Subscribe:

sexta-feira, 20 de maio de 2016

OS PASTORES SOBERBOS DEVERIAM APRENDER A SER HUMILDE COM JESUS...


OS PASTORES SOBERBOS DEVERIAM APRENDER A SER HUMILDE COM JESUS...
LC 17-7-10
Se você me perguntar qual passagem da Bíblia que mais me chama a atenção, eu diria que essa é uma que me comove. Jesus ceia com os discípulos na Páscoa na véspera de sua morte, ou de sua passagem deste mundo para o Pai, conforme relata o evangelho de João no cap. 13. Após a ceia ele tirou a sua capa, colocou uma toalha em volta da cintura, pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e enxugá-los com a toalha.
Era um hábito as pessoas de aquela época lavarem os pés quando chegavam em uma casa. Era oferecida a elas água e todos lavavam os pés para se sentirem confortados. E quando a família era rica, havia criados que lavavam os pés dos visitantes.
Esse ato de lavar os pés do outro, era próprio dos criados. Era uma atitude de humilhação tão grande, que quando Pedro viu Jesus vestido como um criado querendo lavar os seus pés, disse a Ele: “Tu nunca lavarás meus pés”. E Jesus teve que ameaçá-lo: “Então, não tens parte comigo”. E como tudo com Pedro é “oito ou 80”, queria que Jesus lavasse também a sua cabeça e mãos.
Quando Jesus termina esse ato pergunta aos seus discípulos se eles entenderam o que foi feito. E complementa dizendo “se EU sou Mestre e Senhor e fiz isto, vocês devem fazer isso também. Lavar os pés uns dos outros”.
Em outras palavras, Jesus queria dizer: “sejam humildes. Não almejem cargos, não desejem se assenhorear dos demais. Fujam das luzes. Exaltem o próximo e não vocês mesmos. Eu vos dei o exemplo.”
PANORAMA DA IGREJA DE HOJE:
Num momento em que a igreja contemporânea busca status, posição social, dinheiro, riquezas, onde os jargões famosos ressoam nos púlpitos tais como “O Senhor te porá por cabeça e não por cauda”, “Deus vai te restituir o que o diabo te roubou”, “você nasceu para brilhar”, essa mensagem parece que soa como algo pequeno demais para que alguém o almeje porque esse texto que fala de SERVIÇO. Fala sobre dar e não sobre receber, sobre ajudar e não ser ajudado. Ser generoso e não avarento. Altruísta e não egoísta.
Os líderes das igrejas não querem ser servos. Querem ser apóstolos e “pai apóstolos”, novo título inventado no Brasil, que significa “o pai dos apóstolos”. O título de pastor tornou-se pequeno demais. Os novos líderes andam em carrões com seguranças, enquanto Jesus andava a pé ou em jumento. Eles tem aviões e vivem nababescamente em mansões e comem comida de reis servidos por garçons contratados que lhes oferecem o menu para que escolham o desejam para o jantar. É só você fazer uma busca na Internet e verá o escândalo que esses falsos profetas fazem com o dinheiro do povo humilde. Compram mansões, fazendas, aviões e carrões. Não entendem estes que diante de Deus, aqueles que estão sendo servidos são os menores no Reino de Deus e aqueles que servem, esses sim, são os maiores.
 Havia sempre entre os discípulos uma disputa para ver quem seria o maior no Reino de Deus. Todos desejavam o primeiro lugar. Inclusive a mãe de dois discípulos tentou garantir o lugar da direita e da esquerda para seus dois filhos e foi pedir isso a Jesus. E a resposta de Jesus foi simplesmente esta: Mc. 10
42 Sabeis que os que julgam serem príncipes das gentes delas se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas;
43 mas entre vós não será assim; antes, qualquer que, entre vós, quiser ser grande será vosso serviçal.
44 E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos.
45 Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.
JESUS VEIO PARA SERVIR. Ele, que tem os anjos para O servirem, abriu mão dessa mordomia, se fez carne e veio para servir aos homens a ponto de dar a sua vida para resgatá-los da morte.
Hoje a maioria dos crentes não querem SERVIR A DEUS, mas SERVIR-SE DE DEUS. Enxergam a igreja como um balcão de serviços a seu favor. Não se enxergam como serviçais, mas como senhores e Deus como o serviçal. Basta Deus fazer um milagre e tudo o que querem é o milagre e não mais o Deus que o fez.
Vejamos este fenômeno acontecer no exemplo do milagre da multiplicação.
João 6: 10  E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.
11  E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos, pelos que estavam assentados; e igualmente também os peixes, quanto eles queriam.
14  Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é, “verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo”.
