Subscribe:

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

TEMPESTADE, UMA REALIDADE NA VIDA DO CRENTE


TEMPESTADE, UMA REALIDADE NA VIDA DO CRENTE
Porque foste a fortaleza do pobre, e a fortaleza do necessitado, na sua angústia; refúgio contra a tempestade, e sombra contra o calor; porque o sopro dos opressores é como a tempestade contra o muro."
Isaías 25:4.
INTRODUÇÃO:
Tempestade significa: Perturbação, agitação violenta da natureza.
Fenômenos naturais como: Raios e trovões. No sentido figurado no âmbito espiritual entendemos que seja sofrimento, desgraças tendo como sinônimo a borrasca, intempérie e vendaval isso tudo se faz necessário na vida do crente para o tornar mais forte diante de Deus e dos homens, diante de todas e qualquer tipos de tempestades saibamos que o Eterno estará sempre ao nosso dispor.
I. TEMPESTADE DA DESOBEDIÊNCIA
"E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade." Jonas 1:12.
O texto acima mostra-nos o profeta Jonas afirmando que uma grande tempestade tinha se levantado por causa de sua desobediência, sim unicamente por sua desobediência, pois Deus tinha determinado que o mesmo fosse a Nínive pregar a palavra mais em um ato de rebeldia o profeta resistiu as ordens divina trazendo sobre si o preço da desobediência, sim uma grande verdade devemos aprender aqui, tempestades se levantam em nossa vida muita das vezes através do ato de desobediência contra Deus, e o mais triste disso tudo é que por conta de nosso erro a tempestade atinge não só ao desobediente como aos que estão ao seu redor. Jonas sabia dessa realidade que sugeriu ser lançado ao mar pois dessa forma a tempestade passaria e todos estariam a salvo. Louvamos a Deus que mesmo diante de atos de rebeldia Ele nunca nos desampara, sempre dá-nos um escape pois Ele é misericordioso.
"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim." Lamentações 3:22.
II. TEMPESTADE DO DIA A DIA
"E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia." Marcos 4:37.
Depois de Jesus ter discursado mais um de seus ensinamentos, entrou com seus discípulos no barco para irem até ao outro lado do mar, ao navegar o Mestre dormia na popa do barco no meio mar levantou-se uma grande tempestade de maneira como diz o texto o barco se enchia e os discípulos amedrontados diante de tão grande situação, a aflição tinha tomado conta do ambiente, ao lembrarem que Cristo estava com eles clamaram dizendo: " Mestre, não se te dá que pereçamos?" Marcos 4:38b
quero aqui destacar algo que mim fascina, Jesus estava dormindo na polpa do barco, Aleluia!!! na popa do barco fica o leme, quem fica perto do leme tem o controle da situação, amados de Deus Jesus é quem está no controle, essa tempestade é apenas uma prova de fé e esperança no Eterno Senhor de nossas vidas. no texto seguinte encontramos Cristo agindo em favor dos discípulos:
"E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança." Marcos 4:39.
Tempestade é necessário pra conhecermos de perto o nosso Deus pra nos aproximarmos mais dele e nos fazer íntimos pois em meio a tempestade encontramos refugio Nele e aprendemos a adora-lo em meios os grandes vendavais.
" Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16:33.
Vejamos que na ultima parte do texto diz "eu venci o mundo" sim Jesus deixa claro que Ele apenas Ele venceu o mundo, entendemos então que quem vence nossa batalhas é Deus, é Ele que luta por nós. Foi isso que Ele disse pra Josafá veja o texto: "E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus". 2 Crônicas 20:15.
Diante da grande tempestade nosso sentimento deve ser de verdadeiros adoradores.
"Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando-o.
E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao Senhor Deus de Israel, com voz muito alta." 2 Crônicas 20:18-19.
III. TEMPESTADE DE ORIGEM DIVINA
"E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão." Marcos 6:45.
Tempestade de origem divina, trata-se de quando Deus quer nos por a prova, testar nossos limites,
vale lembrar que nós não somos provados além de nossas forças, mais no texto em questão observamos a palavra "obrigou", analisando o texto entendemos que ouve uma certa resistências dos discípulos para entrarem no barco por dois motivos:
1° eles sabia que o tempo não era bom para navegarem durante a noite.
2° o mestre Jesus não ai com eles no barco.
Mais Jesus os obrigou a entrarem no barco a seguir viajem, aprendemos que é preciso termos nossas próprias experiências, passarmos por certo momentos de aflição, pois Deus prova nossa fé, nossa fidelidade, nosso potencial espiritual. Eles estavam sozinho no meio de mar sem a presença de Jesus, quanta vezes estamos nos sentindo só, os ventos contrario a nossa volta em meio ao grande mar da vida, nos afadigamos e queremos parar de remar, é ai que Jesus anda por sobre a mar e entendermos que essa tempestade de origem divina é pra nos fazer enxergar que Deus ainda faz grandes milagre. Jesus andou sobre a mar indo de encontro aos discípulos e acalmando a tempestade dando tranquilidade e vitórias diante do vento contrario na vida de seus servos.
Jó teve uma grande experiência, passou pela tempestade de origem divina, perdeu seus bens, seus filhos, seus amigos o apontavam mais veja o que a bíblia diz a seu respeito diante de tudo isso:
"Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma." Jó 1:22.
Jó foi provado como a prata é provada no fogo, viveu a mais cruel das circunstancias da vida, a tempestade em que viveu foi tremendamente grande e a mais cruel realidade, mais foi vencedor
pois ele sabia que quem estava provando era o Deus de sua vida e não pecou contra Deus diante da tempestade.
"E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía." Jó 42:10.

CONCLUSÃO:

Amados do Deus Eterno, seja qual for a tempestade que você esteja enfrentando Jesus o nosso Cristo estará junto contigo te orientando e fortalecendo seu caminhar, nunca desista Deus tem um proposito com essa tempestade em que estás vivendo creia tão somente.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.