Subscribe:

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

ESTUDO BÍBLICO SOBRE AS IGREJAS DE ÉFESO, ESMIRNA, PERGAMO E TIATIRA...


ESTUDO BÍBLICO SOBRE AS IGREJAS DE ÉFESO, ESMIRNA, PERGAMO E TIATIRA...

À IGREJA DE ÉFESO (CAP 2)

Éfeso. Capital da província romana da Ásia, famosa por seu templo de Diana. Era um grande centro comercial. (Dic. Bíblico de Almeida)
Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: PRIMEIRA CARTA
Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro. Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos; e sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste.
 (ver 1-2-3)
Esta primeira carta endereçada ao pastor da igreja de Éfeso temem grandes advertência para nós no século XXI quando o Senhor Jesus diz: “Aquele que tem na sua destra as sete estrelas”, sabemos que nos ovelhas e os pastores estamos nas mão do mestre, se estamos em suas mãos temos que lhe jurar lealdade. Infelizmente hoje vimos muitos obreiros que pensam que as igrejas lhe pertencem, fazem e dizem o que querem, tens uns que até determinam seus altos salários, quanto as igreja o Senhor diz: “que anda no meio dos sete castiçais de ouro” que bom termos a certeza que o Senhor Jesus anda no meio da sua igreja. Devemos ser leais a Ele.
O Senhor Jesus elogia a igreja em parte, “Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência” a igreja de Éfeso estava desempenhado um ótimo trabalho para o Senhor, até os falsos apóstolos foram posto a prova. Notamos que desde aqueles dias já existia falsos apóstolos, hoje devemos seguir o exemplo da igreja de Éfeso provar os apóstolos.
Outro ponto positivo é que a igreja trabalhava incansável pelo nome do Senhor, sofria e tinha paciência.
“Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço”. (V. 4-5-6)
O Senhor Jesus os exorta a praticar o primeiro amor, a igreja esta maravilhosamente bem, porém o Senhor os adverte a lembrar onde caíste e voltar a praticar as primeiras obras. Observamos nos dias de hoje, quantas igrejas que crescem, devido ao bom evangelismo, constrói grandes templos, porém na pratica do amor é reprovada como foi a igreja de Éfeso.
Infelizmente muitas igrejas não se preocupam com obras sociais, quanto de nosso irmão sofre fome e desprezo, sem falar de péssima moradia, será pastores se o Senhor lhe enviasse a carta sua igreja passaria no teste?
A igreja de Éfeso tinha outro ponto positivo, pois aborreciam as obras dos nicoláitas.
NICOLAÍTAS Seguidores de uma seita que perturbavam as igrejas de Éfeso e de Pérgamo. Comiam alimentos sacrificados a ídolos e entregavam-se aos prazeres carnais (#Ap 2.6-15). Dicionário Bíblico de Almeida)
Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus. Ver 7
Ouvimos a maravilhosa promessa do Espírito Santo, que é feita aos vencedores, comer da árvore da vida que está no paraíso de Deus, que maravilha somos convidados ao banquete no paraíso de Deus. Quantos banquetes em festas da classe ricas que nós não podemos nem ao menos chegar à porta, agora somos convidados a nos deliciar da árvore da vida juntos com o Pai, Filho e o seu Espírito Santos e todos os santos na glória. Aleluias!

SEGUNDA CARTA
À IGREJA DE ESMIRNA (Cap 2.8-11)

Esmirna.Cidade portuária da costa oeste do mar Mediterrâneo, localizada na província romana da Ásia. Ficava a 65 km de Éfeso. (Dic. Bíblico de Almeida)
E ao anjo da igreja que está em Esmirna escreve: Isto diz o Primeiro e o Último, que foi morto e reviveu:
Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.(ver 8-9)
Jesus se identifica para igreja de Esmirna mostrando a sua deidade, dizendo que Ele é o principio e o fim, que foi morto e reviveu, essa características só Ele possui por ser Ele o filho de Deus. Jesus disse que conhecia as obras e tribulações da igreja de Esmirna e pobreza, mas disse Ele “mas tu és rico” podemos acreditar que esta igreja estava passando momentos difíceis, sofrendo perseguição e pobreza, mas na realidade era rica, rica no sentido espiritual, pois embora em sofrimento ele gozavam das riquezas espirituais, Jesus também estava observando a blasfêmia de alguns que se diziam judeus, mas na verdade Jesus chamou de sinagoga de Satanás.
Não posso imaginar em que sentido o Senhor se referiu estas palavras“a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são”. Nos dias de hoje nos interpretariam com aqueles que acreditam na “Teologia da Substituição” ex. os adventistas do sétimo dia acreditam que os remanescentes judeus são eles, os testemunhas de jeová acreditam ser eles os judeus de hoje, assim também a igreja católica romana e demais seitas.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.(ver 10-11)
Como acreditamos ser esta carta especifica para a igreja destinatária, mas que é valida para os dias de hoje, não devemos esperar todos os acontecimentos para os dias de  hoje, pois muitos deles foram específico para a igreja local. Jesus disse para não temer os sofrimentos que eles iriam passar, e que o maligno iria lançar alguns na prisão para ser tentado e em seguida uma tentação de dez dias. Senhor Jesus estava alertando os irmãos em Esmirna para não tropeçarem na fé.
“Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão” Jesus disse que alguns seriam lançados na prisão, Ele não disse todos, há cristão que acreditam que terá uma perseguição em massa antes da vinda do Senhor, porém nos vemos nos dias de hoje diferentes, muitos países que eram comunistas as cortinas de ferro estão caindo para que o evangelho seja pregado, cumprindo assim as palavras de Jesus. “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim”. (Mt 24:14)
“Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” essas promessas são validas para todos os cristãos, pois a coroa da vida é só para os vencedores, “Quem tem ouvidos ouça”... O Espírito Santo diz para os vencedores que estariam isento do dano da segunda morte”. A segunda morte aqui o Espírito está falando da morte espiritual, pois a primeira é a física e nós como humanos estamos todos destinados a morrer um dia. (He 9.27)

