Subscribe:

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

A MULHER DE POTIFAR.

 

                                                           A MULHER DE POTIFAR.

(Gn 39.6b-7.) “José era formoso de porte e de aparência. Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: ‘Deita-te comigo’.”
Potifar era Oficial da corte egípcia e chefe da guarda pessoal de Faraó. Era o amo de José por certo tempo, e, pelo visto, um homem abastado. (Gên 37:36; 39:4) Potifar comprou José de mercadores viajantes Midianitas, e, observando quão bom servo José era, com o tempo colocou-o como encarregado de toda a sua casa e seu campo, reduto este que Jeová abençoou por causa de José. — Gên 37:36; 39:1-6. Potifar
Não era eunuco, mas comparado como um, pela sua dedicação .É muito triste um homem com tão grande honra ser conhecido mais como marido de uma esposa infiel.
ÉPOCA

No mundo antigo, o Egito era considerado o celeiro do mundo. O Rio Nilo transbordava regularmente, depositando umidade e sedimentos que tornavam o solo fértil ao longo de seu vale, lugar prefeito para o crescimento de fartas colheitas. O solo fértil, porém, só era encontrado onde as águas do Nilo chegavam, numa divisão tão pronunciada que era possível ficar, literalmente, com um pé no solo produtivo e outro na areia.
Sempre que a fome atingia outras regiões do Oriente Médio, os habitantes famintos corriam para buscar alimentos no Egito:
Os projetos arquitetônicos dos egípcios eram completados a um custo humano tremendo. Os faraós egípcios forçaram os hebreus à escravidão, usando-os para completar seus templos e túmulos. A opressão dos hebreus teve lugar, provavelmente, durante 19º. Dinastia do Egito, sob o faraó Ramsés. Os funcionários daquela época deixaram registros do número de tijolos fabricados a cada dia, assim como as queixas sobre a escassez de palha para os tijolos.
Os templos e tumbas estavam cheios de acessórios de ébano e marfim, de vasos elegantes e de ferramentas de cobre, assim como de joias de ouro e de ornamentos. Artesãos esculpiam lindas cenas da vida diária nas paredes das tumbas, a fim de prover consolo para quem se achava ali enterrado.
Como esposa de um oficial egípcio de nível elevado, a mulher de Potifar tinha, provavelmente, uma vida de relativo conforto e prosperidade, a casa e os negócios de Potifar prosperaram por causa da influência de José, e “o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; a benção do Senhor estava sobre tudo o que tinham, tanto em casa como no campo” (Gn 39.5).
SITUAÇÃO
Certamente ela era uma mulher sensual, provocante. Sua insistência com José demonstra um coração cheio de lascívia e a loucura do adultério como ideia fixa em seu pensamento. O pecado nasce na mente em primeiro lugar. As setas insinuadoras do inimigo, ou os seus dardos inflamados são lançados na mente humana. Todos nós estamos sujeitos à tentação, mas devemos orar e ter o cuidado de não cair na tentação.
A mulher de Potifar demonstrou com suas atitudes o que havia por dentro: um coração intranquilo com sua vida, bens, posição social, casamento. Quando cobiçamos algo que não nos pertence também damos mostras de nossa insatisfação e ingratidão.
Ao invés de desfrutar, ela preferiu "mirar a grama do vizinho" e a cobiça deu lugar ao ódio da rejeição, que deu lugar à mentira e dissimulação, que levou José ao cárcere.
Deus, claro, não se esqueceu de José e tinha planos para ele, mas as atitudes dessa mulher nos levam a uma reflexão mais profunda. Até onde sou capaz de ir para estar bem com meu ego?
Até onde sou capaz de ir para ter meus desejos realizados?
Até onde sou capaz de ir para encobrir meus erros?
A mulher de Potifar também era uma mulher sem propósito na vida, entregue à sua própria carnalidade. Festas, luxo, arrogância, sem o menor conhecimento de Deus. Lembra a mulher de Provérbios 5:3-6: Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite.
Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno. Para que não ponderes os caminhos da vida, as suas andanças são errantes: jamais os conhecerás.
Os lábios da mulher devassa são doces; suas palavras suaves, muito agradáveis. Mas não demorará até que ela se torne amarga em sua boca, uma enorme ferida no coração, uma ameaça constante à vida. Ela não tem ideia do que e a vida de verdade, nem de quem ela é, nem para onde está indo.
Era uma mulher carente. Seu marido viajava muito, atarefado demais para lhe dar atenção. Um homem, para quem o trabalho representava tudo, mas não justifica a traição. Claro que o homem tem que vigiar.
Talvez a mulher de Potifar não tivesse a atenção necessária e desejada. Levava uma vida vazia sempre à procura de auto-satisfação e um coração vazio sempre busca sua própria satisfação, custe o que custar, doa a quem doer. Ela não conseguia entender que um ato sexual extra-conjugal não poderia lhe satisfazer para sempre.
O desejo e a amargura da rejeição falaram mais alto.
Ela poderia não ter cedido aos seus impulsos sexuais e ter preenchido seu tempo com ações frutíferas, mas não quis.
Pense na “vaidade, o pecado predileto de satanás, e ouçam as palavras da Sabedoria e Conhecimento, para que sua vida não termine em destruição.
A mulher de Potifar que, à primeira vista, parecia possuir tudo o que uma mulher poderia desejar, sentia-se intimamente vazia, uma mulher sem propósito. Tinha tempo demais à sua disposição. Embora a Bíblia não mencione filhos, se tivesse havido algum, teriam sido, muito provavelmente, tratados por uma ama.
Talvez os seus sentimentos estivessem feridos, porque o marido não lhe dispensava atenção que ela desejava. Uma vida vazia procura realização, e um coração vazio anseia por satisfação. Por fim, a mulher de Potifar deu expressão aos desejos que havia no seu coração.
O fato de a mulher de Potifar não conhecer o Deus de Israel, não era desculpa. Como qualquer outro ser humano, ela era uma pessoa de moral fraca. Estava transgredindo uma lei da vida que Deus dera à humanidade na criação .Romanos 2:14,15 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
Provou isso quando torceu a verdade, depois de José a ter rejeitado. Acusou-o da imoralidade que ela própria tencionava cometer! A fuga precipitada de José, que deu prova da sua pureza de caráter expô-la ainda mais e perverteu a sua mente. Sendo-lhe superior, decidiu, sem quaisquer escrúpulos, arruinar a sua carreira e manchar o seu bom nome.
Nada mais se ouve a respeito dela – não por causa da enormidade do seu pecado, mas porque ela não mostrou qualquer tristeza e não pediu perdão. Não pareceu desejar qualquer conhecimento de Deus, embora Ele desejasse tanto dar-lhe alegria e satisfação na vida, que a tinha tocado através da pessoa de José.
Ela podia ter encontrado vitória sobre os seus desejos sexuais, se os tivesse reconhecido como pecado, a tempo.
Podia mesmo ter ganho de novo o domínio da sua mente e do seu corpo, depois de José a ter rejeitado a primeira vez. Podia ter interrogado José a respeito do Deus que governava a sua vida. Podia ter preenchido as suas horas de ócio de um modo mais proveitoso.
A ociosidade tornou-se a mãe do seu vício, pois ela agiu levianamente com um dos dons mais preciosos da vida, o tempo. Gastou-o inutilmente. A ociosidade tornou-se o solo que nutriu os seus pensamentos pecaminosos. Só depois de ter sucumbido a esses pensamentos perversos, é que ela se defrontou com o desejo de pecar de fato. Sim, os nossos atos são fruto dos nossos pensamentos; os seus pensamentos foram a origem da sua ruína. A pessoa torna-se o que pensa. A tentação da mulher de Potifar não era rara.
Milhões de pessoas hoje em dia estão sendo tentadas da mesma maneira, porque Satanás anda continuadamente em derredor, bramando como o leão, buscando a quem possa tragar 1 Ped. 5:8). Ele nunca mudará o seu caráter.
Portanto, nada de bom se pode dizer acerca dela. É trágico que tenha vivido, sem ter deixado atrás de si qualquer impressão positiva

