Subscribe:

sábado, 5 de maio de 2018

O PECADO...


                                                                  O PECADO...
Romanos 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”
Eis um daqueles versos do qual ninguém pode fugir. É dirigido a todos.
O verso diz; “porque todos pecaram
 Todos nós; isto significa: eu o leitor e o mondo inteiro.
“Mas eu não sou um pecador.” Um pode afirmar “não sou como os outros que andam por ai.”
“Eu não sou um criminal ó um delinquente”
O facto é que em comparação com outros o leitor até pode ser considerado uma boa pessoa, digna e um bom membro da comunidade onde vive. Mas isso é nos seus olhos, olhando no exterior fazendo comparações entre si e outros. Mas Deus vê tudo e todos não só no exterior, mas no interior, no coração.
Conhece o seu próprio coração? Que é desesperadamente perverso e que é enganador acima de tudo? – Que dele saí o mal constantemente? E você sabe que quebrou a lei de Deus, os Dez Mandamentos? Não só em algumas partes, mas sim em todas.
Todo homem tem roubado cometido homicídio, tem cobiçado os bens de outros, tomado o Nome do Senhor em vão com lábios ímpios, dito mentiras, adorado imagens, ídolos etc. Uma lista quase sem fim não acha?
“Eu não!” diz você “eu nunca roubei nada na minha vida!” – você me responde.
Talvez exteriormente mas no interior talvez até todos os dias da sua vida o tem feito. Todos nós já tivemos pensamentos de ódio para com outros, todos nós cobiçamos pessoas, poder e luxo. Todos nós mentimos e até a nós mesmos.
Mas que fique claro você e eu fomos criados para adorar Deus não para viver como egoístas consumidos com nós mesmos. Você nunca amou Deus com todo o seu coração e com o seu todo entender. Nenhum de nós tem o feito no passado nem no presente. A nossa obrigação pela lei de Deus é de o adorar com todo energia e mente tempo inteiro em perfeição. Mas todos nós procuramos somente agradar a nós mesmos com as coisas deste mundo. 
Quanta vezes pensa em Deus? Quantas vezes lhe da graças por tudo que lhe tem dado a si. Coisas como por exemplo: vida, saúde, amigos e família.
Já considerou a majestade de Deus? A Sua Santidade? O Seu poder omnipotente demonstrado pela forma que criou o mundo pelo poder de Sua Palavra e tudo que no mundo se encontra?
Já considerou o tamanho do universo? E que Deus é maior que tudo isso – que Ele está por todo lado e sabe tudo do que se passa a qualquer momento e a qualquer hora. Que Deus é completo e justo.
Santo, Santo é o SENHOR, a palavra em si demonstra a Sua qualidade. Deus faz tudo de acordo com a Sua vontade e se Ele diz que faz o que vai fazer então irá acontecer sem qualquer dúvida. Ele sabe quais são as intenções e pensamentos dos homens. Nada Lhe esta escondido.
Já considerou estas coisas? Já adorou Deus como deve?
Se não, então você tem pecado e está culpado perante Deus porque falhou em guardar a lei na sua totalidade. 
Romanos 3:19 “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.”
Você é um devedor perante Deus. Os seus pecados têm-se amontoado numa divida da qual nunca poderá pagar.
Será que agora pode ver por si mesmo o estado lastimável que se encontra?    
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Lemos em Romanos 3:20 “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.”
Mas o pecado não é só a simples quebra da lei. É como uma doença um mal que afecta o nosso ser. Entrou no homem quando Adão caiu pela desobediência a Deus no jardim de Éden. Afectando tudo e todos e toda a sua posteridade. O homem simplesmente não agrada Deus. A lei mostra este pecado dentro de nós e mostra a impossibilidade de conseguirmos alcançar o que ela ordena e de satisfazer todos os requerimentos da justiça de Deus.      
Nós somos culpados. Todos nós estamos debaixo da maldição e condenação da lei, a não ser que Deus nos liberte.
Rom 1:18 “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.”
Apesar de a nossa consciência nos mostrar que estas coisas são a pura da verdade, e que nós somos pecadores e que nos aguarda um julgamento. Mesmo assim o pecado ainda tem efeito sobre nós. Nós não só continuamos em pecado como sentimos prazer quando pecamos. Como nos é dito em Rom Romanos 1:32 “Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.”  
