jesus...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.