Subscribe:

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

JESUS ACALMA AS TEMPESTADES QUE VEM SOBRE A NOSSA VIDA...


             JESUS ACALMA AS TEMPESTADES QUE VEM SOBRE A NOSSA VIDA...
Texto Bíblico: Mc. 4:35-41
Intr. Como o crente poderá saber se o que está acontecendo em sua vida é uma tempestade ou um problema corriqueiro? Geralmente, quando a pessoa se assusta com pequenos problemas, a sabedoria popular diz que isto é fazer tempestade em copo d’água. Mas, quando as adversidades se agigantam, sentimo-nos incapazes para superarmos o desafio das ondas. Então, não nos resta outra escolha senão entregarmos a nossa vida nas mãos do Mestre.
TEMPESTADE É: Ação violenta da atmosfera, às vezes acompanhada de chuvas, vento e trovões. É denominada também de temporal, e pode significar, em um sentido figurado, luta,  tribulação, prova, aflição na vida do crente.
I - TÓPICO: ATITUDES P/ VENCER AS TEMPESTADES DA VIDA.
1.1 – Não deixar dominar pelo pavor: (Is.21:4) O medo tem base racional. É uma defesa do psiquismo (o que sentimos, fazemos e pensamos o que cada um é) do ser humano, pois a pessoa passa a ter mais cuidado com aquilo que pode fugir ao seu controle. Porém, o pavor é incontrolável. O pavor provoca desequilíbrio psicológico, perda do raciocínio lógico e neutraliza o potencial humano. A pessoa apavorada pode ter delírio e ilusão. Muitas pessoas morrem em assaltos ou em qualquer outra situação de perigo porque foram dominadas pelo pavor.
1.2 – Usar o potencial humano até o limite máximo. Os discípulos, no texto bíblico, começaram a remar entre seis e sete horas da noite, mas na quarta vigília da noite, perto da meia-noite, eles ainda estavam no meio do mar, que geograficamente é um pouco menor do que a Baía da Guanabara. Os discípulos empregaram todo o seu potencial, foram ao limite máximo de suas forças. O crente deve usar o seu potencial até o limite máximo para enfrentar a tempestade. (Js.1:6 / Ec.9:10)
1.3 – Não desistir. Os discípulos lutavam contra o vento, tentando chegar à outra margem. Se parassem de remar, iam terminar em alguma praia ou senão voltariam ao lugar de origem. Mas era preciso chegar ao outro lado. O crente igualmente deve lutar para alcançar a sua vitória sobre os problemas da vida. (II Cr.15:7; 32:7)
1.4 – Ter fé: Se tem uma virtude que atrai a atenção do Mestre, essa virtude é a fé. A Bíblia relata o caso centurião de Cafarnaum (Mt.8:5-13), da mulher Cananéia (Mt.15:21-28), dos homens que conduziram o paralítico (Mc.2:1-12), da mulher do fluxo de sangue (Mc.5:21-43), e Jairo etc... a fé é a vitória que vence o mundo (I Jo. 5:4). Para o crente que tem fé, tudo é possível (Mc.9:23. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb.11:6).
II – TÓPICO: TRES AÇÕES P/ VENCER AS TEMPESTADES:
2.1 – Clamar a Jesus. Os discípulos disseram em Mc. 4:38 “Mestre, não se te dá que pereçamos?” E Pedro em Mt.14:30 “Senhor salva-me”. Existem pessoas que, nas horas da tempestade, não clamam à pessoa certa. Não vão a Jesus, que nunca deixou ninguém sem resposta. Mas os discípulos clamaram por Jesus.
2.2 – Permanecer no seu lugar. A menos que Jesus ordene que saia, conforme aconteceu com Pedro (Mt.14:29), a pessoa jamais deverá abandonar o barco, ainda que tudo pareça submergir. O crente não pode ficar apavorado se estiver entrando água no barco. Diante de tudo o que estiver acontecendo, o melhor lugar ainda é estar dentro dele.
2.3 – Obedecer a Cristo. Jesus ordenou em Mc. 4:35, passe para a outra margem. Os discípulos obedeceram à ordem de Cristo. Se o crente obedecer a voz do Mestre, nenhuma tempestade poderá impedir a sua trajetória. Em Mt. 7:28 “que todo aquele que escuta as Suas Palavras é comparado ao homem prudente que edificou sua casa na rocha. Por outro lado, quem não obedece, edifica-a na areia.
III – TÓPICO: PORQUE DEUS PERMITE A TEMPESTADE:
O crente terá de lutar contra as constantes aflições deste mundo pelo menos com duas finalidades. (Jo. 16:33)
3.1 – Para conhecer os limites humanos. Quando a pessoa está em meio às bênçãos e vitória, foi promovido na empresa onde trabalha, ele corre o risco de pensar que não precisa mais da ajuda de Deus. Por várias circunstâncias da vida, o homem pensa que é importante. Porém, no Salmo 40:17, Davi um rei riquíssimo e poderoso, percebeu que não era nada. Deus também criou um espinho na carne do ap. Paulo para que este não se vangloriasse (II Cor. 12:7).
3.2 – Para conhecer que é Jesus. A tempestade acontece na vida do crente para que este conheça melhor quem é Jesus. O Senhor Jesus é o nosso socorro bem presente na angústia (Sl. 46:1), somente Ele é a ressurreição e a vida (Jo. 11:25), é o caminho (Jo.14:6), e nenhum outro há salvação (At. 4:12).
CONCLUSÃO
Se tão somente o crente estiver junto a Cristo, confiando firmemente nEle, jamais será submergido pelas tempestades da vida. Cristo prometeu que estaria com a Sua Igreja até a consumação dos séculos.
CULTOS NOS LARES
QUEBRA-GELO: Em um sentido figurado, você já passou por alguma tempestade?
ADORAÇÃO: Cante um louvor “O vento sopra, ele balança pra lá e pra cá, mais eu não caio não...”
EDIFICAÇAO:
1 – Considera-se uma pessoa que desisti muito fácil, ou não?
2 – tem facilidade de ouvir a voz do Mestre, para obedecê-lo (casa na rocha / areia)?
INTERCESSÃO: “Senhor Jesus”, como é maravilhoso conhecê-Lo, escutá-Lo, mas também sei que é necessário obedecê-Lo, saber que és o nosso Socorro bem presente na angústia, é a Nossa ressurreição, precisamos a cada dia remar mais e mais p/ alcançarmos o nosso objetivo, fazermos a nossa parte, não desistir facilmente, termos fé que És um Deus de milagres, ajuda-nos a controlarmos o nosso sentimento, e clamarmos a Ti. Em nome de Jesus. Amém...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.