Subscribe:

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ESTUDO BÍBLICO ABRAR OS SENTIDOS ESPIRITUAIS...


                     ESTUDO BÍBLICO ABRAR OS SENTIDOS ESPIRITUAIS...
O cego de nascença - João 9.6-7 – Tendo dito isto, cuspiu no chão, misturou terra com saliva a aplicou-a aos olhos do homem. 7 Então lhe disse: “Vá lavar-se no tanque de Siloé” (que significa “enviado”) O homem foi, lavou-se e voltou vendo.

       Aqui vemos um texto relativamente comum para o conhecimento da maioria de nós; “A Cura de um Cego de Nascença”.  Mais uma cura, mais um milagre, mais uma relato pelo qual passamos muitas vezes. Vemos algo parecido também em Marcos 10.46, DEUS operando sobre um outro cego, neste caso BARTIMEU. Interessante, não é? Tantos milagres e o Senhor então estimula a mão humana a eternizar outra cura semelhante. Nem tanto! Se observarmos de forma um pouco mais profunda, descobriremos algo fantástico! Bartimeu é um divisor na história do próprio Jesus, porque ele marca uma nova denominação para o Messias. Até então todas as traduções hebraicas atribuem ao Senhor Jesus a seguinte tradução “Yeshua Ben Yousef”, ou seja, Jesus filho de José. Bartimeu é o primeiro em todos os evangelhos a dizer: “Yeshua bem David”, ou Jesus filho de David. Pode parecer muito simples, mas não é.  Como um homem cego poderia ver além daqueles que enxergavam, inclusive dos próprios discípulos que caminhavam com Jesus. Tremendo não é? Será que ele era tão cego assim?  Será que BARTIMEU era mais ou menos cego do que nós? Vamos falar um pouco mais sobre cegos e peço-lhe que redobre sua atenção agora. No evangelho do Apóstolo Marcos 8.22 há um fato interessante. Nesta passagem, o Senhor Jesus juntamente com seus discípulos, adentram em BETSAIDA, e algumas pessoas então trazem um cego até ele, suplicando-lhe que tocasse nele. Ele então toma o cego pela mão, o leva para fora do povoado e depois de cuspir nos olhos do homem e impor-lhes as mão, Jesus  perguntou: “Você esta vendo alguma coisa?”, ao que o cego então responde: “Vejo pessoas; e elas parecem árvores andando”. Jesus então impõe novamente as mãos sobre ele, e seus olhos são abertos e ele passa a ver assim como os outros homens viam.  
       O que me dizem irmãos? Mais um cego? E agora temos um problema! Me parece que Jesus não cuspiu direito, pois a primeira vista este cego do povoado de BETSAIDA, não teve sua visão restaurada, será que falhou a tentativa? Vejamos: Mateus 3.10 – O machado já está posto à raiz das?  ARVORES, e toda árvore que não der  bom fruto, será cortada e lançada ao fogo! Opa! Então aqui o senhor nos está comparando a ARVORES! Provérbios 11.30 – O fruto do justo é ARVORE da vida; e o que ganha almas sábio é. Árvore não é justificada porque não tem alma, então o fruto do justo refere-se a quem? PESSOAS e claro!
       Então, entendemos que quando aquele cego viu homens como árvores ele não estava vendo aquém e sim além do que seria normal para um ser humano comum. Compreenda: A visão daquele cego foi além da nossa dimensão, indo do natural de trevas em que ele vivia, para um espiritual de revelações para as quais nem sempre estamos preparados.
       Talvez você vá ouvir a partir de agora fatos bíblicos conhecidos, porém ainda não tenha percebido nestes fatos as mensagens (revelações) implícitas, nas entrelinhas, e tenho certeza que ficará tão impressionado como eu me impressionei. Da mesma forma como Noé pregou por 120 anos o plano de salvação, pregaremos hoje algo essencial, sintam-se como anti-diluvianos recebendo uma mensagem emergente.
       Este cego obteve dois grandes milagres, o menor deles, ele voltou a enxergar, e o maior deles, é  que por poucos segundos ele pôde contemplar a humanidade pela mesma ótica do Espírito Santo. Nesta noite eu quero com a autorização do Espírito Santo levar você a compreender algumas coisas que sempre estiveram em você, sempre estiveram na bíblia, porém nós nem sempre abrimos os nossos olhos para ver. Vemos o superficial, mas não vemos o sobrenatural!

       Qual a mensagem além do milagre quando o senhor cura cegos, surdos, mudos, mancos? Normalmente pensamos no milagre como ênfase da mensagem, porém o milagre é apenas pano de fundo para uma outra mensagem: Abram os seus olhos espirituais, abram os seus ouvidos espirituais, profetizem, caminhem por caminhos espirituais, VEJAM OS HOMENS COMO ÁRVORES, ou seja, vejam além daquilo que as pessoas naturais veem!
       Nós somos compostos de uma vertente FISICA, MENTAL e ESPIRITUAL. E sabemos que satanás não consegue atuar em nossa área espiritual, sendo assim, a estratégia utilizada por ele é envolver fortemente as duas primeiras para gerar uma abertura ou brecha na área espiritual.
       Deus está enviando mensagens através dos séculos, através de toda a bíblia, confrontando o pecado e mostrando um plano de salvação para cada um de nós! Mas para isto você precisa abrir o seus olhos e ver além daquilo que é natural! O plano de Satanás é utilizar todas a portas de entrada para invadir as nossas fortalezas, quebrar a nossa comunhão com Deus e nos fazer pecar. Isto não é algo novo, isto aconteceu sempre. A bíblia está cheia de mensagens especiais mostrando como vencer as tentações.