Mas com Deus não se brinca. Continua assim e o dia da ira de Deus virá mais cedo do que pensa.
E nesse dia todos os homens terão de se apresentar perante Deus e terão de dar contas dos seus actos. E se forem encontrados em divida a justiça de Deus será exercida e a sentença será uma eternidade em separação da fonte da vida e do amor do qual é Deus. Uma eternidade no inferno.
Mateus 13:41-42-43 “Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.  E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”
E você tem ouvidos para ouvir?
-óÓó- “Mas” diz você, “então Deus não é o Deus do amor? Não pode Ele perdoar os pecados das pessoas? Talvez olhar para o lado?
Sim é verdade que Deus é amor. Deus é misericordioso lento na Sua ira mas também é correcto e justo por isso mesmo não pode olhar para o pecado. O pecado tem de ser resolvido justamente. A lei que foi quebrada pede punição para o qual tem um preço e esse preço tem que ser pago.
Então não há esperança para ninguém? Quem pode prevalecer perante um Deus santo?
Só se eles forem justos e justificados, Mateus 5:20 “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.”
É tudo uma questão de justiça. A lei de Deus descreve a justiça do homem, se ao homem fosse possível cumprir. Mas ele se encontra incapaz de a cumprir por causa da sua natureza pecadora. Não importa o quanto ele se esforça, não importa o quanto tentamos satisfazer Deus nesta vida, não importa se tentamos ser religiosos nós acabamos sempre em falha do padrão de Deus porque tudo que fazemos esta contaminado com o nosso pecado.
Isaías 64:6 “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.
Romanos 3:23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” assim diz Deus…
Então como pode ser alguém justo perante Deus?
Através de um outro. Nós necessitamos que justiça seja feita num outro. Nós precisamos que o preço da lei seja pago e que o resgate seja efectuado. Que a justiça de Deus seja satisfeita. Que o pecado seja lavado. Nós precisamos que a nossa natureza pecadora seja resolvida e modificada. Nós precisamos de um novo coração. Como o salmista Davi escreveu quando ele viu o quanto era pecador perante Deus. Salmo 51:10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto
Dê louvor a Deus pois Deus mostra um novo caminho.
Deus enviou o Seu único Filho para o mundo para morrer em lugar de pecadores. Para sofrer o castigo que eles devem. Isto a fim de satisfazer a ira de Deus e providenciar um caminho para pecadores a fim de serem justos e justificados perante um Deus Santo.
João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Ó que amor é este mostrado para pecadores culpados e pestilentos. Que esse mesmo Deus havia dado o Seu Filho para sofrer no lugar deles.
Deus na pessoa de Seu Filho, em equação com o Pai tomou em si a forma de homem. Cristo humilhou-se ao ponto de se tornar homem. Nascido de uma virgem tomando a natureza humana em união com a Sua natureza divina. Ele era homem como nós mas sem pecado, perfeito na Sua natureza. Ele sabia qual era o nosso estado humano pois também sentiu fome, sede, cansaço sabendo o que é sofrer, o que é ser tentado como nós somos tentados. Mas com uma excepção, Jesus Cristo nunca soube o que é pecar. Completamente sem pecado, perfeito na Sua natureza sendo assim o único sacrifício aceitável perante Deus a fim de pagar o preço pelos pecados do Seu povo. Porque não importa a quantidade de sacrifícios de ovelhas e cordeiros oferecidos por padres humanos na lei levitical, estes nunca poderiam fazer absolvição pelos nossos pecados pois a infecção do pecado também está nos animais. Porque estes sacrifícios em si não eram equivalente para aqueles que eram oferecidos e os padres por sua vez estando marcados pelo pecado sendo pecadores nunca poderiam oferecer um sacrifício perfeito aceitável por Deus. Eram também pecadores necessitando também que alguém por eles oferece-se um sacrifício. Mas Cristo o cordeiro perfeito de Deus desde da fundação deste mundo deu a Sua vida na cruz uma vez para sempre derramando o Seu sangue – o Justo pelo injusto.
Ele foi “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.  Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todosEle foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” Isías 53:5-6-7
Quando Jesus Cristo o Filho de Deus foi crucificado na cruz Ele deu a Sua vida por Sua livre vontade para que o Seu povo fosse livre do pecado. Ele sofreu pelo Seu povo para retirar o castigo que o Seu povo por justiça devia e o merecia – o inocente morreu no lugar do culpado.
