QUANDO O CASAMENTO ENTRA EM
ADULTÉRIO, APRENDENDO COM O PROFETA OSÉIAS...
Decepcionado no Amor
A história de Oséias
aconteceu na cidade de Samaria. Oséias encontrou, amou e mais tarde se casou
com uma jovem mulher chamada Gômer. Gômer deve ter sido arrebatada por este
homem de coração heróico, apaixonado como um poeta e zeloso como um santo.
Ainda que Deus conhecesse bem o desenrolar desse relacionamento, deu sua
permissão para que Oséias cassasse com Gômer. "...Disse, pois, o SENHOR a
Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições e filhos de prostituição; porque
a terra certamente se prostitui, desviando-se do SENHOR". (Oséias 1:2)
A vida de qualquer
homem é abençoada ou amaldiçoada conforme a mulher com quem se casa. Logo que
Oséias encontrou Gômer, deve ter pensado que ela era tão pura como o lírio do
vale do seu poema favorito - Cântico dos Cânticos de Salomão. Ele deve ter
esperado que o seu futuro fosse repleto de bênçãos e alegria.
Mas à medida em que se
passavam os dias e ele ia conhecendo-a melhor, começou a ficar decepcionado.
Será que as pétalas de sua pureza já não haviam sido arrancadas e pisoteadas
pelas paixões de homens vis e impuros antes do casamento? Será que Oséias
estava ocupado demais para dar à sua jovem esposa a atenção de que ela
necessitava? Talvez jamais venhamos a sabê-lo. Sabemos apenas que o coração de
Gômer se afastou do marido e que ela foi em busca do afeto de outros amantes.
Oséias deve ter notado
e sofrido com esse esfriamento da afeição da esposa. E não foi esse o único
fardo colocado sobre o seu coração. Ele também via sua nação, a nação de
Israel, afastando-se de Deus. Tinha havido uma série de vitórias militares sob
o rei Joás, cujo filho Jeroboão II continuou o seu sucesso militar e
prosperidade, ganhando para si um reinado de quarenta e um anos. Contudo o Rei
Jeroboão afastou de Deus o coração do seu povo. "E fez o que era mau aos
olhos do SENHOR; nunca se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de
Nebate, com que fez pecar Israel" (2 Reis 14:24).
Oséias pôde observar
que sua nação, embora próspera, eventualmente iria cair vítima da máquina
bélica da Assíria, a não ser que se arrependesse do seu pecado. Dia após dia,
Oséias regressava ao lar com o fardo de uma nação decadente pesando em seu coração.
Noite após noite, ele ficava acordado, a ponto de prejudicar-se, aguardando o
regresso da esposa ao lar.
Certamente ele deve ter
orado e visto como era um homem piedoso, levou o seu fardo ao Senhor.
Filhos do Adultério
Foi então que Gômer deu
à luz um bebê. Para Oséias isso seria uma renovação de esperança. Talvez quando
ele segurou aquele menino nos braços, deve ter raciocinado: "Foi Deus quem
o fez. Pois este garotinho tomará uma mão gorducha e a colocará ao redor do meu
peito e com a outra enlaçará o coração de Gômer e manterá nossas vidas
unidas".
"E disse-lhe o
SENHOR: Põe-lhe o nome de Jizreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de
Jizreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel"
(Oséias 1:4).
Na língua hebraica
"Jizreel" significa "se livrar de alguma coisa", deixar
algo de lado. Era também o nome de uma cidade que havia desempenhado um papel
trágico na história de Israel. A terrível apostasia sob o Rei Acabe e a Rainha
Jezabel havia chegado a um desfecho ameaçador, quando a rainha foi atirada de
uma janela do seu palácio e o seu corpo foi devorado por cães, nas ruas de
Jizreel.
