Subscribe:

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

SODOMITA:IMORALIDADE SEXUAL EM UMA SÓ PALAVRA


SODOMITA IMORALIDADE SEXUAL EM UMA SÓ PALAVRA

Oque é um Sodomita? É verdade que os homossexuais são sodomitas?

A palavra sodomita‘ significa mais do que simplesmente um adjetivo pátrio dos cidadãos da antiga cidade de Sodoma, que foi destruída por Deus porque seus pecados eram gravíssimos (Gn 18:20).

A palavra sodomita passa a descrever a personalidade, as práticas e os hábitos pecaminosos dos cidadãos de Sodoma e das pessoas que praticavam as mesmas coisas, e em alguns pontos da Bíblia até mesmo os israelitas são comparados a eles quando entregavam-se ao pecado (Ez 16: 48-49).
“Mas afinal de contas, quais eram os pecados dos sodomitas? É verdade que eles praticavam sexo anal?”
Os pecados dos sodomitas eram muitos, como por exemplo falta de hospitalidade, avareza, injustiça, falta de misericórdia, prostituição, soberba dentre muitos outros, conforme descrito em Ezequiel 16:49-50 e em todo este capítulo.
Todavia, o principal pecado atribuído ao adjetivo ‘sodomita’ era a imoralidade e depravação sexual, como o sexo anal dentre homens, estupro coletivo, abuso sexual, etc.
A palavra sodomita aparece próximo à outras imoralidades sexuais na Bíblia.
Por ser “vizinha” de outras palavras que definem imoralidades sexuais nos versículos bíblicos, é demonstrado que os sodomitas não eram apenas os cidadãos de Sodoma, isto não era apenas um adjetivo pátrio, mas essa palavra identificava todos aqueles que seguiam suas práticas abomináveis a Deus.
Veja um exemplo abaixo:
Não haverá prostituta entre as filhas de Israel, nem um sodomita entre os filhos de Israel. (Deuteronômio 23:17 KJF)
Veja o paralelo entre a prostituição da mulher e a depravação sexual dos homens (sexo anal e bacanal, por exemplo), pois os homens de Sodoma tinham relações sexuais entre si, além de outros abusos sexuais (Gn 19:4-5).
Na ocasião em que esta ordenança foi escrita, a cidade de Sodoma já havia sido destruída, junto de seus habitantes, a mais de 400 anos, mas a fama deles ainda era atual, e até nos tempos de Cristo esse adjetivo teve sua fama.
As palavras ‘prostituta’ e ‘sodomita’ aparecem no mesmo versículo, condenando assim a imoralidade sexual dentre os israelitas como um todo.
A palavra original hebraica em Deuteronômio 23:17, qadesh, significa “uma prostituta do templo”. Por isso outras versões bíblicas traduziram mais precisamente assim:
“Nenhum israelita, homem ou mulher, poderá tornar-se prostituto cultual. (NVI)
— Nenhum israelita, mulher ou homem, praticará a prostituição nos templos pagãos. (NTLH)
No Novo Testamento não é diferente, a palavra sodomita também está ligada à depravações sexuais e relações antinaturais, que não estão em conformidade com o padrão de sexualidade criado por DEUS desde o princípio.
Judas 1:7, por exemplo, também identifica os pecados de Sodoma e Gomorra como imoralidade sexual, veja:
“Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que da mesma maneira deram-se à fornicação e seguiram após carne estranha, foram postas como exemplo, sofrendo a vingança do fogo eterno.”
Fornicação é uma tradução da palavra grega porneia [ou outras derivadas], que é traduzida também por imoralidade sexual; daí surge a palavra em português “pornô”, que como todos devem saber, não é nada moral.
Na Bíblia significa qualquer prática sexual errada, isto é, fora dos padrões divinos, conforme estabelecido em Gênesis 2:23-24Marcos 10:6-8, e Efésios 5:28-30.
Fornicação inclui adultériolascívia, prostituição, homossexualismo, bestialidadeincesto e qualquer outra perversão sexual. (Fonte: Respostas bíblicas)
Hoje em dia usamos muito a palavra fornicação para descrever pessoas que tem relação sexual fora da aliança do casamento, que praticam sexo casual (sexo sem compromisso e por puro prazer), ou ainda pessoas que vivem juntas como marido e mulher, mas não são casadas legalmente.
