Subscribe:

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

ESTUDO BÍBLICO SOBRE A REENCARNAÇÃO...


                                   ESTUDO BÍBLICO SOBRE REENCARNAÇÃO...
Introdução: O objetivo desse estudo, não é ofender espíritas ou simpatizantes da doutrina espírita. Mais mostrar que essa doutrina, ofende a sã doutrina, que nos é apresentada pela enervante palavra de Deus. A Bíblia nos adverte a não se envolver com doutrinas várias e estranhas. Dentre muitas doutrinas várias e estranhas que estão sendo ensinadas, uma delas a doutrina da reencarnação, tem confundido a mente de muitas pessoas sem conhecimento das verdades de Deus. Essa doutrina tem enganado a muitas pessoas, pois enche o coração delas de falsas esperanças. A Bíblia nos ensina a doutrina da ressurreição dos mortos e não a reencarnação.
O espiritismo nega a veracidade da Bíblia Sagrada, quando ensina a reencarnação, Jesus da testemunho da palavra de Deus e da sua veracidade quando afirma em João 17:17 “ Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Todo aquele que não conhece a verdade de Deus, é escravo de falsas doutrinas. João 8:32 “ e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
Em Mateus 22:29 “Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”.
RESSURREIÇÃO ;do texto grego é ANÁSTASIS, que significa ( levantar, erguer, surgir, sair de um local ou de uma situação para outra ).Já do latim “ressurreição” é o ato de ressurgir, voltar à vida, reanimar-se, entende-se o termo ressurreição como ressurgir dos mortos.
No livro do profeta ( Oséias 4:6 ),encontramos a seguinte advertência bíblica; “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” Sem conhecimento das verdades de Deus, o povo facilmente enganado pelas artimanhas do diabo, pelas falsas doutrinas. O povo precisa de conhecimento, precisa de alimento sólido, que é a verdade da graça de Deus.
Jesus nos manda examinar as escrituras, pois são elas que testificam da sua obra redendora;
João 5:39 - Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna , e são elas mesmas que testificam de mim.
1 Corintios 2:13 “Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.
A epistola as Hebreus nos faz uma advertência;
Hebreus 13:9 - Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas.
Na realidade a doutrina da reencarnação é uma doutrina vária e estranha, pois não possui nenhum respaldo bíblico. Nós podemos já observar isto no antigo testamento.
Deuteronômio 18:10-11
Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Veja em seguida o que diz o versículo “12" pois quem faz tal coisa é abominação ao Senhor;
Isaias 8:19 - Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que childreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? A bíblia proíbe, a consulta aos mortos, isto é abominação aos olhos do Senhor. Mais é justamente isto que faz o espiritismo. A palavra de Deus, jamais faz qualquer referência à palavra “reencarnação” tampouco confunde-a com a palavra ressurreição. Vejamos alguns textos bíblicos que desmascaram a doutrina da reencarnação.
Jó 7:9,10 - Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce a sepultura jamais tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o lugar onde habita o conhecerá jamais.
Eclesiastes 9:4,6 - Para aquele que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mais os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento.
Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
Salmo 88:10,12 - Mostrarás tu prodígios aos mortos ou os finados se levantarão para te louvar?
Será referida a tua bondade na sepultura? A tua fidelidade, nos abismos ? Acaso, nas trevas se manifestam as tuas maravilhas ? E a tua justiça, na terra do esquecimento
Isaias 38:18,19 - A sepultura não te pode louvar, nem a morte glorificar-te; não esperam em tua fidelidade os que descem à cova. Os vivos, somente os vivos, esses te louvam como hoje eu o faço; o pai fará notória aos filhos a tua fidelidade.
Isaias 26:14 - Mortos não tornarão a viver, sombras não ressuscitam; por isso, os castigaste e destruístes, e lhes fizeste perecer toda memória.