E AGORA IRMÃOS!?
Quais as portas de entrada?

VISÃO - Os olhos são a verdadeira "janela da alma". As imagens vistas durante o dia formam um conjunto de códigos capazes de gerar sentimentos e pensamentos voltados para o bem ou para o mal. Por mais simples que nos pareça uma imagem, ela sempre exerce algum tipo de influência em nosso subconsciente.

AUDIÇÃO - O ouvido é a segunda maior porta de entrada do nosso corpo espiritual. Hoje o inimigo tem trabalhado fortemente no sentido de gerar emoções e pensamentos através dos sons. As músicas seculares têm se esmerado em gerar facilidade na assimilação vencendo as barreiras do consciente e agregando-se ao nosso subconsciente de foram imperceptível. Você já deve ter ouvido na chamada "música chiclete", aquela que fica em nossa mente mesmo tendo uma letra absolutamente banal e sem sentido.

TATO - Diferente dos outros dois o tato é uma forma voltada ao estímulo dos sentidos. Tudo o que tocamos gera sentimentos e pode gerar emoções. Neste sentido o tato se tornou um grande vilão no padrão de santidade exigido por Deus a partir do momento em que foi utilizado pelo inimigo como instrumento de sensualização e sexualização. 

PALADAR - Comemos, bebemos e o paladar é o nosso direcionador. Com ele sabemos se determinada bebida ou comida é agradável ou não. A dificuldade surge exatamente na forma como comemos e bebemos. Muitas pessoas acabam ficando viciadas em determinados tipos de alimentos e bebidas capazes de trazer grandes prejuízos espirituais e físicos.

OLFATO - Pode até parecer inofensivo, mas não é. O olfato humano não é tão apurado como o de outros seres vivos, porém é suficientemente aguçado para captar cheiros capazes de gerar pensamentos pecaminosos em diversas áreas. O cheiro também é uma forma atrativa de levar pessoas a determinados tipos de situação perigosas a santidade. Imagine uma pessoa viciada em determinado tipo de droga, em crise de abstinência e sentindo o cheiro do seu produto de vício. Terrível não é. Este é apenas um exemplo. O perfume de um tenteador homem para as mulheres ou vice-versa pode facilmente levar ao pecado de pensamento. 
       Vamos fazer duas experiências rápidas aqui para você compreender melhor: Nome de filme (Sugestão = Karatê Kid), Música (Sugestão = Tema do filme Titanic). Perceba como é fácil viajar pelo que vemos e pelo que ouvimos. Da mesma forma o inimigo tem uma grande capacidade em utilizar estes sentidos.
       O pecado segue um padrão de três passos. Primeiro surge uma influência física, esta influência física, estimula os nossos pensamentos e por último tenta contaminar a nossa alma. Vejamos alguns exemplos:

- ADÃO E EVA (Genesis 3.6)
- DANIEL
- JESUS – transformar pedras em pão / Colocar Deus em cheque / Ser Deus

       E a história se repete até hoje, afinal de contas: Em time que está ganhando...Você está percebendo? A história está ai desde o começo!
       Mas da mesma forma que há uma história de destruição desde o começo há uma história de salvação desde o começo! ABRA OS OLHOS!
       Veja o Tabernáculo! – A princípio algo muito complicado. Uma estratégia do inimigo, fazer as coisas de Deus parecerem complicadas! Mas nós estamos aqui hoje para descomplicar, para você poder ver de uma forma como nunca viu!
       Deus preocupado com a cegueira dos seus seres humanos, criou um antídoto e este antídoto é espetacular, chamado SANTUÁRIO, e nos olhamos para o TABERNÁCULO e achamos algo teórico cheio de símbolos, muito complicado. Quando olhamos o tabernáculo (não poderei ser muito detalhista por causa do tempo). O que vemos?

   PRIMEIRO: Uma porta: Quem é a porta? - Jesus !(João 10.9)
  SEGUNDO: O cordeiro: Quem é o cordeiro?  - Jesus!
   TERCEIRO: Depois temos a água: Quem nos dará água da vida?
   QUARTO: Lugar santo e a mesa com o pão: Quem é pão e vida?
  QUINTO: Depois temos o altar: Onde colocamos as nossas orações?

       Percebeu? A princípio uma tenda, mas quando olhamos por outro ângulo, vemos muito mais do que o natural, vemos o sobrenatural!
       A bíblia é repleta de histórias que parecem simples, mas são cheias de códigos especiais para a busca da elevação do homem no reino espiritual. Quanto mais você evolui mais longe fica da tentação, do sofrimento!
       Aprenda não tem coincidência na bíblia. Tem fatos! Analise a descendência, um após o outro... O número de gerações bate certinho, o número de juízes bate certo, o número de patriarcas bate certo! E mais, Deus utilizou vidas desde o princípio para refletirem o plano de salvação o seu povo que muitas vezes se deixa passar por cegos espirituais. Desde o princípio Deus te escolheu para a salvação e desde o princípio ele busca incessantemente levar você ao caminho da salvação...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.