Subscribe:

domingo, 10 de janeiro de 2016

MURALHAS ULTRAPASSADAS...


                                            MURALHAS ULTRAPASSADAS...
ORA Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. (Josué 6:2) - Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos. 

A. Depois de viajar pelo deserto durante quarenta anos, os israelitas chegaram finalmente, diante de Canaã. Agora, era só entrar na terra e fazer o loteamento. Certo? Errado, pois ainda restam as muralhas de Jericó.

B. As coisas não eram assim tão simples. Havia no caminho uma imensa muralha. Muitas vezes, nos encontramos em situações semelhantes. Quando pensamos que vamos tomar posse do milagre, quando pensamos que é só colocar os pés e entrar, surge uma grande muralha que parece zombar de nossa esperança. 

I – DIANTE DE CADA DIFICULDADE, HÁ SEMPRE UMA PROMESSA DE DEUS NOS GARANTINDO A VITÓRIA: 

A. Tudo aquilo que vem tentando impedir a nossa conquista, o nosso avanço, a tomada de território, que impede o êxito do projeto de Deus para nós, todo problema que parece insolúvel, é um tipo de muralha colocada por Satanás e permitida por Deus. 

B. Nesse contexto, Satanás tem o desejo de nos fazer parar, fracassar e desistir. Entretanto, Deus entra em ação e espera que saiamos vitoriosos, experientes e fortalecidos. 

C. Deus então dá uma promessa de vitória para seu povo. (Josué 6:2) - Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos. 

D. O Senhor está dizendo ao seu povo: Vocês não vão desistir agora. Não vão se assentar no meio da estrada agora. Não vão voltar ao Egito agora. Não vão desanimar agora. Falta muito pouco para vocês conquistarem esta promessa. Eu lhes entrego esta muralha em suas mãos e a todos os inimigos que estão dentro dela. 

II - DEBAIXO DE SUA PROMESSA, DEUS NOS ORDENA UMA AÇÃO COORDENADA: (Josué 6:3)
- Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias. (Josué 6:4)

 - E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas. 

A. Diante do obstáculo, muitas pessoas tentam vencê-lo através de meios humanos. Imagine, se Josué resolvesse pular o muro ou cavar um túnel... Provavelmente, sua história não estaria na Bíblia e precisaríamos de outro assunto para esta mensagem. 

B. Porém, o líder de Israel obedeceu ao Senhor, mesmo parecendo ser uma loucura aquela atitude. 

C. A mente humana nos aconselha a dar um "jeitinho", buscando uma solução mundana e humana para o problema. Deus, porém, muda as situações pelas vias do sobrenatural. 

D. Para que o Senhor possa agir diante das grandes dificuldades que estamos enfrentando, alguns requisitos são necessários: 

1 – É PRECISO DEIXAR A PRESENÇA DE DEUS IR À FRENTE E RODEAR A MURALHA:(Josué 6:11)

 - E fez a arca do SENHOR rodear a cidade, contornando-a uma vez; e entraram no arraial, e ali passaram a noite. (Josué 6:12) 

- Depois Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes levaram a arca do SENHOR. 

A. O povo precisava ter a arca indo à frente. A arca era um móvel de madeira de acácia coberta de ouro que representava a presença de Deus e sua aliança com Israel. 

B. Se queremos vencer as muralhas que surgem em nossa frente com o intuito de nos fazer parar ou nos desviar dos propósitos de Deus, precisamos ter compromisso em deixar o Senhor ir à frente e destruir as muralhas de oposições. 
C. Não podemos nos valer de técnicas humanas para tentar vencer os obstáculos, não podemos tomar a frente e passar adiante do Senhor. Precisamos esperar o agir de Deus. 

2 – É PRECISO OBEDECER A ORDEM DO SENHOR E ANDAR AO REDOR DA CIDADE VÁRIAS VEZES: (Josué 6:14) 

- Assim rodearam outra vez a cidade no segundo dia e voltaram para o arraial; e assim fizeram seis dias. (Josué 6:15) 

- E sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente rodearam a cidade sete vezes. 

A. O povo precisava andar em volta da muralha. Aqui está a questão da obediência e da ação. 

B. Se você está consciente de que Deus lhe deu uma ordem, obedeça. Esta é a sua parte. Se você não sabe o que fazer diante do problema, ore, consulte a Bíblia, consulte a liderança da igreja e parta para a ação. 

C. Não olhe para os seus pés inchados, não se detenha no seu cansaço, não dê desculpa sobre falta de tempo. Deus te ordenou, então obedeça. Jesus disse: "Eu sou o caminho..." (João 14.6). Logo, precisamos andar. A vida cristã não é um estacionamento.
D. Trabalhe no seu ministério, evangelize onde você estiver, discipule nas horas que Deus te deu, trabalhe nos Encontros, pregue a Palavra, ajude os desanimados, seja um exemplo para todos. Seja um homem ou uma mulher de ação. 

3 – É PRECISO ESPERAR PELO TEMPO DO SENHOR: (Josué 6:16)

 - E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos tem dado a cidade. 

A. Deus poderia fazer com que aquelas muralhas virassem pó logo no primeiro dia. Mas Deus nos ensina antes de realizar um milagre. 

B. Israel deveria andar em torno de Jericó durante 7 dias. Aqui está o teste da perseverança e da paciência. Você deve obedecer hoje e continuar obedecendo amanhã, mesmo que os obstáculos pareçam mais firmes do que antes.

  C. Você deve ser mais firme do que as muralhas. Sua fé deve ser mais resistente do que os grandes obstáculos. Depois de rodear a cidade no primeiro dia, não houve nenhum resultado. Talvez tenha sido difícil para alguns israelitas levantarem de suas camas no segundo e no terceiro dia e nos dias seguintes, sabendo que nada aconteceu na véspera. Você já experimentou esse desânimo? Não se deixe vencer por ele. Continue obedecendo ao Senhor. 

D. No sétimo dia, a muralha caiu. 

 - Não podemos fazer uma regra para Deus e dizer que ele sempre vai agir depois de 7 dias ou depois de 7 orações, etc. Ele pode agir no primeiro dia, ou no sétimo, ou no vigésimo primeiro, como aconteceu com Daniel, ou em outro dia qualquer. 

E. O que concluímos é que Deus tem um tempo certo para tudo, apesar de que, em alguns casos, nós é que retardamos as bênçãos devido à nossa incredulidade, passividade e desobediência.

  F. Depois que Israel fez tudo o que Deus ordenou, a muralha ruiu e o povo pôde conquistar a cidade. 

Que Deus nos abençoe e nos ajude a conquistar todos os nossos direitos espirituais em Cristo Jesus. Amém...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.