15  Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte.
Assim que a multidão viu o milagre da multiplicação dos pães, viram logo uma oportunidade de terem aquele milagre de forma permanente: “Vamos fazê-lo Rei, e assim teremos pão de graça todos os dias”.
Outro exemplo: a cura de dez leprosos e o retorno de apenas um leproso a Jesus:
LC 17:12  e, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe.
13  E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!
14  E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
15  E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz.
16  E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
17  E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
18  Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?
19  E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.
Perceba que 10 leprosos foram limpos, mas apenas um se salvou. Para aqueles a cura já era suficiente. Mas esse queria o Senhor que o curou. Que diferença! Isso nos leva a crer que para cada 10 crentes na igreja, apenas um quer realmente o Senhor. Os demais só querem bênçãos materiais.
VERDADES DO REINO QUE PRECISAMOS ASSIMILAR:
1.   O LUGAR MAIS NOBRE NO REINO DE DEUS, É O LUGAR DE SERVO
DEUS não precisa de ninguém dando-LHE ordens. ELE precisa de servos que OUÇAM AS SUAS ORDENS, que o obedeçam e o sirvam.
No REINO DE DEUS, ser servido representa uma posição PEQUENA! O pastor em sua mansão que recebe o menu para selecionar o seu almoço, é pequeno. Enquanto que servir, a posição do garçon, é a MAIOR POSIÇÃO!
Quem quiser ser o maior lá no céu, tem que gastar seus dias servindo ao próximo, porque Jesus veio para servir e não para ser servido. Por isso Apocalipse diz que Ele é o Rei dos Reis e o Senhor dos Senhores.
2.   O NOSSO SERVIÇO E AMOR A DEUS DEVE IR ALÉM DA OBRIGAÇÃO
No REINO DE DEUS não existe a frase “JÁ FIZ MINHA OBRIGAÇÃO”. Você deve ir além.
Exemplo clássico: No Serviço Público geralmente o servidor, só faz, quando faz, o essencial. Assisti a um caso em que um marceneiro, servidor público, consertou a porta que estava prendendo no chão, passou a plaina e foi-se embora. Deixou toda a sujeira no local. Quando vi isso, perguntei: e a sujeira? O senhor não vai limpar? Ele me disse “Isso é coisa do faxineiro”. Ou seja, já fiz a minha obrigação e não vou além.
NO REINO DE DEUS, ESSE TIPO DE SERVO É CHAMADO DE INÚTIL! “Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.” (Lc 17:10)
Temos que ir além da nossa obrigação.
“Ouviste o que foi dito aos antigos.” Quem te obrigar a caminhar uma milha, anda duas.
MT 5:38 ¶ Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente.
39  Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40  e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa;
41  e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
 3.   O MAIOR TÍTULO DO REINO DE DEUS É O DE SERVO.
Não é Apóstolo, Anjo, Querubim, Serafim. O céu é lugar de serviço.
 Os anjos o servem. Salmo 103:21  Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que executais o seu beneplácito.
O CÉU É LUGAR DE SERVOS E LÁ O MAIOR SERVO É JESUS, PORQUE É AQUELE QUE MAIS SERVE, intercedendo por nós.
“Portanto, Ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois VIVE SEMPRE A INTERCEDER POR ELES”. (Hebreus 7:25).
“Entre os servos, o maior servo é aquele que mais serve”.
SERVIDÃO NA TERRA É POBREZA ENQUANTO QUE SERVIDÃO NOS CÉUS É NOBREZA.
TEXTOS QUE FALAM SOBRE A SERVIDÃO NO REINO:
Mateus 23:11  Porém o maior dentre vós será vosso servo.
João 15:20  Lembrai-vos da palavra que vos disse: não é o servo maior do que o seu Senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardarem a minha palavra, também guardarão a vossa.
 Fomos chamados para sermos servos:
CRISTO TOMA A FORMA DE SERVO
Filipenses 2:7  Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
Os apóstolos se identificavam como servos:
Tito 1:1  Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo…
Tiago 1:1  Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo…
2 Pedro 1:1  Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo…
Judas 1:1  Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago…
Apocalipse 1:1  Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo.
Apocalipse 15:3  E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor, Deus Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos!
CONCLUSÃO:
DEUS ESTÁ CHAMANDO PESSOAS PARA O SERVIREM.
Quem está disposto nesta noite a servi-lo?
ISAIAS DISSE: ENVIA, Ó DEUS, A MIM...
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.