Hebreus 9:27 - E, assim como aos homens, está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto, o juizo. O testemunho geral das Escrituras é que os mortos, devido ao estado em que se encontram, não têm parte em nada do que se faz e acontece na Terra. Nenhum texto mencionado contradiz a esperança bíblica da ressurreição dos mortos. A verdade bíblica é que uns foram destinados para a vida eterna, outros para vergonha e perdição eterna. Os textos citados acima, mostram que o homem após a morte, na sepultura, jamais poderá voltar à vida de outrora, e que na sepultura nada poderá fazer por si mesmo e muito menos pelos vivos que ainda estão na terra. Portanto é impossivel que os mortos ajudem os vivos em alguma coisa, pois eles os mortos segundo a palavra de Deus, não tem participação alguma em nada do que se faz embaixo do sol.
A bíblia nos ensina a ressurreição dos mortos, os textos a seguir testificam isto;
II Tessalonicenses 4:13,18 João 11:25,26 Atos 4:2 1 Corintios 15:42,52
A esperança do povo de Deus, está alicerçada na ressurreição dos mortos no último dia, ou seja no dia da volta do Senhor para vir buscar a sua santa igreja, a sua noiva, que está sendo preparada como virgem pura para um só esposo que é Cristo. Uma das maneiras de definir o espiritismo é fazer uso do texto bíblico de apocalipse 2:24 que fala das profundezas de satanás. O diabo é pai da mentira disse Jesus, em (João 8:44), ele se transforma em anjo de luz ( 2 corintios 11:14) opera milagres e prodigios da mentira ( II Tessalonicenses 2:9 ). Aqueles que se envolvem com o espiritismo estão sob as malhas da rede de satanás.
Os defensores da doutrina da reencarnação, ainda afirmam que João Batista era a reencarnação de Elias. A bíblia nega esse tipo de ensinamento, pois ele não possui base bíblica, ele não tem alicerce, nem fundamento assim como a própria doutrina espírita da reencarnação.
Em joão 1:19,21 - Podemos observar o próprio João Batista afirmando não ser o profeta Elias, é claro e evidente que se João Batista fosse o Elias reencarnado ele teria afirmado. Mais ele mesmo declarou eu não sou Elias. O problema é que aqueles que defendem a reencarnação insistem em querer levar adiante essa mentira. Agora se a bíblia nega essa falsa afirmação espírita, então baseados em que eles fazem tal afirmação?
O texto usado pelos espíritas para defender tal afirmação está em Mateus 11:10-14
“Este é de quem está escrito:
Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele.
Será que encontramos contradição na palavra de Deus? claro e evidente que não, pois a bíblia explica a própria bíblia. Para aqueles que manejam bem a palavra da verdade, é obvio que Jesus, está fazendo uso aqui do Livro do Profeta Malaquias 4:5 - “ Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor;
As evidências bíblicas de que João batista não era Elias são muito grandes .Quando Jesus diz “é este o Elias que havia de vir”, o Senhor se utiliza de uma forma de linguagem como a encontrada por exemplo em ( Mateus 12:49 ) E estendendo a mão aos seus discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos.
Ele mostra que qualquer quer fizer a vontade do Pai é seu irmão, irmã e mãe. É importante observar que a bíblia faz uso de metáforas com o nome de personagens do passado para indicar a condição de outra pessoa, no presente ou futuro.
Vejamos outro exemplo:
Apocalipse 2:20
Todos nós sabemos que Jezabel era mulher do perverso rei Acabe, e essa mulher era profetisa de Baal, ela mandou matar vários profetas do Senhor, é claro que vemos aqui que o nome Jezabel foi alegoricamente utilizado para representar uma mulher, falsa profetisa , que estava perturbando a Igreja de Tiatira .
Agora o que Jesus estava dizendo ao fazer aquela afirmação, entre João e Elias, era que João veio na virtude e espírito de Elias, e não que ele era uma reencarnação de Elias. Podemos ver isto claramente em ; (Lucas 1:17) - E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.
João Batista seria semelhante em muitos aspectos a Elias, e assumiria uma posição profética idêntica a de Elias, mais nunca jamais seria uma reencarnação. Podemos dizer que João Batista viria na mesma virtude e espirito de Elias, da mesma forma como ouve porção dobrada do espirito de Elias sobre Eliseu. 2 Reis 2:9 - Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.
