ESTUDO
SOBRE DINAH FILHA DE JACÓ, ESTUPRADA E ESQUECIDA...
Lemos em
Gênesis o relato de um estupro que gerou a morte de muitas pessoas. O
texto descreve uma memória de violência, dor, decepção, vingança, roubo e
assassinato:
"Diná filha
de Jacó é violentada por Siquém, filho de Hamor (líder dos heveus e
da região onde o estupro aconteceu). Após violentar Diná Siquém se
apaixona por ela e pede que seu pai a peça em casamento para
ele. Jacó fica sabendo do que aconteceu mas não toma nenhuma atitude, e
quando seus filhos souberam ficaram indignados e furiosos. Hamor
procura negociar o casamento em troca de favores financeiros e
outros benefícios, mas os filhos de Jacó exigem que todos os homens
da cidade sejam circuncidados como eles, pois do contrário não teria
acordo.
Hamor e Siquém
concordam com a condição e todos os homens da cidade, inclusive Siquém são
circuncidados.Três dias após a circuncisão os homens sentiam fortes dores,
então Simeão e Levi, filhos de Jacó, entraram na cidade sem ninguém
notar e mataram todos os homens, inclusive Hamor e Siquém, e depois
resgataram Diná. Os outros filhos de Jacó roubaram as coisas de valor que
havia na cidade e levaram como prisioneiras as mulheres e as crianças
para se vingar. Jacó exorta Simeão e Levi, e eles alegam que a
vingança foi para defender a honra da irmã." (Resumo de Gênesis 34.1-31)
A primeira impressão
que temos é de uma história romântica que começou de maneira truncada, e
que caminhava para uma solução passiva, onde o casamento estaria reparando
o erro e dois povos se uniriam, mas haviam intenções enganosas de ambos os
lados, onde um povo queria se dar bem e o outro só buscava a vingança, pois nas
entrelinhas dessa possível união há uma estratégia de Hamor para aliançar-se com
o povo de Israel e assim partilhar dos bens materiais e das bênção do Deus de
Israel. Siquém era heveu, raça pré-cananéia da Palestina, ele era o mais
respeitado da família de Hamor (v.19), seu padrão moral o levou a um
seqüestro sequestro seguido de estrupro, como seria então a índole
dos outros heveus?
Os
heveus queriam casar Diná com Siquém (v. 8) em troca de um dote
sem limites (v. 11,12), todos ficam parentes casando filhos e filhas dos dois
povos (v. 9), e os israelitas passam a morar e negociar na cidade, investindo
inclusive em terras (v. 10). Contudo não podemos esquecer que os heveus
eram um povo idólatra e sem aliança com YHW (Deus), aceitar uma circuncisão
apenas para que Siquém se case com Diná não parece algo tão amigável para um
povo com a fama dos heveus, a não ser que hajam interesses escondidos. Além do
mais uma aliança com o “Povo da Promessa” seria algo muito lucrativo para eles,
pois Jacó possuía muitos bens que os heveus invejavam (v.23).
Os
israelitas, tomados de indignação e fúria pela vergonha coletiva de Israel
e a desonra de Diná (v.7) procuram vingança (v. 13). Os israelitas tinham
um a aliança com Deus (YHWH) selada pela circuncisão, e portanto
exigem que os heveus sejam circuncidados também (v. 14,15), então após
a circuncisão poderia haver casamentos entre eles. (O fato de citarem “nossas
filhas” no v.16 nos leva a concluir que os filhos de Jacó já estavam adultos e
casados, e Jacó já tinha netas.)
Na sequência do
relato bíblico, os heveus são circuncidados (v.19), ou seja, uma cerimônia
sagrada foi praticada visando um fim pecaminoso. Ao terceiro dia da circuncisão
normalmente os homens sentem mais dor por causa da lesão provocada pela
circuncisão, portanto estavam incapacitados para lutar, e este era o momento
ideal para Simeão e Levi executarem sua vingança (v.25) e resgatarem
Diná. Possivelmente Simeão e Levi já tinham seu próprio clã e estes os ajudaram
na empreitada pois elesmataram muitos além de Hamor e Siquém (v.26,27). Após a
vingança, os outros filhos de Jacó roubam a cidade e também fizeram mulheres e
crianças prisioneiras (v.27-29), mas Jacó exorta apenas Simeão e Levi (os únicos irmãos maternos de
Diná) por colocá-lo numa situação difícil, que suscitou o ódio dos povos
sobre os israelitas; Jacó temia retaliação e morte de toda a sua família
(v.30). Na versão Almeida Revista e Corrigida Jacó diz: "Tendes-me
turbado, fazendo-me cheirar mal entre os moradores desta terra..."
Jacó em seu leito de
morte amaldiçoou Simeão e Levi (Gn. 49.5-7), e passadas algumas gerações eles
e seus descendentes perderam a parte da terra prometida que lhes cabia.
O QUE APRENDEMOS COM ESTA PASSAGEM?
Não é de se admirar
que neste capítulo da Bíblia o Senhor Deus não é citado, pois Deus não pactua
com homens que buscam justiça com as próprias mãos.
A VINGANÇA PERTENCE
AO SENHOR E NÃO AOS HOMENS:
Meus queridos
irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixe que seja Deus quem
dê o castigo. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Eu me vingarei, eu
acertarei contas com eles, diz o Senhor.” (Romanos 12.19 - Levíticos 19.18; Hebreus
10.30)...
Bispo.
Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.
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