QUANDO DEUS VOMITA UMA
IGREJA...
A Carta à Igreja em Laodicéia (Apocalipse 3:14-22)
O vale de Lico, na Ásia Menor, tinha três cidades principais:
Colossos, conhecida por suas fontes de água fria, Hierápolis, conhecida por
suas fontes de águas termais, e Laodicéia, conhecida nesta carta por sua igreja
morna, que causou enjoo no seu Senhor, Jesus Cristo.
Ao Anjo da Igreja em Laodicéia (3:14-22)
3:14 – Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz
o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
A igreja em Laodicéia: A igreja em Laodicéia é citada no
Apocalipse (aqui e em 1:11) e na carta de Paulo aos colossenses (Colossenses
4:13-16). As cidades de Laodicéia, Colossos e Hierápolis (veja Colossenses
4:13) ficavam no vale do rio Lico. Laodicéia situava-se no local da cidade
moderna de Denizli, Turquia, no cruzamento de estradas principais da Ásia
Menor. Antigamente, a água da cidade vinha, via aquedutos, das fontes termais
ao sul da cidade. Até chegar em Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade
dela não era boa, e a cidade ganhou a reputação de ter água não potável. Ao
engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Semelhantemente, Jesus foi
provocado a vomitar de sua boca a igreja de Laodicéia (3:15-16).
Outras características de Laodicéia servem como base para a
linguagem desta carta, na qual Jesus faz uma série de contrastes implícitos
entre os produtos da região e as necessidades espirituais da igreja (3:18):
Laodicéia foi conhecida como um centro bancário e a região produzia lã preta e
um tipo de colírio para os olhos.
O Amém: Esta palavra vem de origem hebraica. No começo de uma
afirmação, significa “certamente” ou “verdadeiramente”. No fim, pode ser
entendida como “que seja assim”. Jesus é a palavra final, a autoridade
absoluta.
A testemunha fiel e verdadeira: Quase a mesma descrição
encontrada em 1:5. Jesus traz o verdadeiro testemunho sobre seu Pai e a vontade
dele para com os homens. Ele fala a verdade em cada promessa e cada advertência
que vem da sua boca.
O princípio da criação de Deus: Esta expressão admite duas
interpretações. Dependemos de informações de outros trechos bíblicos para
escolher o sentido correto. A frase em si pode ser entendida no sentido passivo
(o primeiro criado por Deus), ou no sentido ativo (a origem ou a fonte da
criação). A diferença é óbvia, e enorme. Jesus é uma criatura, ou o eterno
Criador? Ele foi feito por Deus, ou é Deus? A resposta vem de outras passagens.
Jesus é eterno (João 1:1; Apocalipse 1:18), o primeiro e o último (Apocalipse
1:17). Ele é Deus conosco (Mateus 1:23), o verdadeiro Deus que se fez carne
(João 1:14). Ele é o “Eu Sou” (João 8:24,58; veja Êxodo 3:14), o soberano
“Senhor dos senhores e o Rei dos reis” (Apocalipse 17:14). Jesus não foi
criado. Ele não veio a existir. Ele é eterno. Ele é Deus. Quem não aceitar este
fato morrerá no seu pecado (João 8:24).
3:15 – Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem
dera fosses frio ou quente!
Conheço as tuas obras: Como fez com todas as igrejas destes dois
capítulos, Jesus expressa o seu conhecimento íntimo sobre a igreja em
Laodicéia. Ele anda no meio dos candeeiros (1:13,20; 2:1).
Que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!: As
águas termais de Hierápolis ajudavam no tratamento de alguns problemas de
saúde. As águas frias de Colossos eram boas para beber. Mas as águas mornas de
Laodicéia basicamente não serviam para nada; só davam ânsia de vómito!
3:16 – Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a
ponto de vomitar-te da minha boca;
Assim... Estou a ponto de vomitar-te da minha boca. Jesus olhou
para a igreja de Laodicéia, contente no seu estado de autossuficiência e falsa
confiança, e sentiu vontade de expulsá-la de sua presença.
3:17– pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa
alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
Pois dizes: As afirmações da própria igreja de Laodicéia não
refletiam o verdadeiro estado dela. É fácil dizer que está tudo bem na vida espiritual
de uma igreja ou de uma pessoa, mas Jesus sabe a verdade. Ele vê as obras e
sonda os corações. A igreja de Laodicéia mentia para si mesma, mas Jesus não
foi enganado!
Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes
que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu: O orgulho dos discípulos
de Laodicéia os cegou ao ponto de não enxergarem os seus problemas. Eles se
achavam fortes e independentes, mas Jesus viu o estado real de uma igreja
fraca, cega e infrutífera. A cidade de Laodicéia sofreu um terremoto em 60 d.C.
e foi reedificada com recursos próprios, sem auxílio do governo romano. Parece
que a igreja sentia a mesma atitude de autossuficiência, perigosíssima num
rebanho de ovelhas que precisa seguir o seu Bom Pastor! Numa cidade conhecida
por tratamentos de olhos, a igreja se tornou cega e não procurou o tratamento
do Grande Médico. Precisavam da humildade dos publicanos e pecadores (Lucas
5:31-32). Numa cidade que produzia roupas de lã, a igreja andava nua, sem a
vestimenta de justiça oferecida por seu Senhor (2 Coríntios 5:3; Colossenses
3:9-10).
3:18 – Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo
para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não
seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim
de que vejas.
Aconselho-te: Jesus não elogiou a igreja em Laodicéia, mas
ofereceu conselho para guiá-la de volta à comunhão íntima com ele. Sugeriu três
coisas necessárias para a igreja:
1. Comprar de Cristo ouro refinado. A verdadeira riqueza é
espiritual, e vem exclusivamente de Deus. Ele oferece o ouro puro, refinado
pelo fogo.
2. Comprar do Senhor vestiduras brancas. É Deus quem lava os
nossos pecados e nos veste de pureza e de atos de justiça (3:4; 19:8).
3. Comprar de Jesus colírio para os olhos. Somente Jesus pode
curar a cegueira espiritual que aflige os orgulhosos e auto-suficientes. Foi
exatamente o mesmo problema que Jesus criticou nos fariseus (Mateus 15:14;
23:25-26). É o mesmo problema de qualquer um que esquece da importância do
sacrifício de Jesus e começa a confiar em si mesmo (2 Pedro 1:9).
3:19 – Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso
e arrepende-te.
Eu repreendo e disciplino a quantos amo: A correção que vem de
Deus é uma manifestação do seu amor (Hebreus 12:4-11). Quando Deus nos corrige,
devemos aceitar a disciplina, como ele deseja, para o nosso próprio bem. Ele
quer nos conduzir ao arrependimento e à plena comunhão com ele. A disciplina
aplicada pelos servos de Deus deve, também, ser motivada pelo amor (Hebreus
12:12-13). Esta atitude deve guiar os pais que corrigem os seus filhos
(Provérbios 13:24), e os cristãos que corrigem os seus irmãos na fé (Tiago
5:19-20; 2 Coríntios 2:5-8).
Sê, pois, zeloso e arrepende-te: A solução ao problema dos
discípulos em Laodicéia não seria meramente algumas mudanças externas.
Precisavam do zelo para com Deus para se arrependerem.
3:20 – Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz
e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
Eis que estou à porta e bato: Jesus pôs uma porta aberta diante
da igreja de Filadélfia (3:7), mas a igreja de Laodicéia colocou uma porta
fechada diante de Jesus! Ele bate, mas não força ninguém a abrir a porta. Ele
chama, mas depende dos ouvintes atender à voz dele. Este versículo reforça o
entendimento do livre arbítrio do homem. Jesus oferece a salvação a todos, mas
cada pessoa toma a sua própria decisão.
Entrarei... E cearei: Ambas as figuras, aqui, representam a
comunhão.
Com Cristo. Ele entra na casa e habita naqueles que obedecem à
palavra dele (João 14:23). Cear com alguém sugere uma relação especial de estar
de acordo ou em comunhão (1 Coríntios 10:21; 5:11). É um privilégio especial
comer à mesa do rei (2 Samuel 19:28). Não há privilégio maior do que a bênção
de cear com o Rei dos reis!
3:21-22 – Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono,
assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. 22 Quem tem
ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono: Os
vencedores terão o privilégio de reinar com Cristo (veja 2:26-27; 20:4). Tal
honra não seria para os orgulhosos e autossuficientes, mas para os humildes e
obedientes. Jesus foi obediente ao Pai aqui na terra para ser exaltado ao lado
dele no céu (Filipenses 2:8-9). Somente os obedientes serão exaltados com
Cristo.
Quem tem ouvidos...: Jesus bate e chama. Cabe ao homem ouvir e
atender a sua voz!
Conclusão
Na carta à igreja em Laodicéia, Jesus não citou nenhuma doutrina
errada e nenhum pecado de imoralidade. Ele não condenou a igreja por práticas
idólatras. Esta igreja, que se achava rica e forte, foi criticada por seu
orgulho e autossuficiência. Exaltou-se, ao invés de se humilhar diante do
Senhor dos senhores.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião
Dr. Edson Cavalcante.
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