BENIGNIDADE
Gálatas 5:22, onde já falamos do amor, alegria, paz, longanimidade e agora benignidade.
Benignidade quer dizer afável, favorável, suave, bom, gentil, cordial.
A benignidade é um fruto que atraí o ser humano e é uma ótima estratégia para ganhar almas.
Pois quem resiste a uma pessoa suave e amável que traz em si palavras doces e gestos de carinho e amor? Pode até resistir a um tempo, ou dois, mas no terceiro há de se entregar.
Uma pessoa com esse fruto não apresenta uma índole grave, porque tem dentro de si uma afabilidade própria que é natural, verdadeira e livre na demonstração de seu comportamento diante dos outros.
É algo que já faz parte do seu ser. Não é forçado e momentâneo.
Pois quando é forçado, constata que a pessoa não possuí o fruto da benignidade mas está com uma máscara de "amável cristão" porém, por dentro de si, ainda se faz presente as raízes antigas de amargura, onde a qualquer momento acabará transparecendo para os que convivem com ela.
O benigno possuí uma educação sobrenatural vinda diretamente do trono de Deus pelo mover do Espírito Santo dentro do seu ser, tem um caráter de excelência e usa de gentileza e amabilidade com todos. É uma pessoa que favorece as outras tendo nisso o seu prazer.
"Amai-vos uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros". (Romanos 12:10)
Tenho visto pessoas dizendo: "Eu sou de Jesus, sou sincero(a), o que tenho para falar, falo na cara não sou falso, ou hipócrita."
Amém por isso meu irmão e minha irmã, e devemos ser mesmo, verdadeiros com todos porque a bíblia nos ensina que o amor seja verdadeiro e não fingido, mas o fato de sermos verdadeiros e de Jesus, não nos dá o direito de sermos amargos, mal educados e afrontadores de nosso amigo, irmão, parente ou quem quer que seja.
Verdade e sinceridade não são sinônimos de amargura e falta de educação.
Jesus quando proclamava a verdade, ele a transmitia de uma forma tão singela e agradável que a pessoa que o ouvia se sentia constrangida de não atender e não aceitar a tão grande verdade revelada, e com tanta simplicidade. E ainda que houvesse os que não aceitassem, porém havia nessas pessoas, um reconhecimento de que em Jesus, existia algo de diferente. Sabe porquê?
Porque Ele repreendia, exortava, com amor.
A visão de Cristo é resgatar vidas e não de envergonhá-las em seus erros.
"Com amor eterno eu te amei, por isso, com benignidade te atraí".
(Jeremias 31:3)
Jesus NUNCA humilhou ninguém. A benignidade é parte integrante de seu caráter.
Em toda sua trajetória aqui na terra, Cristo nunca deixou de falar a verdade porque Ele é a verdade, e através dessa conduta, ELE traz o ser humano a uma auto análise nos fazendo verificar que não somos perfeitos, que possuímos erros e que precisamos estar em um constante processo de restauração com o auxílio de Deus.
Ele é o oleiro celestial, e nós, vasos de barro em suas mãos.
O AMOR é o pilar de todas as coisas no Reino de Deus. Para que tudo se faça, é necessário amor. Tudo se inicia nele e termina nele, no amor.
Porque Deus é Amor.
Portanto:
"Não difamem a ninguém; nem sejam polêmicos, mas pacíficos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens, pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Quando porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos". (Tito 3: 2-4)
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.