Subscribe:

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

ALEGRE-SE SEMPRE NO SENHOR


                                                ALEGRE-SE SEMPRE NO SENHOR
“Filho, tem bom ânimo, teus pecados te são perdoados.” (Mateus 9.2)
Nosso Senhor Jesus Cristo não disse ao paralítico: “Tende bom ânimo, suas pernas paralisadas será feitas fortes e sadias novamente.” Mas antes que ele houvesse curado aquela terrível doença, Ele lhe ordenou que se alegrasse, porque os seus pecados foram perdoados, como se isso fosse um motivo suficiente para a alegria, mesmo se ele tivesse que permanecer paralítico!
Davi verdadeiramente escreveu: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto”, e ele é abençoado mesmo que seja paralítico, ou que sofra de todas as doenças das quais a carne é herdeira! Você se lembra, também, como o profeta Isaías escreveu, sob a inspiração do Espírito Santo: “Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém, bradai-lhe que já é findo o tempo da sua milícia, que a sua iniqüidade está perdoada.”, Is 40.1,2.
Jerusalém poderia estar em grande dificuldade e angústia. Sua terra poderia estar sendo pisada sob os pés dos invasores. Seus filhos e filhas poderiam estar desmaiando em suas ruas, mas, como a sua iniquidade foi perdoada, ela tinha uma boa razão para o seu consolo!
Para citar outro exemplo, que é um estreito paralelo ao nosso texto, nosso Senhor disse à mulher na cidade que era uma pecadora que tinha lavado seus pés com as suas lágrimas e lhes enxugado com os seus cabelos, e que os beijou e ungiu com bálsamo: “Seus pecados estão perdoados … Vai em paz.” E, na verdade, quando o pecado é perdoado, podemos ir em paz!
Este é o assunto sobre o qual eu vou falar, o que pode haver que nos possa causar dor, se os nossos pecados são perdoados, temos boas razões para estar felizes. Primeiro, vou tentar lhe mostrar que o perdão do pecado traz a verdadeira felicidade. Em seguida, que aqueles cujos pecados são perdoados deveriam estar felizes. E em terceiro lugar, um aviso solene na conclusão de que não existe verdadeira felicidade para as almas não perdoadas.
I. Primeiro, então, como Jesus disse ao homem paralítico: “Filho, tem bom ânimo, teus pecados te são perdoados”, aprendemos que o perdão do pecado traz a verdadeira felicidade.
O perdão dos pecados é uma fonte perene de consolação, porque é um dos sinais mais seguros do favor divino, e assim, qualquer um que estiver desfrutando do mesmo, certamente tem uma grande razão de ser feliz! Deus pode dar a um homem grandes riquezas, mas isto não seria, por si só, um sinal de favor. Pode até ser o contrário!
Deus pode dar a um homem grande sucesso em suas empresas, mas nisto, também, pode não haver evidência de favor. Deus pode até permitir que um homem tenha o desejo de seu coração atendido, por ser preenchido com as loucuras e prazeres deste mundo, e ainda isto pode ser uma prova da ira divina ao invés da graça do Senhor. Ele tem dito a respeito disso: “Efraim está entregue aos ídolos: deixai-o sozinho.” Mas se os pecados do homem são perdoados, não há nenhuma dúvida sobre o favor de Deus, no seu caso! Essa breve frase: “Seus pecados estão perdoados”, é um mais claro sinal do favor de Deus do que tonéis cheios de vinho novo ou celeiros lotados até o teto com grãos de ouro! Se os teus pecados te são perdoados, você tem a garantia do Rei para provar que Ele te ama!
Isaías nos diz que o Senhor colocou sobre Cristo a iniquidade de todo o seu povo para que este peso esmagador fosse removido de todos os que são Seus. Pode qualquer um de nós perceber que este é o nosso caso e ainda assim permanecer infeliz?
Em Isaías 44.22, lemos: “Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.” Se Deus dissipou nossos pecados desta forma, não seremos felizes?
Observa-se, também, que o perdão do pecado muda completamente a posição de um homem em relação a Deus. Antes que ele fosse perdoado, ele estava na posição de um homem condenado e a ira de Deus habitava nele. Se a sua consciência tinha sido despertada e iluminada pelo Espírito Santo, ele sentiu que a espada da Justiça Divina foi tirada de sua bainha e pairava sobre a sua cabeça.
Lembro-me bem do tempo em que nem de noite nem de dia eu tinha paz ou conforto. Eu sabia que Deus deveria estar irado comigo por causa do meu pecado e que eu estava “já condenado”, porque eu não tinha crido na salvação do Seu Filho Unigênito. Mas no momento em que os pecados do homem são perdoados, seu espírito começa a se alegrar em Deus, seu Salvador! Em seguida, os seus dias são cheios de paz e ele pode adormecer à noite, sem temer a morte, mesmo se o mensageiro silencioso buscá-lo antes que ele acorde!
