O QUE ESTOU OFERTANDO A DEUS...
Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Gên. 4:3-5a
Por que a oferta de Caim não agradou a Deus e sim a oferta de Abel? É a pergunta de muitos que lêem o texto de Genesis 4:3-5.
Toda esta historia esta relacionada à entrega das primícias. O erro de Caim não foi trazer uma oferta dos frutos da terra em vez de trazer um animal, um cordeiro, que seria comparado com o sacrifico de Jesus no Novo Testamento. O erro de Caim foi não trazer as primícias, os primeiros frutos do seu trabalho conforme a lei das Primícias. A Palavra de Deus nos mostra qual era o trabalho de cada um deles: Abel foi pastor de ovelhas e Caim era lavrador, conforme Gên. 4:2. As primícias de Caim tinham que ser do fruto da terra. Deus atentou para a oferta de Abel porque foi a oferta certa, correta.
Vejamos o texto em sua integra:
“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das PRIMÍCIAS do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou.” Gên. 4:3-5a
Observe que a oferta de Caim foi entrega ‘no fim de uns tempos’. Não sabemos se este tempo foi no fim do tempo da colheita ou das ofertas, enfim, Caim não honrou a Deus com os primeiros frutos. Temos dito que a entrega das primícias é uma forma de reconhecer Deus em primeiro lugar em nossas vidas.
Deixar Deus para o fim significa não dar a Ele o primeiro lugar. Deus não se agradou da oferta de Caim e não irá agradar da oferta daqueles que entregam só o resto para ele. Caim sabia qual era a maneira correta de ofertar a Deus e Deus havia dito a Caim que se ele procedesse bem seria aceito e que se procedesse mal o pecado estava à sua porta. Muitos de nossas omissões, pecados e falhas, são conscientes. Deus disse a Caim: “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” Gên. 4:5b-7.
Se Caim procedesse bem ele seria aceito, porem procedeu mal. Abel foi aceito porque procedeu bem diante de Deus trazendo suas primícias, demonstrando que o Senhor estava em primeiro lugar em sua vida. Fica a pensar, quantos irmãos não tem Deus em primeiro lugar em suas vidas e entrega a Ele somente o que sobra. Parece que na vida cristã de alguns irmãos Deus não é prioridade absoluta. Uma das grandes condições para provarmos as bênçãos de Deus é a entrega das primícias. Lembrando que primícias é o primeiro do melhor de tudo que temos para Deus: Tempo de oração, dízimos, ofertas, santificação, evangelismo, testemunho, enfim, o melhor. A questão primícias irá trazer resultados espirituais bons ou ruins para aqueles que conhecem a Deus.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.