Cristo veio ao mundo para salvar pecadores, (injustos) mas não pelos justos.
Romanos 5:6-9 “Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.  Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Cristo morreu pagando o preço pelos pecados do Seu povo ainda eles sendo pecadores.
Tomando em si o castigo que por lei eles mereciam. Sofrendo a maldição da lei em si e assim libertando o Seu povo da maldição da lei livrando-os da ira de Deus. Lei que grita maldição a quem ainda esta sobre o seu domínio a quem a não cumprir por completo e em perfeição. Deus derramou a sua justa ira sobre o seu Filho na cruz e que agonias Cristo sofreu. Sofrendo a separação do Pai e os horríveis tormentos dos justos castigos de Deus Pai no Seu corpo e no Seu Espírito. Ó que amor.
O Justo morreu no lugar dos ímpios. O sangue de Cristo foi derramado para lavar os pecados dos pecadores. Para os limpar e justificar perante Deus para os fazer justos como Ele é justo.
Sim agora o Seu povo é justificado perante Deus. Pessoas que eram pecadoras encapáveis de adorar Deus como deviam, foram por Cristo justificadas. Mas não através dos esforços do homem, ó méritos mas sim pelo sacrifício de Cristo na cruz e o sangue que Dele foi derramado. Sendo vestidas com o robe da justiça de Cristo que Deus lhes oferece através do derrame do sangue de Seu amado Filho.
É este o significado quando lemos na palavra de Deus que Deus é Justo e o Justificador dos ímpios. Assim o pecado é considerado justamente na Justiça divina de Deus. Não olhando para o lado nem ignorado o pecado do homem mas sim punido e removido esse pecado em Cristo.
2 Coríntios 5:21 “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
A justiça de Deus.
 Não só os pecados dos pecadores foram punidos em Cristo mas como também esses pecadores recebem perdão através do sangue de Cristo sendo justificados por Deus em Cristo – Romanos 3:21-22 “Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé de Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Deus trouxe uma justiça para pecadores até mesmo a justiça de Deus para todos que acreditam no Seu Filho. Não há outro caminho para o perdão de pecados ó forma de fugir a ira que há-de vir com consequências de uma eternidade em separação para com Deus no inferno.
Foge do pecado e acredita no Filho de Deus. Acredita no Senhor Jesus Cristo.
Que amor que Deus revela aos pecadores. Que graça – que valimento que Deus dá a pecadores sem qualquer mérito, pecadores que o odeiam e que são inimizade para com Deus.
Perdido nos seus pecados parece não haver esperança – como pode Deus ser misericordioso contigo? O quanto mais tenta agradar a Deus mais em pecado cai.
Então não há esperança?
Deus trouxe-nos uma salvação sem preço através de Cristo Senhor, através da fé no Seu sacrifício na cruz, esta salvação é para pecadores como você e eu.
Romanos 5:20-21 “Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.”
É este o Evangelho de Cristo as boas notícias da salvação que por Ele Samos salvos.
Mateus 1:21 “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
João 19:30 “E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Este é um trabalho consumado, acabado, nada mais há por concluir. Cristo fez tudo que era necessário para salvar o seu povo – não há mais nada para fazer mas só olhar para Ele e acreditar. Veja que amor é este.
Que Grande Salvador.
1 Coríntios 15:4 “E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
A morte não tinha poder sobre Ele – Ele ressuscitou e agora está sentado a direita de Deus Pai com todo poder e Gloria sobre os seus inimigos tendo-os debaixo dos Seus pés.     
 Exalte e preze Deus.
Ainda se lembra do verso?
 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Caro leitor – será que você se vê como um pecador? Será que ainda está perdido nos seus pecados? Se não sabe quem é Cristo então a bíblia diz que você é pecador e que você necessita de se por correcto com o Espírito Santo.
Mas será que Deus já lhe mostrou o quanto está perdido? Será que Deus já o levou a ver que você é pecador perante Ele? Se você confessar que é então arrependa-se dos seus pecados e acredite em Cristo que só Cristo o pode justificar e lhe dar vida eterna. Grite por misericórdia. Procure Cristo enquanto Ele se pode encontrar e vire-se a Ele quem sozinho o pode libertar e perdoar dos seus pecados.      
2 Coríntios 6:2 “(Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação).
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.