A expressão “carne estranha”, em Judas 1:7, significa relações sexuais fora dos padrões naturais, veja como foi traduzido na Nova Versão Internacional, por exemplo:
De modo semelhante a esses, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo.
Relações sexuais antinaturais são: sexo anal, sexo com animais, relação sexual com pessoas do mesmo sexo, etc.
O homossexualismo está ligado à sodomia? Praticar o sexo anal é sodomia e portanto pecado?
De certa forma sim, pois o adjetivo sodomita está diretamente ligado à prática do sexo anal dentre homens e dentre homens e mulheres também, assim como o estupro coletivo e o abuso sexual, ou seja, todo tipo de relação sexual antinatural.
Obs.: Algumas pessoas alimentam a ideia de que o adjetivo ‘sodomita’ não estaria ligado ao homossexualismo, porque os sodomitas na realidade cometiam abuso sexual e estupro, do contrário dos homossexuais que, em muitos casos, tem um relacionamento de dois parceiros apenas.
Todavia, continuaremos vendo mais adiante neste estudo que o relacionamento homossexual (assim como lesbianismo e outras práticas sexuais que fogem dos padrões divinos da aliança do casamento heterossexual) também é abominável a Deus, continue lendo.
Vamos analisar a passagem de Gênesis 19:4-8 em busca de mais informações sobre as imoralidades sexuais e abusos cometidos pelos cidadãos de Sodoma.
Ainda não tinham ido deitar-se, quando todos os homens de toda parte da cidade de Sodoma, dos mais jovens aos mais velhos, cercaram a casa.
Chamaram Ló e lhe disseram: “Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para nós aqui fora para que tenhamos relações com eles”.
Ló saiu da casa, fechou a porta atrás de si
e lhes disse: “Não, meus amigos! Não façam essa perversidade!
Olhem, tenho duas filhas que ainda são virgens. Vou trazê-las para que vocês façam com elas o que bem entenderem. Mas não façam nada a estes homens, porque se acham debaixo da proteção do meu teto”. (NVI)
depravação violência sexual dos sodomitas era tão grande que eles quiseram abusar sexualmente dos homens que estavam na casa de Ló (estes eram anjos enviados por Deus, mas está claro que tomaram forma de homem).
Homens abusando sexualmente de outros homens não poderia ser nada mais do que sexo anal e sexo oral. Era assim que os sodomitas tratavam os peregrinos e viajantes que passavam por lá.
O verbo ‘conhecer’ em Gênesis 19:5, em algumas traduções da Bíblia, significa ter relações sexuais. Exemplo disso é que no versículo 9 Ló diz que tinha duas filhas que não conheceram homem, ou seja, eram virgens.
Podemos ver a aplicação do verbo ‘conhecer’ como relação sexual em Gênesis 4:1, por exemplo. Veja:
E Adão conheceu Eva, sua mulher; e ela concebeu e teve Caim […]
As versões Almeida Revista Atualizada e Nova Almeida Atualizada traduziram Gênesis 19:5 assim: “Traga-os aqui fora para que abusemos deles.”
Logo, em qualquer versão da Bíblia, notamos que o que os sodomitas queriam fazer com os hóspedes de Ló era exatamente abusar sexualmente deles.
Tratava-se de um estupro coletivo, ou uma orgia, pois como vemos todos os sodomitas ali presentes queriam abusar sexualmente dos dois homens.
O fato de Ló querer entregar suas duas filhas virgens para serem abusadas sexualmente em lugar dos dois homens, aconteceu por causa do costume dos antigos de protegerem seus hóspedes à todo custo; enquanto eles tivessem hóspedes em sua casa, eram responsáveis pelo bem estar deles e até por protegerem suas vidas.
No Novo Testamento o adjetivo sodomita era usado para identificar pessoas que cometiam depravações sexuais e relações sexuais ilícitas ou antinaturais.
Assim como você viu em Judas 1:7 mais acima, os sodomitas foram classificados dentre os que praticam relações sexuais ilícitas ou contrárias à natureza que DEUS criou: “que da mesma maneira deram-se à fornicação e seguiram após carne estranha.” (versão King James Fiel)
O termo “carne estranha” ou “outra carne” (usado na Almeida Revista e Corrigida), faz referência exatamente à imoralidade sexual e práticas sexuais que fogem dos padrões de Deus.