Então quando Deus disse
a Oséias que chamasse o seu filho de Jizreel, ele estava tornando o garoto e
sua família, uma lição ilustrativa da relação de Deus com o seu povo. É como se
hoje um pai judeu chamasse o filho de Dachau, ou Bergen-Belsen, nomes dos
campos de horror de Hitler, onde milhões de judeus foram massacrados durante a
II Guerra Mundial. Esses nomes, soando aos ouvidos de um judeu hoje em dia,
iriam arrancar do cemitério das memórias, fantasmas dos dias passados.
Desse modo, Jizreel era
um lembrete a Israel do relacionamento de Deus com o seu povo. Cada vez que
Oséias chamasse o seu filho para brincar, cada vez que o chamasse no mercado,
esse nome iria soar aos ouvidos de um judeu piedoso como uma nefasta lembrança
de que no passado Deus havia sido fiel para lidar com o pecado da nação.
Contudo, apesar do
filho pequeno, Gômer não mudou. "E tornou ela a conceber, e deu à luz uma
filha. E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque eu não tornarei mais a
compadecer-me da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei" (Oséias 1:6). Este
nome significa "desgraça" ou "sem misericórdia".
Depois que Lo-Ruama foi
desmamada, Gômer gerou uma terceira criança - o segundo filho. Por ordem de
Deus este foi chamado Lo-Ami.
Esses três nomes dos
filhos de Oséias significam duas coisas. Primeiro, eles nos dão um esboço do
que iria acontecer à nação de Israel. Segundo, eles nos dão um relance quanto
ao que iria acontecer com a família do profeta. Pois este terceiro nome Lo-Ami,
significa não meu povo. Mostram que em sua amargura e sofrimento de coração,
Oséias foi dominado por uma suspeita que se tornou uma certeza condenatória de
que essas crianças geradas em seu lar não eram de modo algum seus filhos!
Indo atrás de uma
Esposa Infiel
Muito embora Gômer
vivesse em adultério, Oséias não quis divorciar-se dela. O que aconteceu depois
pode ser avaliado, conforme a mensagem de Deus dada por Oséias ao seu povo no
Capítulo 2. Parece que Gômer o abandonou. Quem sabe ela deixou um bilhete
pregado na porta, dizendo-lhe que estaria indo embora para viver sua própria
vida, deixando as crianças com Oséias, e que este não deveria ir atrás dela.
Então podemos
visualizar o profeta, à noite, colocando na cama, seus filhos para dormir. Ele
tem de ser pai e mãe ao mesmo tempo. Ele lhes dá o jantar frugal e escuta suas
orações e depois fica velando até que adormeçam. Mas Oséias continua insone.
Muito embora Gômer tenha abandonado o lar, não abandonou o seu coração.
Provavelmente, quando
Gômer abandonou Oséias, pensou que iria melhorar de vida. "Porque sua mãe
se prostituiu; aquela que os concebeu houve-se torpemente, porque diz: Irei
atrás de meus amantes, que me dão meu pão e a minha água, a minha lã e o meu
linho, o meu óleo e as minhas bebidas" (Oséias 2:5). Talvez ela tivesse
sido iludida por promessas de alimentos exóticos e roupas excitantes. Mas, como
sempre acontece com as pessoas que trilham esse desastroso caminho, que a princípio
parece conduzir às alturas, de repente muda e cai até às profundezas.
Todo esse tempo Oséias
ficou observando a trilha degradante seguida pela esposa. Eventualmente parece
que Gômer caiu nas mãos de um homem incapaz de prover suas necessidades básicas
da vida. Mesmo sem o amor da esposa, Oséias deve ter decidido prover suas
necessidades. Podemos imaginá-lo indo à casa do amante dela, apresentando-se e
dizendo: "O senhor é o homem que está vivendo com Gômer, filha de Diblaim?
O homem responde: "Bem, e se eu for?" Oséias diz: "Sou o marido
dela". O homem fecha o punho e se prepara para a luta. Oséias diz:
"Não, o senhor não entende. Veja, eu amo minha esposa. Amo-a profundamente
e gostaria de saber se o senhor receberia um pouco do meu ouro e da minha prata
para comprar as coisas de que ela precisa".