Outro detalhe muito importante, é que Eliseu jamais poderia ser a reencarnação de Elias, ambos eram contemporâneos , o mesmo espírito que repousava sobre Elias, e em porção dobrada sobre Eliseu, estava também sobre João. É bom lembrar que o próprio João Batista ao ser inquirido sobre a sua identidade, negou ser o profeta Elias, e ninguém melhor do que o próprio João para fazer essa declaração. Agora segundo os defensores da doutrina da reencarnação, para que alguém reencarne se faz necessário que o mesmo primeiro morra, essa é a logica. Então segundo esse ensino, para que João Batista fosse a reencarnação do profeta Elias, o profeta Elias teria que ter morrido. E a bíblia deixa bem claro em suas paginas que o profeta não passou pela morte fisica, ele subiu aos Céus no carro de fogo. Podemos constatar isto lendo 2 Reis 2:1,11, Elias foi trasladado , ele não sofreu morte fisica .
Agora a pergunta a ser feita é! Como João Batista poderia ser a reencarnação do Profeta Elias, se o mesmo não morreu? A resposta para essa pergunta é simples, não existe reencarnação. Vejamos outro exemplo bíblico que mostra que João Batista nunca foi o Elias reencarnado (mateus 17:1,3) Aqui nós temos o fenômeno da transfiguração. E a pergunta é, quem aparece a Jesus além de Moisés? Resposta o profeta Elias, e não João Batista. Pois segundo a doutrina espírita da reencarnação, João Batista seria a última identidade , daquele que deveria ter aparecido, então Elias teria que assumir a sua última identidade, que era João Batista já( então morto ), o que não ocorreu . A bíblia é a nosso única regra de fé e prática, ela é a verdade de Deus, a inerrante verdade do Senhor, a mentira do diabo jamais prevalecerá sobre a verdade do evangelho. O Senhor disse e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Vejamos o que Paulo escreve aos Corintios;
1 Corintios 15:16,19 Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressucitou.
E, se Cristo não ressucitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. A bíblia é a verdade de Deus, os seus 66 Livros são inspirados por Deus, o apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo disse isto. "2 Timóteo 3:16 - Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça".
O espiritismo nega a expiação feita por Cristo na cruz do calvário, quando ensina que o homem está pagando um karma, que ele precisa reencarnar várias vezes . O ensino bíblico nos mostra que na cruz do calvário Cristo pagou todo preço por nós. ( Colossenses 2:14 ) Cristo foi o nosso substituto, ele morreu em nosso lugar, ele pagou o preço do nosso resgate ( 1 Corintios 7:23 ) Nenhum cristão está pagando preço, ou karma, isto não existe. O Cristianismo é o Caminho que diz ao homem vinde como estais, as religiões dizem primeiro se conserta, pague um preço, e depois venha. Lançam fardos pesados e difíceis de carregar, o espiritismo tem escravizado muitas almas inconstantes, lançado fardos sobre os ombros de muitas pessoas sem conhecimento.
A proibição divina de se consultar os mortos registrada em Deuteronômio 18:9,14 não prova que havia comunicação com os mortos. Prova apenas que havia a consulta com os mortos, o que não significa comunicação real com eles. Era apenas uma tentativa de comunicação. Na prática de tais consultas aos mortos, sempre existiram embustes, mistificações, mentiras, farsas. São espíritos de pitonisa, espírito de adivinhação. O ensino das Escrituras não respalda a doutrina espírita da reencarnação, mais a ressurreição os mortos em Cristo irão ressuscitar na segunda volta de Cristo para vir buscar a sua igreja. Jesus é o caminho e a verdade e a bíblia, fora de Cristo não há salvação, Allan Kardec morreu e ficou no túmulo não se levantou, mais existe um túmulo que está hoje está vazio lá Palestina, pois era impossível que a morte pudesse vencer o autor da vida. Apocalipse 1:18 - e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. Cristo foi o único que morreu e ressuscitou e na sua volta nós que somos dele seremos ressuscitados...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.