SOFRIMENTO
Era infiel e vingativa, pronta para mentir a fim de proteger-se e para arruinar um homem inocente.
Ser rejeitada por um escravo. A esposa de Potifar era daquelas mulheres que nunca se contentam. Provavelmente ela tinha tudo o que queria, pois seu marido era oficial de Faráo. Mas precisava preencher o vazio de dentro dela.
Talvez ela pensasse que poderia ter tudo e todos por causa de sua posição perante a sociedade e por isso desejou ter José. Mas, ela se esqueceu de que algumas pessoas não eram como ela, que se vendia por prazer ou dinheiro.
Quantas são as mulheres que não lembram que servem a Deus e traem seus maridos? Desejam aquilo que dará prazer momentâneo, mas que acabará com a história de uma família e deixará traumas profundos.
Além de desejar trair seu marido, chegou ao ponto de ser maldosa, ao inventar que José a havia atacado. Como ela não alcançou o que queria, de certa forma, se vingou ao apontá-lo como o malfeitor.
ALEGRIA
A mulher de Potifar tinha tudo. Tinha um marido que exercia uma grande posição como oficial de Faraó. Vivia numa casa espaçosa e luxuosamente mobiliada. Vivia mergulhada em riqueza, alimento e vestuário. Dirigia o numeroso pessoal da sua casa, que lhe satisfazia os mínimos desejos. Era uma mulher mimada.
Como egípcia, gozava também de uma liberdade maior do que a de muitas outras mulheres do seu tempo. Podia-se concluir que ela se sentisse muito feliz, mas tal conclusão provar-se-ia pouco perspicaz, pois a situação era realmente muito diferente. Teve uma alegria no vento passageira.
LIÇÃO
É muito importante que você, minha irmã, perceba o que está enchendo a sua mente. Há mulheres que gostariam que o marido as elogiasse, fosse mais carinhoso e cavalheiro; então “caem” em propostas de adultério; ou acariciam insinuações lascivas. Que pensamentos você tem abrigado e permitido “fazer ninho” em seu coração? Os nossos pensamentos irão determinar a nossa postura diante do pecado. Se você enche a cabeça de fantasias de novelas, de desejos pecaminosos ocultos, se acaricia a sensualidade, então “o pecado jaz à porta, o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre domina-lo” (Gn 4.7).
É interessante que a Bíblia não nos diz o nome dela, mas apenas a mulher de Potifar. Talvez para reforçar a ideia de sua responsabilidade, da posição elevada que ocupava, das consequências desastrosas em caso de pecado.
Sabemos que ideias fixas cegam as pessoas. Elas não conseguem raciocinar direito. A sensualidade, a lascívia, o adultério colocam sobre si uma capa enganosa de “aventura”, mas trazem o fel amargo da culpa, do desprezo e da rejeição do cônjuge traído. Sempre a sensualidade e o desejo lascivo trarão junto consigo a mentira, a humilhação.
VAMOS ORAR
Pai em Nome de Jesus, te peço como o salmista escreveu em Sl 139:23,24
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”. Pois muitas vezes eu me pego com pensamentos errados e pecaminosos, peço-te preencha- me, minha carência e não me deixa cair em tentação. Não quero cometer os mesmos erros desta mulher que procurou em outros lugares a satisfação, que eu venha somente sentir a satisfação em Ti nos teus mandamentos, que seu amor esteja em meu coração para que eu possa senti-los e reparti-lo com as pessoas que estão ao meu lado. Em Nome de Jesus Amém!
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.