O homem olha espantado
o profeta. Contudo, ao ver a prata na palma de sua mão, ele pensa: "não
existe um tolo maior do que um velho tolo", e concorda com a proposta do
profeta.
Vocês me diriam:
"Não é lógico um homem pagar em sonante prata e ouro pela manutenção de
uma mulher que foi falsa com ele". E concordo plenamente. Mas o caso é
que, conforme se vê, Oséias não está agindo pela lógica. Está agindo por amor!
"O coração tem razões que a própria razão desconhece" (Blaise
Pascal). Pois o amor é de Deus e é infinito. "Amados, amemo-nos uns aos
outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece
a Deus" (1 João 4:7). Oséias está desempenhando com Gômer o papel que Deus
tem desempenhado com você e comigo, durante toda a nossa vida.
Vejamos então este
libidinoso crápula, voltando para casa. Seus braços estão cheios de coisas
compradas com o dinheiro de Oséias. Gômer sai da cabana, vê o amante com os
braços cheios de provisões e se atira sobre ele enlaçando-o e agradecendo pelo
que ele fez.
Em algum lugar por trás
das sombras, vemos Oséias. Ele tem uma rápida visão de Gômer e esta lhe enche o
coração. Ele vê quando Gômer extravasa o seu afeto pelo sensual amante,
agradecendo as coisas que o amor do marido lhe proveu. Em lágrimas Oséias diz:
"Ela, pois, não reconhece que eu lhe dei o grão, e o mosto, e o azeite, e
que lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles usaram para Baal" (Oséias
2:8).
Antes de se zangar com
uma mulher como Gômer, gostaria de lembrar-lhe que você e eu temos feito
exatamente isso com Deus. É de Sua mão que recebemos o dom da vida. Dele temos
recebido o alimento para nossas mesas e as vestes para nossos corpos. Contudo,
quão depressa agradecemos a todos e a tudo, exceto a Deus, que no-los deu.
Agradecemos aos amigos, ao governo, agradecemos o nosso vigor físico, a tudo e
a todos, exceto a Deus, de quem provêm as bênçãos.
Redimindo a Rebelde
Em Oséias 2:9-23, Deus anuncia o seu plano de
dupla face, no sentido de ganhar de volta o seu povo. Primeiro ele diz que lhe
trará dureza, privando-o de todos as boas coisas da vida: "Portanto
tornarei a tirar o meu grão a seu tempo e o meu mosto no seu tempo determinado;
e arrebatarei a minha lã e o meu linho, com que cobriam a sua nudez"
(Oséias 2:9).
Em seguida, quando o
seu povo cair na maior miséria, Deus começará a "cortejá-lo"
novamente, procurando ganhar-lhe de volta os corações. "Portanto, eis que
eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração"
(Oséias 2:14). Tanto a justiça como o amor de Deus, fazem parte do seu plano.
Nem a Sua justiça nem o Seu amor permitir-lhe-ão abandonar o seu povo.
Será que Deus nos ama
desse modo? Saltando das fontes escriturísticas, está a verdade de que Deus nos
ama exatamente assim.
Deus dá ao homem o
metal da mina. Deus dá ao homem as árvores da floresta. Deus dá ao homem a
destreza manual. O homem com a sua destreza derruba a árvore. O homem com a sua
destreza extrai o metal da mina. Depois do metal extraído e da árvore cortada,
o homem com a sua destreza pega essa árvore e faz dela uma cruz. Com sua
destreza toma o metal e o transforma em pregos.
Em seguida, Deus vem na
Pessoa de Jesus Cristo e permite que os homens, com violência cruel, fixem os
pregos em suas mãos. Então Ele morre naquela cruz por amor de cada homem que
ali o colocou, pelas multidões que zombam ao pé da cruz, pelos soldados que
cravaram os pregos em suas mãos. Ele morre ali por eles e por nós, por você e
eu, para que tenhamos os nossos pecados perdoados, a fim de obtermos vida
eterna e possamos ir morar no céu, para todo o sempre.