Ele não é mais escravo do pecado e de Satanás, mas um homem livre em Cristo Jesus! Ele não é mais um rebelde, escondendo-se aqui e ali para evitar a prisão pelos oficiais da justiça divina, mas ele é acolhido como filho do Rei e recebido com amor e abraços no seio de seu Pai! Certamente não há maior conforto sob o céu do que sentir o pecado perdoado e a reconciliação com Deus pela morte de Seu Filho!
O perdão do pecado também faz uma mudança em tudo o que envolve a pessoa que é perdoada. Este é um texto terrível da Escritura: “enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração.”, Mal 2.2; e muitos homens já perceberam em sua própria vida a verdade dessa declaração divina! O universo inteiro, na medida em que é leal ao seu grande Criador, é contra o homem que é inimigo de Deus, assim como as estrelas em seus cursos pelejaram contra Sísera.
Mas, para o homem que está em paz com Deus, podemos dizer, como Elifaz disse a Jó: “as feras do campo estarão em paz com você.” Paulo disse: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. A libertação dos pecados parece, para o homem perdoado, causar tal mudança em tudo ao seu redor que as coisas que ele costumava considerar como maldições agora parecem para ele como bênçãos, assim como antes as suas bênçãos (como ele as chamava) foram transformadas em maldições!
Bem-aventurado o homem que teve seus pecados perdoados! Ele é o homem que pode verdadeiramente dizer: “O inverno já passou, a chuva cessou, as flores aparecem na terra, o tempo do canto dos pássaros é chegado.” E é para ele e outros como aquilo que o Senhor diz: “Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.”, Is 55.12.
Então, agora, em vez de temer que os mensageiros da justiça divina irão me prender e me arrastarem para a prisão eterna, uno-me em desafio triunfante a Paulo e clamo: “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, que ressuscitou, que está à mão direita de Deus, e também intercede por nós.” Não há inferno para um pecador perdoado! Deus irá corrigi-lo como seu Pai amoroso, mas Ele nunca vai condená-lo como seu Juiz. Nenhuma ira penal pode cair em cima dele, pois é contrária à regra da justiça de Jeová punir aqueles a quem Ele tem absolvido. O dia da ira passou para ele e sua parte agora é de indizível alegria e bem-aventurança que culminará em êxtase indescritível e glória para todo o sempre!
II. A segunda parte do meu sermão é uma aplicação da primeira parte.
Primeiro de tudo, os que são perdoados não deveriam estar felizes? Lembramos da parábola do filho pródigo contada por nosso Salvador? Ele chega em casa em farrapos, mas é carinhosamente recebido pelo abraço do pai que o beija. Seus trapos são retirados e a melhor roupa é colocada em seu lugar! O bezerro cevado é morto e há regozijo geral em toda a casa! Agora imagine, se você puder, este recém-recebido pródigo sentando-se e chorando no meio da alegria de todos ao seu redor.
Não posso conceber que suas lágrimas escorreram copiosamente o suficiente em primeiro lugar, quando ele se encontrou tão graciosamente perdoado e foi feito que se sentisse em casa, mais uma vez, mas, com certeza, mesmo aquelas que devem ter sido principalmente lágrimas de alegria apesar de algumas gotas amargas de tristeza pelos últimos anos desperdiçados pudessem estar misturadas com elas! Acho que naquele dia ele não poderia mesmo ter uma dor de cabeça porque a alegria de seu coração deve ter afugentado todas as suas dores e sofrimentos!
E se, antes, ele tinha tido pés doloridos e cansados com a longa jornada que empreendera, a alegria e o prazer de tal regresso à casa de seu pai deve lhe ter revivido e renovado! Quando “eles começaram a se regozijar”, certamente não havia ninguém lá que estivesse mais feliz do que ele! E, amados irmãos e irmãs em Cristo, estamos na mesma posição que ele estivera! Agora que Deus nos perdoou, devemos nos sentar como carpideiras na grande festa do Evangelho em que temos sido tão carinhosamente recebidos? Os anjos se alegram sobre nós! Estaremos gemendo e gemendo, suspirando e chorando, murmurando e reclamando? Todos os nossos irmãos cristãos estão contentes ao ouvirem que provamos que o Senhor é gracioso – eles se alegrarão por nós e não nos alegraremos?
“Ah, mas eu sou tão pobre!” alguém diz.

Lamento que seja assim com você, meu caro amigo, mas será que um senso de sua pobreza tem mais poder sobre sua mente do que um sentimento de amor e perdão de Deus? “Ah, mas eu tenho um doente em casa!” suspira outro. Admiro seu sentimento de simpatia, mas isto deve atrapalhar o seu sentimento de gratidão a Deus por salvar sua alma da perdição eterna? Existe alguma coisa no mundo que é digna de ser comparada com a misericórdia incalculável do pecado perdoado? E se eu sou pobre? No entanto, eu estou perdoado! E se eu sou doente? No entanto, eu estou perdoado! E se eu vou morrer em breve? No entanto, eu estou perdoado! Sendo o nosso pecado perdoado, o próprio aguilhão da morte é vencido e, portanto, podemos cantar: “Graças sejam dadas a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo!”