TERCIRA CARTA
À IGREJA DE PÉRGAMO

Pérgamo cidade da Mísia. Mísia Distrito situado no noroeste da Província romana da Ásia, junto ao mar Egeu (#At 16.7-8).(Dic. Bíblico de Almeida)
E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem.
Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço.(ver 12-15)
Jesus identifica-se para a igreja de Pérgarmo como um forte guerreiro com uma espada aguda de dois fios, fio que dizer a parte cortante e afiada da espada, porém Jesus aparece com uma espada aguda, ou seja, com duas faces cortantes. O escritor aos hebreus disse: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. (Hb 4:12)
“É onde está o trono de Satanás” por ser uma cidade hidrólatra Satanás tinha direto legal de estabelecer seu trono, os cristãos ali sofriam tamanhas afrontas do maligno, porém não negavam o nome do Senhor, assim como Antipas, “minha fiel testemunha” diz o Senhor, que foi morto por testemunhar de Jesus Cristo.
“Mas umas poucas coisas tenho contra ti” embora muitos sendo vigilantes, tinham alguns cristãos em desobediência ao Senhor, pois eles estavam seguido a doutrina de Balaão, no livro de Números capítulo 22 lemos a história de Balaão, que é um mago (feiticeiro) os cristãos em Pérgamo estavam praticando idolatria e prostituição, e tinham outros seguido as doutrinas dos nicolaítas,
 Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. (ver. 16-17)
Jesus por ser um Deus de amor  os chamam ao arrependimento, e promete que virá batalhar com a espada de sua boca. Notamos que no versículo 12 Jesus aparece como “aquele que tem a espada aguda de dois fios” que dizer que Jesus não estava nada satisfeito com as praticas dos falsos cristão na igreja. É semelhante aos dias de hoje, quantos falsos profetas em nosso meio, operando falsas curas e falsos milagres.
No versículo 17 o Espírito Santo promete a recompensa aos vencedores. O maná escondido e um novo nome gravado em uma pedra branca, um nome especial que só o portador quem sabe seu nome. Que maravilha!

QUARTA CARTA
À IGREJA EM TIATIRA
Tiatira.Cidade da província romana da Ásia, de onde Lídia era natural (#At 16.14)
“Ao anjo da igreja de Tiatira escreva o seguinte: "Esta é a mensagem do Filho de Deus, que tem olhos que brilham como o fogo e pés brilhantes como o bronze polido.
Eu sei o que vocês estão fazendo. Sei que têm amor, são fiéis, trabalham e agüentam o sofrimento com paciência. Eu sei que vocês estão fazendo mais agora do que no princípio”.(ver 18-19)
Para a igreja de Tiatira Jesus identifica-se com o filho de Deus,com os olhos que brilham como fogo e os pés reluzentes como bronze, o profeta Ezequiel em sua visão fala da aparência do Senhor. “E olhei, e eis uma semelhança como aparência de fogo”;... (Ez 8:20 nós sabemos que os olhos do senhor são como chamas de fogo nada se oculta dele tudo Ele ver.
Jesus elogia a igreja por está praticando o amor, são fiéis e sofre com paciência e que suas obras são maiores do que as primeiras.
Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as mentes e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.(v.20-25)
O Senhor Jesus, porém repreendeu a igreja por tolera os ensinos de Jezabel, esta mulher está aqui representado uma falsa profetiza a qual induziu os israelitas a oferecerem  cultos a Baal, ela mandou matar os profetas do Senhor e persegui Elias (1 Reis 18:4) Na igreja te Tiatira estava alguns falsos profetas induzindo a imoralidade sexual e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.
O Senhor disse que deu tempo para deixar os seus pecados, porém eles não deram ouvidos, diz o Senhor: “Matarei os seguidores dela, e então todas as igrejas saberão que eu sou aquele que conhece os pensamentos e os desejos de todos”o Senhor Jesus aqui está provando a sua onisciência, pois Ele conhece nosso pensamentos e desejos do coração. “E darei a cada um de vós segundo as vossas obras”.Sabemos que todo ser humano será responsável pela suas obras, e receberá seu galardão segundo as suas obras. Quem for fiel receberá recompensa gloriosa quem não for fiel ao Senhor receberá galardão da iniqüidade. Leia (Atos 1:18 Ap 22:12)
“...a todos quantos não têm esta doutrina e não conheceram...” Na igreja em Tiatira tinha um restante que se manteram firme as leis do Senhor Jesus, no versículo 25 o Senhor os exorta a manter firmes até que Ele venha. Não é diferente aos dias de hoje em que muitos falsos profetas estão se infiltrando em muitas igrejas cristãs, mas nós devemos nos manter firmes nas promessas do Senhor, pois Ele virá.
“E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai,dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.(v.26-29)
A promessa gloriosa que temos do Senhor é que reinaremos como Ele e regeremos as nações com certo de ferro, o cetro é um bastão usado pelo rei com símbolo do seu poder, porém o cetro do Senhor é de ferro que não se quebrará. (Salmos 2:9) O Senhor Jesus deixa bem claro nas Escrituras Sagradas que os vencedores são aqueles que guarda suas obras até o fim, não conta você ser cristão por toda sua vida e no final  não guardar os mandamento do Senhor...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.