No Capítulo 3
descobrimos o último ato deste admirável drama da redenção. Não apenas Gômer
caiu nas mãos de um homem incapaz de prover suas necessidades. Ela agora caiu
nas mãos de um homem que não queria provê-las. Evidentemente, esse homem decide
vendê-la como escrava.
Nos dias em que esta
história aconteceu, a escravidão era institucionalizada. Alguns historiadores
contam que quando uma mulher era oferecida num leilão de escravos, ela era
despida de suas vestes e forçada a permanecer de pé diante da multidão curiosa.
Foi evidentemente para esse lugar que Gômer fora levada e para lá Oséias fora
chamado.
Vocês podem imaginar o
cochicho da multidão e o comentário que ia de boca em boca, quando esta viu
Oséias. As pessoas diziam: "Ele veio para observar o que ela merecia. Ele
veio para observar o seu castigo".
Então começa o pregão.
Alguém oferece dez peças de prata, outro oferece doze. E Oséias diz: "dou
quinze peças de prata". Alguém mais diz: "dou quinze peças de prata e
um feixe de cevada". Oséias diz: "dou quinze peças de prata e um
feixe e meio de cevada". Soa o martelo e Oséias se apressa em redimir a esposa.
"E comprei-a para mim por quinze peças de prata, e um ômer, e meio ômer de
cevada" (Oséias 3:2).
Enquanto a conduz para
longe da multidão, o povo deve ter dito: "é um preço alto pago pela
vingança. Por que não apenas deixou que ela fosse vendida como escrava? Por que
pagar tanta prata por uma mulher que usou de falsidade?"
Mas Oséias não comprou
sua esposa a fim de puni-la, mas para redimi-la. "E ele lhe disse: Tu
ficarás comigo muitos dias; não te prostituirás, nem serás de outro homem;
assim também eu esperarei por ti" (Oséias 3:3). O que Oséias está
sugerindo é : "o que você não faria de sua livre vontade, peço-lhe para
fazer agora como uma possessão adquirida".
Isso é o que
depreendemos através de toda a Bíblia. Deus diz que nos ama e porque Ele nos
redimiu, pede que O sirvamos. O apóstolo Pedro disse aos que estavam sob os
seus cuidados: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou
ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição
recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo" (1 Pedro
1:18,19-a).
O apóstolo Paulo
escrevendo aos Coríntios, membros de uma igreja culpada de perversão sexual,
disse-lhes: "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a
Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus" (1
Coríntios 6:20).
Lições de Oséias
A primeira lição de Oséias é esta: se você
fosse servir a Deus, de hoje até o dia de sua morte, ele não o amaria mais do
que o ama agora. Porque Deus não o ama por causa do que você faz. Deus o ama
apesar do que você faz.
Somos supremamente
amados e porque temos sido tão amados, retribuímos com adoração, serviço, amor
e louvor.
A segunda lição talvez
seja para homens e mulheres que absolutamente não conhecem a Deus e jamais colocaram
sua confiança em Cristo. É uma lição para pessoas de corações partidos e lares
desfeitos, com sonhos desfeitos e vidas destruídas. É uma lição para aqueles
que das profundezas de suas almas clamam na escuridão da noite: "onde está
Deus? Onde está Ele para que eu possa encontrá-Lo?"
A resposta do livro de
Oséias é: "Deus não está perdido, você é quem está" .
Este é o Deus que foi à
cruz do Calvário, e em busca dos homens, através do túnel de um túmulo vazio.
Sempre e sempre Ele os procura para trazê-los de volta até Ele.
Quando os homens
gritam: "onde está Deus?" A resposta é sempre a mesma.
Deus está aqui mesmo.
Ele está esperando por você. Ele pede que você venha até Ele. Ele o espera para
enlaçá-lo com o Seu amor. Ele o apressa a vir pela fé, a fim de conhecê-Lo e
conhecer a significação do amor na verdadeira profundidade do seu coração...
BISPO/JUIZ. MESTRE E
DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.