O principal elemento na verdadeira felicidade é um coração em paz com Deus, e um pecador perdoado possui isto! Então, ele não deveria mostrá-lo em seu próprio rosto? Não deveria todo o seu comportamento ser abençoadamente feliz porque ele está em paz com Deus? O Senhor, Ele próprio, diz que tal homem é abençoado, e pode Seu veredicto ser tido por nada?
Encontro-me frequentemente deprimido em espírito, talvez mais do que qualquer outra pessoa aqui e acho que não há melhor cura para a depressão do que confiar no Senhor de todo o meu coração e tentar perceber de novo o poder do sangue que fala de paz – Jesus e o Seu amor Infinito ao morrer na cruz para perdoar todas as minhas transgressões! Enquanto eu contemplo o Deus encarnado que se fez pecado por mim, para que eu pudesse ser feito justiça de Deus nele, fluem rios de conforto para a minha alma de suas muitas feridas! Eu poderia me sentar no Calvário e chorar, mas eu não poderia ficar lá sem louvar!
É estranho, mas é verdade que na hora da nossa maior tristeza, logo encontramos conforto no lugar onde a dor atingiu o seu clímax. O Calvário foi o ápice de tristeza para o nosso querido Senhor e Salvador, mas é a morte de sofrimento pelo seu povo! E a cruz, que causou aquela agonia indescritível, traz consolo e alegria a todos os que depositam sua confiança nEle! Se meditarmos mais sobre o que Cristo fez para adquirir paz e perdão para nós, nos alegraríamos mais completamente sobre a Redenção que Ele comprou para nós quando deu “a sua vida em resgate de muitos.” E se mais claramente percebêssemos o que o perdão do pecado realmente significa e como muitas outras bênçãos preciosas estão ligadas ao mesmo pacote, descobriríamos que nove de dez das coisas que nos deprimem seriam expulsas como nuvens.
E lembremos sempre amados, que esta fonte de alegria sempre está conosco. “Filho, tem bom ânimo, teus pecados te são perdoados”, é a mensagem que sempre dá conforto e alegria. Enquanto somos jovens, talvez nós somos tolos o suficiente para procurar a felicidade em outro lugar, mas quando nos tornamos velhos e aumentam nossos cuidados e tristezas, felizes, na verdade, seremos nós, se tivermos a felicidade que vem do pecado perdoado!
Os pecados do cristão são perdoados quando ele é mais alegre na parte superior do Monte Tabor, mas eles são igualmente perdoados quando ele está no Castelo da Dúvida, nas garras daquele velho tirano cruel, o gigante do Desespero! Aquele que uma vez olhou pela fé para Jesus Cristo e este crucificado é perdoado em qualquer lugar e em todos os lugares é perdoado, perdoado em todos os momentos e em todas as circunstâncias é perdoado!
Os confortos que brotam de crescimento na graça, são variáveis, mas o conforto que surge a partir do perdão do pecado é sempre cheio, rico e verdadeiro! Se somos perdoados, devemos ser felizes e nos alegraremos todos os nossos dias e devemos ser alegres, especialmente quando chegar a hora da nossa morte! Precisamos não ter medo da partida deste mundo, porque não vamos para a presença de um Deus irado, mas para encontrar Aquele que perdoou todos os nossos pecados!
III. Agora, fecharemos com um breve apelo para os que não tiveram ainda seus pecados perdoados.
Não há nada na vida ou na morte, no tempo ou na eternidade, que possa confortar um homem cujos pecados não são perdoados! E não há nada que você possa fazer que lhe dará o verdadeiro conforto, enquanto você continuar a ser um pecador não perdoado. Você pode desistir de certos pecados e fazer algum tipo de reforma, mas enquanto todos os seus pecados antigos continuarem não perdoados, você não terá sequer começado a andar no caminho certo!
Não, não há esperança para você até você cair prostrado diante do Trono de Deus, confessando sua culpa e suplicando a sua misericórdia! Faça-o agora. Agora, enquanto ele se assenta no Trono da Graça e lhe estende o cetro de prata de Sua misericórdia! Venha e se curve a seus pés e clame: “Ó Senhor, por amor do Seu querido Filho, apaga todas as minhas iniquidades”, e Ele vai fazê-lo e fazê-lo agora! Se você confiar no Senhor Jesus Cristo, agora, você será perfeitamente perdoado e saberá em sua alma que está perdoado, pois o Espírito de Deus dará testemunho com seu espírito que é assim! Vem, então, à fonte cheia de sangue precioso, pois seus pecados podem ser todos lavados!
“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”, e Ele dirá a você como Ele disse ao homem paralítico: “Tenha bom ânimo, teus pecados estão perdoados”. Deus queira que seja assim com muitos leitores, por causa de Jesus! Amém.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.