Tais práticas imorais e abomináveis a Deus, que também estão narradas em Romanos 1:26-27, incluem sexo anal, relacionamento sexual de homem com homem (homossexualismo), também podemos classificar o lesbianismo, o sexo de ser humano com animais (bestialidade), relações sexuais com parentes próximos (incesto), prostituição, fornicação, promiscuidade (relação sexual com vários parceiros simultâneos), adultério, pornografia e masturbação, dentre outras.
Tais práticas foram condenadas por Deus em Levítico 18. sendo consideradas abominações, coisas detestáveis, as quais os sodomitas e outras nações cometiam (basta ler em Levítico).
E estas coisas permaneceram (e permanecem) como imundas no Novo Testamento também, isto é, ainda são práticas fora dos padrões de Deus em nossos dias (Leia Atos 15:19-20).
Portanto, embora os pecados dos sodomitas não fossem apenas os de depravações sexuais, este adjetivo passou a ser usado para referir-se a tais práticas sexuais imorais.
Veja que o apóstolo Paulo coloca a palavra ‘sodomita’ ao lado de outras palavras que dizem respeito à depravação e imoralidade sexual.
‘Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus. ‘ (1Coríntios 6:10 ARC)
A palavra grega usada para traduzir “sodomita” neste versículo é arsenokoitēs (ἀρσενοκοίτης), que significa “um homem que se deita com outro como se fosse mulher”.
Essa palavra grega dá possibilidade para outras traduções, por isso na Bíblia King James Fiel, lemos:
Não vos enganeis; nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os que abusam de si mesmo com os do sexo masculino … (1 Coríntios 6:9 KJF)
Os idólatras estão inseridos no conjunto de pessoas que cometem imoralidades sexuais porque os cultos a deuses pagãos tinham diversas orgias, prostituição, promiscuidadessexo anal, etc., quem se dedica à idolatria geralmente comete algum tipo de imoralidade sexual.
Veja ainda que o apóstolo Paulo classifica os sodomitas como pessoas para quem a Lei se direcionava a fim de corrigi-los de seus erros e pecados.
Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, […] Para os devassos, para os sodomitas, […] e para o que for contrário à sã doutrina, (1 Timóteo 1:9,10 ACF)
Mais uma vez, na King James Fiel, em vez de “sodomitas”, lemos: “para aqueles que se contaminam com o sexo masculino”.
Portanto, desde o princípio da criação, cultivar relações sexuais com pessoas do mesmo sexo não está conforme a natureza criativa de DEUS! (Leia as palavra de Jesus em Mateus 19:4-6)
Tome muito cuidado com doutrinas como a teologia inclusiva, que nega o significado de sodomita como imoralidade e depravação sexual, dentre outras coisas.
Os nossos dias estão realmente complicados, e há muitos estudiosos que estão convencidos de que Deus aceita qualquer comportamento ou hábito simplesmente porque ama a todo ser humano.
O pior de tudo é que há pessoas estudadas, que usam a própria Bíblia Sagrada para defender seus argumentos, e assim distorcem as verdades bíblicas e as transformam em mentiras descaradas para defender práticas pecaminosas, tornando-as comuns e com aparência de boas, fazendo-as passar por supostas verdades divinas.
Portanto, fiquemos muito atentos, o próprio Espírito Santo já nos advertiu de tais façanhas em diversas passagens da Bíblia.
Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, alguns deixarão a fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, (1 Timóteo 4:1 KJF)

É de grande importância que os servos de Deus, que estudam sua genuína Palavra, estejam preparados para combater falsos ensinos!

Pois virá tempo em que os homens não suportarão a sã doutrina, mas desejosos de ouvir coisas agradáveis, cercar-se-ão de mestres segundo os seus desejos, (2 Timóteo 4:3 TB)

Para que não sejamos mais crianças, atiradas para lá e para cá, e carregadas por todo vento de doutrina, pela artimanha e astúcia dos homens que ficam à espreita para enganar. (Efésios 4:14 KJF)
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.