Subscribe:

sábado, 29 de fevereiro de 2020

ESPÍRITO DE COVARDIA


                                                     ESPÍRITO DE COVARDIA
Hoje em dia é nítido como as redes sociais tem tomado o espaço na vida de maior parte das pessoas, e que um volume bem maior de informações tem sido levado cada vez mais, e junto nessas informações recebemos muitos vídeos, e alguns deles mexem muito conosco, um exemplo é um vídeo de uma pessoa levando uma grande surra de duas ou mais pessoas, que é capaz de gerar em nós um grande desprezo e indignação, e alguns rapidamente dizem que é covardia.
Mas o que realmente é covardia? Quem é o covarde?
No dicionário Covarde significa: Qualidade do que ou de quem demonstra medo, covardia, diante de algo, de alguém, de uma circunstância ou de uma situação específica as quais foi confrontado: nunca posso contar com a bravura dele porque ele é um covarde.Que demonstra fraqueza, falta de coragem e ausência de bravura.
Espírito de covardia no homem
“8 Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. 9 E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?10 Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.11 Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?12 Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.13 Disse o SENHOR Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.”Genesis 3:8-13
Primeiro Adão e Eva se esconderam quando perceberam que estavam nus, e depois quando questionado a respeito do que havia acontecido e porque estavam se escondendo a resposta de Adão foi a expressão da covardia, a culpa é dela, da mulher que o Senhor me deu.
Ele não viu alguém fazer isso, ele foi o primeiro homem a cometer esse erro, ou seja, o espírito de covardia se apossou do homem também no momento da queda.
Exemplos de coisas que não parecem, mas são covardia
1. Jeremias – Eu não passo de uma criança
“Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.”Jeremias 1:6
Desde a infância, ninguém gosta de ser chamado de criança, a postura de todos é quererem ser mais velhos e não assumirem que são crianças, mas percebemos isso aqui em Jeremias, a verdade é que ele estava querendo se acovardando atrás desse argumento. Ex: Quando era criança sempre queria estar na sala dos juniores e jamais das crianças.
2. Jonas– Fugindo da presença do SENHOR
“1 Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:2 Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.3 Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.”Jonas 1:1-3
Por muitas vezes você pode ouvir a voz de Deus e saber exatamente o que deve fazer e como deve fazer, onde deve estar e com quem, porém muitos se escondem atrás de situações adversas e procuram meios para poderem fugir da vontade de Deus sem ser notado, a questão é que aos olhos humanos isso pode passar desapercebido, mas aos olhos de Deus não. Ao ser covarde o barco sempre começará a afundar e o destino certo é dentro do peixe. Fugir é sempre a primeira atitude do covarde.
3. Pedro– Negando a Jesus e os seu caminhar com Ele
“67 Vendo Pedro a aquecer-se, olhou bem para ele e disse:”Você também estava com Jesus, o Nazareno”.68 Contudo ele o negou, dizendo: “Não o conheço, nem sei do que você está falando”. E saiu para o alpendre.69 Quando a criada o viu lá, disse novamente aos que estavam por perto: “Esse aí é um deles”.70 De novo ele negou.Pouco tempo depois, os que estavam sentados ali perto disseram a Pedro: “Certamente você é um deles. Você é galileu!”71 Ele começou a se amaldiçoar e a jurar: “Não conheço o homem de quem vocês estão falando!”Mateus 14:67-71
É simples fazer a contextualização desse versículo com o crente que não admite ser um cristão em seu trabalho, colégio, faculdade ou familiares, mas podemos também contextualizar com aqueles que são desleais aos seus líderes, discipuladores ou pastores, negando os ensinamentos e se colocando em discordância com a visão por eles emitida. Ex.: Os que participam das reuniões e não seguem as direções dadas, mas sim os seus próprios conceitos.
4. Fofoqueiro – Que não dá a oportunidade de defesa
“No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.” Provérbios 10:19
“29Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” Efésio 4:29-32
Quantas oportunidades nos aparecem para falar da falha de alguém, para comentar uma situação a respeito de alguém, porém no versículo de provérbios é apresentado que aquele que modera os lábios é prudente, e que aquele que fala muito possui transgressão em suas palavras e a bíblia nos instrui a guardarmos a nossa boca e usá-la para aquilo que é realmente útil para edificação, e que possa transmitir graça a aqueles que estão ouvindo.
A covardia da fofoca é tamanha que a pessoas que está sendo fofocada não pode nem se defender, e quem fofoca nunca o faz sozinho, são pelo menos 2 contra um só.
Como abandonar a covardia
“7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.8 Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus,9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação.”2 Timóteo 1:7-9
Ser ousado não significa na frente dos outros você deve se apresentar como melhor, querendo se colocar na posição de superioridade, ou que de alguma maneira mostrar que é mais cheio de Deus, ser ousado é abandonar a covardia de se esconder atrás de si mesmo, e assumir a sua verdadeira identidade e fazer o que realmente deve ser feito, a vontade de Deus.
Quando você abandona seu líder e o deixa trabalhando sozinho, quando não está junto, quando arruma argumentos para não se envolver você está sendo covarde, fuja de seu esconderijo e decida hoje estar junto com quem Deus colocou em sua vida.
Quando rejeitamos a covardia pensamos com a mente de Cristo, Deus não é covarde, não há alinhamento com a vontade de Deus e covardia, somos chamados para fazer grandes coisas, somos chamados para fazer o que Deus determinou e não o que queremos.
Davi é um grande exemplo de alguém que não fez o que queria, e não estava em uma posição de destaque como pastor de ovelhas, mas como ele não foi covarde no que foi determinado para que fizesse Deus o levantou como um matador de gigantes, mas isso foi só o início porque o que Deus tinha para ele era o reinado e ainda foi chamado homem segundo o coração de Deus.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.